Jump to content
Forum Cinema em Cena

Dúvidas Sobre o Universo de Tolkien


Renato
 Share

Recommended Posts

  • Replies 145
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

pergunta idiota' date=' a raça dos homens, especialmente o povo de númenor, podem fazer magia??? [/quote']

Bem, a título de curiosidade Tolkien não gostava do termo "magia" que, para ele, denotava poderes místicos ou algo do tipo. Até em SDA há uma parte em que Galadriel repreende Sam quanto a isso. Para Tolkien cada raça tinha determinadas habilidades, naturais ou fruto do conhecimento, chamadas "subcriatividade". Para um humano, certas coisas feitas pelos elfos pareciam magia; mas na realidade eram tanto magia quanto se um homem das cavernas visse um homem moderno criar fogo com ajuda de um isqueiro.

 

Voltando ao assunto. Numenorianos não faziam "magia", mas seus anos de proximidade com os Valar e elfos os ensinaram certos truques. Por isso suas habilidades eram bem superiores às dos homens que viviam na Terra-média.  

 

Ué' date=' só porque voava era mais poderoso?

Glaurung era o pai dos dragões... mas essa é uma pergunta para o leoff...06
[/quote']

 

Falando no diabo... 06

 

Essa é uma pergunta difícil. Os dois dragões nunca se enfrentaram e há muita coisa sobre Glaurung e nada sobre Ancalagon (esse só é citado num parágrafo do Silma). A única certeza é que Smaug era bem mais fraco que eles. Dragões foram criados por Morgoth e receberam poder dele. Smaug, porém, nasceu depois da 1a. Era do cruzamento de outros dragões. Logo o poder de seus pais foi parcialmente diluído nele. Cada geração era mais fraca que a anterior e por isso há dragões posteriores a Smaug que não voavam ou soltavam fogo (como Scatha, citado nos apêndices de SDA).

 

Glaurung foi o primeiro da espécie, um ensaio digamos. E Gandalf disse uma vez que "nem o fogo de Ancalagon seria capaz de derreter o Um Anel". Por isso suspeito que Ancalagon, o último grande dragão criado por Morgoth, era o mais aprimorado e poderoso deles. Mas é uma suposição apenas. 
leoff2006-12-02 16:13:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nazgûl eram reis, guerreiros e feiticeiros humanos, geralmente de povos mais ao leste da Terra-média onde a influência dos elfos e valar era menor e, claro, a de Sauron era maior. Muitos acham que os anéis foram feitos para corromper todas as raças, mas isso é errado. O alvo de Sauron era os elfos, que fizeram com sua ajuda os anéis. Mas elfos perceberam o truque de Sauron e se recusaram a usá-los. Em resposta Sauron guerreou para recuperar esses anéis e os distribuiu aos anões e homens. Os anões, porém, foram feitos por Aulë depois de Morgoth ser um grande inimigo e, por isso, os fez resistentes a seu mal. Dessa forma os anéis não os corrompiam, só aumentava sua ganância por riquezas. Assim, só sobraram os humanos para serem corrompidos como nazgûl. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Essa é a pergunta que não quer calar

De acordo com varios desenhos de John Howe ele retrata os Balrogs como seres alados com asas de morcego

 

Na minha opinião eles tem asas sim

 

 

 

 

eu tb acho, soq as asas são pequenas e el naum pode voar hehehe 02

 

outra pergunta (meio filosofica maio porraloca)02:

 

ja q J. R. R. Tolkien falava q o mundo da Terra Média era o nosso em uma época remota, nós descendemos de quem, dos Drúedain primitivos, ou dos homens???
Link to comment
Share on other sites

  • Members

recentemente eu comprei o livro O contos inacabados e tinha uma parte que citava sobre a espada de Turumbar a lamina negra de Brethil

eu nunca tinha ouvido falar dela uma parte dizia assim"ate Glaurung ira teme-la" o que ela tinha de tão poderosa e qual sua origem?

 
Aule2006-12-18 19:29:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os homens atuais descenderiam dos... homens de antigamente. Númenorianos ou não. Os drúadan também são Homens também, mas não parecem ter sobrevivido ao passar do tempo nem contribuído para a descendência da humanidade.

 

Aulë, só sabe-se que essa espada foi feita de um meteoro negro que caiu na TM, por isso tinha propriedades estranhas. Ela até seria dotada de consciência pois fala com Túrin pouco antes dele se suicidar. O elfo que a fez (não lembro o nome) era particularmente sinistro, meio mau, por isso conhecido como "O Negro". Acho que de alguma forma isso foi passado à essência da espada, pois Túrin foi aconselhado a não aceitar a espada, que apesar de prodigiosa não traria grandes recompensas ao dono.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

eu sei que eu devo ta parecendo xato com tanta pergunta mas eu quero fazer mais 2 perguntas

 

O cajado de Gandalf tem algum tipo de poder ou é uma simples bengala de apoio como ele mesmo disse

 

Ontem eu estava vendo uma cena da versão extendida do senhor dos aneis era a parte em que o rei dos bruxos tem o seu encontro com Gandalf e este e jogado no chão pelo nazgûl e não pode se levantar.

 

Chega de enrolação e ai vai a pergunta: como pode um maia ser derrotado por um espectro mesmo sendo o rtei dos bruxos

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Os homens atuais descenderiam dos... homens de antigamente. Númenorianos ou não. Os drúadan também são Homens também' date=' mas não parecem ter sobrevivido ao passar do tempo nem contribuído para a descendência da humanidade.

[/quote']

 

ah ta o drúadan seriam mais como Neandertais hehehe
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

eu sei que eu devo ta parecendo xato com tanta pergunta mas eu quero fazer mais 2 perguntas

 

O cajado de Gandalf tem algum tipo de poder ou é uma simples bengala de apoio como ele mesmo disse

 

Ontem eu estava vendo uma cena da versão extendida do senhor dos aneis era a parte em que o rei dos bruxos tem o seu encontro com Gandalf e este e jogado no chão pelo nazgûl e não pode se levantar.

 

Chega de enrolação e ai vai a pergunta: como pode um maia ser derrotado por um espectro mesmo sendo o rtei dos bruxos

 

 

 

Não há muita coisa sobre o cajado dos magos, mas é consenso que não possuem poder. Serviriam mais para canalisar o poder natural dos istari.

 

Eu devo ser um dos poucos que acham que o Rei Bruxo derrotar Gandalf não é um absurdo. E diga-se não vejo ninguém reclamar de uma mulher e um hobbit derrotar um espectro do anel.

 

Conhece a história de Davi e Golias? Ou viu o jogo entre Inter e Barcelona? Pois é, nem sempre o mais forte ganha. E isso é particularmente forte em Tolkien por uma razão: o fato de ter grande poder não se reflete necessariamente em maior vantagem física. Fulano pode ser um maia ou vala poderossísimo mas nem por isso pode lançar raios pelas mãos ou algo do tipo. Numa luta física o nível dos adversários fica nivelado por baixo.

 

Há varios casos de seres mais fortes derrotados ou quase por adversários inferiores. Morgoth quase perdeu uma luta para Fingolfin e perdeu um pé no processo. Sauron, na forma de um lobo enorme, perdeu uma luta para o cão Huan.

 

No caso da luta entre Gandalf e Rei Bruxo há algo que Tolkien só revelou em cartas. Os espectros não eram grandes lutadores mas o Rei Bruxo havia sido "anabolizado" com poderes de Sauron para a luta em Pellenor. E diferente de Gandalf ele era um guerreiro nato. Uma luta entre os dois não seria tão fácil para Gandalf.   
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi essa cena de O Retorno do Rei e não gostei muito, talvez por eu ser um fã do Gandalf ou talvez porque eu lembrava dessa cena no livro e não esperava que fosse diferente, provavelmente foram as duas coisas.

 

No livro, no fim do capítulo "O Cerco de Gondor", o portão de Gondor se parte e o rei dos bruxos entra. Então, diz no livro, que somente Gandalf ficou ali com Scadufax, que era o único entre os cavalos livres da terra capaz de suportar o terror do rei dos bruxos. Mesmo do rei dos bruxos falar e erguer sua espada em chamas Gandalf continua sem se mexer. Por isso não gostei de vê-lo cair no filme e Scadufax se assustar também. Sei que no livro os Rohirin chegam nessa parte e no filme eles chegam de uma maneira diferente, mas não gostei de ver o Gandalf caído sem nem ao menos retribuir o golpe.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • Members
É só clicaraqui
Só que eu já vou avisando de antemão eu não consegui muita coisa aí' date=' tem uns textos bem massas só que não dá para copiar...
[/quote']

 

 

Um truque: selecione o texto com o mouse e clique no menu Editar > Copiar do seu browser! E cole o texto no Word!

 

Então.. eu tinha assistido o 1o. filme milhares de vezes, mas não li o livro, e nunca consegui entender o começo: qdo a narradora dizia que os nove anéis tinham sido distribuídos para os reis dos homens, mas então mostrava os nove reis, mais os reis dos anões, mais os elfos, e então vinha a frase que o anel do poder controlava todos eles.. aí vendo que só os homens se curvaram à Sauron eu não entendia o que acontecia com os outros anéis.. mas parece que entendi sua explicação, Leoff...

 

E tb não entendi a cena de Galadriel, qdo ela "se põe a ser testada pelo anel" de Frodo.. ??? E pq ele deixou?

 

E tb a cena da água na bacia... qdo Frodo olha, ele tem aquelas visões... mas minha amiga, que leu o livro, disse que aquilo acontecia mesmo, de os Hobbits serem escravizados pelos Orcs.. mas se eles destroem "O anel", qdo aconteceu isso?

 

Saruman não podia derrotar os Ents?

 

Hobbits tem algum poder especial? Aquela cena em que Bilbo quase vira um "Gollum", foi por causa do anel ou pela própria raiva?

 

06

mutchas perguntas! hehehehe...

se alguém me responder pelo menos duas já tá bom!

Vlws!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Saruman pode sim derrotar os ents

Eu ñ sei se posso levar em consideração oq passa no filme mas nele mostra um orc tocando fogo num ent e se os outros ñ tivessem quebrado a represa eu axu q ele morreria

 

Pelo pouco q sei os hobbits ñ tem poderes magicos a ñ ser q estejão usando algum objeto

E o fato do Bilbo estar se transformando em Gollun e simples fato da convivencia dele com o Um Anel como aconteceu com o smeagol (axo q é assim q se escreve)

 

Essas foram as respostas para as perguntas q eu sei as outras eu num posso te ajudar

 

P.S. Se eu estiver errado me corrijam por favor
Aule2007-01-25 14:21:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E tb não entendi a cena de Galadriel' date=' qdo ela "se põe a ser testada pelo anel" de Frodo.. ??? E pq ele deixou?

[/quote']

 

Frodo deixou porque não entendeu o que estava acontecendo, o perigo da situação. E o que fazer contra uma poderosa elfa? O livro não explica muito sobre Galadriel, vc tem de ler O Silmarillion e o Contos Inacabados. Galadriel foi uma das líderes da rebelião dos elfos noldor, que fugiram de Aman para combater Morgoth. Galadriel, porém, tinha outras ambições: escapar do jugo dos Valar e se tornar rainha de um poderoso reino.

 

Quando Morgoth foi derrotado, Galadriel foi orgulhosa e se recusou a voltar para Aman, sendo por isso proibida de voltar a não ser que algum dia se redimisse. Eventualmente ela e o esposo Celebrimbor assumiram o reino de Lothlórien. Galadriel secretamente cobiçava o poder do anel, era tentada pelo seu poder. Afinal, com ele poderia fazer um grande reino élfico e estender o prazo de permanência dos elfos na Terra-Média, que estava acabando. E Frodo não só levou o Um Anel ao seu reino como também o ofereceu livremente a ela (daí o espanto dela no filme). Por pouco ela não pegou e acabou corrompida por seu poder.

 

Ao derrotar a tentação, ela abraçou a realidade de que seus dias como governante estavam acabados. Ou Sauron venceria ou Frodo destruiria o Um Anel, destruindo os poderes do anel de Galadriel, responsável por tornar Lothlórien um lugar parecido com Aman (só que dentro da Terra-Média). Galadriel sabia que tinha enfim se redimido e que seria perdoada pelos Valar, tanto que disse que "agora continuarei como Galadriel e poderei me dirigir ao Oeste (Aman)".  

 

 

E tb a cena da água na bacia... qdo Frodo olha' date=' ele tem aquelas visões... mas minha amiga, que leu o livro, disse que aquilo acontecia mesmo, de os Hobbits serem escravizados pelos Orcs.. mas se eles destroem "O anel", qdo aconteceu isso?

[/quote']

 

No filme, Frodo vê o que aconteceria SE ele falhasse. No livro, Sam (não Frodo, esse vê outra coisa) viu o que iria realmente acontecer no futuro: a escravização do Condado. No livro, após o fim do anel, há um capítulo chamado O Expurgo do Condado. Os hobbits voltam para casa para descobrir que, por vingança, Saruman e uns homens ocuparam o Condado e escravizaram a população. Os hobbits organizam uma rebelião e derrotam os homens. Saruman é morto por Grima Língua-de-Cobra e este é morto pelos hobbits. Na versão estendida de RdR há um fim parecido para estes dois, em contexto diferente (em Orthanc, logo no início do filme).

 

 

Aquela cena em que Bilbo quase vira um "Gollum"' date=' foi por causa do anel ou pela própria raiva?

[/quote']

 

Do anel. Uma licença poética, digamos, para mostrar que o anel o havia corrompido.
leoff2007-01-26 09:05:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah, obrigada leoff! Eu acho que não especifiquei a cena do Bilbo q comentei, mas acho que a resposta é a mesma.. é na hora que Frodo chega em Rivendel e Bilbo vai vestir o manto Mithril nele ( é asim? ).

 

Da Galadriel, eu tinha entendido mais ou menos assim, ma sachei meio absurdo ele oferecer O anel à ela, vendo que nem Gandalf q é bonzinho poderia pegá-lo...
Lucy.Ling2007-01-28 02:45:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members

agora só falta achar uma ossada elfica 0206

Indique a um amigo

Imprimir

rosinha.jpgA hobbit Rosinha - Nome de flor ela tem

Encontrada ossada de Hobbit

A descoberta foi feita por antropólogos na Indonésia - é uma fêmea

30/01/2007

Durante uma viagem à Indonésia em 2003, a equipe do antropólogo Dean Falk, da Universidade da Flórida, encontrou os vestígios ósseos de uma fêmea adulta que, pelos cálculos, viveu na mesma época da evolução do Homo Sapiens. A diferença é que ela media um metro de altura e seu cérebro tinha um terço do tamanho normal da espécie.

Falk a relacionou cientificamente com os Homo Floresiensis, denominados assim em homenagem à ilha onde a encontraram, Flores. Mas a apelidou de Hobbit.

A Hobbit virou celeuma no meio científico. Muitos acreditam que ela é uma anomalia na linha evolutiva do homem, pois supostamente sofre de microcefalia, uma doença rara que afeta o tamanho do crânio e impede o cérebro de crescer. Falk diz que a Hobbit não é doente - comparou-a com dez crânios microcéfalos e constatou que ela tinha o cérebro saudável. Seu nanismo é marca registrada dos extintos floresiensis, diz ele.

A disputa continua. E a dúvida agora alcança o meio nérdico. Seriam os Hobbits de J.R.R. Tolkien, aqueles humanóides diminutos que o escritor criou no universo de O Senhor dos Anéis, floresiensis ou microcéfalos?

(o)gradecimento: Rafael Teixeira

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...