UA-130521384-1 Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

Já houve vários comentários sobre a obra do Brooks espalhados pelo fórum, então achei por bem abrir um tópico pra obra literária dele. Pra quem não associa o nome à pessoa, ele é o autor de O Guia de Sobrevivência a Zumbis: Proteção Total Contra os Mortos-Vivos, O Guia de Sobrevivência a Zumbis: Ataques Registrados e Guerra Mundial Z (todos disponíveis no Brasil, pelo que eu sei). Este último está sendo adaptado para o cinema. O filme já em trailer, e tópico aqui no fórum:

 

http://forum.cinemaemcena.com.br/index.php?/topic/4645-world-war-z-marc-foster/

 

Acabei de ler O Guia..., e não achei lá grande coisa. Espero que Guerra Mundial Z seja mais consistente.

 

O Guia é classificado formalmente como um livro de humor (pelo menos a edição que eu baixei dizia isso), mas não entendo pq. Não tem nada que levemente pareça tentativa de fazer humor ou ser engraçado. Tb não funciona como livro de terror, uma vez que é hipotético em quase toda a sua duração, e quando conta "fatos reais" para ilustrar suas observações, não consegue desenvolver uma narrativa que crie tensão. O problema principal é que tb não funciona como manual. Exagera nas tentativas de engrandecer cada conselho, chegando a ser imbecil em alguns momentos, e teve o azar de ser lançado pouco antes de o Youtube ser lançado (sem contar o crescimento absurdo da wikipedia e do acesso à internet em geral que ocorreu nos anos seguintes a 2003). Hoje, imagino que muita gente já assistiu, por exemplo, a vídeos com pessoas testando silenciadores, que não são nem de longe a caixa mágica que Brooks descreve em seu livro. A maioria das desculpas pelas quais a existência de zumbis não é amplamente reconhecida são clichês sem inspiração. No fim, resta pouco a apreciar, mesmo para quem é fã de zumbis.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Guerra Mundial Z é fantástico e quanto ao Guia de Sobrevivência, creio que não lemos o mesmo livro. Se curte HQ, o que posso te recomendar é dar uma conferida em uma que fizeram inspirada no Guia, ela foi ilustrada por um brasileiro e tal, muito boa.

 

E vê se baixou o Guia original hehehe.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não sei se vou ler Guerra Mundial Z antes de ver o filme. Acho que não.

 

O Guia que eu peguei foi em inglês, tem a mesma capa que aparece no Skoob. Não creio que tenha sido confusão, simplesmente não achei bom. É a vida.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo que vi, o filme não é tão fiel ao livro. Acredito que pegará a essência deste e tal, mas mesmo assim parece que será ótimo.

 

Enfim, além dos livros citados e da HQ, o Brooks lançou ainda 'O Desfile da Extinção'

 

O_DESFILE_DA_EXTINCAO__1346960608P.jpg

 

Sinopse via Submarino: Autor dos cultuados Guia de sobrevivência a zumbis e Guerra Mundial Z, Max Brooks apresenta em O desfile da extinção uma coleção de relatos do pós-apocalipse zumbi.
A coletânea eleva a literatura zumbi a um novo patamar, no qual a história dessas criaturas se cruza com comentários políticos irônicos, referências históricas e geográficas notáveis, tudo com o humor afiado que caracteriza a obra de Brooks. No conto que dá título ao livro, o leitor se depara com um iminente embate entre zumbis e vampiros.

Afinal, como os chupadores de sangue reagirão ao perceber que os mortos-vivos estão acabando com seu alimento?

 

Ainda não li este, mas o preço está bem acessível e a sinopse um tanto curiosa. Apesar achar meio bizarro esse desvio do Brooks dos Z's para os vampiros, acredito que, pela capacidade do autor, a leitura venha a ser interessante.


 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×