Jump to content
Forum Cinema em Cena

Você dá Esmola?


JeFFs
 Share

Você dá esmola?  

28 members have voted

  1. 1. Você dá esmola?

    • Sim
      13
    • Não
      38


Recommended Posts

  • Members

[ Dei uma rápida procurada e não achei nenhum tópico do tipo ]

Hoje quando voltava do estágio, umas 19h, parei numa barraquinha pra comprar tapioca (estava com muita fome - meu almoço tinha sido meio pacote de Trakinas). Enquanto esperava a moça preparar, chega uma menina (de rua, claro), de uns 12 anos e diz: 'Tio, compra uma tapioca pra mim?', fazendo uma cara de amolecer qualquer um. Óbvio, fiquei sentido. Pensei um pouco e disse: 'Não tenho dinheiro não' (tinha 13 reais no bolso).

A menina se distancionou um pouco, mas ainda se localizava perto da barraca. Dava umas olhadas pra ela, e a cara que ela estava, putz, me deixou estramamente mal, e consequentimente, arrependido de não ter comprado a tapioca que tinha pedido.

Ela vai embora. Passando uns 5 minutos, volta um menino, e ela um pouco atrás dele. Dessa vez, ele que pede a tapioca. Disse a mesma coisa 'Não tenho dinheiro', mas agora mais tranquilo, sem tanta dor (talvez por ser garoto e bem mais velho). Como ele pediu de novo, disse que tinha 1 real e se ele queria (a tapioca é 2 reais). Ele aceitou e saiu.

Depois do fato, tive a brilhante idéia de criar esse tópico. smiley36.gif

Brincadeiras a parte... Então, como vocês agem quando pedem dinheiro na rua? Vocês sempre dão? Ou nunca ajudam?

Dessa vez eu fiquei meio balançado, porque eles pediram dinheiro pra comida, eu sabia que não gastariam com drogas ou coisa parecida. No meu caso, vocês pagariam a tapioca?

Opinem e se tiverem alguma história pra contar, escrevam aí.

Valeu...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 377
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Cara, eu costumava dar às vezes, mas chegou um ponto(pelo menos aqui, mas acho q nas outras cidades médias e grandes deve estar igual)q vc é achacado 4 ou 5 vezes por dia , no mínimo.. é demais.... O q ainda faço é eventualmente se alguém bate na porta pedindo rango eu dou alguma coisa... o foda é q o cara "vira cliente" , outro dia(um domingo) dei uma caixa de leite pq o cara tava com duas crianças pequenas dizendo q elas tinham fome; não pediu grana(se pedisse não tinha levado), pediu se eu tinha alguma coisa q ele pudesse dar pras crianças.. aí dei uma caixa de leite, mas o cara já vlotou mais duas vezes pra pedir aqui.. Aí não levou, falei:olha amigo, já te dei uma força uma vez, tenta a sorte em algum vizinho ou tenta catar um serviço, num tenho mais como te ajudar...

E teve uma outra vez q o cara "me quebrou", pq aqui em casa , nos sábados e domingos à tarde é um clássico esses achaques; rola direto.. se toca a campainha e vc ñ tá esperando ninguém, é achaque/pedinte na certa... Aí, sábado na tarde, tô "mosqueando", vendo Tv e pimba; campainha... Já fui ver quem era P da cara, tinha certeza q era pedinte e não deu ourtra, mas a abordagem do cara me matou...Estávamos com a grama meio alta na frente de casa, e o cara deu boa tarde e perguntou se ele limpasse a frente e cortasse a grama se eu não arrumava um prato de comida pra ele pq ele tinha muita fome.. Aí fodeu, fiz um sanduba pro cara e passei pela grade mesmo, e o cidadão sentou num degrau da minha entrada e detonou o sanduba rapidinho, tava com fome mesmo... e ñ chegou pedindo arrego, chegou se oferecendo pra fazer algo em troca do rango.. é foda...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quando estou na rua, dificilmente dou esmolas... preciso estar com o

coração bem mole mesmo... afinal de contas, é como o Dook falou: na

maioria das vezes, a pessoa que está pedindo, pede apenas porque é

conveniente... pegar na enxada ninguém quer...

 

 

 

Em contrapartida, acontece, sim, aqueles casos em que a pessoa está

realmente passando necessidade, portanto, quando vão lá em casa pedir

comida ou algo do gênero, eu procuro ajudar... mas também não é sempre,

justamente pro cara não acabar "virando freguês"...

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não dou esmola,nem comida nem dinheiro.

Isso não resolve o problema e ainda atri esses caras para a nossa redondezasmiley7.gif

Tava parado no sinal e um garoto foi pedir dinheiro no carro da frente,o cara deu um pão,adivinha o que o garoto fez?jogou o pão FORA!!!smiley7.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

verdade, tem pedinte habituado a ...pedir! Tem q levar uma bifa na cara, isso sim! Alias, outro dia passou uma reportagem sobre uns pedintes q denigrem a "categoria"smiley36.gif... sao aqueles q tao todos detonados, perna gangrenada, com gesso, etc e tal..os caras faturam milão nos points privilegiados e, depois do serviço, na surdina retiram as proteses e gesso e saem andando numa boa!smiley7.gif

Vc pode ate ser bem intencionado, mas nunca se sabe onde tua grana vai parar..geralmente pra compra de droga ou uma branquinha basica num boteco.smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Para idosos e deficientes ' date=' sim .[/quote']

Alguns idosos de hoje podem ter sido vadios de ontem... E sempre dá pra simular uma deficiência...

Enfim, não boto fé.

Que coração de pedra , Dook . É mesmo um Sith .smiley36.gif

Enfim , sei lá , um dia eu serei idoso e se as circunstâncias da vida tivessem sido diferentes podia ser eu .

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

...

...

Aí' date=' sábado na tarde, tô "mosqueando", vendo Tv e pimba; campainha... Já fui ver quem era P da cara, tinha certeza q era pedinte e não deu ourtra, mas a abordagem do cara me matou...Estávamos com a grama meio alta na frente de casa, e o cara deu boa tarde e perguntou se ele limpasse a frente e cortasse a grama se eu não arrumava um prato de comida pra ele pq ele tinha muita fome.. Aí fodeu, fiz um sanduba pro cara e passei pela grade mesmo, e o cidadão sentou num degrau da minha entrada e detonou o sanduba rapidinho, tava com fome mesmo... e ñ chegou pedindo arrego, chegou se oferecendo pra fazer algo em troca do rango.. é foda...
[/quote']

Caramba! Se todos fossem assim.... Quando alguém vem pedir dinheiro, exceto aleijados, eu costumo não dar. Pô, porque não compra um pocote de paçoca e vai vender? Pelo menos tá trabalhando...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não dou esmola pq na maioria vai ao bar depois. Um mendigo uma vez pediu dinheiro pro meu tio, pq tava com fome aí com as moedasd q ele tinha comprou um pão para ele aí o mendigo jogou o pão no chão dizendo q só queria dinheiro. Viu a boa vontade com esses caras muitas vezes não vale a pena!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Qual o problema de um mendigo querer encher a cara ?

Se minha vida fosse igual a dele eu também ia querer viver anestesiado para fugir da realidade .

Então dê dinheiro pra ele beber.

Eu dou o dinheiro . O que ele fizer com o dinheiro é problema dele .

E se pedir uma garrafa de birita na fila do supermercado vai ganhar , se pedir um quilo de pó de café não . Eu gosto de birita e não gosto de café .

 

 

Marko Ramius2006-6-20 18:26:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Para idosos e deficientes ' date=' sim .[/quote']

Alguns idosos de hoje podem ter sido vadios de ontem... E sempre dá pra simular uma deficiência...

Enfim, não boto fé.

Que coração de pedra , Dook . É mesmo um Sith .smiley36.gif

Enfim , sei lá , um dia eu serei idoso e se as circunstâncias da vida tivessem sido diferentes podia ser eu .

 

Mas não podemos estender isso para todo idoso que nos pede dinheiro no farol... Quem te garante que ele não está sendo usado por um vadio que quer grana fácil para se embebedar ou se drogar?

O mesmo raciocínio se aplica aos deficientes...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...