Jump to content
Forum Cinema em Cena

O que aconteceu no Oscar de 1973?


guilbj
 Share

Recommended Posts

  • Members

Pensando sobre as bizarrices desse ano, uma impressão que eu tenho (já que eu não tinha nascido ainda), é que um forte candidato a maior bizarrice da história do Oscar foi em 1973, em que Cabaret "rapou" praticamente todas as categorias que foi indicado (inclusive melhor diretor), enquanto O Poderoso Chefão teva perdendo de 8x2 e do nada levou melhor filme. Se eu estivesse vendo isso, por mais que O Poderoso Chefão seja considerado uma obra prima incontestável do cinema, eu teria tido um choque. Seria, numericamente, como se Fargo levasse melhor filme de O Paciente Inglês.

Poderiam justificar "não, mas Cabaret é uma obra grandiosa como uma técnica perfeita etc", então como é que O Poderoso Chefão perdeu diretor e ator coadjuvante? (observe que essa argumento claramente se aplica a Annie Hall vs Star Wars, que nem foi tão drástico assim) O que aconteceu na cabeça dos votantes? Acharam um jeito de dar o Oscar de melhor filme pra dois filmes diferentes? 

 

E outra impressão que estou tendo, podemos ver algo bem estranho acontecer esse ano (tipo Life Of Pi levar 6 Oscars e Argo só 2)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que Argo caso ganhe o de melhor filme ficará com 3 ou 4 (filme,roteiro adaptado, montagem e talvez trilha) o Pi deve ficar com uns 4 tambem e o Lincoln com 2. Não creio que irá acontecer o que aconteceu em 73. Mas a Academia sempre apronta das suas, as vezes parece que os votos para vencedores são feitos da mesma forma que os indicados (cada um vota na sua categoria de trabalho), só assim para explicar porque tanta divergência. Mas particularmente não acho que só porque um filme ganha a maioria tem que ganhar as principais, é claro que no caso de Cabaret o mais estranho é ter levado o de direção mais os técnicos e perdido o de filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que Argo caso ganhe o de melhor filme ficará com 3 ou 4 (filme,roteiro adaptado, montagem e talvez trilha) o Pi deve ficar com uns 4 tambem e o Lincoln com 2. Não creio que irá acontecer o que aconteceu em 73. Mas a Academia sempre apronta das suas, as vezes parece que os votos para vencedores são feitos da mesma forma que os indicados (cada um vota na sua categoria de trabalho), só assim para explicar porque tanta divergência. Mas particularmente não acho que só porque um filme ganha a maioria tem que ganhar as principais, é claro que no caso de Cabaret o mais estranho é ter levado o de direção mais os técnicos e perdido o de filme.

Na minha opiniao, Pi leva todas as técnicas e Lincoln leva o resto. Já o de maquiagem é uma icógnita !!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...