Jump to content


Photo

Planos-Sequência marcantes


  • Please log in to reply
18 replies to this topic

#1 puaba

puaba

    Member

  • Members
  • PipPip
  • 16 posts

Posted 10 August 2014 - 03:25 AM

Se “O Grande Golpe” não foi o filme que Stanley Kubrick teve grande liberdade artística, em compensação esse grande diretor (o meu preferido) consegue contar a sua história como ninguém, se utilizando de enquadramentos muito bem planejados, economizando nos cortes, dando a magnitude merecida a cada diálogo (em um roteiro muito bem escrito), e entregando planos-sequência magníficos.

Um plano-sequência em destaque chama a atenção, quando Kubrick acompanha Johnny Clay (Sterling Hayden) por um corredor, revelando ser na verdade o ponto de vista de um espelho (ou na verdade um ponto de vista de fora do espelho) e seguindo a trajetória do personagem na busca de um parceiro para  desempenhar uma dada função em seu plano. Chama a atenção o plano-sequência pela trucagem de câmera (confesso que não sei como Kubrick fez), que além de ser tecnicamente perfeito, condensa a cena num contínuo dentro da narrativa, sem a necessidade do uso do corte, conferindo mais realismo e imersão do expectador ao narrar visualmente as ações do personagem.

 

http://cultcomentari...o-grande-golpe/

 

Attached File  the killing 0.jpg   33.33KB   0 downloads

 

Attached File  the killing 1.jpg   45.56KB   0 downloads

 

Attached File  the killing 2.jpg   46.58KB   0 downloads

 

Attached File  the killing 3.jpg   43.21KB   0 downloads

 

Attached File  the killing 4.jpg   37.29KB   0 downloads

 

Attached File  the killing 5.jpg   50.32KB   0 downloads



#2 Questão

Questão

    Designer de Produção

  • Members
  • 12009 posts

Posted 11 August 2014 - 11:56 AM

 Plano sequência marcante pra mim é aquele visto em FESTIM DIABÓLICO de Alfred Hitchcock. Tá certo que é um falso plano sequência, mas os dez planos sequência de oito minutos cada que formam o filme são fantásticos.


"Today is my day"


#3 Nacka

Nacka

    Vou lhe fazer uma proposta Irrecusável.

  • Moderators
  • 18422 posts
  • LocationBrasília

Posted 14 February 2015 - 01:00 AM

O que dizer de Birdman?


105dw93.gif


#4 Questão

Questão

    Designer de Produção

  • Members
  • 12009 posts

Posted 05 March 2015 - 22:00 PM

 Um cara que sabe fazer planos sequencia é o Alfonso Cuaron. FILHOS DA ESPERANÇA possuem dois deles que são simplesmente de cair o queixo.


  • Star Lord likes this

"Today is my day"


#5 Nacka

Nacka

    Vou lhe fazer uma proposta Irrecusável.

  • Moderators
  • 18422 posts
  • LocationBrasília

Posted 08 March 2015 - 19:50 PM

Ia citar esse também, pra mim o melhor. 


105dw93.gif


#6 Star Lord

Star Lord

    Editor de Efeitos Visuais

  • Members
  • 2647 posts

Posted 22 June 2015 - 15:48 PM

 Um cara que sabe fazer planos sequencia é o Alfonso Cuaron. FILHOS DA ESPERANÇA possuem dois deles que são simplesmente de cair o queixo.

Deu vontade de ver de novo o filme.


I' m hooked on a feeling.


#7 Mozts

Mozts

    Supervisor de Roteiro

  • Members
  • 3728 posts

Posted 15 January 2016 - 11:25 AM

The Revenant tem um porrada de tomadas de 1-2 minutos que são bem legais, cheio de composições mistas.

 

Tomorrowland, filme passável, mas tem uma legal de 11 minutos, bem legal sem ser muito chamativa, só caiu a ficha que era 1 tomada quando terminou. Dá pra ver claramente os cortes escondidos contudo.

 

Snake Eyes do Brian DePalma é um deleite para quem gosta de longas tomadas, o filme começa ocm uma bem maluca de 12 minutos com ótimos cortes muito bem escondidos e Nic Cage sendo Nic Cage.

 

 O Poe Dameron no seu X-Wing em Star Wars VII... Uau, que tomada!

 

Jurassic World tem uma bem curiosa no final, também com composições mistas, mas um tanto "gratuita", parece não servir propósito comum de uma longa tomada.

 

E falando na franquia do Spielberg, a tomada na balça de Jaws, pela simplicidade e genialidade.



#8 Mozts

Mozts

    Supervisor de Roteiro

  • Members
  • 3728 posts

Posted 23 January 2016 - 17:06 PM

SPECTRE!

 

A melhor tomada única que ví em recente memória.



#9 Gust84

Gust84

    Compositor

  • Members
  • 1794 posts

Posted 26 January 2016 - 10:10 AM

Essa cena inicial muda o patamar do filme, realmente.

Que por inteiro deixa a desejar.

 

Eu gosto muito do plano sequência do kill bill vol 1, no bar onde a câmera viaja por todo o bar, cozinha e chega no banheiro.


  • Star Lord likes this
...

#10 Mozts

Mozts

    Supervisor de Roteiro

  • Members
  • 3728 posts

Posted 21 February 2016 - 17:41 PM

Arriscando ser inconsistente...

 

CREED!

 

A melhor tomada única que ví em recente memória.



#11 Star Lord

Star Lord

    Editor de Efeitos Visuais

  • Members
  • 2647 posts

Posted 23 February 2016 - 17:37 PM

Deu vontade de ver de novo o filme.

Revi estes dias, passou no Cinemax se não me engano. Sequencias lindas são a da estrada, logo no começo, que não parece ter nenhum corte (embora tenha, estão ocultos) e o confronto dos rebeldes com exercito culminando com a chegada ao mar, já no final do filme. O que é aquilo!

 

Ainda não vi Spectre nem Creed (quero muito ver). Situação tá complicada para ficar indo no cinema, infelizmente.


I' m hooked on a feeling.


#12 Mozts

Mozts

    Supervisor de Roteiro

  • Members
  • 3728 posts

Posted 27 February 2016 - 12:40 PM

Eu estava revendo 300 do Zack Snyder. Tem tracking-shot horizontal do Gerard Butler brigando, o zoom-in/zoom-out quebra um pouco, mas sou capaz de apostar que é tomada única sem corte nenhum, nem mesmo cortes escondidos. 

 

Também me deu um desejo de rever a briga do corredor de Daredevil. Fui lá e fiz exatamente isso. Maravilha, parece coisa do John Woo em Hard Boiled.

 

E falando em séries, primeiro episódio da terceira temporada de Black Sails tem uma massa. É uma re-introdução a um personagem, que passou uma por uma mudança radical no final da temporada prévia, usaram a longa tomada de uma cena de ação para construir o suspense e revelar no final o resultado da mudança. Que jeito de começar uma temporada!



#13 Gust84

Gust84

    Compositor

  • Members
  • 1794 posts

Posted 21 June 2016 - 10:44 AM

Não quis criar tópico, mas esse vídeo é muito bom.
No mesmo canal, fizeram um top 12 plano sequência também.

 


...

#14 Mozts

Mozts

    Supervisor de Roteiro

  • Members
  • 3728 posts

Posted 21 June 2016 - 16:08 PM

Esse canal é muito massa. Eles conseguem combinar um passo rápido, bom pra nova geração impaciente (como eu) mas sem sacrificar informação.

 

E já que estamos falando de tomados longas:

 



#15 Star Lord

Star Lord

    Editor de Efeitos Visuais

  • Members
  • 2647 posts

Posted 22 June 2016 - 17:41 PM

Ultimo Epi do GOT teve o plano do Jhon Sonw lutando que foi digno de cinema, ein...


I' m hooked on a feeling.


#16 Gust84

Gust84

    Compositor

  • Members
  • 1794 posts

Posted 07 July 2016 - 12:29 PM


...

#17 Gust84

Gust84

    Compositor

  • Members
  • 1794 posts

Posted 07 July 2016 - 12:29 PM

Acho que este tópico deveria estar nos bastidores do cinema, ou em filmes em geral. Não nesse sub-forum.


...

#18 Gust84

Gust84

    Compositor

  • Members
  • 1794 posts

Posted 07 July 2016 - 12:42 PM


  • Mozts likes this
...

#19 Mozts

Mozts

    Supervisor de Roteiro

  • Members
  • 3728 posts

Posted 11 July 2016 - 00:31 AM

Como já comentado: Battle of the Bastards

 

Spoiler

 

Notem como o enquadramento adiciona. Nossa visão é ampla o suficiente que vemos o personagem e seu esforço com clareza, e fechada o suficiente que não vemos a próxima ameaça com muita antecedência, vemos somente a iminência de perigo aparecendo ao redor. Combina isso com a fatalidade comum em Game of Thrones e a tensão acumulada de uma tomada longa e temos um dos melhores momentos de TV em existência.






0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users