Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tim Burton


Travis Bickle
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Tim Burton?  

93 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Tim Burton?

    • Os Fantasmas se Divertem
      7
    • Batman - O Filme
      10
    • Edward Mãos de Tesoura
      45
    • Ed Wood
      21
    • Marte Ataca!
      3
    • O Estranho Mundo de Jack
      6
    • A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
      11
    • Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
      20
    • A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
      17
    • A Noiva Cadáver
      6
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Members

Ja vi todos, menos Pee Wee (juro que tentei!) e Ed Wood. Marte Ataca! eu so vi no cinema, entao nao me lembro de muita coisa.

 

Mas o melhor mesmo eh Batman. Eh uma das melhores adaptacoes de HQ de super-herois para o cinema, alem de ser um filme nostalgico.

Vejamos:

1-Batman - o retorno OP
2-Batman - o filme 5/5

 

Yeeeeeeahhh!!!

 

1616161616

10. Ainda acho o primeiro filme superior a O Retorno' date=' mas os dois sao muito bacanas.

 

Ja estou com saudades daqueles arranca-rabos que teimam em denegrir os Batmans de Burton. Mas eh soh esperar para o lancamento de The Dark Knight que os fanzoides/nerds voltam a atacar novamente.

 

Os fãzóides da HQ discordam de vc... eles preferem a dupla Nolan-Goyer com suas falas 'vc está no inferno e eu sou o diabo' ou então 'belo carro, hein?' ou ainda 'belo casaco'...

Sim. Foi exatamente isso que prejudicou o filme. Cenas tensas, como a luta no trem ou a perseguicao ao batmovel, poderiam ter sido melhor aproveitadas sem aquelas piadinhas mediocres inseridas ("Belo veiculo", na traducao da legenda do DVD). E ainda tem gente que reclama das tiradas hilarias dos filmes de Burton. Mas ainda gosto do filme de Nolan, que esta no mesmo nivel de qualidade do filme de 1989.

 

E Cillian Murphy como o Espantalho eh... bizarro. Para nao dizer pessimo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas a visao dele do Batman foi estranha demais e' date=' gracas a Deus, tiraram ele do caminho do Superman. [/quote']

 

Burton não é um cara normal, logo sua visão do morcego não poderia ser a mais convencional... Quanto ao Superman, tiraram ele e colocaram o Singer que encontrou um veículo perfeito para projetar a sua boiolagem... Realmente, a mudança foi ótima...

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mesmo com todos os problemas de Superman Returns, a versao do Singer é anos-luz melhor do que Tim Burton tinha em mente.

 

Pelo menos Singer fez um filme do Superman...o que Burton queria fazer era qualquer coisa MENOS um filme sobre o filho de Krypton.

 

Até hj nao vi roteiro melhor do que o do Kevin Smith. Uma pena que nao escolheram essa estoria para o retorno do superman, mas dos males o menor.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tim Burton vai ter sempre credito comigo por causa do Estranho Mundo de Jack. Mas a visao dele do Batman foi estranha demais e' date=' gracas a Deus, tiraram ele do caminho do Superman. [/quote']

 

Concordo com vc. Só não foi pior do q a de Joel Schumacher. E de uma certa forma, foi bom q o terceiro e principalmente o quarto filme tenham se transformado em desastres, pq isso fez com q resolvessem começar do zero, ignorando tbm os dois primeiros.

 

Quanto a Tim Burton, ele está perdoado. Se eu não o odeio por causa de Planeta dos Macacos, q é muito pior, não posso odiá-lo por causa de Batman.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mesmo com todos os problemas de Superman Returns' date=' a versao do Singer é anos-luz melhor do que Tim Burton tinha em mente.

Pelo menos Singer fez um filme do Superman...o que Burton queria fazer era qualquer coisa MENOS um filme sobre o filho de Krypton.


[/quote']

 

Como vc pode afirmar com tanta certeza que é anos luz melhor? Burton nem chegou a fazer o filme! O que havia eram idéias, conceitos e tais aspectos podem ser alterados no decorrer da produção.

 

Acho temerário fazer tal afirmação justamente pq ela está baseada em idéias e não num filme feito, acabado e lançado. É como eu ficar imaginando como Kubrick dirigiria A.I. no lugar de Spielberg sendo que um deles está MORTO...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como posso afirmar com tanta certeza de que a visao do Burton era um lixo perto do que Singer fez? Olhe isso:

Tim Burton e Jon

Petes estavam determinados a apresentar um Super-Homem desfigurado e irreconhecível

aos olhos de qualquer fã. Peters considerava o uniforme azul e vermelho, o mais

tradicional e emblemático da história dos quadrinhos, muito alegre, muito

afeminado, e preferia trajes negros. Também achava que o herói não deveria

ter a habilidade de voar, pois detestara as cenas de vôo nos filmes anteriores,

não importando se é esta uma das habilidades mais conhecidas da personagem e

um sonho antigo da humanidade.

Demonstrando desprezo

pelos quadrinhos, Burton defendia o mesmo que Peters e chegou a definir sua

visão da personagem. Em vez de voar, o Super-Homem teria um Supermóvel. Burton

preferia o grande S estilizado da fase do herói com poderes elétricos, e apresentou

vários planos para o uniforme, alguns inacreditáveis, como uma roupa transparente

que deixaria visíveis os órgãos internos do Super, e uma armadura negra de aparência

alienígena, cruzando Edward Mãos-de-Tesoura com um borg de Jornada nas estrelas.

Os fãs de Burton - óbvio - aprovaram tudo.

 

E o pior é que

as ignomínias não param por aí. Para o papel de Super-Homem, Peters queria Sean

Penn, pelos seus olhos de assassino e o carisma de um animal enjaulado;

qualidades (?) inerentes ao último kryptoniano, sob a ótica distorcida do produtor.

Quando o papel

foi transferido para Nicolas Cage, Peters continuou a série de impropérios.

Afirmou que ser um estranho e sentir-se renegado são a essência do Super-Homem,

e que, por isso, Cage interpretaria bem o lado alienígena do Super. Burton,

por sua vez, asseverou, em entrevista a uma rádio do Texas, que seu objetivo

era trabalhar um inexistente lado mais sombrio e homicida do Super-Homem,

e esperava que Cage estivesse à altura do desafio.

Embora a escolha

de Nicolas Cage para o papel título do filme cause estranheza e nunca tenha

agradado aos fãs do herói, é importante dizer que o ator foi um dos maiores

oponentes de Burton nos bastidores, combatendo suas idéias esdrúxulas e exigindo

o uniforme tradicional e o poder de vôo.

Por mais que o filme pudesse ter alguns aspectos alterados no decorrer da producao, fica bem claro (baseado nessas ideias e conceitos) que Burton nao sabe NADA sobre o Superman...

 

Sendo assim reafirmo: a versao do Singer, apesar dos problemas, esta a anos-luz do que Burton tinha EM MENTE.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Concordo com vc. Só não foi pior do q a de Joel Schumacher. E de uma certa forma' date=' foi bom q o terceiro e principalmente o quarto filme tenham se transformado em desastres, pq isso fez com q resolvessem começar do zero, ignorando tbm os dois primeiros.

 

Quanto a Tim Burton, ele está perdoado. Se eu não o odeio por causa de Planeta dos Macacos, q é muito pior, não posso odiá-lo por causa de Batman.
[/quote']

 

A 'visão' de Joel Schumacher não difere muito da de Singer para Superman Returns... Ambos fizeram seus filmes em que um tom homossexual pululou para fora da tela, com a diferença de que Singer é mais sutil.

 

E outra: prefiro mil vezes as 'estranhices' de Burton do que a abordagem para adolescentes americanos dummies de Begins com as piadinhas fora de lugar já citadas e a aulinha dispensável de Sociologia Moralista dada pela Katie Holmes numa demonstração inequívoca de que Nolan quis 'mastigar' o contexto de sua história já que seu público - que ele deve presumir ser BURRO - não entenderia se ele deixasse tudo isso mais subentendido.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Superman de Singer tem tom homossexual?

 

Caramba... essa foi forçada hein? So porque o diretor é homossexual assumido?

 

A visao de Shcumacher foi totalmente baseada na série tosca de Batman e Robin. Foi péssimo para o Homem-Morcego, mas pelo menos se manteve fiel a alguma coisa.

 

A visao que Burton tinha para o Superman nao so nao era fiel ao personagem como poderia ter sido feita para qualquer outra coisa que ele quisesse, menos para o azulao.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O Superman de Singer tem tom homossexual?

Caramba... essa foi forçada hein? So porque o diretor é homossexual assumido?

 

Reveja o filme e veja toda a importância que Singer dá à virilidade de seu protagonista' date=' coisa que Donner e cia. evitaram totalmente nos filmes antigos.

A visao de Shcumacher foi totalmente baseada na série tosca de Batman e Robin. Foi péssimo para o Homem-Morcego, mas pelo menos se manteve fiel a alguma coisa.

 

A versão de Schumacher é fiel só ao seriado... E o seriado é fiel a quê? As HQs?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

(de novo) Nao estou comparando filmes, até porque nao existe a versao do Burton. Estou dizendo apenas que o que ele tinha em mente era bisonho.

 

O Omelete é bastante hostilizado aqui neste forum... um fato estranho... nao me recordo de outro site de entretenimento ser tao atacado em qualquer outro lugar.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu acho que quem esta dando importancia à virilidade do personagem nao é o Singer...

 

Sobre a fidelidade do seriado à HQ realmente nao tenho o que discutir. Estavam la os herois, os viloes e até os acessorios dos quadrinhos. Mas tb nao dá pra negar que a série era muito mais light, involuntariamente comica e carregada nas cores (uma novidade na epoca, explorada de maneira exagerada).

 

Shcumacher fez uma homenagem ao seriado (eu acho) que já era uma das piores coisas que ja fizeram com o Batman. Se o cara quis mesmo insistir nessa visao entao ficou claro que ele, assim como Burton x Superman, nao sabiam nada sobre o personagem.

 

Sobre o Batman do Burton, comecou errado com a escolha de Keaton, mas acertou deveras no Coringa de Nicholson. Entao passa raspando.

ChosenOne2007-04-25 12:36:26

Link to comment
Share on other sites

  • Members
(de novo) Nao estou comparando filmes' date=' até porque nao existe a versao do Burton. Estou dizendo apenas que o que ele tinha em mente era bisonho.[/quote']

 

Num primeiro momento sim... entretanto, não é raro suas bizonhices virarem excelentes filmes... Daí a curiosidade, já que Burton não é um Uwe Boll...

O Omelete é bastante hostilizado aqui neste forum... um fato estranho... nao me recordo de outro site de entretenimento ser tao atacado em qualquer outro lugar.

 

Pq será? Será que é pq o senso crítico deles é limitado à fidelidade de uma obra cinematográfica à sua fonte impressa como se um filme adaptado pudesse ser avaliado e julgado APENAS por este prisma? Será que é pq eles se lançam com fúria apressada em cima de idéias e conceitos de um diretor para um filme que nunca chegou a ser feito? É pra se pensar...  
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu acho que quem esta dando importancia à virilidade do personagem nao é o Singer...

 

Hmmmm... interessante colocação vindo de quem disse que Superman - O Filme é um lixo só por causa da sua cena final.

Sobre a fidelidade do seriado à HQ realmente nao tenho o que discutir. Estavam la os herois' date=' os viloes e até os acessorios dos quadrinhos. Mas tb nao dá pra negar que a série era muito mais light, involuntariamente comica e carregada nas cores (uma novidade na epoca, explorada de maneira exagerada).

[/quote']

 

Ora, os filmes de Burton também tinham os heróis, os vilões e até os acessórios das HQs...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nao é verdade. Ja li criticas dele sobre adaptacoes que nao seguem a cartilha de Sin City e 300 (onde cada quadrinho parece ter sido recriado de forma quase identica).

 

Eu acho sim que eles exageram na babacao de ovo. Eles nao sao criticos de cinema, sao fas. E na maioria das vezes esse lado fa atrapalha o julgamento.

 

Mas o proposito do site nao é ser como um cinema em cena. O negocio la é mais light, quase pueril eu diria...

 

Se alguem quer uma critica embasada, nao vai ser la que vai encontrar.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto :

 

O Estranho Mundo De Jack

A Noiva Cadáver

Peixe Grande E Sua Histórias Maravilhosas

A Fantástica Fábrica De Chocolates

Edward Mãos-De-Tesoura

A Lenda Do Cavaleiro Sem Cabeça

Planeta Dos Macacos

 

Não vi todos ainda , portanto ainda não voto na enquete . Mas os filmes acima estão em ordem de preferência .
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Hmmmm... interessante colocação vindo de quem disse que Superman - O Filme é um lixo só por causa da sua cena final.

 

 

Ora' date=' os filmes de Burton também tinham os heróis, os vilões e até os acessórios das HQs...
[/quote']

 

Nao so pela cena final. O filme é constrangedor em diversas outras cenas. Mas...cara... o que a virilidade do personagem (citada por vc) tem a ver com isso de girar a terra ao contrario para fazer o tempo voltar? 06 Voce mudou completamente o foco da argumentacao...

 

Sobre o Tim Burton, eu estava falando do conceito dele do Superman, e nao dos filmes do Batman. Vc esta confundindo.

ChosenOne2007-04-25 12:49:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sobre o Tim Burton' date=' eu estava falando do conceito dele do Superman, e nao dos filmes do Batman. Vc esta confundindo.[/quote']

 

A questão do Super é pacífica pra mim. Burton tinha idéias estranhas mas que não viraram filme e mesmo se tivessem virado, certamente muitas delas seriam alteradas para se encaixar no filme.

 

Meu comentário era sobre a fidelidade do seriado do Batman às HQs ao qual vc respondeu isso:

 

 

Sobre a fidelidade do seriado à HQ realmente nao tenho o que discutir. Estavam la os herois' date=' os viloes e até os acessorios dos quadrinhos. [/quote']

 

É disso que estou falando... os filmes do Burton tb tinham os heróis, os vilões, as gadgets, ou seja, também era fiel aos quadrinhos...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A maioria do pessoal aqui do do fórum não daria a mínima se Os X-Men não fossem mutantes, o Justiceiro defendesse ideais pacifistas, e o Superman tivesse 3 cabeças. 09

 

 

Peters considerava o uniforme azul e vermelho, o mais tradicional e emblemático da história dos quadrinhos, muito alegre, muito afeminado, e preferia trajes negros.

Concordo com a roupa preta, pq eu DETESTO os uniformes dos personagens de quadrinhos de super-heróis. A maioria dos fãs adora, mas eu os considero ridículos mesmo nos quadrinhos. Num filme, qnd gente de verdade aparece vestida com eles, é ainda pior.

 

 

Também achava que o herói não deveria ter a habilidade de voar, pois detestara as cenas de vôo nos filmes anteriores, não importando se é esta uma das habilidades mais conhecidas da personagem e um sonho antigo da humanidade.

O problema não seria os efeitos especiais, menos desenvolvidos naquela época do q são hoje? 

 

 

Em vez de voar, o Super-Homem teria um Supermóvel.

Não, obrigada. O Batmóvel e todas as Batranqueiras já são suficientemente ridículos.

 

 

Burton preferia o grande S estilizado da fase do herói com poderes elétricos, e apresentou vários planos para o uniforme, alguns inacreditáveis, como uma roupa transparente que deixaria visíveis os órgãos internos do Super, e uma armadura negra de aparência alienígena, cruzando Edward Mãos-de-Tesoura com um borg de Jornada nas estrelas. Os fãs de Burton - óbvio - aprovaram tudo.

Hein? 09 

 

 

E o pior é que as ignomínias não param por aí. Para o papel de Super-Homem, Peters queria Sean Penn, pelos seus olhos de assassino e o carisma de um animal enjaulado; qualidades (?) inerentes ao último kryptoniano, sob a ótica distorcida do produtor.
Isso aí provocou tantos risos em mim quanto as coisas q eu li sobre o Superman pré-crise. 06 06 06

 

 

Quando o papel foi transferido para Nicolas Cage (1), Peters continuou a série de impropérios. Afirmou que ser um estranho e sentir-se renegado são a essência do Super-Homem (2) e que, por isso, Cage interpretaria bem o lado alienígena do Super. Burton, por sua vez, asseverou, em entrevista a uma rádio do Texas, que seu objetivo era trabalhar um inexistente lado mais sombrio e homicida do Super-Homem, e esperava que Cage estivesse à altura do desafio.

1) não seria uma boa escolha. Ele não tem nada a ver com o personagem.

2) isso pode não ser trabalhado nos quadrinhos (não sei pq nunca li), mas faz sentido.

 

-------------------------------------------------------

 

Duas coisas q me irritaram em Batman Begins:

- Uma história de detetive combinaria melhor com Batman do q um filme de ação.

- Nem todo filme precisa ter romance (isso vale pra V de Vingança tbm, q teve seu final destruído).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E respondendo a pergunta:

 

Não sei. Só sei q aqui no fórum o preconceito e a hostilidade contra as pessoas q gostam de quadrinhos é muito grande.

 

Já consigo ver o pessoal enchendo a minha paciência qnd eu começar a reclamar de Watchmen (espero q não haja motivos pra reclamação, mas não estou confiante em relação a isso).

 

 

E voltando a falar de Tim Burton...

Qnd eu soube das filmagens de Stardust, fiquei um pouco triste pq ele não foi escolhido como diretor. Ele é a primeira pessoa em quem eu penso quando se trata de dirigir certas histórias de fantasia. Neil Gaiman e Tim Burton foram feitos um para o outro!

 

---------------------------------------------

 

Se um Supermóvel tivesse sido realmente criado para o cinema poderia ser o incrível Popemobile Go-Kart!
E existe em várias versões

 
Lucy in the Sky2007-04-25 14:23:35
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...