Jump to content
Forum Cinema em Cena

Os Vingadores 3: Guerra Infinita


CACO/CAMPOS
 Share

Recommended Posts

  • Members
On 5/2/2018 at 2:39 PM, Gust84 said:

Eu vou começar, como sempre começo as resenhas dos filmes da Marvel. Que estou um pouco saturado, e consigo, geralmente prever a fórmula, as GAGs e o que mais o filme tem a oferecer. Por isso minha hype pro filme não estava lá em cima. Os últimos filmes da Marvel não haviam me fisgado, e confesso que quando começa essa obra, numa cena bem tensa e perigosa, e é cortada pelo THOR, numa piada que quebra total o clima e o peso da cena, pensei comigo: " acho que vai dar ruim."

Como é bom estar errado! Depois desse "erro" (no meu entender, obviamente) o filme só cresce. Tudo o que vem dando "errado" ou vem sendo criticado nos filmes da Marvel são minimizados ou corrigidos neste filme. Finalmente sentimos o perigo da situação em que os herois se encontram, sentimos por eles e tememos pelo pior! O grau das decisões e das ações de todos os personagens aqui tem peso, e tem consequência. A cada decisão ou progressão da cena estamos junto com eles e também questionando se aquela fora a decisão acertada para este momento.

No peso do roteiro que é competente (sem ser espetacular), segue um trabalho de direção/montagem/edição de tirar o chapéu. Nos manter fisgados por duas horas e quarenta, quase que de maneira fluida, com esse tanto de personagens, e sem nos perder é de se parabenizar, principalmente se contarmos que as duas partes foram filmadas em conjunto. Ainda sobre a direção, eu notei uma evolução nos movimentos de câmeras que achei muito acertado! Reparem que quando começa o filme em NYC as primeiras impressões do que está acontecendo é de uma câmera subjetiva, do chão, como se fosse um civil, quase documental, seguimos pelas costas do Tony num plano meio sequência que vai nos abrindo pra tudo o que está acontecendo, e a primeira batalha que ocorre é assim. Inteira do chão e de planos "do nosso ponto de vista"; de onde pessoas normais veriam acontecer. Ao sairmos da Terra e prosseguir o filme é que a câmera meio que plana pelos ambientes e faz movimentos que desafiam a realidade. Não sei se foi intencional ou não, mas gostei bastante!

Outro acerto na direção está no clima das cenas, os Russo conseguem nos localizar, pela trilha, pelo som, pelo humor, pelo quadro, antes de vermos alguém em cena e isso é muito difícil. Enfim, palmas para eles.

Sobre os principais personagens, as atuações finalmente estão calibradas, não vi ninguém destoando, e vi todos se divertindo e nos mostrando facetas novas de cada um deles. Vou dar ênfase no Thor, que finalmente acharam o tom de seu personagem pra si e pra esse Universo, os guardiões estão engraçados e muito carismáticos como sempre, e o núcleo da terra funciona à sua maneira. Meu destaque vai para o núcleo Aranha/Tony/Strange. Acho que o talento dos atores aqui pesou mais e suas cenas são sempre envolvidas com humor, drama, aventura e peso. Muita química entre eles e os principais pontos da aventura sempre estão aqui. Um último destaque desse núcleo é a cena final entre Aranha e Tony que pesou de uma forma que eu não esperava num filme da MARVEL. Toda a relação construída entre eles desde civil war e a aventura solo do aracnídeo foi mostrada pra gente em 10 segundos de forma muito "carinhosa" eu diria. Baita momento.

E por último, não menos importante, muito pelo contrário temos o THANOS. O MCU já havia dando mostras que começou a entender como fazer bons vilões como o abutre e o Killwonger, mas nem o mais otimista poderia prever um acerto desse. Que vilão! que atuação! Um vilão "humano", ameaçador, perigoso com mil facetas e que consegue se relacionar conosco de forma surpreendente. O motion capture aqui fez toda a diferença e todo o talento do Josh Brolin se mostra como um plus na composição desse personagem.

De Negativo eu diria que, principalmente no começo do filme algumas piadas foram muito mal inseridas, tirando peso de algumas cenas sem nenhum motivo e fora de contexto mesmo, (não me desce a primeira piada do thor), e o HULK. Limitar esse personagem a um alívio cômico foi quase, não saber o que fazer com um personagem que tem muitas camadas e poderia ser muito melhor desenvolvido. A ideia do hulk estar com medo de sair, ou algo do gênero me pareceu de um potencial enorme pra se limitar a trazer algumas gags cômicas.

Enfim, terminando com uma nota amarga e um tanto quanto corajosa (ainda que eu tenha minhas ressalvas por imaginar que tudo não se resolverá assim), esse Vingadores 3 FECHA com chave de ouro essa fase do MCU, com muito mais acertos que erros. É tanto carinho investido por esses realizadores que transborda pra gente. Obviamente eles querem lucrar, etc, mas é possível ver que quem faz tudo isso é tão fã como a gente. Filme épico, sem pressa, apostando no nosso envolvimento, e paga pra ver.
Gostei bastante.

spoilers

Eu tive muitas das sensações que você teve, Gust. Até em relação ao humor, em alguns trechos. Confesso que não estou saturado pelo modo como o estúdio conduziu seus filmes até aqui. De todo modo, gostei do filme, reconhecendo a dificuldade que, imagino, seja construir um universo como esse.

A sensação de perigo do filme é bem palpável, e considero uns dos trunfos!

vez ou outra, até o humor bobo tem lá duas funções, claro, como vender a idéia de um Quill que teria aquela atitude equivocada destruir o próprio plano.

estes dois momentos do seu texto (muito bons) vão fazer eu
prestar mais atenção ao filme na segunda visita:

"evolução nos movimentos de câmeras que achei muito acertado! Reparem que quando começa o filme em NYC as primeiras impressões do que está acontecendo é de uma câmera subjetiva, do chão, como se fosse um civil, quase documental, seguimos pelas costas do Tony num plano meio sequência que vai nos abrindo pra tudo o que está acontecendo, e a primeira batalha que ocorre é assim. Inteira do chão e de planos "do nosso ponto de vista"; de onde pessoas normais veriam acontecer. Ao sairmos da Terra e prosseguir o filme é que a câmera meio que plana pelos ambientes e faz movimentos que desafiam a realidade. Não sei se foi intencional ou não, mas gostei bastante!"

"Outro acerto na direção está no clima das cenas, os Russo conseguem nos localizar, pela trilha, pelo som, pelo humor, pelo quadro, antes de vermos alguém em cena e isso é muito difícil. Enfim, palmas para eles."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

pessoal, tava aqui
pensando num lance...

E se o Thanos já estiver morto?

O lugar onde ele aparece no fim já seria "the other side"?
É que há trechos no fim do filme dos quais não me lembro muito bem, então me corrijam se a trama já elimina essa possibilidade.

nesse caso, a pessoa ou o grupo que tiver a chance de trazer metade do universo de volta teria que, de quebra, reviver o próprio vilão.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
18 hours ago, primo said:

pessoal, tava aqui
pensando num lance...

E se o Thanos já estiver morto?

O lugar onde ele aparece no fim já seria "the other side"?
É que há trechos no fim do filme dos quais não me lembro muito bem, então me corrijam se a trama já elimina essa possibilidade.

nesse caso, a pessoa ou o grupo que tiver a chance de trazer metade do universo de volta teria que, de quebra, reviver o próprio vilão.

Creio que não, primão.. pelo q vi o filme acompanha sutilmente a trama das HQs, com poucas alterações  (adaptações com personagens diferentes).. no final das hqs ele parte pra viver (depois de derrotado) de forma pacata num planeta qualquer... e se seguir nesse compasso ele vai ser derrotado no próximo filme pelo Warlock. Mas como esse personagem tá fora de questão sobra a Capitã Marvel.

legiao_VnBaAZ_8FXDcLKGPSmhR2iJ4bvxegjlMC

Link to comment
Share on other sites

  • Members
1 hour ago, Questão said:

 

 Mas vão ter que dar uma bela upada nessa Capitã Marvel, Hein? Tá certo que ela é fodona, já saiu na mão com o hulk, Galactus e tudo, mas pra encarar o Thanos com a manopla já é mais complicado.

Capitã Marvel + Vingadores remanescentes + Stan Lee + bilheteria do filme anterior + roteiro?

31198488_601240680211750_344976836981161

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 5/2/2018 at 6:19 PM, Questão said:

Lembro de ler uma matéria que só o cachê do Downey JR valeu o que A ERA DE ULTRON arrecadou na Inglaterra. Ou seja, o estúdio deixou de arrecadar a grana de um país inteiro.

Pois é, o Downey Jr literalmente encarnou a perfeição Tony Stark.... inclusive no montante disponivel pra saque no caixa eletrônico!?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

DIRETOR DO FILME CONFIRMA TEORIA SOBRE A JOIA DA ALMA!

Capa da Publicação

Após a exibição de Vingadores: Guerra Infinita, é normal que você saia do cinema com muitas perguntas, muitas dúvidas e muitos questionamentos. Mas também é normal que você comece a formular diversas teorias. Uma delas envolveu a fatídica cena após Thanos estalar os dedos, e encontrar a Gamora ainda em uma versão criança. Uma teoria de fãs dizia que aquele local onde eles se encontram seria dentro da Joia da Alma.  Um dos diretores do filme, Joe Russo, compartilhou seu pensamento sobre isso, confirmando a teoria: “Sim, está implícito que é a pedra da alma. É tudo laranja ao redor, então ele está dentro da pedra com a quantidade de energia que levou para estalar os dedos – ele tem essa experiência fora do corpo com o Gamora.”
Ao ser questionado então se ela estaria lá, o diretor esclarece algo que pode levar a ainda mais teorias dos fãs: “Ela de fato está. Foi uma tentativa de nossa parte – porque nós não gostamos de papéis bidimensionais ou vilões tridimensionais – todo vilão é um herói em sua própria história e, mesmo tão insano, psicótico, brutal e violento como Thanos é, ele é um vilão mais complexo se você for em uma jornada com ele emocionalmente. Ele se preocupa com as coisas e é complicado para ele executar seu plano e isso lhe custou algo. Ele disse no final ‘Custou tudo‘ e que era a única coisa que ele amava, que era Gamora, e é por isso que o colocamos de volta com ela no final. Eu só quero reiterar com o público que ele sente verdadeira emoção, mesmo que ele seja um monstro.”
 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Matéria interessante

http://www.joblo.com/movie-news/lists-top-10-potential-titles-and-plots-for-avengers-4?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Possíveis título e plots do Vingadores 4 (tradução meio boca minha, desculpe)

AVENGERS: DEVOURER OF WORLDS

Vingadores - Devorador de Mundos

Esse é pouco provável, mas se a Disney que pegou os direitos da Marvel de volta na compra da Fox quisesse colocar outro grande vilão no fim da saga? Assim, E se Thanos fez o que fez para evitar que Galaxia seja devorada por completo pelo Galactius?

AVENGERS: ENDGAME

Vingadores - Fim de jogo

O próprio Dr Estranho coloca essa batalha de Vingadores como "fim do jogo", então como ele sendo o final da saga nesses 10 anos, pode cair no título de Vingadores 4

AVENGERS: RESURRECTION

Vingadores - A Ressurreição

Muitos heróis morreram mas sabemos que voltarão, então...

THE NEW AVENGERS

Os Novos Vingadores

Com muitos atores no fim de contrato, normal tentarem passar o bastão pra nova geração. (esse título, eu diria caberia mais prum Vingadores 5. Os heróis novos vão estar ali - muitos vão ser tragos de volta, né? - mas não sei se já vão formar novo time logo de cara, mas sei lá)

AVENGERS: DISASSEMBLED

Vingadores - A Queda

No reino unido, o primeiro Vingadores se chamou "Avengers Assembled", então seria interessante terminar com "Disassembled" já que o grupo pode estar "desmontado" no filme.

AVENGERS: THE THANOS IMPERATIVE

Vingadores - A Imperativa Thanos

"A Imperativa Thanos" reflete a necessidade do time de derrubar o Imperador louco.

AVENGERS: ANNIHILATION

Vingadores - Aniquilação

Depois do final do IW seria o título mais óbvio.

AVENGERS: THE QUANTUM ZONE

Vingadores - A Zona Quântica

Com o Homem Formiga na área o filme pode ter a necessidade de explorar mais a área quântica.

AVENGERS: INFINITY GAUNTLET

Vingadores - A Manopla do Infinito

Depois de Guerra do Infinito seria mais óbvio o quarto filme se chamar "Manopla do Infinito".

AVENGERS FOREVER

Vingadores Para Sempre

Depois do final do IW, um título assim traria certo conforto para o público.

 

Minha opinião:

- Devorador de Mundos -  Impossível,  mas seria foda, hein? Já que pode mostrar que a Disney já tá catando o povo todo que tava preso na Fox... Ui.

- Forever - Eu não curtiria, acho que o peso do final do IW deve continuar, só vamos nos livrar desse peso no fim desse 4º filme, e somente lá. Colocar Forever no título é meio que "morde e assopra": Mata todo mundo e logo depois fala "vai ficar tudo bem, tranquilizem-se".

- Disassembled - Não creio que cabe mais. Isso serviria mais pra algum filme entre CW e IW. Agora no 4º Vingadores, não creio nessa desunião. Não dá pros que ficaram vivos ficarem com briguinhas ou desacordos entre eles, separando o time, depois de tudo que rolou.

- Quantum Zone - Não acho que a trama do Formiga vai ter esse peso todo pra cair no título.

- Aniquilação - Seria bem óbvio por tudo que rolou no final de IW, mas estaria se referindo mais ao final desse filme do que ao novo filme (será que termos outra aniquilação no Vingadores 4?)

- The New Avengers -  Deve ficar pro 5º Vingadores. Agora acho que não cabe, já que a maioria dos "novos" (Estranho, Aranha, Pantera) foram pro beleléu. Quem vai agir aqui deve ser o time original mais os outros que sobreveram.

- Ressurreição - Blé. Óbvio, já foi usado muito em outros filmes. Perdeu o peso. E teria o mesmo tom de "morde e assopra" de Forever.

- Endgame - Desses talvez seja o que eu ache mais acertado e bem provável. Como os Russos falaram que o título teria um peso sofrido pro pessoal que curte a Marvel, essa talvez signifique esse peso. Depois da perda no fim de IW, e ainda vem o próximo anunciando de certa maneira o "fim" da saga logo no título, depois de 10 anos de filmes, seria pesado (mesmo que saibamos que tudo vai continuar mas esse 4º filme é o fim de muita coisa no MCU)

- The Thanos Imperative - Esse também seria bom, já que premiaria o vilão de vez, e ele não foi pouca coisa.

- Infinitive Gauntlet - Até acho que iriam usar esse no início, mas a atriz da Gamorra já entregou, e eles desconversaram. No fim, não vão usar por ter sido divulgado de certa forma, e aí perdeu o peso que poderia ter.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

spoilers

1 hour ago, Jorge Soto said:

“está implícito que é a pedra da alma. É tudo laranja ao redor, então ele está dentro da pedra com a quantidade de energia que levou para estalar os dedos – ele tem essa experiência fora do corpo com o Gamora. (...) Ele disse no final ‘Custou tudo‘ e que era a única coisa que ele amava, que era Gamora, e é por isso que o colocamos de volta com ela”

 

19 hours ago, Jorge Soto said:

o filme acompanha sutilmente a trama das HQs

Pois é.... E é por isso mesmo que pode ser
opção do estúdio fazer diferente nesta versão.

Se resolvem trazer de volta os que evaporaram (Thanos incluso), há opção do vilão voltar para ser derrotado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas ele não morreu de fato, so teve essa experiencia fora do corpo pra rever mais uma vez a Gamora e cabou... pra mim voltou pra real, viu que seu plano de equilibrar o universo tava concluido e foi ser pastor nalgum planeta bucólico, exatamente igual como ta nas HQs?

994b0e74babe6ff882d877db2c8a71d13ad6a44a8560035a7ddf4bc16e66d388.gif

bd86f59a9a54f11bde7f36b1724ddbd3b36bd9e545407ee1bb575ddf3081785b.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas assim, será que o Thanos tá nesse planeta calmo e etc, mas o resto do universo tá uma bagunça e ele nem sabe? Ou será que o plano dele deu certo e tá tudo "calmo e tranquilo"?

 

Achei que a cena dele naquele campo seria num futuro mas na Terra e não outro planeta. Me pareceu até o mesmo cenário do Bucky quando ele aparece no end credits do Pantera Negra.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que ele estar morto é impossível. Pela narrativa toda e o caminho do filme.
Mas ele star dentro de uma pedra, é crível, mas como disse o Soto, o Warlock deveria estar na trama pra isso, tanto que por um segundo eu achei que o warlock era o caveira vermelha.

Eu ainda não gosto de pensar muito fora da casinha, por que se for algo desse gênero, todas as mortes e o que vimos nao passou de mentira, e isso me deixaria meio puto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei que ele tava morto por causa dessa cena com a Gamorra, mas como diz o Soto, ele pode entrar dentro da joia e ver ela lá dentro presa.

E outra pergunta: Na cena final ele tá sem a Manopla com as joias... Isso pode significar alguma coisa pro próximo filme?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
48 minutes ago, Gust84 said:

Eu acho que ele estar morto é impossível. Pela narrativa toda e o caminho do filme.
Mas ele star dentro de uma pedra, é crível, mas como disse o Soto, o Warlock deveria estar na trama pra isso, tanto que por um segundo eu achei que o warlock era o caveira vermelha.

 

 Eu acho que a cena dele com a Gamora é dentro da Joia da alma mesmo (o que não significa que todo mundo que morreu foi pra lá) e a cena final com ele sozinho é outro planeta.

 

49 minutes ago, Gust84 said:

Eu ainda não gosto de pensar muito fora da casinha, por que se for algo desse gênero, todas as mortes e o que vimos nao passou de mentira, e isso me deixaria meio puto.

 Mas isso é meio inescapável, né GUST? Ou você acredita mesmo que a Marvel vai deixar o Aranha, o Pantera, e praticamente todos os Guardiões mortos? Isso tá praticamente previsto no material base, onde todo mundo morre e todo mundo ressuscita.

 Não que todas as mortes vistas aqui sejam irreversíveis. Acho que Loki e Heindall foram de vez. A Gamora eu já tenho minhas duvidas. Acho até que ela pode voltar pra morrer de vez.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
2 minutes ago, Gust84 said:

Sim, sim.
Mas uma coisa é vencer o thanos e restabelecer o universo, outra era que era tudo mentira ou ilusão.

Você quer dizer dar um jeito de desfazer o estalar de dedos, mas não apagar o filme completamente? Isso eu concordo. Mas eventualmente, alguma coisa será mudada. Se eu não me engano, no material base, e aqui temos SPOILERS COMPLETAMENTE HIPOTÉTICOS A FRENTE, a Nebula (que havia sido morta e ressuscitada pela Joia da Alma) consegue tomar a manopla do Thanos, e regressar 24 horas no tempo, mas com o preço de que 24 horas atrás, ela tava morta, então ela morre de novo. 

Então não vejo (em primeira instância) jeito de recontar esta história sem alterar alguma coisa. do terceiro filme. Mas concordo que a alteração tem que ser mínima.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que o Gust tá falando no sentido de tudo ter sido um sonho ou algo similar. Exemplo: Que as mortes poderiam ter sido uma ilusão do Thanos que nem ele fez quando enganou os Guardiões no Luganenhum e acabou engando a Gamorra, fazendo ela achar que tinha matado ele.

Acho que isso seria brochante mesmo, com certeza. As mortes teriam que ter ocorrido mesmo e depois no próximo filme, desfaçam o que aconteceu de alguma forma (ou ressuscitando o povo, ou mudando linha do tempo, ou sei lá).

Link to comment
Share on other sites

  • Members
3 hours ago, Questão said:

 

 Eu acho que a cena dele com a Gamora é dentro da Joia da alma mesmo (o que não significa que todo mundo que morreu foi pra lá) e a cena final com ele sozinho é outro planeta.

 

 Mas isso é meio inescapável, né GUST? Ou você acredita mesmo que a Marvel vai deixar o Aranha, o Pantera, e praticamente todos os Guardiões mortos? Isso tá praticamente previsto no material base, onde todo mundo morre e todo mundo ressuscita.

 Não que todas as mortes vistas aqui sejam irreversíveis. Acho que Loki e Heindall foram de vez. A Gamora eu já tenho minhas duvidas. Acho até que ela pode voltar pra morrer de vez.

O Loki e o Groot tão  batendo as botas pela segund vez. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
10 minutes ago, Jorge Soto said:

O Loki e o Groot tão  batendo as botas pela segund vez. 

Mas  Loki não morreu no estalar de dedos. E já seria a terceira vez que ele forja a própria morte. Fora que eu acho que o Loki chegou num nível que já não tem mais pra onde levar. Ele já "se redimiu". Manter o personagem é ficar naquele vai e vem de "vira vilão/se redime, Vira vilão/se redime.

 

E o James Gunn disse em entrevista que o Groot que morre em GUARDIÕES não é o mesmo Baby Groot/Teen Groot. É como se fosse o "filho" dele, então de certa forma, é a primeira vez que ele morre.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembrando q o Estranho viu vários futuros e um deles prestava... então a decisão dele de entregar a jóia deve ter sido estratégica pra convergir nesse sentido

legiao_ZnNYUKlyjPXkh0eHqFWrwdDcO5AfIav3V

Eita dois desafetos separados pela Mantis a e Nebula, durante a inauguração da estrela na calçada da fama da Gamora

DcSwsgxX4AA2OYL?format=jpg

E tem gente dizendo q se este filme foi Império Contra Ataca, o outro vai ser um De Volta pro Futuro 2... será??

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi um vídeo e lá comentaram de como o fim poderia ser um sonho: Gamorra estaria certa e Thanos não ama ninguém, então o sacrifício dela não teria dado certo e Thanos é que foi engolido pela joia da alma. Lá ele imaginou todo o final dele se tornando esse ser supremo.

 

Deus me livre um troço desse...

Link to comment
Share on other sites

  • Big One unpinned this topic

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...