Jump to content
Forum Cinema em Cena

Dúvidas Sobre o Universo de Tolkien


Renato
 Share

Recommended Posts

  • Replies 145
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

HAHaHaAHAHahAHAhAha....

 

Desculpe, mas foi engraçado!!! Assim, foi uma surpresa boa. genial.. mas engraçada! 06

 

.. ou quem sabe achar esqueletos de...orcs!!! 02

 

Mas já pensou se logo aparece outra reportagem dizendo "Encontrada a outra metade da mulher que 'supostamente' era anã! Ela foi cortada ao meio por uma lâmina gigante de uma dungeon - diz o pesquisador."

 


Nhahnanhahnahnahna!! 06
Lucy.Ling2007-02-01 02:38:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aulë,o Bombadil é quase uma "zoeira" de Tolkien.

 

Ele não tem história, nem Tolkien faz menção de alguma relação de Bombadil com qualquer poder que tenha a ver com a Terra-média...

 

Ele não veio de lugar algum...e nem Eru tem a ver com isso(se tem, Tolkien não mencionou nunca em suas cartas abertamente).

 

O leoff sabe mais, ele pode falar.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Quem é Tom Bombadil ouvir dizer que ele é a reencarnação de Eru em Arda e de ond veio tanto poder que nem Sauron ousou desafialo?

Bombadil começou como um brinquedo de um filho de Tolkien quando este brincou com a idéia de fazer dele um personagem.

 

O Tom nada tem a ver com Eru. Nem seria tão poderoso assim. Sauron não o desafiou pelo mesmo motivo que ignorou os hobbits e o Condado: nem sabia que existiam.

 

Tolkien sempre quis fazer do personagem um mistério intencional' date=' por isso nunca respondeu nada sobre ele. O que não quer dizer que não soubesse o que era. Embora 98,5% dos fãs digam que não há resposta conclusiva eu diria que há. Numa carta, quando Tolkien considerava escrever SDA, ele perguntou a um amigo se "Tom Bombadil, o espírito das florestas de Oxford, poderia ser o personagem principal". [A tradução veio de cabeça mas é por aí'].

 

Ora, isso diz muito. Oxford é onde Tolkien trabalhou e morou boa parte da vida, onde seria o Condado nos dias de hoje. Em seus livros há casos de espíritos de lugares (tipo Caradhras, a montanha que barrou a Sociedade do Anel), alguns até que encarnaram numa forma física (a Aranha-mor do Silmarillion, que era encarnação do Vazio).

 

Então Tom seria o espírito de uma região da Terra-média, próxima ao Condado (onde mora Tom), que ganhou consciência quando da criação de Arda. Por isso Tom diz estar na TM há mais tempo que Morgoth e os Valar.

 

Fruta D'Ouro, a "filha do rio", também deve ser um espírito encarnado. De um rio próximo. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Quem é Tom Bombadil ouvir dizer que ele é a reencarnação de Eru em Arda e de ond veio tanto poder que nem Sauron ousou desafialo?

Bombadil começou como um brinquedo de um filho de Tolkien quando este brincou com a idéia de fazer dele um personagem.

 

O Tom nada tem a ver com Eru. Nem seria tão poderoso assim. Sauron não o desafiou pelo mesmo motivo que ignorou os hobbits e o Condado: nem sabia que existiam.

 

Tolkien sempre quis fazer do personagem um mistério intencional' date=' por isso nunca respondeu nada sobre ele. O que não quer dizer que não soubesse o que era. Embora 98,5% dos fãs digam que não há resposta conclusiva eu diria que há. Numa carta, quando Tolkien considerava escrever SDA, ele perguntou a um amigo se "Tom Bombadil, o espírito das florestas de Oxford, poderia ser o personagem principal". [A tradução veio de cabeça mas é por aí'].

 

Ora, isso diz muito. Oxford é onde Tolkien trabalhou e morou boa parte da vida, onde seria o Condado nos dias de hoje. Em seus livros há casos de espíritos de lugares (tipo Caradhras, a montanha que barrou a Sociedade do Anel), alguns até que encarnaram numa forma física (a Aranha-mor do Silmarillion, que era encarnação do Vazio).

 

Então Tom seria o espírito de uma região da Terra-média, próxima ao Condado (onde mora Tom), que ganhou consciência quando da criação de Arda. Por isso Tom diz estar na TM há mais tempo que Morgoth e os Valar.

 

Fruta D'Ouro, a "filha do rio", também deve ser um espírito encarnado. De um rio próximo. 

 

Tudo se resume em Tom É 03
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • Members
Aulë' date=' só sabe-se que essa espada foi feita de um meteoro negro que caiu na TM, por isso tinha propriedades estranhas. Ela até seria dotada de consciência pois fala com Túrin pouco antes dele se suicidar. O elfo que a fez (não lembro o nome) era particularmente sinistro, meio mau, por isso conhecido como "O Negro". Acho que de alguma forma isso foi passado à essência da espada, pois Túrin foi aconselhado a não aceitar a espada, que apesar de prodigiosa não traria grandes recompensas ao dono.[/quote']

 

Maldito Tolkien!1111

Roubou minha idéia0606

 

Caramba, o que eu faço agora??
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Leozeras

 

Estagiário

 

 

 

 

 

Registrado em: Ontem

 

Status: Offline

 

Respostas: 1

 

 

 

"Tópico: Dúvidas!

 

    Enviada Ontem as 18:06

 

Gente, me explica 3 coisas:

 

-Em quantos dias desde a chegada de Gandalf no condado até a coroação de Aragon? Já fundi a cabeça pensando nisso...

 

Outra: Como o Golun entra em Moria seguindo o anel, se a entrada para Moria tinha sido completamente destruida por aquele monstro na água que parecia uma lula gigante cheio de tentáculos?

 

Porque todos querem o anel para ter o poder e qdo Frodo o usa apenas desaparece?! Eh pq ele eh covarde e só quer ter o poder de sumir?!

 

Valew!"

 

 

 

A primeira eu não sei, a segunda e a terceira é minha opinião pessoal:

 

O Gollum viveu muito tempo no escuro, e ele tinha grande facilidade em camuflar-se e esconder-se... ele seguia a sociedade a dias, ante isso eu vejo duas possibilidades... primeira ele poderia ter entrado quando todos estavam destraídos, consequentemente antes de todos, e ter se escondido lá dentro, ou pode ter entrado depois, pouco antes de desabar. Na segunda, eu acho é porque em parte ele não tinha total consciencia do poder que carregava, ou havia muita bondade nele e pouco apego ao anél (que seria a fome de poder)

 

Repito, minha opinião, não sei se é realmente o que se deu.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais uma questão para o Leoff.

 

Estava pesquisando pelo orkut quando me deparei com uma questão que até então não havia me tocado: O Olho de Sauron, no livro é um olho como se mostra no filme ou não? Que forma Sauron possui no livro?

 

O livro não descreve o olho tal qual vemos no filme. Mas a figura de linguagem é muito forte. Dizem que Tolkien sempre foi muito cuidadoso com as palavras. O que então seria O Olho no livro? Ele vem sempre na letra maiúscula, e sempre vem de Barad-dur. Tem um trecho, na entrada do Orodruin que Sam olha para a janela de Barad-dur e vê um olho vermelho lançar suas luzes.

"Durante um momento fugaz, como se emitida de alguma grande janela incomensuravelmente alta, cortou o céu, ao norte uma chama vermelha, o faiscar de um olho penetrante; depois as sombras se adensaram de novo e a terrível visão foi removida. O Olho não estava voltado para ele..."
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois de pedidos tão gentis difícil recusar ajuda. 03

 

1) Estou sem minha cópia de SDA. O tempo da chegada do Gandalf até a coroação está nos apêndices.

 

2) Esse lance do Gollum engana muita gente. Tem de ler os famosos apêndices. Gollum não estava seguindo a Sociedade nem entrou por aquele portão de Moria. Anos após perder o Anel, Gollum criou coragem para procurá-lo mas foi parar perto de Mordor e foi capturado. Sauron o libertou porque pressentia que o levaria até o Anel e pôs orcs a segui-lo. Gollum, para escapar, se escondeu em Moria entrando pelo portão do Leste, por onde a Sociedade acabaria fugindo do Balrog. Gollum teve a sorte de cruzar toda Moria e encontrar a Sociedade e o Anel. Foi a partir daí que começou a segui-la. 

 
leoff2007-03-27 22:08:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

3) Frodo ficava invisível porque não tinha capacidade para controlar o anel. O ficar invisível era uma habilidade menor do anel, que o levava para o "unseen", o mundo espiritual. Quem viveu em Aman, como Sauron, vivia nos dois mundos, visível e unseen. Sauron não ficava invisível porque já vivia nos dois mundos. Mas Frodo não.

 

4) O Olho de Sauron é uma metáfora para seu poder de vigilância. Aquilo visto nos filmes é uma licensa poética para retratar visualmente o olhar atento dele. Sauron já havia recuperado seu corpo após ser morto por Elendil e Gil-Galad, embora tenha levado muito tempo. Gollum o viu e até descreveu que não tinha o dedo decepado por Isildur onde ficava o Um. O Olho de Sauron é algo mais recente, da Terceira Era. Sauron capturou um dos palantírs, o de Osgiliath, e o deturpou. Com ele, Sauron podia observar grandes distâncias e vigiar seus inimigos. Galadriel diz que Sauron constantemente tentava observar Lórien e ela tinha de resistir à sua vontade.
leoff2007-03-27 22:07:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não acho. Sauron em sua forma física não tem o menor apelo da forma que SDA foi construído. Tanto que Tolkien optou só por citar Sauron, deixando-o sem aparecer, como se fosse uma encarnação do mal. (De fato foi isso mesmo que Tolkien disse sobre Sauron). Acho que o PJ mudou significamente mas para melhor.

 

Aquela imagem do Olho é muito mais poderosa do que um Sauron em seu trono dando ordens para os orcs. Aliás foi Tolkien, na parte em que Frodo e Sam estão perto da Montanha da Perdição e Aragorn está no Portão Negro, quem criou a metáfora do grande olho sobre Barad-Dûr, como um farol, que de repente volta sua atenção para o Portão Negro quando Aragorn o chama para a guerra. PJ tomou emprestado essa metáfora e a tornou real no filme. Eu gostei.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não acho. Sauron em sua forma física não tem o menor apelo da forma que SDA foi construído. Tanto que Tolkien optou só por citar Sauron' date=' deixando-o sem aparecer, como se fosse uma encarnação do mal. (De fato foi isso mesmo que Tolkien disse sobre Sauron). Acho que o PJ mudou significamente mas para melhor.

 

Aquela imagem do Olho é muito mais poderosa do que um Sauron em seu trono dando ordens para os orcs. Aliás foi Tolkien, na parte em que Frodo e Sam estão perto da Montanha da Perdição e Aragorn está no Portão Negro, quem criou a metáfora do grande olho sobre Barad-Dûr, como um farol, que de repente volta sua atenção para o Portão Negro quando Aragorn o chama para a guerra. PJ tomou emprestado essa metáfora e a tornou real no filme. Eu gostei.
[/quote'] Concordo leoff.

 

Gostei e achei mais contundente e emblemático apenas as citações sobre Sauron e a questão do ocultar  sua presença física.

 

No começo de SDA foi arrasador, e explorar a sua imagem mais do que isso, diminuiria a mágica da coisa.

 

Imagine que clichê absurdamente desgastado seria mostrar Sauron em seu trono dando ordens a Orcs.Mas eu lembro agora(nada a ver) do Conan no filme "Conan, o destruidor", sentado em seu trono.Se PJ mostrasse Sauron mais ou menos assim, seria legal, mas não explorar clichês.

 

Agora, acho que visualmente o "Grande Olho" não convence.E tbm acho que PJ mostrasse  menos o Olho e acentuasse ainda mais o mistério(no filme) em torno do espírito de Sauron, ficaria melhor.Tipo, apenas o fato de mencionarem o nome Sauron e o que significa, já seria o suficiente para deixar todo o público muito intrigado, a ponto de "venerar" o seu terror.
Garland2007-03-28 14:14:35
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Não sabia onde postar essa bizarrice, então vou postar aqui...

O cùmulo do fazoidismo!0706

 

Pais tentam batizar filho com nome do elfo Lehgolaz no Paraná

MARI TORTATO
da Agência Folha' date=' em Curitiba

Os pais dizem que o pequeno Lehgolaz já responde aos seus chamados, mas aos três meses de vida a criança nascida em Castro (153 km a oeste de Curitiba) ainda não existe oficialmente por falta de registro de nascimento. Funcionários do cartório de registro civil da cidade tentam sem sucesso convencer os pais, Arielly e Cristiano Aparecido da Costa, a desistir do nome incomum.

Divulgação

Orlando%20Bloom%20interpreta%20Legolas%20na%20trilogia%20cinematográfica%20O%20Senhor%20dos%20Anéis

Orlando Bloom interpreta Legolas na trilogia cinematográfica "O Senhor dos Anéis""Não quero mudar o nome e vou fazer de tudo para registrar esse mesmo", afirma Arielly, 18. Lehgolaz (pronuncia-se Légolas) é o nome de um dos elfos (gênios da mitologia escandinava) da trilogia ''O Senhor dos Anéis", livro de J. R. R. Tolkien, que virou filme.

"[Escolhi ele'], primeiro, porque o personagem [no cinema] é representado pelo ator mais bonito do filme (Orlando Bloom) e também pelo significado do nome, que quer dizer 'o grande protetor'", diz.

Funcionário de uma revendedora de carros na cidade, o marido, Cristiano, 23, apóia a escolha. ''É um nome que a gente gosta. Não acho estranho e vamos insistir nele''. Ele também viu os três filmes, leu o livro e virou fã do elfo.

Nesta terça-feira, Arielly assinou um requerimento ao juiz da Vara de Registros Públicos para que autorize o registro do nome. O resultado sai em dois ou três dias.

O oficial de registro civil de Castro Robert Jonczyk diz que o cartório não recusou o nome. ''Apenas orientamos os pais a refletir sobre o nome, com o único propósito de proteger a criança de exposição ao ridículo e à chacota no futuro''. Foi o cartório que apresentou à mãe o requerimento ao juiz.

A lei federal 6.015 afirma que "os oficiais do registro civil não registrarão prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores" e prevê que a Justiça seja acionada para dirimir conflitos.

Habituado a registrar nomes de origem holandesa devido à comunidade na cidade, o oficial diz que mesmo a grafia pretendida pelos pais é controversa. Até a polêmica de Lehgolaz, ele diz que o nome estranho mais recente que atendeu foi Axl (inspirado em Axl Rose, do Guns'n'Roses). Ele conta que conseguiu fazer com que o pai desistisse do nome.

Já o pai de Lehgolaz diz que não pensa em desistir e afirma que ''também há lei que diz que o filho pode mudar o nome, quando crescer, se achar que é inconveniente''. ''Agora a vontade que vale é a nossa.'' Arielly já admite dar ao filho o nome de Romeu, mas só se Lehgolaz não sensibilizar nem o juiz.

 

De onde essa louca tirou que o significado do nome é esse???09
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Tenho uma boa pergunta para o Leoff. Essa é uma dúvida que não encontro resposta expressa no Simarillion, ou então deixei escapar.

 

Como fica definido quem são os reis dos elfos? Tem um capítulo, Da chegada dos noldor e do cativeiro de Melkor que fala alguma coisa de Finwë e Olwë, que eles seriam os primeiros reis e que deles vieram Finogon, Fingonfin, Feänor e tudo mais... quem nomeou esses caras de reis? Por que eles eram os reis?

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...