Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Mito da Caverna


Forasteiro
 Share

Recommended Posts

  • Members

Sobre o livro "A caverna" de José Saramago:

"A caverna é uma história de gente simples: um oleiro' date=' um guarda, duas mulheres e um cão muito humano. Esses personagens circulam pelo Centro, um gigantesco monumento do consumo onde os moradores usam crachá, são vigiados por câmeras de vídeo e não podem abrir as janelas de casa. É no Centro que trabalha o guarda Marçal. Era para o Centro que seu sogro, o oleiro Cipriano, vendia a louça de barro que fabricava artesanalmente na aldeota em que vive - agora, os clientes do Centro preferem pratos e jarros de plástico. Sem outro ofício na vida, Cipriano perde a razão de viver. E a convite do genro, muda-se para o Centro, essa verdadeira gruta onde milhares de pessoas se divertem, comem e trabalham sem verem a luz do sol e da lua. Enquanto isso, embaixo dos diversos subsolos, os funcionários do Centro descobrem uma estranha caverna. Driblando a vigilância, Cipriano consegue entrar lá dentro. O que descobre é aterrador. Nesta versão moderna do mito da caverna de Platão, José Saramago faz uma apresentação sutil da face cruel do mundo capitalista e tecnológico. smiley32.gifsmiley32.gifsmiley32.gif

[/quote']

Eu já ouvi falar desse livro, vou pegar pra ler. O mais impressionante do Mito da Caverna é que se pode aplicá-lo a praticamente qualquer situação vivida pela sociedade hoje, quase 2500 anos depois de Platão.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Verdade' date=' o Maurício simplificou a alegoria de maneira brilhante.smiley32.gif

[/quote']tirando que na versão original o filósofo é assasinado pelas pessoas da caverna em vez de agradecerem a ele como na tirinha...


Hmmm...então gostei mais da versão original, Veras... smiley15.gif


o original é muito interessante...
essa morte do filósofo no final foi uma analogia à morte de sócrates, que teve que beber cicuta por de ser obrigado a negar sua teoria... preferiu morrer a ir contra sia ideologia... "a sociedade mata aquele que veio para mostrar a verdade"

É verdade, mas aí ficaria estranho, já que a idéia do Maurício era adaptar o mito pras crianças. E exatamente essa parte que ficou de fora é das mais interessantes. Representa a idéia de que não queremos ser libertados, de que protegemos a ilusão, protegemos a nossa visão distorcida e ignorante das coisas. Como disse o Morpheus`, "todos que estão presos à Matrix são seus inimigos, pois farão de tudo para proteger o sistema". O que também é evidenciado quando aquele careca entrega o Morpheus para poder voltar à ilusão, quando ele diz a melhor frase do filme: "a ignorância é uma benção".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara...esse texto eh mto bom...mas peguei raiva dele por causa do meu professor aviadado de filosofia smiley36.gif

 

Mas Platão sempre tem algo relevante a dizer smiley2.gif

Raiva bem infundada a sua ....arghhh..

Ô  se era...

Nada contra as bibas, mas aquele lá enchia o saco...Cheio dos gestos e frescuras...parecia que tava atuando, ou fazendo uma coreografia smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara...esse texto eh mto bom...mas peguei raiva dele por causa do meu professor aviadado de filosofia smiley36.gif

 

Mas Platão sempre tem algo relevante a dizer smiley2.gif

Raiva bem infundada a sua ....arghhh..

Ô  se era...

Nada contra as bibas' date=' mas aquele lá enchia o saco...Cheio dos gestos e frescuras...parecia que tava atuando, ou fazendo uma coreografia smiley36.gif

[/quote']

o legítimo pavão smiley36.gif.

Ao contrário de vc, acho que essa foi uma das poucas coisas relevantes que Platão teve pra dizer. Vide "A República" smiley11.gif.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara...Platão tem muita coisa que pode ser aproveitada....Tem aquela obra (que me falta o nome agora), que ele fala das diferenças entre os filósofos e os sofistas cara....Uma das raivas que tenho do meu professor é que ele não se comportava como filósofo, mas como um sofista, fazendo muito alarde e espetáculo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara...esse texto eh mto bom...mas peguei raiva dele por causa do meu professor aviadado de filosofia smiley36.gif

 

Mas Platão sempre tem algo relevante a dizer smiley2.gif

Raiva bem infundada a sua ....arghhh..

Ô  se era...

Nada contra as bibas' date=' mas aquele lá enchia o saco...Cheio dos gestos e frescuras...parecia que tava atuando, ou fazendo uma coreografia smiley36.gif

[/quote']

o legítimo pavão smiley36.gif.

Ao contrário de vc, acho que essa foi uma das poucas coisas relevantes que Platão teve pra dizer. Vide "A República" smiley11.gif.

O Mito da Caverna é narrado na República.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Cara...esse texto eh mto bom...mas peguei raiva dele por causa do meu professor aviadado de filosofia smiley36.gif

 

Mas Platão sempre tem algo relevante a dizer smiley2.gif

Raiva bem infundada a sua ....arghhh..

Ô  se era...

Nada contra as bibas' date=' mas aquele lá enchia o saco...Cheio dos gestos e frescuras...parecia que tava atuando, ou fazendo uma coreografia smiley36.gif

[/quote']

o legítimo pavão smiley36.gif.

Ao contrário de vc, acho que essa foi uma das poucas coisas relevantes que Platão teve pra dizer. Vide "A República" smiley11.gif.

O Mito da Caverna é narrado na República.

 

além do mito da caverna, platão tb fala muito sobre a superiorodade dos filósofos em cima dos sofistas.... tudo isso n'A República.

 

o problema de platão foi discípulo Aristóteles... que além de discordar dele o tempo todo, ainda foi responsável pela manuntenção do machismo no mundo.

veras2006-6-15 15:45:21

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

O mito da caverna constitui um dos problemas fundamentais da teoria do conhecimento. As atribuições que definem o conhecimento são propriedade do objeto ou do observador? O conhecimento abstrai-se a partir de um objeto real ou a partir de uma idealização do que pensamos ser real em nossas próprias mentes? Surge a partir da experiência ou aparece na mente, fonte única do conhecer?

 

 

 

Diferentes correntes filosóficas respondem estas perguntas com exemplos plausíveis e muito interessantes. Platão lançou o problema e muitos filósofos a partir de então tentam resolvê-lo. Tentem também vcs... Qual a fonte do conhecimento? O objeto ou a mente?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...