Jump to content
Forum Cinema em Cena

Personagens Interessantes/Complexos


LudwigVan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 54
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

O que é que o Donnie Darko fez de interessante para ser categorizado como complexo?



Não acredito que está perguntando isso' date=' Rubysun, diante de um ser absolutamente fãzóide a níveis dramáticos como eu... smiley36.gif Bom, vamos lá...uma amostra de porque Donnie Darko é um personagem extremamente complexo.
Veja como uma cena muito simples do filme pode revelar isso (e também porque a mãe dele é uma personagem complexa):

Spoilers:

Uma amiga me perguntou uma vez porque Donnie xinga a mãe no início do filme, a chamando de Bitch. Respondi mais ou menos assim: "Donnie xinga a mãe dele no início do filme...bom...o problema é que Donnie é revoltado com as coisas que vê acontecerem no mundo...as pessoas aceitam as coisas sem questionar o que de fato significam, só porque outras disseram que é bom...isso é propagado através da mídia (o papel de Jim Cunninghan), da alienação e moralismo das gerações anteriores (o papel da professora e da linha do "medo" que ela faz no quadro negro), das escolas, enfim, de tudo o que você tem contato. isso é tão grave que , se tomarmos o exemplo brasileiro, vemos que até hoje as classes dominantes nos nossos países são as mesmas. A gente não luta por nossos direitos porque a imagem da justiça é a de que não vai adiantar...o processo vai ficar enrolando até ser esquecido em uma gaveta... é essa alienação das pessoas que Donnie não suporta. E conseguir questionar as estruturas básicas da sociedade significa não conseguir sobreviver nela, pelo grande número de armas que ela usa pra manter essa estrutura de alienação...ele passa a questionar simplesmente tudo. E a revolta quando vê que "abrir os olhos" das pessoas não leva a uma mudança da postura delas (simplesmente porque é difícil demais mudar) frustra tanto ele que passa a não conseguir mais agir como uma pessoa comum. Isso explica a reação de Donnie quanto a mãe. Logo no início você observa a passividade dela mediante circunstâncias comuns do dia a dia, a manutenção de uma certa elegância falsa em seu andar, falar e agir (note a reação dela quando Donnie a chama de Bitch, mantendo sempre uma certa compostura). isso lembra aquele negócio do "fingir estar sempre tudo bem", mesmo que não esteja...Donnie fica tentando uma reação da mãe, uma saída pra sua revolta...um sinal de que há alguém diante daquela compostura falsa que questiona, mas está sufocada demais pra agir. Não é que ele não gosta da mãe...ele não suporta a alienação dela...e isso reflete em raiva...
Bom, Richard Kyle foi muito inteligente em colocar um personagem como esse pra refletir esses pensamentos...note bem que Donnie é um rapaz de classe média em uma época de ótimo desempenho econômico norte americano, branco, boa pinta (sabe aquela parte em que a professora manda a futura namorada de Donnie sentar perto do rapaz mais bonito da sala? é justamente pra frisar essa característica dele), note que, assustadoramente chegamos a conclusão de que ele não faz parte de nenhum grupo discriminado pela sociedade...o questionamento é...porque então diabos ele age assim???? Não seria cômodo ele aceitar a alienaçâo já que é um dos beneficiados com ela? Por isso, Donnie Darko é muito mais perturbador..."

Outro exemplo: Pense na "clássica" cena em que ele fala "I made a new friend today" e a psiquiatra questiona: "Real or Imaginary?" Ele responde: "Imaginary...".
Será que uma psiquiatra diante de um garoto "louco" faria essa pergunta? E porque ele responde isso?
Sim, Donnie Darko é complexo e muuuuito interessante, ao menos na minha opinião. smiley1.gif [/quote']

Sobre adolescentes revoltados e reclusos como Donnie Darko já existem montes. Seria Donnie Darko um Holden Caulfield dos anos 80?smiley36.gif

eu não sei porque, mas isso é mais uma interpretação sua. NADA contra o filme, por sinal eu esqueci de citar o Frank, que embora suas ações sejam "desvendáveis", ele age misteriosamente e tudo com um propósito, mesmo que seja algo "nobre" como salvar o universo (ou dois) do cataclismo do universo tangente...

Link to comment
Share on other sites

 

O que é que o Donnie Darko fez de interessante para ser categorizado como complexo?

 

Não acredito que está perguntando isso' date=' Rubysun, diante de um ser absolutamente fãzóide a níveis dramáticos como eu... smiley36.gif Bom, vamos lá...uma amostra de porque Donnie Darko é um personagem extremamente complexo. Veja como uma cena muito simples do filme pode revelar isso (e também porque a mãe dele é uma personagem complexa): Spoilers: Uma amiga me perguntou uma vez porque Donnie xinga a mãe no início do filme, a chamando de Bitch. Respondi mais ou menos assim: "Donnie xinga a mãe dele no início do filme...bom...o problema é que Donnie é revoltado com as coisas que vê acontecerem no mundo...as pessoas aceitam as coisas sem questionar o que de fato significam, só porque outras disseram que é bom...isso é propagado através da mídia (o papel de Jim Cunninghan), da alienação e moralismo das gerações anteriores (o papel da professora e da linha do "medo" que ela faz no quadro negro), das escolas, enfim, de tudo o que você tem contato. isso é tão grave que , se tomarmos o exemplo brasileiro, vemos que até hoje as classes dominantes nos nossos países são as mesmas. A gente não luta por nossos direitos porque a imagem da justiça é a de que não vai adiantar...o processo vai ficar enrolando até ser esquecido em uma gaveta... é essa alienação das pessoas que Donnie não suporta. E conseguir questionar as estruturas básicas da sociedade significa não conseguir sobreviver nela, pelo grande número de armas que ela usa pra manter essa estrutura de alienação...ele passa a questionar simplesmente tudo. E a revolta quando vê que "abrir os olhos" das pessoas não leva a uma mudança da postura delas (simplesmente porque é difícil demais mudar) frustra tanto ele que passa a não conseguir mais agir como uma pessoa comum. Isso explica a reação de Donnie quanto a mãe. Logo no início você observa a passividade dela mediante circunstâncias comuns do dia a dia, a manutenção de uma certa elegância falsa em seu andar, falar e agir (note a reação dela quando Donnie a chama de Bitch, mantendo sempre uma certa compostura). isso lembra aquele negócio do "fingir estar sempre tudo bem", mesmo que não esteja...Donnie fica tentando uma reação da mãe, uma saída pra sua revolta...um sinal de que há alguém diante daquela compostura falsa que questiona, mas está sufocada demais pra agir. Não é que ele não gosta da mãe...ele não suporta a alienação dela...e isso reflete em raiva... Bom, Richard Kyle foi muito inteligente em colocar um personagem como esse pra refletir esses pensamentos...note bem que Donnie é um rapaz de classe média em uma época de ótimo desempenho econômico norte americano, branco, boa pinta (sabe aquela parte em que a professora manda a futura namorada de Donnie sentar perto do rapaz mais bonito da sala? é justamente pra frisar essa característica dele), note que, assustadoramente chegamos a conclusão de que ele não faz parte de nenhum grupo discriminado pela sociedade...o questionamento é...porque então diabos ele age assim???? Não seria cômodo ele aceitar a alienaçâo já que é um dos beneficiados com ela? Por isso, Donnie Darko é muito mais perturbador..." Outro exemplo: Pense na "clássica" cena em que ele fala "I made a new friend today" e a psiquiatra questiona: "Real or Imaginary?" Ele responde: "Imaginary...". Será que uma psiquiatra diante de um garoto "louco" faria essa pergunta? E porque ele responde isso? Sim, Donnie Darko é complexo e muuuuito interessante, ao menos na minha opinião. smiley1.gif [/quote']

 

Sobre adolescentes revoltados e reclusos como Donnie Darko já existem montes. Seria Donnie Darko um Holden Caulfield dos anos 80?smiley36.gif

 

eu não sei porque, mas isso é mais uma interpretação sua. NADA contra o filme, por sinal eu esqueci de citar o Frank, que embora suas ações sejam "desvendáveis", ele age misteriosamente e tudo com um propósito, mesmo que seja algo "nobre" como salvar o universo (ou dois) do cataclismo do universo tangente...

 

Não, ele é um pouco diferente dos outros adolescentes...e se diferencia de todos os personagens do filme...

 

Ah, é claro que isso é mais uma interpretação minha, a maioria dos personagens que gosto são, eu sou meio esquizo, vc sabe, né? smiley36.gifsmiley1.gif

 

Ah, Frank não é tão complexo não...ele é meio esquisito, mas acho que é mais uma pessoa com uma missão, digamos...Mr. Scofield2006-5-27 13:21:4

Link to comment
Share on other sites

  • Members

o Frank pode não ser complexo, até disse que ele é facilmente decifrável, mas as coisas que ele fez nos levam a questioná-lo... Com Donnie é diferente, ele gera uma identificação maior, e os atos dele parecem ser claros como água, pelo menos pra mimsmiley1.gif.

Link to comment
Share on other sites

o Frank pode não ser complexo' date=' até disse que ele é facilmente decifrável, mas as coisas que ele fez nos levam a questioná-lo... Com Donnie é diferente, ele gera uma identificação maior, e os atos dele parecem ser claros como água, pelo menos pra mimsmiley1.gif.[/quote']

 

Entendi seu ponto de vista sim... smiley1.gif Nesse sentido concordo, mas não acho que por serem claras as intenções de Donnie no filme (pra mim não são, pelo menos na totalidade - vide comentário esquisitão que fiz anteriormente - tive que pensar bastante...e percebi que me identifico mais com ele do que imaginava...) ele não seja um personagem complexo (muito pelo contrário) ou interessante. Acho que Frank não foi muito explorado para conhecermos bem o personagem, daí não o acho muito complexo, mas é só uma opinião, claro.

 

smiley17.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

o Frank pode não ser complexo' date=' até disse que ele é facilmente decifrável, mas as coisas que ele fez nos levam a questioná-lo... Com Donnie é diferente, ele gera uma identificação maior, e os atos dele parecem ser claros como água, pelo menos pra mimsmiley1.gif.[/quote']
Entendi seu ponto de vista sim... smiley1.gif Nesse sentido concordo, mas não acho que por serem claras as intenções de Donnie no filme (pra mim não são, pelo menos na totalidade - vide comentário esquisitão que fiz anteriormente - tive que pensar bastante...e percebi que me identifico mais com ele do que imaginava...) ele não seja um personagem complexo (muito pelo contrário) ou interessante. Acho que Frank não foi muito explorado para conhecermos bem o personagem, daí não o acho muito complexo, mas é só uma opinião, claro.
smiley17.gif

entendi agorasmiley1.gif...

Todos os personagens de Platoon

não sei, mas acho que essa condição reserva-se ao personagem de Willem Dafoe, os propósitos dele são normais, é até um personagem comum, mas a atuação do Dafoe é muito boasmiley32.gif. Tom Berenger é o milico clássico, só que com uns toques "maquiavélicos" a mais. O personagem de Charlie Sheen nada mais é que um jovem marine que se transforma na guerra. Minha opinião...

Esqueceram de outro (acho que o Batgody não apareceu por aqui), que também tem propósitos claros, mas suas ações te revelam um jeito muito peculiar, e você nunca sabe quais os verdadeiros propósitos dele: Michael Corleone. De filho de imigrante à militar. De militar à herói de guerra. De herói de guerra honrado à gângster. De gângster à mafioso impiedoso. Com atuação impecável do Pacinosmiley4.gif.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O soldado Witt, de Além da Linha Vermelha, tem a trajetória mais interessante na história, e aliás é o motivo pelo qual eu gosto tanto do filme. Ele é extremamente contemplativo e humano, tendo que participar duma guerra analizada sob um ponto de vista impressionista.

Outro que eu vi recentemente que eu achei demais tb, Luis Molina, personagem do William Hurt em O Beijo da Mulher-Aranha.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou ser sincero' date=' ruby... Você sempre questiona minhas colocações, todavia, isso só contribui para a minha formação. Afinal, argumentação é o indício de uma mente capacitada.[/quote']

É para isso que estamos aqui, não acha? smiley1.gif

De fato.. smiley17.gif

Hum.. Mais alguns:

- V ("V de Vingança")

- HAL 9000 ("2001: Uma Odisséia no Espaço". Pode não ser um personagem propriamente dito, mas.. =])

- Scarlett O'hara ("... E o vento levou")

- Bassânio ("O Mercador de Veneza")

- David Spritz ("O Sol de Cada Manhã". Pode não ser complexo, mas é MUITO interessante)

- Madelaine ("Um Corpo que Cai")

Link to comment
Share on other sites

A propósito' date=' onde encontro esse Donie Darko para comprar em DVD? Alguem pode me ajudar? [/quote']

 

Procure em:

 

 

 

www.cdpoint.com.br ,foi lá que eu achei a versão do diretor pra comprar (que não existe no Brasil) e tem a de 2001 (essa com legendas em português) também, mas é um site meio caro, ainda mais que está fora de catálogo...     smiley1.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

---Doctor Strangelove (Peter Sellers) em Doutor Fantástico

---Alex DeLarge (Malcom MacDowell) em Laranja Mecânica

---HAL 9000 (Douglas Rain) em 2001: Uma Odisséia no Espaço

---Jesse (Ethan Hawke) em Antes do Amanhecer/Antes do Pôr-do-Sol

---Celine (Julie Delpy) em Antes do Amanhecer/Antes do Pôr-do-Sol

---Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers) em Match Point

---Travis Bickle (Robert DeNiro) em Taxi Driver

---Gollum/Smeágol (Andy Serkis) na Trilogia do Anelltrhpsm2006-7-31 2:2:28

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Evie e Tracy

(Thirteen)

 

A explicação pra ela é simples: hormônios. smiley36.gif Mas falando sério, tentar entender o que se passa na nossa cabeça nessa idade é impossível.

Acrecentando mais dois:

Ingrid Magnussen - Deixe-me Viver

E já que personagens de série tão valendo - Irina Derevko - Alias

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...