Jump to content
Forum Cinema em Cena

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros


Recommended Posts

  • Members

CONCORDO 100% COM A CRÍTICA DE PABLO VILLAÇA.

 

Pois, para mim...

 

 

Resultado de uma ideia grotesca e levemente interessante inspirada no livro homônimo de Seth Grahame e-Smith, o grande problema de “Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros” é possuir um roteiro pavorosamente ruim, eliminando, assim, todas as chances de êxito deste fracassado blockbuster.

 

É notável a maneira como Tim Burton se encorajou a produzir este filme, mas pior ainda foi a escolha de seu diretor, pois Timur Bekmanbetov executa um trabalho absurdamente ridículo, montando seu filme de modo amador acerca de um roteiro que por si só não ajuda em nada, construindo, desta forma, uma narrativa medonhamente infantil (no sentido negativo da palavra), da qual não é capaz de desenvolver seu protagonista com eficácia e tampouco empolgar o mais disposto telespectador. Isto, sem contar, sua recriação exacerbada do século XIX.

 

Depois da morte de sua mãe, causada por uma criatura sobrenatural, o jovem Abraham Lincoln (Benjamin Walker) passa a procurar vingança contra o assassino. Sua busca o leva a um mundo sombrio, no qual os vampiros usam escravos como alimento em seu império secreto localizado no sul dos Estados Unidos. Vendo que caçá-los apenas não é suficiente, Lincoln decide se tornar o líder da nação.

 

Benjamin Walker (que possui uma pequena semelhança de aparência com Liam Nesson) não demonstra talento em momento algum e muito menos carisma, entretanto poderia ter seus pequenos lampejos de brilhantismo se não fossem as confecções incrivelmente exageradas e definitivamente mal feitas das sequências de ação (principalmente no clímax que ocorre em um trem em chamas), das quais passam a impressão de terem tido seus efeitos visuais desenvolvidos por adolescentes viciados em videogame (nada contra), mas isso é algo inaceitável se tratando de um longa com alto orçamento e produzido pelo visionário Tim Burton, que após o fraco “Sombras da Noite”, aparenta estar em declínio.

 

Novamente voltando ao roteiro, é impressionante a forma com a qual o mesmo possui imensos furos, como, por exemplo, a história de amor entre Lincoln e a personagem Mary Todd Lincoln (Mary Elizabeth Winstead) que em momento algum é desenrolada de modo minimamente convincente, assim como a grande ascensão de Lincoln como caçador de vampiros a presidente, através de avanços cronológicos mal sucedidos que prejudicam a narrativa ainda mais, algo que, aliás, soa até engraçado ao percebermos que com um simples treinamento (vindo do personagem Henry Sturgess, interpretado pelo fraco Dominic Cooper) qualquer pessoa pode se tornar um exímio matador de feras sugadoras de almas. Ora, incompetência tem limite, não?

 

Enfim, no final das contas “Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros” é um filme ruim em todos os sentidos e, certamente, já desponta como grande favorito ao indesejado prêmio de pior do ano. E só não merece nota ZERO pelo fato de surpreendentemente fazer o espectador rir em muitos momentos de tão infames que são, assim como a escolha (como se alguém tivesse dúvidas) de fazer uso do 3D como um brinquedinho juvenil para assustar a plateia que ,curiosamente ou não, parece se divertir.

 

E, por favor, que venha logo a biografia “Lincoln” (de Steven Spielberg-2013) para salvar a reputação do presidente.

 

 

Nota: 1,5 de 10.

 

 

*OBS: A dúvida é: Será que vai fracassar no Brasil assim como nos EUA? Pois, na minha humilde opinião, este filme não é digno de sucesso...mas, já viu né.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...