Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

Oscar Wilde, nascido em Dublin em 1854 e falecido em Paris em 1900, foi um escritor que se aventurou por várias formas de expressão artística. Tendo a maior parte de sua obra voltada ao teatro, escreveu A Importância de Ser Prudente, sua peça de maior sucesso. Escreveu apenas um romance, O Retrato de Dorian Gray, um dos livros mais famosos da literatura de língua inglesa. Também escreveu contos (o mais famoso sendo O Fantasma de Canterville), poemas e ensaios.

 

Acabei de ler O Retrato de Dorian Gray - no original - e devo dizer que é realmente impressionante. A premissa é bastante imaginativa: um jovem de notável beleza deseja que um retrato de si próprio possa carregar as marcas da vida, enquanto ele próprio permanece jovem e bonito, e tem seu desejo realizado. A partir disso (antes mesmo disso, para ser justo), Wilde constrói um brilhante ensaio sobre valores morais, convenções sociais, a influência dos outros sobre a personalidade, o preço das decisões.

 

Há passagens de uma genialidade incrível, com texto fluido, ao mesmo tempo bonito na forma e intenso no significado. Também os diálogos são excepcionais. Me obrigo a citar um exemplo:

 

'Romanticists! You have all the methods of science.'

'Men have educated us.'

'But not explained you.'

'Describe us as a sex,' was her challenge.

'Sphinxes without secrets.'

 

O final é previsível, e há um interlúdio - em que Wilde passa páginas a descrever tapetes e instrumentos musicais exóticos e outras excentricidades que foram obsessão passageira de Dorian Gray - que é bastante maçante. Mas no geral o livro é realmente brilhante. Agora quero ler O Fantasma de Canterville.

 

Aliás, pra quem quiser ler, O Fantasma de Canterville em inglês: http://www.eastoftheweb.com/short-stories/UBooks/CanGho.shtml

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...