Jump to content
Forum Cinema em Cena

Festival de Veneza: 63ª edição (2006)


Recommended Posts

  • Members

Veludo Azul (1986) é o grande clássico dele ! É amado e odiado ' date=' em grandes proporções ,hehehe . Típico de Lynch ! 

Outros filmes deles , famosos , amados e odiados : Duna (1984) , Coração Selvagem ( 1990) , Os Últimos Dias de Laura Palmer ( 1992 ) e A Estrada Perdida (1997) . Além do já citados O Homem-Elefante ( o mais elogiado de sua carreira) e Cidade dos Sonhos (que revelou a Naomi Watts) .

O Lynch também realizou um filme " normal" e elogiado : A Estrada Perdida (1999) e também a famosa série Twin Peaks (1990) , que depois originou o longa sobre a polêmica personagem Laura Palmer . 

[/quote']

Não seria História Real, com Richard Farnsworth e Sissy Spacek.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 96
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Veludo Azul é incrível' date=' o meu preferido dele. Começamos com a clássica música "Bluuuueeeeeeeee Velveeeeeeeeeeet", aquele portão branquinho, o senhor lavando seu cadilac, imagens lindas típicas dos filmes technicolor dos anos 50. Mas estranhamente a câmera vai abaixando, zoom na grama, vai entrando, começamos a ver as formigas, a terra, entramos na terra e nos deparamos com um pedaço de um dedo!smiley36.gif[/quote']

Também adoro o filme e esse constrate .smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

veludo azul é demais mesmo' date=' mas os melhores do lynch são cidade dos sonhos (2001) e eraserhead (1977).[/quote']

 

Concordo em parte, acho que MULLHOLLAND DRIVE/Cidade dos Sonhos é o melhor filme de David Lynch.

Mas sou um grande fã da obra de Lynch; um dos únicos que eu não gosto (talvez caiba uma revisão de minha parte, mas eu achei um saco e muito over [sic] para minha cabecinha) é WILD AT HEART/Coração Selvagem.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

veludo azul é demais mesmo' date=' mas os melhores do lynch são cidade dos sonhos (2001) e eraserhead (1977).[/quote']

Concordo em parte, acho que MULLHOLLAND DRIVE/Cidade dos Sonhos é o melhor filme de David Lynch.
Mas sou um grande fã da obra de Lynch; um dos únicos que eu não gosto (talvez caiba uma revisão de minha parte, mas eu achei um saco e muito over [sic] para minha cabecinha) é WILD AT HEART/Coração Selvagem.

não acho que esteja entre os melhores dele, mas ainda assim considero esse filme muito bom. o bobby peru é um dos meus vilôes preferidos, ainda mais com aquela cena foda com a personagem da laura dern dentro daquele quarto. gosto muito também daquela cena inicial, bem punk, bem ao estilo david lynch de violência.

e o paralelo com o mágico de oz é engraçado. hehe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Veja os 40 filmes selecionados para o Festival de Veneza

afp.gif

 

<>

makePhoto(document.GetFoto.GetInfo.value);

makeBox();

BBhide();

 

x.gif
ROMA, 27 Jul (AFP) - Um total de 40 filmes disputará os prêmios da 63ª edição da Mostra de Cinema de Veneza, que será celebrada entre 30 de agosto e 9 de setembro. Vinte e um compõem a mostra oficial Veneza 63 e 19 a seção Horizontes, dos quais sete são documentários.

Veneza 63:

- "Fallen", de Barbara Albert (Áustria)

- "La Stella che non c'e", de Gianni Amelio (Itália)

- "The Fountain", de Darren Aronofsky (EUA)

- "Hollywoodland", de Allen Coulter (EUA)

- "Nuovomondo", de Emanuele Crialese (Itália)

- "Children of Men", de Alfonso Cuarón (Grã-Bretanha-EUA)

- "A Dália Negra", de Brian de Palma (EUA)

- "Bobby", de Emilio Estevez (EUA)

- "The Queen", de Stephen Frears (Grã-Bretanha-França-Itália)

- "Daratt", de Mahamat-Saleh Haroun (Chade-França-Bélgica-Áustria)

- "L'intouchable", de Benoit Jacquot (França)

- "Paprika", de Satoshi Kon (Japão)

- "Nue Propriete", de Joachim Lafosse (Bélgica-Luxemburgo-França)

- "Mushi-shi", de Katsuhiro Otomo (Japão)

- "Private Fears in Public Places", de Alain Resnais (França-Itália)

- "Quei loro incontri", de Jean-Marie Straub e Daniele Huillet (Itália-França)

- "Fangzhu", de Johnnie To (China-Hong Kong)

- "Hei yanquan", de Ming-Liang Tsai (Taiwan-França-Áustria)

- "Zwartboek", de Paul Verhoeven (Holanda-Alemanha-Grã-Bretanha)

- "Ejforija", de Ivan Vyrypaev (Rússia)

- "Sang sattawat", de Apichatpong Weerasethakul (Tailândia-França)

Horizontes:

- "Suely", de Karim Ainouz (Brasil)

- "Koorogi", de Shinji Aoyama (Japão)

- "The Hottest State", de Ethan Hawke (EUA)

- "Taiyang yu", de Yuhang Ho (Malesia-Hong Kong)

- "Svobodnoe Plavanie", de Boris Khlebnikov (Rússia)

- "El Cobrador", de Paul Leduc (México-Argentina-Brasil)

- "Mabei shang de fating", de Jie Liu (China)

- "Infamous", de Douglas McGrath (EUA)

- "Opera Jawa", de Garin Nugroho (Indonésia)

- "Quijote", de Mimmo Paladino (Itália)

- "Non prendere impegni stasera", de Gianluca Tavarelli (Itália)

- "Rom wa la n'touma", de Tariq Teguia (Argélia-França-Alemanha)

Horizontes Documentários:

- "Ana alati tahmol azouhour ila qabriha", de Hala Alabdalla Yakoub e Ammar Al Beik (Síria-França)

- "Bellissime 2", de Giavanna Gagliardo (Itália)

- "Dong", de Zhangke Jia (Itália)

- "The US vs. John Lennon", de David Leaf e John Scheinfeld (EUA)

- "When the Levees Broke: a requiem in four acts", de Spike Lee (EUA)

- "Tachiguishi retsuden", de Mamoru Oshii (Japão)

- "Heimat-Fragmente", de Edgar Reitz e Christian Reitz (Alemanha)

<>makeFooter();

 

Façam suas apostas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho algumas cenas que fazem esse paralelo engraçadas' date=' principalmente as com a Diane Ladd...mas na maior parte acho demais, pelo menos pra mim. E odeio o final![/quote']

Esse por enqüanto é o meu preferido do Lynch (junto com Cidade dos Sonhos), eu adorei esse estilo over-the-top do filme, e o final é bem mais complexo do que se imagina, aquele nariz do Cage é uma referência óbvia ao Espantalho do Mágico de Oz, e isso por si só já muda totalmente o que parece ser um final piegas. É um filme quase que interativo, onde várias cenas realmente mexem com o espectador (como a já citada do Dafoe com a Dern no quarto).

A Diane Ladd com aquelas unhas enormes, e aquelas roupas...putz é uma personagem tão absurda, mas ao mesmo tempo tão real, e o Lynch consegue extrair qualquer coisa dela. Eu realmente espero que Veludo Azul e Estrada Perdida estejam no mesmo nível de piração de Coração Selvagem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho algumas cenas que fazem esse paralelo engraçadas' date=' principalmente as com a Diane Ladd...mas na maior parte acho demais, pelo menos pra mim. E odeio o final![/quote']

Esse por enqüanto é o meu preferido do Lynch (junto com Cidade dos Sonhos), eu adorei esse estilo over-the-top do filme, e o final é bem mais complexo do que se imagina, aquele nariz do Cage é uma referência óbvia ao Espantalho do Mágico de Oz, e isso por si só já muda totalmente o que parece ser um final piegas. É um filme quase que interativo, onde várias cenas realmente mexem com o espectador (como a já citada do Dafoe com a Dern no quarto).

A Diane Ladd com aquelas unhas enormes, e aquelas roupas...putz é uma personagem tão absurda, mas ao mesmo tempo tão real, e o Lynch consegue extrair qualquer coisa dela. Eu realmente espero que Veludo Azul e Estrada Perdida estejam no mesmo nível de piração de Coração Selvagem.

 

I know that! smiley2.gif E não é só isso que é referência...e como disse gosto delas (a maioria) mas não é só isso que faz com que eu me identifique com o exagero do filme...e olha que sou grande fã de Lynch, admiro profundamente seu estilo e método único de direção.

 

Mas vou rever...quem sabe...smiley1.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

28/08/2006 - 21h15<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Todos os filmes que competem no Festival de Veneza são estréias mundiais

Da Ansa, de Veneza

 

A 63ª edição do Festival de Veneza será marcada pelas exibições de lançamentos mundiais, como "Dália Negra", de Brian De Palma, que abre o evento nesta quarta (30). O evento vai até 9 de setembro com a entrega dos Leões de Ouro e de Prata.

Para o diretor Marco Müller, é um grande orgulho fazer com que os 21 filmes do concurso sejam todos estréias mundiais, a maioria obras de grandes diretores.

Como de costume, a indústria que mais concorre é a norte-americana, com quatro candidatos. Além de "Dália Negra", sobre o romance homônimo de James Ellroy, há "The Fountain", de Darren Aronofosky, três histórias paralelas que transcorrem durante um milênio; "Hollywoodland", de Allen Coulter, sobre o suicídio do George Reeves, o primeiro ator que interpretou Superman no cinema; e "Bobby", de Emilio Estevez, sobre o assassinato de Robert Kennedy.

A Itália tem três concorrentes: "Nuovomondo", de Emanuele Crialese e filmado na Argentina; "La Stella Che Non c'È", de Gianni Amelio; e "Quei Loro Incontro", dos franceses Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, que vivem na Itália há quase 40 anos.

O diretor francês Alain Resnais volta a concorrer no festival com "Petits peur Partagés", em que se apropria novamente de uma peça do britânico Alan Ayckbourn, que já havia inspirado "Smoking/No Smoking". E Benoît Jacquot apresenta "L'Intouchable".

A Inglaterra apresenta o filme "Children of Men", de Alfonso Cuarón, e o esperado "The Queen", em que o diretor Stephen Frears zomba da atitude da família real diante a morte da princesa Diana.

O holandês Paul Verhoeven volta ao cinema de seu país natal depois de duas décadas em Hollywood com "Zwartboek", sobre como um contemporâneo de Anne Frank consegue sobreviver ao Holocausto na Holanda, enquanto a Áustria entra na competição com Barbara Albert ("Fallen"). Além disso, o roteirista russo Ivan Vyrypaiev traz sua obra-prima como diretor, "Euforia".

Da Ásia, concorrem dois filmes do Japão, dois de Taiwan e um de Hong Kong.

Nesta edição, os latino-americanos foram convidados apenas para competir em mostras paralelas. O mexicano Paul Leduc e o brasileiro Karim Aïnouz participam da seção Horizontes, com jurados e prêmios próprios, com "El Cobrador" e "Suely", respectivamente.

Além disso, o argentino Sergio Mazza participa da Semana Crítica com "El Amarillo", e seu compatriota Diego Lerner e o peruano Gianfranco Quattrini estão com "Mientras Tanto" e "Chicha tu Madre" na Jornada dos Autores.

Também haverá uma homenagem ao cineasta brasileiro Joaquim Pedro de Andrade, com a apresentação de sua retrospectiva completa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

30/08/2006 - 11h42<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Festival de Veneza abre com o policial sombrio "A Dália Negra"

Por Mike Collett-White

VENEZA (Reuters) - O Festival de Cinema de Veneza começa nesta quarta-feira com a estréia mundial de "A Dália Negra", um filme que remete à Hollywood dos anos 1940 e é baseado num sinistro assassinato ocorrido na vida real e que não foi elucidado até hoje.

Estrelado por Scarlett Johansson, Josh Hartnett e a duas vezes premiada com o Oscar Hilary Swank, a adaptação fortemente estilizada criada por Brian de Palma de um livro de James Ellroy vai inaugurar 11 dias de filmes, celebridades e festas na elegante avenida do Lido.

"A Dália Negra" é uma das quatro grandes produções norte-americanas a ser exibidas em Veneza este ano e que focalizam assassinatos verídicos ocorridos nos anos 1940, 1950 e 1960.

O título "Dália Negra" se deve ao apelido de Elizabeth Short, uma jovem atriz pouco conhecida cuja morte sinistra em 1947 dominou as atenções em Los Angeles. Seu corpo foi encontrado nu e cortado pela metade, na altura da cintura. Seus órgãos tinham sido retirados e o sangue tinha sido drenado de seu corpo. O assassino espancara a atriz, a sodomizara e cortara sua boca de uma orelha a outra.

O livro de Ellroy, que acrescenta ficção ao assassinato ocorrido na vida real, foi a maneira encontrada pelo escritor para trabalhar a morte de sua própria mãe, por estrangulamento, em 1958, em mais um crime que ficou sem solução.

"Duas vezes em meus 27 anos de carreira escrevendo romances tive sorte com adaptações de meus livros para o cinema: primeiro com 'Los Angeles -- Cidade Proibida' e agora com 'Dália Negra"', contou o escritor a jornalistas após uma sessão do filme para a imprensa, antes de sua estréia oficial nesta noite, num evento de tapete vermelho.

"'A Dália Negra' é um marco obsessivo em minha própria história, que deriva do assassinato de minha mãe em 1958", acrescentou.

"O que De Palma fez com grande habilidade no filme foi isolar os temas chaves de obsessão sexual, redenção e a triangulação de um homem entre duas mulheres, sempre sob a sombra onipresente da Dália Negra", explica.

SEXY DEMAIS?

Indagada se acha que sua cena de paixão com Josh Hartnett pode distrair demais a atenção dos espectadores, Scarlett Johansson respondeu: "É claro que é ótimo ser vista como sexy, sendo uma mulher jovem, na flor da idade. Mas tento não pensar em cenas sexies ou em ser sexy".

Ela traçou paralelos entre o fascínio de Hollywood com o assassinato de Elizabeth Short e o frenesi de mídia que cerca hoje o assassinato não elucidado da menina americana JonBenet Ramsey, de 6 anos, vencedora de concursos de beleza infantis.

"Acho que as pessoas se distraem com esse tipo de notícia para não precisarem prestar atenção a suas próprias depressões", disse ela a jornalistas.

Os atores desse filme noir moderno, boa parte do qual foi rodado na Bulgária, se inspiraram em astros e estrelas dos anos 1940 e 1950, incluindo Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Fred MacMurray e Rita Hayworth. Brian de Palma disse que quis ressuscitar o gênero policial antigo.

"Hoje em dia não se fazem muitas histórias desse tipo: essas histórias obsessivas, essas 'femmes fatales', esses personagens sombrios e depressivos que conduzem ao inferno", disse ele. "Não posso explicar exatamente porque aquele período foi tão repleto dessas obras noir".

"A Dália Negra" é uma abertura condizente para um festival que vai incluir em sua competição oficial "Hollywoodland", sobre a morte misteriosa, em 1959, do ator George Reeves, que fazia Superman na TV, e "Bobby", sobre o assassinato de Robert Kennedy em 1968. "Hollywoodland" é estrelado por Diane Lane, Adrien Brody, Ben Affleck e Bob Hoskins, e "Bobby", dirigido por Emilio Estevez, tem em seu elenco Sharon Stone, Anthony Hopkins, Demi Moore e Lindsay Lohan.

Será exibido fora da competição "Infamous" a visão de Douglas McGrath da vida do escritor policial Truman Capote, com Sandra Bullock,Sigourney Weaver , Daniel Craig e Gwyneth Paltrow.

Fernando2006-8-30 13:7:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os únicos que eu conheço são o Uol e o Terra , mas estes só publicam os press-releases das tradicionais agências internacionais de notícias .Nada de visões essencialmente pessoais , o que seria mais interessante ...

O Kleber Mendonça Filho só cobre o Festival de Cannes e , as vezes , o Festival do Rio .

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...