Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Grande Truque (The Prestige)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

SPOILER

 

 

 

 

Gostei muito do filme, mas pra mim ele teria sido impecável sem a tal máquina de clone. Até o nome do cientista foi fiel à realidade e todos os truques do filme eram plausíveis com a realidade (sim, o elemento lúdico me incomodou neste filme, pois ele foi 99% real e possível, até a última cena do último ato onde acrescentaram a tal máquina). Todo mundo sabe que uma tesla coil (pelo menos eu já vi uma na universidade federal daqui de minas) apenas manda os raios.

 

Além disso, ele sempre 'se matava' toda vez, já que era seu próprio corpo que era morto, difícil não? A não ser que ele se clonou uma vez e não se matou, daí começou a coordenar uma equipe de clones pra fazer suas mágicas. Vai ver ele era um dos cegos. Mas aí é formçar muito. Quanto à Bale, brilhante o fato dele ter um irmão gêmeo. Eu até comentei meio incrédulo com minha prima no meio do filme que o tal Fallon era irmão gêmeo dele. Bastava ver os indícios, rosto nunca mostrado as perucas e barbas que a Johanson disse ter achado etc. Sem o final do final poderia ter sido, pra mim, o melhor filme do ano. Ainda é excelente, mas isso me decepcionou muito. Não ligo, e até adoro, ver filmes com elementos fantásticos, mas esse eu esperava que não fosse assim e o verdadeiro Prestígio seria Bale e seu irmão.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 285
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

SPOILERS

 

eu também fiquei um pouco decepcionado com isso, Bruno. não sei, a julgar pelo resto da filmografia do Nolan, e pelo que o filme carregava nos primeiros 100 minutos, tudo era plausível cientificamente. e aí, ele bota esse elemento metafísico, me pegou um pouco de surpresa, mas não foi das melhores. fiquei meio bravo porque não matei o Prestige na hora. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não entendo porque certas pessoas ficam questionando as atuações do Hugh Jackman. Originalmente ele vem do teatro. Ganhou alguns prêmios por isso. Geralmente quem vem do teatro, consegue se adaptar rapidamente a outros veículos de comunicação. Parece que os palcos deixa o ator praticamente pronto para outros desafios da profissão. E não há dúvidas que ele se deu muito bem no cinema, graças ao Bryan Singer e a ele mesmo.

 

Tetsuo2006-11-05 15:32:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

endosso o coro do Serge. o Jackman está provando ser um ator muito bom. em Fonte da Vida ele também está muito bom. aqui também.

 

SPOILER

 

O clone que sobreviveu. tanto que ele até comentou: "é duro pensar se eu seria o homem que caía na água e/ou o homem que aparece no Prestígio".

 

Realmente' date=' ele está mostrando muito serviço...em Fonte da Vida ele deu show, pena q a academia nem vai lembrar dele, pq merece uma indicação, foi a melhor atuação dele até hj.

 

pena q não se pode dizer o mesmo da Scarlett, q vem piorando a cada filme...será mais um talento desperdiçado??

 

SPOILER

 

foi por causa dessa frase dele q eu ainda achava q o verdadeiro é q sempre ficava até o fim.

[/quote']

 

SPOILERS

 

Eu ainda estou tendo problemas para assimilar essa frase. Na minha cabeça, ela quis dizer que o clone final lembrava de algumas vezes ele se afogando, o que não faz sntido, já que aquele último clone não teria nenhuma memória dele se afogando, já que não teria se afogado nenhuma vez. Estou pensando se não foi erro da tradução ou eu estou interpretando erroneamente...

 

E alguem disse que tinha 3 Jackmans na cena final. Eu notei o morto no chão e o morto na água. Onde estaria o terceiro?

 

PS: Alguem edita o título e coloca qe tá com dezenas de spoilers, pra gente não ter que ficar colocando spoiler antes de cada post.

Yoh2006-11-05 20:59:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu tb não gostei tanto do elemento fantasioso, só que Bruno, ele não é só do final do filme, ele aparece já na cena do gato. Não sou contra fantasia, mas a proposta do filme até a tal cena não era retratar algo irreal. Uma pena, mas talvez eles quiseram se manter leais ao livro, ou não encontraram uma alternativa muito boa para o retorno do Angier. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

SPOILERS

 

Afinal de contas, o Fallon é realmente um irmão gemeo ou seria uma copia do personagem do Bale? Se ele for realmente um irmão gemeo, para que o personagem do Bale teria escrito TESLA naquele papel? Apenas para mandar o personagem do Jackman para o outro lado do mundo? E ai, coincidentemente, o Tesla criou uma "maquina de copias" que encaixava perfeitamente no truque que ele estava procurando?

 

Quando sai da sessão estava pensando que ele realmente era um gemeo, mas toda essa questão do Tesla soa muito mais forçada (escolher um nome, mandar o rival para o fim do mundo e lá no fim do mundo o cara que ele escolheu o nome inventar uma maquina de copias...). Alguem que já assistiu mais de uma vez o filme lembra exatamente se o Fallon aparece antes ou depois daquela apresentação do tesla?

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

Não só isso..há mais perguntas, caro Dook.  03

Vamos analisar por completo o comentário:

 

Realmente o publico médio (1) se contenta com pouco (2). Só vejo essa explicação (3)  pra tanta gente aqui ter amado tanto um filme tão... mediano. (4)

 

Realmente a crise em hollywood veio pra ficar.(5)[/quote']

1) defina o que julga ser público médio e o que o (ou a) qualifica você  como parte de uma elite tão culta e intelectual (aliás, defina também essa outra elite..estamos todos curiosos)

2)  quem disse que seu ponto de vista do filme não pode ser questionado para que diga que nós pobres mortais nos contentamos com pouco?

3)  se vê só essa explicação porque não experimenta discutir o filme com quem gostou (ou argumente contra todos os que gostaram) para justificar seu ponto de vista tão arrogante?

4)  sua alegação parece inapropriada se não postar argumentos que a sustentem.

5) Aliás, porque julga que hollywood está em crise...aliás, prove que isso vem acontecendo.

 

Hmmm.por enquanto seu comentário soa mais como: veja como sou sofisticado (ou a)...não gosto de um filme que a maioria gosta...sou culto (a) pra caramba, muuuuuuuuuito mais que esse povo... 060606

 

Se explicar esses pontos..podemos começar a pensar a considerar seu comentário, negretys.

Enfim, você pode criticar qualquer filme, não é obrigado a gostar de nenhuma coisa, seja ele um clássico cultuadíssimo ou um filme recente que outros julgam excepcional. O que não pode é querer diminuir os outros que têm opiniões diferentes de você.

03

Mr. Scofield2006-11-07 21:08:06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Começou a polêmica e os confrontos de opinião...

 

Mas alheio a isso me pergunto:

 

1 - Existe a possibilidade da mulher do Alfred saber a verdade? Sobre o lance dos irmãos gêmeos? Digo isto pois antes dela se matar ela diz algo para a Scarlet do tipo: "vou te contar toda a verdade..."

Não acredito que ela soubesse, afinal ela cuidou dos ferimentos do irmão sem perceber...

 

2 - Por que diabos Alfred menciona Tesla a Angier?? Os dois vão juntos à apresentação que não acontece... foi puro chute mesmo?
Link to comment
Share on other sites

 

Começou a polêmica e os confrontos de opinião...

 

Renato..só um detalhe. Em nenhum momento estou criticando a opinião do filme por parte do usuário negretys, mas sim esse status superior que deu ao comentário que denigre A IMAGEM de quem gostou do filme e permite inferir que acha que sua opinião é mais sofisticada e culta do que os que considera inferiores (sem motivo algum).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) defina o que julga ser público médio... bla bla bla 
[/quote']

 

Ha cara, nem vou perder (muito do) meu tempo com vc... esse seu desespero todo com um simples comentário que fiz soh pode significar uma coisa: ou é fanzóide de Batman Begins(Cristian Bale e Nolan), ou é fãzóide dos X Men (Hugh), ou todas as anteriores.

 

Pra mim esse trio foi o responsável por tornar uma idéia tão interessante em algo... beeeem médio. Hugh soh prova a cada novo projeto que soh sabe interpretar o Wolverine; Nolan parece que tá contaminado pra sempre pelo péssimo Goyer pois estragou o roteiro; e Bale, no piloto automatico como fez em Begins.
negretys2006-11-07 21:27:26
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

1) defina o que julga ser público médio... bla bla bla 

[/quote']

 

Ha cara, nem vou perder (muito do) meu tempo com vc... esse seu desespero todo com um simples comentário que fiz soh pode significar uma coisa: ou é fanzóide de Batman Begins, ou é fãzóide dos X Men, ou todas as anteriores.

Hmmm..nenhum dos dois, deduziu errado...aliás, detesto Batman Begins (o pessoal do fórum que me conhece sabe disso) e também não gosto muito de X-Men. 0606

Aliás, você nem entendeu que meu questionamento não é sobre sua opinião sobre o filme, mas sobre o que afirmou sobre o pessoal que gosta. Seu comentário soa arrogante, negretys..é isso que estou questionando. Onde estão seus argumentos?

E não estou desesperado pois sei argumentar sobre as idéias que defendo e entendo o que os outros questionam (um tanto fraquinha sua resposta para quem se considera um público acima do médio, hein?) 03.

Mr. Scofield2006-11-07 21:29:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) defina o que julga ser público médio... bla bla bla 
[/quote']

 

Ha cara, nem vou perder (muito do) meu tempo com vc... esse seu desespero todo com um simples comentário que fiz soh pode significar uma coisa: ou é fanzóide de Batman Begins(Cristian Bale e Nolan), ou é fãzóide dos X Men (Hugh), ou todas as anteriores.

 

Pra mim esse trio foi o responsável por tornar uma idéia tão interessante em algo... beeeem médio. Hugh soh prova a cada novo projeto que soh sabe interpretar o Wolverine; Nolan parece que tá contaminado pra sempre pelo péssimo Goyer pois estragou o roteiro; e Bale, no piloto automatico como fez em Begins.

 

 

Impossível resistir:

 

060606060606060606
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, algumas das críticas negativas se referem ao Nolan pós-"Memento" estar contido na direção, dirigindo "normal", "invisível", etc. O Dook mesmo concorda com isso.

 

Sobre isso, vou colocar aqui o que comentei em outra ocasião, o que penso a respeito:

 

 

 

SPOILERS




Já eu acho seus filmes sempre muito bem filmados e montados.

Assim, sei lá se fazer uma comparação com De Palma faz muito sentido, porque o estilo do De Palma é... ser estiloso, às vezes muita virtuose na tela, movimentaços e tal. Na verdade, em "The Prestige" só acho que ele deveria ter investido mais no jeito de filmar os truques mesmo, exceto "o grande truque", que ele sempre filma de um jeito interessante, eu achei. Da primeira vez, corta antes do Bale reaparecer do outro lado e tal. É simples, porém ótimo.

O Kléber uma vez falou que o melhor efeito especial do cinema é e sempre será o corte seco, e acho que o Nolan é excelente em seu uso.

Claro, acho extremamente saborosas as direções estilosas de um De Palma, Scorsese, ou aquela coisa meio alucinadinha do Gondry, enquadramentos e movimentos de Wes Anderson e PTA, outros dois de muito estilo, mas, por exemplo, toda aquela cena da morte da mulher do Jackman no tanque acho fabulosamente construída em termos de direção, o reloginho rolando, os olhares, Caine filmado de costas correndo com o machado, invadindo o palco e então golpeando o tanque num trabalho sonoro muito fodido, e ela lá dentro, gritanto enquanto o espesso vidro trinca aos poucos.

O Minghella realiza vários planos lindões em "Cold Mountain" e "O Paciente Inglês", mas deixa tudo se perder em marasmo e preguiça de ditar algum ritmo, nem que fosse lento-contemplativo - sobra a plasticidade enjoada. Uma das melhores cenas dele, e provavelmente a melhor, e acho que o Kléber até comenta isso também, é a cena na canoa/lancha entre Damon e Jude Law, em <i>O Talentoso Ripley</i>, e, visualmente falando, a cena nem tem nada de muito impressionante assim, mas o Minghella levou o filme de um jeito tão especial até ali, revelendo certa informações, deixando outras pra depois, e ali na cena mesmo, o jeito que os diálogos saem, e quando e como ele resolve filmar as reações dos atores, até culminar no golpe de remo. Muito bom, e, a princípio, simples.

Também comentei uma vez como adorava a direção dos Weitz em "Um Grande Garoto", que também a princípio parece uma coisa normal, exceto pelas pausas de imagem e umas montagens mais interessantes, geralmente favorecendo falas inspiradas ou momentos específicos da trilha. Acontece que em um momento do filme o personagem do Hugh Grant se sente pressionado por tudo o que está acontecendo, e um dos melhores planos/cenas é ele sentado no sofá assistindo a TV, e os Weitz fazem um travelling por trás da TV, de forma que, no finalzinho, o Hugh (que ainda tem voz em off durante) fica espremido entre a borda do enquadramento e a TV, e os Weitz sustentam essa conclusão do travelling por um tempinho a mais, com o Grant no cantinho.

Outra coisa "simples" e que eles também parecem ter usado muito em "Em Boa Companhia" é a troca de lentes entre um plano e um contraplano, e eles usam isso em Grant (só nele) quando está conversando com a Rachel Weisz na festa.

Enfim, acho o Nolan muito bom mesmo nesses toques "menores", de como ele pensa o filme em três tempos como se fosse simplérrimo fazer isso sem perder fluxo, ritmo, etc, de como ele filma a entrada da Scarlett, já a Scarlett Johansson, como que com "descaso" (se não me engano, ela mal tem um close no começo). Por aí vai...
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

O filme é muito bom....nota 4/5.

 

SPOILERS  

 

Sobre os clones: Bruno, o Jackman não teria que criar um clone pra coordenar, bastava ele se clonar, o orignal morria e o clone aparecia do outro lado. Apareceram 2 Angier no final, um caído e outro na tanque, ambos mortos aparentemente, e ao lado, vários tanques, de apresentações passadas, deixando sub-entendido, que lá tem vários Agier, um em cada tanque. Por isso os ceguinhos como assistentes, toda a noite eles tiravam o tanque do teatro com um corpo dentro.

 

Alfred: Eram irmãos, eu acredito, pois caso fossem clones, o Alfred-clone também teria o dedo cortado, e não tinha, eles cortaram depois.

 

O truque da gaiola com o passarinho sendo esmagado dá toda a dica do filme.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O filme é muito bom....nota 4/5.

 

SPOILERS  

 

Sobre os clones: Bruno' date=' o Jackman não teria que criar um clone pra coordenar, bastava ele se clonar, o orignal morria e o clone aparecia do outro lado. Apareceram 2 Angier no final, um caído e outro na tanque, ambos mortos aparentemente, e ao lado, vários tanques, de apresentações passadas, deixando sub-entendido, que lá tem vários Agier, um em cada tanque. Por isso os ceguinhos como assistentes, toda a noite eles tiravam o tanque do teatro com um corpo dentro.

 

Alfred: Eram irmãos, eu acredito, pois caso fossem clones, o Alfred-clone também teria o dedo cortado, e não tinha, eles cortaram depois.

 

O truque da gaiola com o passarinho sendo esmagado dá toda a dica do filme.

 

 

 

 

[/quote']

 

a última frase do teu spoiler foi muito bem lembrada, big one.

tive esse mesmo pensamento e tinha deixado de comentar.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

1) defina o que julga ser público médio... bla bla bla 

[/quote']

 

Ha cara, nem vou perder (muito do) meu tempo com vc... esse seu desespero todo com um simples comentário que fiz soh pode significar uma coisa: ou é fanzóide de Batman Begins, ou é fãzóide dos X Men, ou todas as anteriores.

Hmmm..nenhum dos dois, deduziu errado...aliás, detesto Batman Begins (o pessoal do fórum que me conhece sabe disso) e também não gosto muito de X-Men. 0606

Aliás, você nem entendeu que meu questionamento não é sobre sua opinião sobre o filme, mas sobre o que afirmou sobre o pessoal que gosta. Seu comentário soa arrogante, negretys..é isso que estou questionando. Onde estão seus argumentos?

E não estou desesperado pois sei argumentar sobre as idéias que defendo e entendo o que os outros questionam (um tanto fraquinha sua resposta para quem se considera um público acima do médio, hein?) 03.

 

Eu acho q simplesmente o negretys não entendeu o filme e não quer adimitir.

 

É normal falar mal de um filme quando não se entende...eu costumo fazer o contrário...tem filmes q não entendo e adoro, como A Fonte da Vida, por exemplo.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...