Jump to content
Forum Cinema em Cena
rubysun

Roteiro e Edição

Recommended Posts

Bom, não sei se esse tópico vai ser ignorado, visto que essa seção está às moscas no fórum. Mas vamo lá.

Já cheguei a perguntar quais são os méritos da edição e cá estou eu de novo a questioná-los. Elogiam bastante a montagem de "Amnésia", pela narrativa não-linear. Mas não seria um mérito do roteiro narrar os acontecimentos daquele jeito (pra quem não conhece o filme, ele narra os fatos do último acontecimento até o primeiro) e não da montagem?

Elogiam bastante a "edição alucinada" dos Irmãos Coen. Mas, essa edição alucinada não é um mérito do roteiro?

Cá está a minha pergunta, sobre a montagem. Como todos sabem, as sequências são filmadas não linearmente, e para montá-las é só seguir o roteiro ou ter um bom editor? "Amnésia" é um primor de roteiro ou de edição?

o diretor além de coordenar os atores, coordena todas as operações durante a filmagem: os movimentos de câmera, palpita na direção de arte, na fotografia, até na trilha ou no roteiro. Ele visualiza a cena. Se você for filmar alguém cometendo assassinato ele tem a opção de comecar a cena pelo assassino ou pela vítima. Ele pode fazer o assassino fumar um charuto logo em seguida do homicídio, conotando uma certa frieza pro personagem. Ele mais ou menos, vê o filme na cabeça antes de filmar. O diretor também cuida do ritmo e da velocidade da história...

Sobre roteiro e montagem... interessante que aqui no CeC, os montadores tem mais posts que os roteiristas... Amnésia, bom roteiro ou bem montado?

Ambos. A edição pode, sim, aprimorar muito um roteiro mediocre, mas não faz milagre. No caso de Amnésia - e de muitos outros filmes que possuem uma narrativa não-linear - os méritos são de ambos. Certamente o resultado final não é exatamente o que estava escrito no roteiro. O montador muitas vezes aponta sugestões e novos caminhos na edição do filme para o diretor, e isso pode interferir (e muito) no resultado final, com até mesmo exclusão de certas cenas ou a inclusão de uma narrativa diferenciada (montagem paralela) para conferir mais dinâmica no filme. Claro que tudo isso qdo montador e diretor trabalham em sintonia. Por isso de muitas vezes os diretores trabalharem sempre com os mesmos montadores (Scorsese com Thelma Schoonmaker, por ex.) ou tentarem entre vários até acertar o tom certo (Meirelles parece ter mandado uma media dúzia para casa em O Jardineiro Fiel, hehehe).

Espero ter ajudado =)

Cá está a minha pergunta' date=' sobre a montagem. Como todos sabem, as sequências são filmadas não linearmente, e para montá-las é só seguir o roteiro ou ter um bom editor? "Amnésia" é um primor de roteiro ou de edição?[/quote']

Mas as preocupações da montagem não são só relacionadas à estrutura da história, mas do corte de plano pra plano; esse nível mais específico é tão importante quanto o grande esquema.

Roteiros não descrevem planos, ou cortes de plano pra plano. Isso é da direção e da montagem.

então um roteiro pode ser modificado pelo diretor? até mesmo as partes mais essenciais?

Sim. Só tem que ser semelhante o suficiente à obra adaptada para contar ainda como uma adaptação.
SisterJack2006-12-18 01:20:39

cinefila03. Boa tarde!

então um roteiro pode ser modificado pelo diretor? até mesmo as partes mais essenciais?

Sim, é inclusive inevitável às vezes, acredito que um bom diretor não estraga o roteiro e um excelente diretor o melhora.

T+!

Considero a edição de Cidade de Deus primorosa! O encaixe das cenas é perfeito. Há uma harmonia ímpar entre a narrativa e o visual.

Outra edição excelente é de Caiu do Céu. O uso de uma fotografia diferenciada para narrar flashbacks, bem como a construção e desconstrução de imagens como joguinhos infantis foi uma ótima sacada, muito bem contextualizada dentro do filme. Brilho Eterno então...imagens que praticamente falam sozinhas. A justaposição de cenas é um verdadeiro desafio para os menos detalhistas, mas vira um jogo muito inteligente para quem conseguir acompanhá-la.

Perdoem minha ignorância, mas:

edição=montagem?

Montagem não seria encaixar as partes soltas do filme e edição seria mexer no aúdio, cortar algumas cenas, utilizar alguns métodos de imagem, etc.?

Off: Seção às moscas.bern@rdo2007-04-23 21:21:59

Sim, edição = montagem.

Todo esse processo que vc discorreu faz parte da montagem do filme. Não é exagero quando muitos cineastas dizem que o filme nasce mesmo na sala de edição. É ali que vc dá forma ao seu filme.

Sim' date=' edição = montagem.

Todo esse processo que vc discorreu faz parte da montagem do filme. Não é exagero quando muitos cineastas dizem que o filme nasce mesmo na sala de edição. É ali que vc dá forma ao seu filme.
[/quote']

Valeu por me responder.

Sobre Amnésia (Memento), acho mais mérito do roteiro e da direção. Li parte do roteiro e até onde vi está lá tudo bem detalhado, bem amarrado, descrito nos menores detalhes (inclusive os flahbacks, que as pessoas costumam atribuir somente à Edição).  Se bem que não li todo e não lembro se aquele era o tratamento final.

Parece que nos extras do DVD eles colocaram o filme inteiro com a montagem convencional (do incio para o fim) e dizem que o resultado continua sendo ótimo.

Pra ficar nos filmes recentes, acho que 2 filmes que se apóiam bastante na edição são Guerra ao TerrorO Ultimato Bourne.

Sall2010-12-28 15:06:46

Eu também nunca entendi isso:

O mérito do Filme Amnésia vai para a direção de christopher Nolan, mas a função do diretor não é a de coordenar os atores para que fique parecido com o roteiro?

Isso é muito confuso...

É o diretor que escolhe quais cenas que vem primeiro e escolhe os atores?

E qual é a função de ter as câmeras descritas no roteiro, se o diretor sempre ganha o mérito?

Me expliquem por favor...