Jump to content
Forum Cinema em Cena

Copa do Mundo FIFA 2014 - Brasil


The Keymaker
 Share

Recommended Posts

  • Administrators

Falta muito e ainda nem começamos...

A FIFA SOBRE A COPA NO BRASIL: “Precisamos construir estádios, estradas, o sistema de telecomunicações, aeroportos e ver se há mesmo a capacidade suficiente em hotéis”

Três anos depois de dar a Copa de 2014 ao Brasil, a Fifa alerta que

falta muito ainda ao País para organizar o próximo Mundial. A entidade

deixou claro que, com o fim da Copa de 2010, passará a pressionar o

Brasil para acelerar as obras para a realização da competição. Muitas

das promessas sequer saíram ainda do papel, para o desespero da

entidade.

Nesta

segunda-feira, questionado se existiam problemas do Brasil para a

Copa, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, admitiu que sim.

“Temos alguns problemas sim”, disse. A lista do cartola, na realidade, é

longa e complexa. “Precisamos construir estádios, estradas, o sistema

de telecomunicações, aeroportos e ver se há mesmo a capacidade

suficiente em hotéis”, disse o dirigente.

Em

resumo, o recado da entidade é de que nada está em dia. Não há nem uma

definição sobre onde ocorrerão os jogos de abertura e semifinais, como

será a infraestrutura, quais aeroportos serão usados e nem sobre

garantias financeiras. Um membro do Comitê Executivo da Fifa admitiu à

Agência Estado que, se o Brasil não tivesse concorrido sozinho para

sediar a Copa, não teria vencido a disputa diante da falta de

planejamento.

Para a

Copa de 2018 e 2022, há na Fifa quem tenha a sensação de que os

candidatos estão mais preparados que o Brasil. Nos bastidores, o Brasil

vem sendo considerado pela entidade como um país tão problemático ou

até pior que a África do Sul para a realização da Copa. Antes do início

do Mundial, o presidente da entidade, Joseph Blatter, chegou a apontar

que “o Brasil não era um paraíso”, em um sinal de insatisfação com a

forma de lidar com a Copa pelos dirigentes e governos.

Em

maio, Valcke já havia alertado que os trabalhos no Brasil estavam

“impressionantemente atrasados”. Sua avaliação é de que o atraso chegava

a dois anos. Na quinta-feira, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira,

garantiu que essa não era mais a situação do Brasil e que as obras

estavam já em andamento. Mas alertou para a situação preocupante dos

aeroportos.

Na

sexta-feira, foi a vez do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacar

quem duvidasse do Brasil. Para ele, era “descabido” questionar se o

Brasil estaria pronto para a Copa, garantindo que investimentos seriam

feitos e que não faltaria aeroportos. Lula chegou a se irritar com o

questionamento. “Se o Brasil não tiver condições, garanto que volto da

África a nado”, disse.

Valcke,

que terá de tomar decisões sobre estádios e sobre o formato da

competição no Brasil, admite que o trabalho não será pequeno. “Vamos

trabalhar em todos esses assuntos”, garantiu. A Fifa havia prometido que

falaria de 2014 após o final da Copa de 2010. Mas, nesta

segunda-feira, um dia após a final do Mundial, o sentimento ainda era

de que não se deveria tratar do assunto diante do grande número de

polêmicas. A Fifa estava decidida a não permitir que jornalistas

brasileiros tomassem a conferência para falar de 2014. Vários

jornalistas do País que pediram a palavra simplesmente não foram

atendidos.

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,fifa-alerta-que-brasil-tem-de-melhorar-muito-por-mundial,580095,0.htm

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
sinceramente essa história de Morumbi já está virando uma palhaçada

a Fifa deveria escolher logo o Palestra Itália para a abertura paulista da copa de 2014

em 2014 o Palestra Itália vai estar funcionando conforme a Fifa recomendou

 

 

Seria o lógico. Mas sabe como é né: politicagem e intere$$es...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

narrador tem que ser parcial sim, foda-se. o galvão se esgoelando berrando "é tetra!" é um dos momentos mais altos da televisão brasileira. que nem aquela narração que mostraram dos espanhóis, ou o que o pedro ernesto denardin representa pra gauchada.

 

 

 

o cléber machado sei lá, ele é meio morto e disléxico, fora que fala quase tanta bosta que nem o galvão.

 

 

 

---

 

 

 

e essa fifa é muito ligeira. da hora é mandar construir um estádio de 500 mi em CUIABÁ pra sediar portugal x coréia e não gastar um puto com isso.

 

 

 

e outra coisa que dá pra ver: a fifa pegou e pegou no pé do morumbi e por enquanto tirou ele da copa. agora, o ricardo teixeira disse que tem problemas na arena da baixada. não vou me surpreender se começarem a implicar com o beira rio. não por acaso, os únicos estádios particulares no plano da copa.

 

 

 

mas se bobear o morumbi volta, pq o lula já chegou metendo pressão pra isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

narrador tem que ser parcial sim' date=' foda-se. o galvão se esgoelando berrando "é tetra!" é um dos momentos mais altos da televisão brasileira. que nem aquela narração que mostraram dos espanhóis, ou o que o pedro ernesto denardin representa pra gauchada.

o cléber machado sei lá, ele é meio morto e disléxico, fora que fala quase tanta bosta que nem o galvão.

[/quote']

 

Inclusive ele revelou em entrevista a Isto É que esse foi o momento mais vergonhoso profissionalmente da carreira dele06 Mas foi foda mesmo.

 

O cara tá ali pra empolgar, passar emoção... nisso, não vejo ninguém melhor que ele na TV aberta. Vi alguns do sportv, gostei de uns 2 mas não lembro os nomes pois foram poucos jogos que vi.

 

Dos principais narradores de futiba da TV aberta, minha preferência:

- Galvão Bueno

- Luis Roberto

- Téo José

- Cleber Machado (esse já tenho muitas restrições, os 3 de cima apenas algumas)

 

- Luciano do Vale (não gosto)

- Nivaldo Prieto (não gosto)

 

 

- Rogério Correa (esse é horrível... e o pessoal ainda reclama do Galvão)06

 

 

Não tenho canal fechado porque bancar 120 conto por mês apenas pra ver futebol é foda (é a única coisa q me interessa no canal fechado pois o resto, filmes/docs/séries/outros porgramas, eu encontro em DVDs ou na própria Internet).

 

 
Sall2010-07-16 19:48:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Graças a Deus faz mais de 10 anos que não sei o que é assistir uma partida de futebol com esse ser intragável chamado Galvan Bueiro. Não sinto saudades alguma do meu tempo de pobre que assistia apenas tv aberta.

 

Modéstia é para os medíocres como diria nosso saudoso amigo Angelo...06

 

Mas tá certo, Bronson...errado estou eu que mesmo tendo a chance de ver no SporTv, ainda consegue assistir na globo...0706

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Pois ontem tivemos uma pequena mostra de quanto estamos despreparados para essa Copa. Como devem saber Porto Alegre recebeu ontem a final da Libertadores, entre Chivas e as morangas vermelhas. Pois bem, a prefeitura , a EPTC(empresa de transito) e a brigada militar fizeram 1000 planejamentos e alegaram q já seria um primeiro teste para a copa. Pois falhamos miseravelmente no teste! A cidade parou! Saí mais cedo do trabalho e peguei um táxi pra casa pedindo ao motorista q fizesse o caminho mais longe do estádio. Mesmo assim levei mais do q o dobro do tempo q levo pra chegar em casa vindo de onibus. o transito virou o caos. Na medida em q se aproximava a hora do jogo, a coisa tornou-se dramática. O entorno do estádio congelou, ninguém andava mais. Caos absoluto. Estamos muuuuuuito longe do medíocre.. despreparo total... tá feia a coisa!! 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

Melhor notícia dos últimos tempos:

 

 

Fifa estuda acabar com

 

empates e prorrogação nas

 

Copas do Mundo

 

Joseph Blatter, presidente da entidade, diz que competição precisa ser mais atrativa e revela ideia de profissionalizar a arbitragem para o Mundial

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

A baixa média de gols da Copa do Mundo da África do Sul, de 2,26, deixou os dirigentes da Fifa preocupados. Nos últimos meses, a entidade realizou estudos e já admite acabar com os empates e com a prorrogação para tornar o Mundial mais atraente. A iniciativa se deve muito pela cobrança dos patrocinadores, que pretendem investir em um evento com um formato mais dinâmico. A informação é do jornal "O Estado de S.Paulo".

- Queremos uma Copa do Mundo mais atrativa. Na primeira fase, ninguém quer perder. Na Copa deste ano, tivemos seis partidas que terminaram sem gols. Temos que rever isso - afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

A ideia inicial da Fifa é que nenhuma partida do Mundial termine empatada. Com isso, os dirigentes estudam introduzir cobranças de pênaltis em todos os confrontos que teminem em igualdade também na fase de grupos. No momento mais agudo da Copa, a expectativa é que seja novamente testado o "gol de ouro". Assim, as equipes teriam mais iniciativa para chegar ao ataque. Porém, nem todos na entidade estão de acordo.

- Vamos discutir esse assunto - afirmou o dirigente.

Para se ter uma ideia, o Mundial da África do Sul teve a segunda pior média de gols, vencendo apenas a Copa da Itália, em 1990, que atingiu 2,21. Todas as mudanças seriam divulgadas de forma oficial pela entidade antes da competição em 2014, no Brasil.

_____________________________________

 

Sempre achei uma desvantagem do futebol em relação a outros esportes a possibilidade de o jogo terminar empatado (e pior, de o empate servir como bom resultado).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Perdão, Forasteiro, porém tenho de discordar integralmente. Proposta totalmente sem cabimento da FIFA que, desesperada com os péssimos resultados de "potências" do Velho Continente, quer arranjar um método e criando um "novo" futebol apenas para a Copa do Mundo.

 

 

 

Talvez por eu ser defensor dos fracos e oprimidos (cotista, haha), eu possa ter essa visão, mas eu acredito que o grande diferencial do futebol é permitir o empate. Já bastam os pontos corridos nos campeonatos nacionais, que tiram a graça do mata-mata (tudo em prol da "justiça" num eventos esportivo), como se dezenove rodadas não fossem suficientes! O legal no futebol é observar o duelo tático e técnico, quando um atacante supera uma equipe que vem com propósito defensivo. E, sinceramente, também faz parte do jogo saber se defender. O cenário atual, de um futebol muito mais estudado, com craques marcados e perseguidos pode ser desalentador para o espetáculo, porém não acredito que se deva alterar o regulamento para favorecer o time que, supostamente, já é superior. Oras, os que têm qualidade que superem as retrancas.

 

 

 

Independentemente desse viés ideológico sobre o futebol, a proposta apresentada nessa reportagem está muito superficial - pode até ser aprimorada -, pois, além de só valer para a Copa (por ser um torneio rápido e ter esse medo de derrotas elevado, fora a intenção de vendê-lo para o Mundo), a mera inserção de pênaltis no fim de cada partida continua fazendo com que as equipes prefiram o pênalti (é só ver jogo de mata-mata, confrontos são sempre travados e se na segunda partida, metade do segundo tempo, o resultado leva a decisão para os penais, as equipes tendem a aceitar isso). A volta do golden goal eu acho boba, por razão similar (empate nos noventa minutos continua existindo e sendo útil, fora que ainda há possibilidade de ir pros pênaltis -> na verdade, o gol-de-ouro só tende a deixar os times mais medrosos, só permitindo acabar as partidas mais cedo). Para fechar, boa parte dos jogos da segunda rodada foi legal e a terceira rodada foi emocionante em diversos grupos. Já imaginaram quão sem-graça seria chegar à terceira rodada só tendo de definir o líder de cada grupo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já seria um avanço também.

 

 

 

Sopa, não é um novo futebol, é apenas o futebol que na verdade ocupa a maior parte da Copa do Mundo (4 partidas no mata-mata contra 3 na fase de grupos). Não é nenhuma nova regra alienígena, é apenas a extensão de algo já existente (por sinal, presente nos jogos reconhecidamente mais importantes).

 

 

 

O segundo parágrafo quase pode ser usado em defesa do meu ponto de vista. Concordo que um time tem mais é que se virar pra quebrar a retranca do outro (mas odeio empate, então seria muito legal se esse mesmo time perdesse nos pênaltis), concordo que dezenove rodadas de pontos corridos são um saco, mas imagina um campeonato de pontos corridos onde não fosse possível ganhar 1 ponto? Onde você entra em campo com a certeza de que ou é a vitória, ou a derrota, sem meio termo. O gol de ouro então, eu acho genial. Brasileiro tem trauma por causa das olimpíadas, mas tem um fatalismo no gol de ouro que eu acho que tem tudo a ver com o futebol.

 

 

 

Sobre o final, foi mesmo, mas já pensou se todas as 3 rodadas fossem emocionantes? 1ª rodada sem graça é um fato, 3ª rodada só pra definir primeiro lugar já acontece, seria uma possibilidade da mesma forma como é hoje.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Agreed, Foras. Torcia pela Rússia (mais pela Seleção e pela curiosidade sobre o país) e pelos EUA ou Austrália, mas, lendo por cima, pareceu-me que as melhores propostas eram mesmo de Inglaterra e EUA ou, na pior das hipóteses, Espanha/Portugal e Austrália.

 

 

 

2026 a Copa não será na Europa nem na Ásia. Ou seja, EUA/Austrália tem boas chances, já que nossos vizinhos latinos parecem bem distantes de receberem uma Copa e não sei se eles arriscariam outro africando logo após o Qatar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Indiferente em relação aos países escolhidos para as sedes das Copas de 2018 e 2022, o fato é que essas novas fronteiras escolhidas pela FIFA são baseadas em "business, negócios, dinheiro, grana, cascalho", como queiram, se o nosso Brasil varonil tupiniquim de bosta pode sediar uma copa em cidades dominadas pelo tráfico de drogas e crime organizado, na selva amazônica entre outras, porque a gélida Rússia e os endinheirados do Qatar não podem?

 
Bronson2010-12-04 22:21:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Copa do Mundo no Brasil tá dando uma dor de cabeça danada, assim como já deu a dá Africa do Sul. Então é bem lógico de desta vez a FIFA vá aonde o dinheiro nasce em árvore e tenha como única preocupação contar as verdinhas. Até porque na próxima Copa vai ter o Teixeira pegando tudo pra ele...

 

Mas o importante é que 2014 é Brasil e 2018 é Rússia. Caipirinha com Vodka para comemorar!
Lucas2010-12-04 23:00:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa notícia: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/12/fifa-cogita-adiar-o-inicio-da-copa-de-2014-para-dar-descanso-aos-jogadores.html

 

 

 

Quase todos os maiores astros (Kaká, Robben, Iniesta, Rooney, Cristiano Ronaldo) chegaram quebrados à Copa do Mundo por culpa principalmente dos sonolentos torneios nacionais da Europa. Acho até pouco o descanso proposto, as seleções deveriam ter uns 60 dias pra se prepararem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Até que enfim a FIFA pensa seriamente numa mudança que alterará sensivelmente os rumos da Copa do Mundo. Tomara que vingue, até porque julho geralmente é o mês das férias no nosso país - apesar de que eu não tenho férias de meio-de-ano - e atrairia ainda mais o público. Por falar nisso, tomara que haja sensibilidade na cobrança dos ingressos para jogos de nível técnico razoável. Quero assistir a uma partida, mesmo que seja Qatar x Honduras.

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
  • Members

Da Veja Online:

 

 

 

"Copa do Mundo

 

São Paulo fecha novela de 2014 com cheque de R$ 420 mi

 

 

 

Prefeito sanciona a isenção fiscal para o Itaquerão, absorve metade da conta de um estádio privado e escreve o último capítulo do jogo de erros da sede paulista

 

 

 

Como em qualquer novela, o capítulo final não teve intriga nem desilusão - só festa, reconciliação e esperança, como se todos os percalços estivessem superados para sempre. Passados 780 dias desde que a Fifa anunciou que São Paulo seria uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira selou o final feliz da guerra que cercou a escolha do estádio paulista no torneio. Final feliz, diga-se, apenas para os ocupantes do palanque montado em Itaquera, na Zona Leste da cidade - o local que deverá receber a abertura do Mundial. Para os moradores da maior cidade do país, restou uma conta de 420 milhões de reais, além da dúvida sobre se a cidade será mesmo beneficiada pela realização da partida inaugural da Copa. "Não adianta procurar crise onde não existe", avisou Orlando Silva, o ministro do Esporte, encerrando dois anos de declarações desencontradas, troca de críticas entre autoridades e vários compromissos quebrados. "O estádio de São Paulo está resolvido", garantiu, em meio a aplausos da claque reunida no terreno vazio que, dentro de três anos, deverá ser ocupado pelo Itaquerão.

 

 

 

Além de Orlando Silva, participaram da cerimônia o governador Geraldo Alckmin, o presidente corintiano Andrés Sanchez e o prefeito Gilberto Kassab, que sancionou o projeto de lei que concede a isenção fiscal para o estádio. Aplaudido de pé ao discursar, Kassab se mostrou emocionado. "Estamos contribuindo para a alegria do povo brasileiro e para o desenvolvimento da Zona Leste", empolgou-se. A chance de dar um novo fôlego à região - que, com quase quatro milhões de habitantes, merece, de fato, atenção especial do poder público - tornou-se o mote da sede paulista da Copa do Mundo. Todas as autoridades reunidas nesta quarta falaram sobre a oportunidade de ajudar a área mais populosa da cidade, argumento preferido para justificar a decisão de conceder um pacote de incentivos tão generosos a uma instituição privada, o Corinthians. A bandeira do desenvolvimento da Zona Leste, é claro, só foi erguida na reta final do controverso processo de escolha do estádio de São Paulo. Quando a opção preferida era o Morumbi, a propaganda era pela ausência de dinheiro público no projeto. Quando surgiu a ideia do Piritubão, falava-se na chance de criar um novo pólo de desenvolvimento na cidade. Tudo ficou para trás. Agora, o projeto paulista para a Copa é uma grande transformação urbana e social. "Daqui para frente, será uma nova Zona Leste", gabou-se Andrés Sanchez.

 

 

 

Participe da pesquisa: O que você acha da Copa do Mundo de 2014, no Brasil?

 

 

 

Filiado ao PT, amigo de integrantes do governo e grande aliado do presidente da CBF, Ricardo Teixeira - que não compareceu -, o presidente do Corinthians tinha motivos de sobra para ficar satisfeito. No momento em que Gilberto Kassab assinou o projeto, Sanchez livrou-se de mais da metade da despesa prevista com a construção do estádio. O orçamento, que já mudou oito vezes em pouco menos de um ano, hoje fixa em 820 milhões de reais o custo total do Itaquerão. O cartola justifica a necessidade de investimento público no estádio dizendo que, se dependesse dele, o Itaquerão seria apenas o campo do Corinthians, não a sede paulista da Copa. Como a Fifa exige uma capacidade maior do estádio que vai receber a abertura, todas as adaptações necessárias ao projeto original foram colocadas na conta do poder público. O problema é o que ocorrerá depois do Mundial. O torneio termina e o estádio fica para o clube. "Como presidente do Corinthians, fico feliz. Mas tem o lado do respeito humano", disse Sanchez. "Isso tudo não é pelo estádio e nem pelo Corinthians, mas por São Paulo." O ministro Orlando Silva embarcou no mesmo tom, lembrando que a abertura da Copa de 2010 aconteceu em Soweto, periferia pobre de Johannesburgo, e que o Brasil fará algo parecido ao dar a partida inaugural à Zona Leste paulistana.

 

 

 

'Pode me cobrar' - A realização da abertura em São Paulo, aliás, foi outro elemento presente em todos os discursos, ainda que sob enfoques diferentes. Sanchez, por exemplo, usou o tom ríspido e demagógico pelo qual é conhecido no esporte e na política: "A abertura será aqui, pode me cobrar". Orlando Silva - que rodou o Brasil dizendo que havia condições para fazer a partida inaugural no Distrito Federal, em Salvador e em Belo Horizonte - optou por vestir a camisa da plateia da ocasião: disse que assinou um documento pedindo que a Fifa antecipasse a confirmação do estádio da abertura, sinalizando apoio ao Itaquerão. Kassab, que fora pressionado pelos vereadores da oposição para dar garantias de que a isenção fiscal seria condicionada à realização da abertura na cidade, já se preveniu contra um possível revés. Nesta quarta, defendeu os benefícios da construção do estádio dizendo que o Itaquerão trará investimentos à economia paulistana com ou sem a partida que dá início à Copa, marcada para 13 de junho de 2014. Mas poucos acreditam que exista algum risco para São Paulo. Pelo menos não agora, com as obras em curso, a chancela da Fifa e todos os interesses - do governo federal, do partido do governo, do estado, da prefeitura e da segunda maior torcida de futebol do país -, devidamente atendidos.

 

 

 

(Com reportagem de Davi Correia)"

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...