UA-130521384-1 Jump to content
Forum Cinema em Cena
Sign in to follow this  
ltrhpsm

Bolão do Oscar 2014

Recommended Posts

Provavelmente o Oscar mais previsível dos últimos anos. Acertei 19 das 21 categorias de longas. E as 2 categorias que errei, errei por teimosia, pois os vencedores eram os favoritos:

1 - Filme - 12 Anos de Escravidão
2 - Direção - Alfonso Cuaron (Gravidade)
3 - Ator - Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)
4 - Atriz - Cate Blanchett (Blue Jasmine)
5 - Ator Coadjuvante - Jared Leto (Clube de Compras Dallas)
6 - Atriz Coadjuvante - Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão)
7 - Roteiro Original - Ela
8 - Roteiro adaptado - 12 Anos de Escravidão
9 - Animação - Frozen
10 - Efeitos Visuais - Gravidade
11 - Edição de Som - Gravidade
12 - Mixagem de Som - Gravidade
13 - Fotografia - Gravidade
14 - Edição - Capitão Phillips (fiquei o tempo todo confuso entre Capitão Phillips e Gravidade. No último momento optei pelo filme do Greengrass)
15 - Direção de Arte - O Grande Gatsby
16 - Figurino - O Grande Gatsby
17 - Maquiagem - Clube de Compras Dallas
18 - Trilha Sonora - Gravidade
19 - Canção - Let it Go (Frozen)
20 - Filme Estrangeiro - A Grande Beleza (Itália)
21 - Documentário - O Ato de Matar (sabia que o favorito era "A Um Passo do Estrelato", no entanto, estava achando minhas apostas tão previsíveis, que resolvi arriscar em alguma categoria: e essa foi a escolhida. Achava que a Academia surpreenderia a todos em alguma coisa, mas não foi o que aconteceu)

Pessoal,

Mais uma vez, peço desculpas pelo enorme e injustificável atraso. Em breve (no mais tardar, amanhã à noite) disponibilizarei a planilha completa para download (com os palpites de todos os usuários), de modo que cada um possa conferir suas apontas e a contagem dos pontos. O arquivo também servirá como 'registro' desta nossa brincadeira para a posteridade do fórum, hehe.

Pretendo fazer um material legal e que poderá ser aproveitado nas próximas edições do Bolão, mesmo se o organizador for outro: a ideia é ter um só arquivo Excel com as planilhas das duas etapas e a "home" com o resultado final. Aos poucos, também pretendo automatizar os cálculos de cada etapa através das fórmulas disponíveis. Já adiantei boa parte; para finalizar o arquivo e disponibiliza-lo no 4shared, porém, preciso da planilha da primeira etapa, a qual só tenho em casa.

No entanto, sem mais delongas, divulgo os resultados de nosso Bolão:

Classificação da 2ª etapa:

1. Dinhow - 155 pontos;

2. Sync - 150 pontos;

3. Tássio - 145 pontos;

4. BrunoP - 140 pontos;

5. matheuspulp - 135 pontos;

6. Tiago Ribeiro - 125,75 pontos;

7. ToninhoJoker - 125 pontos;

8. throdo - 123,55 pontos;

9. studioworks - 121,75 pontos;

10. ltrhpsm - 95 pontos.

Acertos (exatos e percentuais) da 2ª etapa:

1. Dinhow - 21 (100%);

2. Sync - 20 (95,24%);

3. Tássio - 19 (90,48%);

4. matheuspulp - 18 (94,74%);

5. BrunoP / Tiago Ribeiro / throdo - 18 (85,71%);

8. ToninhoJoker - 17 (89,47%);

9. studioworks - 16 (76,19%);

10. ltrhpsm - 10 (90,91%).

Comentários:

- Apenas três usuários (studioworks, Tiago Ribeiro e throdo) valeram-se da distribuição percentual entre os indicados em seus palpites da segunda etapa. Em um ano tão previsível, não compensou fazer isto, já que o aproveitamento dos demais foi altíssimo.

- O "se" não leva a lugar nenhum, mas, se tivessem apostado 100% nos filmes que colocaram com mais chances (isto é, tivessem feito como os demais usuários), as pontuações destes três usuários seria a seguinte:

studioworks - 130 (8,25 pontos a mais);

Tiago Ribeiro - 140 (14,25 pontos a mais);

throdo - 125 pontos (1,45 ponto a mais).

- Apenas para fins de comparação na contagem dos 'acertos', considerei como 'palpite' destes três usuários o indicado com maior percentual na categoria. Exemplo: o throdo deu 24% de chances para "12 anos de escravidão" em melhor filme, logo levou 4.8 pontos - no entanto, coloquei como 'erro' na categoria, já que colocou como primeiro colocado (isto é, filme com maior probabilidade de vitória) "Gravidade".

- O usuário Dinhow acertou TODOS os palpites da segunda etapa, quiçá um feito inédito em todas as edições do Bolão.

- A categoria com mais erros foi documentário: três usuários não previram a vitória de "20 feet from stardom", inclusive o usuário studioworks não colocou nenhum ponto percentual de chance para o filme.

- Os usuários matheuspulp e ToninhoJoker esqueceram-se de apostar em duas categorias: canção e documentário. Já eu me esqueci de enviaros palpites por aqui e fiz apenas as apostas de 11 categorias no GoldDerby (que enviarei como 'comprovante') na próxima postagem.

Classificação final:

1. Tássio - 270,64 pontos;

2. Sync - 266,64 pontos;

3. Dinhow - 261,64 pontos;

4. BrunoP - 256,31 pontos;

5. matheuspulp - 252,64 pontos;

6. ToninhoJoker - 240,64 pontos;

7. Tiago Ribeiro - 238,06 pontos;

8. studioworks - 235,39 pontos;

9. ltrhpsm - 212,64 pontos;

10. throdo - 123,55 pontos.

PARABÉNS AO TÁSSIO!

Aliás, os três primeiros colocados tiveram excelentes desempenhos por razões distintas e merecem congratulações. Tássio venceu a primeira etapa com boa vantagem e manteve um ótimo aproveitamento na segunda para garantir a vitória final. Sync foi muito bem nas duas etapas (4o e 2o), conseguindo o vice-campeonato. Por fim, Dinhow foi brilhante ao acertar todos os ganhadores do Oscar e pular do último (1a fase) para o terceiro lugar (final).

Por outro lado, ltrhpsm e matheuspulp foram bem na primeira etapa, mas não apostaram em todas as categorias na segunda e acabaram caindo na classificação final. Já throdo participou apenas da segunda etapa, mas não teve um rendimento de destaque em um ano tão equilibrado por alto.

Agradeço a todos os usuários pela participação e que venha o Oscar 2015!

Poxa, fui tão bem na etapa final, saltei do último lugar pro Top 3, se tivesse feito a fase um com mais calma talvez pudesse ter ido melhor.

Mas que bom que o resultado saiu hahahahahah

Abraços e que venha o Bolão 2015 !!

GANHEI!!!!! 

Finalmente!

Já tinha sido vice em 2012. 

E realmente mando bem sempre na 1ª etapa: dos últimos 4 bolões aqui do fórum, saí em 1º após a primeira etapa em 3 oportunidades (2011, 2012 e agora em 2014). Parece que prever os indicados (e não os vencedores) é a minha especialidade.

No ano passado, em 2013, é que fui péssimo. Após a primeira etapa saí em 3º e me arrisquei bastante nos vencedores e caí pra 9º no final.