Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Silmarillion


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

James McAvoy gostaria de viver o jovem Gandalf

 

Filme, porém, pode nunca acontecer

 

silmarillion.jpg

 

 

James McAvoy, o Professor Xavier de X-Men: Primeira Classe, gostaria de ver a adaptação de O Silmarillion  nos cinemas.
 
"Eu quero viver Gandalf", disse o ator em entrevista à revista Total Film. "No Silmarillion! O livro é uma coleção de poemas e canções que mapeiam a história antiga da Terra-média. O geek dentro de mim está fora de controle, mas elas são realmente lindas histórias. Em parte delas está a gênese de Gandalf", comentou, esperançoso.
 
O Silmarillion, publicado depois da morte de J.R.R. Tolkien (1892-1973), diferente de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, pode nunca ser adaptado para as telonas. Afinal, as duas trilogias tiveram seus direitos vendidos pelo próprio Tolkien, já os de O Silmarillion atualmente pertencem ao seu filho Christopher Tolkien, que garantiu que não negociará a adaptação, seja lá qual for a quantia oferecida. Segundo ele, o livro, uma reunião dos contos e mitos que antecedem os fatos narrados em O Senhor dos Anéis, está muito ligado à vida de seu pai, que trabalhou no texto durante toda a vida e acabou por transformá-lo em um veículo para suas mais profundas reflexões.
 
Fonte: omelete.com.br
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas há que se considerar duas coisas:

 

- O sucesso de O Hobbit é relativo, considerando que conta com 3D, IMAX e HFR pra inflar as contas, mais a inflação de quase uma década. Está dando bastante lucro, sem dúvida, mas não é assim um passeio.

 

- O Silmarillion é uma obra menos popular e mais difícil de filmar, por sua própria estrutura. Além disso, não se prestaria a fazer uma conexão tão direta a O Senhor dos Anéis.

 

Mesmo com isso tudo, ainda é provável que o eventual filme do Silmarillion dê um bom lucro, mas o risco do investimento é muito maior. E se ainda tem que brigar pra ter os direitos de fazer o filme, pra depois ainda correr risco, pensar duas vezes é básico.

Link to comment
Share on other sites

Eu não consegui ler O Silmarillion inteiro, o livro nem de longe tem a fluência de SDA ou O Hobbit mas não duvido que filmem, essa questão de direitos é balela, nada que alguns milhões não resolvam, agora se vai bombar aí já é outra história.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Chistopher Tolkien já está velhinho e provavelmente nenhum dinheiro do mundo o fará mudar de ideia quanto aos direitos dO Silmarillion. Os seus herdeiros dizem que também não tem interesse vender mas não duvido que isso mude quando o executivo de algum estúdio bater na porta da casa deles com uma mala de dinheiro. 
 

O Silmarillion se assemelha a um livro de história. A impressão que eu tive em vários momentos era a de estar lendo uma enciclopédia. A melhor opção acho que seria adaptar os contos separadamente. A história de Túrin por exemplo poderia render um puta filme nas mãos de um cara como o Ang Lee.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 A questão é que "O SILMARILLION" não é uma historia fechada, como O HOBBIT ou a TRILOGIA DO ANEL. Como foi dito acima, é como se fosse um livro, com varias histórias épicas que cobrem milhares de anos de história.

 

 Cada historia de O SILMARILLION rende um filme. De boa, dava pra fazer uns vinte filmes diferentes, cada um dirigido por um diretor diferente. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não li Os Filhos de Húrin ainda, mas o relato apresentado em O Silmarillion revela um ser realmente grotesco. Daria um filmaço, ainda que seja um possibilidade remota.

 

Sobre o 'jovem' Gandalf. Trata-se de um ser imortal da 'espécie' dos Ainur > Maiar. Surge com o nome de Olórin, antes da criação do mundo. Em tese, não tem uma forma física específica, seja ela humana ou não. Além do mais, não participa de nenhum dos eventos importantes antes de O Hobbit. É enviado à Terra-média no ano 1000 da Terceira Era (a de O Hobbit e O Senhor dos Anéis) como um membro da ordem dos Istari, os magos, composta por outros quatro membros, a fim de impedir o ressurgimento de Sauron (embora não possam enfrentá-lo diretamente, apenas aconselhando os outros povos). Todos tem aparência de senhores idosos, apesar de manterem a imortalidade da alma, e envelhecem ligeiramente ao longo dos anos.

 

Até onde eu saiba, não há nada de relevante sobre o personagem antes desses eventos. Ele é apenas citado em poucas linhas no começo de O Silmarillion como o mais sábio e blá blá blá. Além do mais, ao contrário do que foi dito por McAvoy (ou seu agente cretino), a obra não é composta de poemas. A não ser, claro, que Peter Jackson transforme tudo num longa de ação com o jovem Gandalf (não utilizem outros nomes para não confundir o público) tomando o lugar dos demais heróis da narrativa, o que não seria muito difícil...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...