Jump to content
Forum Cinema em Cena

Como Trabalhar Numa Produção?


Renato
 Share

Recommended Posts

  • Members

Velho...

 

 

 

o meio mais fácil, é começar a fazer... arrumar um pessoal e começar a

fazer filmes. Você também pode conhecer a galera da área e trabalhar

com eles.

 

 

 

 

 

Entrar em produções grandes é muito difícil... rola peixada mesmo. Pra

começar, cara, você provavelmente vai ter que trabalhar de graça. Você

também pode ir em produtoras e ver se eles precisam de estagiário... dá

uma conversada com o pessoal de produtoras, abre o jogo. De repente,

você tá dentro da parada.

 

 

 

Mas lembre-se... tem que começar lá de baixo.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Rrocha, o mais fácil (como disse o Fëanor) é por a cara a tapa mesmo. Se na sua cidade tiver uma faculdade de cinema, faz amizade com o pessoal pq volte e meia eles precisam de alguém para segurar o microfone ou se encarregar de prod. de alimentos caso o dir. de prod. não dê conta do recado, hehehe. Algumas faculdades permitem que pessoas de fora ajudem em posiçoes como essa. É uma outra saída. Claro que se você for ajudar veteranos será um pouco mais facil, normalmente trabalhos em equipe são extremamente estressantes.

Espero ter ajudado =)

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • Members

Leonardo, sem querer defender as faculdades de cinema (já que muitas delas são ainda muito novas e algumas não dispõe ainda de bons professores e/ou equipamentos necessários, que são muito caros), mas a menos que você faça muitas oficinas, para um conhecimento técnico e teórico as faculdades são a melhor opção (e junto com as oficinas, se estas forem boas, melhor ainda).

Não sei em outras cidades, mas aqui em Porto Alegre as oficinas normalmente sao dedicadas a certas áreas de atuaçao "Roteiro/Direção", "Montagem", "Direçao de Arte", "Fotografia", e assim por diante.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sei em outras cidades' date=' mas aqui em Porto Alegre as oficinas normalmente sao dedicadas a certas áreas de atuaçao "Roteiro/Direção", "Montagem", "Direçao de Arte", "Fotografia", e assim por diante.

 

Abraço

[/quote']

 

Tem o endereço ou o telefone de uma?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Mdg, nessas férias de Julho aproveitei e fiz um curso de Dir. de Prod. e Prod. Executiva no IPA, já que estou qse me formando na PUC e a área q eu realmente faço (e gosto muito) é Produção. Mas o curso já acabou.

Fora isso, se tu mora em POA, vai no Orkut e procura por comunidades tipo "TECCINE" (da PUC) ou "Escola de Atores" (sempre pinta um povo divulgando cursos, mesmo q nao tenha nada a ver com atores), etc.

O Orkut é ótimo pra descobrir novos cursos e oficinas. É só ser esperto pra nao cair em roubadas.

Tem um agora em agosto, sao apenas 2 dias, mas com uma carga horaria bem grande, sobre Leis de Incentivo a Cultura e captaçao de recursos. Tem a divulgação em uma dessas comunidades q eu citei. Eu nao vou fazer pq tenho aula bem nos dias. Mas enfim...taí a dica se tu te interessa por Produçao.

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Leonardo, vale a pena se for o que você realmente quer. E vale a pena dependendo da faculdade. Ela precisa oferecer recursos pros alunos (e isso custa caro, como se sabe).

Eu acho que vale muito a pena se a faculdade (e o curso em si) forem bons. Primeiro pq existem pouquissimos profissionais no Brasil FORMADOS em Cinema, e há muito tempo já caiu por terra o conceito de que cinema é uma área onde só a prática importa. A teoria é muito importante, para qualquer função. E a prática, qdo o curso é bom, é desenvolvida desde o primeiro semestre com curtas produzidos na própria faculdade (e muitos deles ganham prêmios e servem para introduzir novos profissionais no mercado, mesmo sendo antes de tudo trabalhos acadêmicos).

Mas sem dúvida o Cinema é uma área onde o QI (Quem Indica) vale muito. A faculdade pode ajudar nesse ponto, principalmente se o curso conta com professores ja inseridos no mercado (muitos donos de produtoras de prestigio). Cabe a cada um traçar seu caminho e estabelecer objetivos.

Na minha opiniao, bons profissionais, graduados em cinema e competentes, conseguem ser tao bem sucedidos quanto advogados, médicos, ou agrônomos.

Abraço,

Lucas

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Muito legal essa parte do fórum.... pena que é pouco frequentada....

Eu estou pensando em fazer Faculdade de Cinema, pois é uma área que eu realmente gosto. Mas também fico em dúvida se vale a pena estudar isto... Gostaria de saber quais são as melhores faculdades de cinema do país. Obrigado pela atenção.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lucas, estou cursando Engenharia de Software aqui em BH e na mesma faculdade tem esse curso, que é chamado Cinema e Video. O curso é novo e único em MG. Tem a duração de 4 anos e realmente não sei se vale a pena porque o risco realmente existe.

O negocio e como voce disse, se o curso for bom... vou pesquisar mais sobre esse curso na minha faculdade.

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Leandro, se eu fosse tu me informava bem sobre o curso mas aguardava mais 1 ou 2 anos.

Digo isso pq qdo os dois principais cursos de Audiovisual que surgiram aqui no RS (o da Unisinos, mais centrado no formato digital, e o da PUC, que tb lida com película 16mm e 35mm), ambos eram ruins. Acho que isso acontece em todos os cursos, não só em Cinema.

Estou na terceira turma de Cinema e posso dizer que desde entao melhorou mto, principalmente com realizaçao aos equipamentos, já que os professores em si sao muito bons. O curso tem apenas 2 anos e meio mas é bem puxado, bastante créditos e muita prática.

Abraço

Lucas T2006-8-25 15:10:0
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oi Lucas,

 

Vi que você entende do assunto e se não me engano, trabalha com cinema, não é vedade? Pois bem, eu queria saber sobre como trabalhar numa produtora. Faço publicidade porque aqui na minha cidade não tem curso de cinema(abriu um esse ano, mas é só digital) e as produtoras aqui só fazem comercial de tv. Como você disse anteriormente, é mundo de QI. Complicado pra mim conseguir algo por aqui, pois é um mercado fachado demais e s eformou uma "panela", são sempre as mesmas pessoas trabalhando e um novato só entra s efor pra trabalhar ajundando a pessoa que lhe indicou e de graça é claro! Já fizesse ou conheces alguém que tenha feito algum curso no exterior? Isso ajudaria a conseguir algum trabalho aqui?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cindy, sempre é bom pro currículo ter cursos no exterior. Eu não fiz e as pessoas que eu conheço que fizeram são na maioria professores hj em dia que foram pra lá fazer mestrado e doutorado e voltaram pro Brasil.

Acho que ajuda, sim. Aqui onde moro o mercado é muito fechado tb, e cheio de panelinhas. Não é fácil se inserir. O jeito é fazer contatos e mandar currículos o tempo todo, pra td que é produtora. Acontece que a maioria das produtoras de cinema se sustentam com a publicidade. Se tu cursas publicidade o melhor jeito é começar por aí. Manda currículo, apresenta teus trabalhos anteriores, dá a cara a tapa...
Digo isso pq ainda não fiz nenhum trabalho remunerado. Me formo ano que vem e até agora só fiz curtas acadêmicos e além disso hj em dia colaboro com uma outra produção, mas que só vai me dar algum dinheiro se fecharmos as cotas de patrocínio (a veiculação já está garantida, mas as cotas obviamente não). É foda, mas não da pra desistir.

Ainda não mandei meu currículo para nenhum agência de PP ou produtora de cinema pq atualmente ando completamente sem tempo, mas assim que tiver uma brecha pretendo fazer isso. Trabalhos dentro da faculdade - quando bem realizados e conseguem algum reconhecimento (prêmios em festivais) - são bons chamarizes.

Bjs,

Lucas

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

Oi. Pois é... o meu caso é um pouco diferente, gostaria de trabalhar numa produção mas atuando... Nunca pude fazer um curso conceituado de formação de atores por causa da grana, fiz cursinhos bem modestos, mas acho que tenho talento (pelo menos eu acho, né, hehhe). Claro que sei que não vou começar como protagonista no filme do Walter Salles, mas até pra fazer uma pontinha é difícil, mesmo pq eu simplesmente não tenho contatos, até pra saber se tem algum filme em fase de pré-produção fazendo testes de seleção  é difícil, parece que eles escondem isso e a gente só fica sabendo quando já passou. 

Alguém sabe como posso fazer pra ficar mais inteirada das produtoras que estão fazendo testes, onde ir, enfim, onde é que divulgam essas coisas?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outra coisa. Eu realmente tô a fim de ser atriz mesmo, pq me dá prazer, demais. Amo arte e achoque de todas as expressões artísticas  é nessa que posso me inserir (Vejam, não é que seja a que eu mais goste, amo também música, pintura, literatura, a ponto de não conseguir eleger o que prefiro, mas sei que não tenho menor talento pra isso. Na atuação vejo uma possibilidade além da contemplação, porque consigo me ver atuando , acho que faria isso bem). Me mudei pro com muito custo Rio há um mês (e não conheço ninguém aqui), claro que tenho um emprego, mas paralelamente tô vendo se acho uma boa e não muito cara escola de atores, ou mesmo faculdade (o problema é o tempo, já tenho 25 anos e acho que uma faculdade levaria muito tempo). O que vcs acham? Ouvi falar da Academia Nacional de Atores, mas não li comentários muito bom a respeito. Alguém pode me dar uma sugestão?

 

De qq forma, obrigada :-)
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

Outra coisa. Eu realmente tô a fim de ser atriz mesmo' date=' pq me dá prazer, demais. Amo arte e achoque de todas as expressões artísticas  é nessa que posso me inserir (Vejam, não é que seja a que eu mais goste, amo também música, pintura, literatura, a ponto de não conseguir eleger o que prefiro, mas sei que não tenho menor talento pra isso. Na atuação vejo uma possibilidade além da contemplação, porque consigo me ver atuando , acho que faria isso bem). Me mudei pro com muito custo Rio há um mês (e não conheço ninguém aqui), claro que tenho um emprego, mas paralelamente tô vendo se acho uma boa e não muito cara escola de atores, ou mesmo faculdade (o problema é o tempo, já tenho 25 anos e acho que uma faculdade levaria muito tempo). O que vcs acham? Ouvi falar da Academia Nacional de Atores, mas não li comentários muito bom a respeito. Alguém pode me dar uma sugestão?

 

De qq forma, obrigada :-)
[/quote']

 

Giza, atuar é complicado, mesmo no Rio. Pra contatos, eu acho que a melhor coisa é se ter uma agência. Você investe até a mãe, eles tiram comissão do seu salário, mas as vezes vale a pena, porque conseguir um teste é realmente dificil, em se tratando de cinema especialmente. Só não tenho nenhuma pra te indicar. Atuei só quando criança, e só conheço agência infantil mesmo. E no final das contas, eu fiquei com o teatro. Boa escola de atuação, a que mais tem prestigio é o Tablado, mas é de teatro. Não muito cara, é muito difícil. Também já ouvi ótimas coisas sobre a ANA e o Studio.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Lucas' date=' estou cursando Engenharia de Software aqui em BH e na mesma faculdade tem esse curso, que é chamado Cinema e Video. O curso é novo e único em MG. Tem a duração de 4 anos e realmente não sei se vale a pena porque o risco realmente existe.

 

O negocio e como voce disse, se o curso for bom... vou pesquisar mais sobre esse curso na minha faculdade.

Obrigado.

[/quote']

 

 Qual a sua faculdade?

 

Link to comment
Share on other sites

  • 6 years later...
  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...