Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2016: Previsões


Dinhow
 Share

Recommended Posts

  • Members

Muita coisa acontecendo pra gente nas últimas semanas. Veneza. Telluride. Decisões de campanha. "Silence" pelo jeito ficou mesmo para 2016, o que muda praticamente todos os meus cenários, já que o considerava o filme do ano. Cate Blanchett vai para Coadjuvante, o que todo mundo que lê o livro compreende totalmente, e quem não leu a obra original se pergunta "Como? isso é fraude!". Não, não é. "Jobs" fazendo muito melhor do que eu esperava, parece que o filme é maravilhoso, e Kate Winslet já é lock, assim como o Aaron Sorkin em Roteiro Adaptado. Fassbender parece estar sensacional, mas a categoria de Ator é muito concorrida, é aquela luta ferrenha todo ano. Vamos esperar. "Que Horas ela volta?" ( um título ruim demais) botando o Brasil na briga, o que acho ótimo, porque amo todos os filmes da Anna Muylaert, desde Durval Discos. "The Danish Girl" apareceu com um ótimo trailer, raves para o casal de atores, mas o que a princípio me chamou a atenção foi a trilha sonora do Desplat. "The Revenant" e a história do raio que não cai duas vezes no mesmo lugar. O que já foi desmentido. Cai sim. Com a ausência de "Silence", torna-se o favorito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então, dos livros que o Sérgio havia citado, eu li Far From The Madding Crowd, Brooklyn e Carol.

E já adquiri Silence e Americanah!! Serão os próximos que lerei.

Eu sempre gostei de ler livros que foram adaptados para o cinema, mas geralmente eu lia depois de ter visto o filme.

Agora estou fazendo o caminho contrário, é muito mais interessante!! :)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fiquei off alguns dias, galera.

 

Eu adquiri o hábito de ler antes para aumentar a expectativa do filme, mas eu praticamente só leio obras de ficção. A ala não-ficção gera comumente muito mais filmes, como a biografia "Steve Jobs", mas eu simplesmente passo batido por ela. Não tenho ciência de nenhuma outra obra de ficção que virará filme americano para o ano que vem que já não tenha comentado aqui, a não ser o "Room", protagonizado pela excelente Brie Larson. No Brasil há vários projetos engatilhados, entre eles: "Barba Ensopada de Sangue", do Daniel Galera - que é fantástico! - meu escritor brasileiro favorito.

 

"Southpaw" morreu, heim?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não conhecia o Daniel Galera, já vou colocar esse livro na minha lista de livros para ler.

 

"Room", eu tô lendo no momento. Tô gostando do livro. O filme foi exibido agora no Festival de Toronto e recebeu boas críticas. Brie Larson está recebendo muitos elogios por sua atuação.

 

Li, recentemente, "Z for Zachariah", cujo filme foi lançado no final do mês passado nos EUA.

Tb li "The Diary of a Teenage Girl", esse filme tb foi lançado recentemente lá nos Estados Unidos.

 

Pretendo ler ainda esse ano:

 

The Dressmaker (Há muita expectativa em torno da atuação de Kate Winslet);

The Family Fang (Nicole Kidman é a protagonista ao lado de Jason Bateman que tb dirige o filme);

The Danish Girl (Eddie Redmayne podendo levar sua segunda estatueta consecutiva!!);

The Light Between Oceans ( acho que o filme só será lançado ano que vem, conta no elenco com Alicia Vikander, Michael Fassbender e Rachel Weisz).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não assisti a "Short term 12". Vou dar uma conferida.

 

Eu conheci a Brie Larson através da ótima série United States of Tara. Depois que esta foi extinta, não tinha mais ouvido falar de Brie.

 

O filme "The Revenent" aparece na maioria, pra não dizer todas, as listas de possíveis candidatos ao Oscar 2016!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os grandes vencedores do TIFF (tomando como critério a corrida pelo Oscar) parecem ser Room e Spotlight. Não se ouvia falar muito em Spotlight mas agora já vejo ele em listas de frontrunners para a corrida da Academia (vindo do diretor de "Trocando os Pés", fico com dúvidas). Já a Brie Larson entrou na disputa em um dos melhores anos da categoria de melhor atriz, que tem como boas concorrentes: Cate Blanchet (dois filmes), Carey Mulligan, Jennifer Lawrence, Alicia Vikander (escolha um dos múltiplos filmes), Saoirse Ronan, Juliane Moore, Marion Cotillard, Charlize Theron e Meryl Streep.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os grandes vencedores do TIFF (tomando como critério a corrida pelo Oscar) parecem ser Room e Spotlight. Não se ouvia falar muito em Spotlight mas agora já vejo ele em listas de frontrunners para a corrida da Academia (vindo do diretor de "Trocando os Pés", fico com dúvidas). 

 

 

 Realmente, aquele filme é uma titica, mas cabe lembrar que o Tom McCarthy é co-roteirista, indicado ao Oscar,  por "Up", então talento ele tem. Será interessante saber se "Spotlight" entrará como Roteiro original ou Roteiro Adaptado.

 

 Mark Ruffalo com chances reais como Coadjuvante!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

(Desculpem pelo post duplo)

 

"Brooklyn" arrasou em Nova York. Como eu previa, a mulherada enlouqueceu com o filme. E parece que a adaptação conseguiu captar a delicadeza romântica genuína do livro. Saoirse Ronan, depositária dos maiores elogios.

 

 

Sobre "The Martian": Gostei de quase tudo, não o indicaria a nada (exceto Efeitos Visuais). Mistura de Cast Away, Apolo 13 e Gravity. Tem a enorme vantagem de se basear em um livro muito engraçado, e leve. Tudo que você pensar, "poxa que frase boa", "que piada boa", não, não foi criado originalmente pelos realizadores do filme, está no livro, veio do livro, simples assim. A César o que é de César. Forçação de barra considerar Jessica Chastain para Atriz Coadjuvante. Pietro Scalia é excelente montador, mas não precisa de mais um Oscar. Matt Damon, desde sempre um bom ator, mas não acho que valha uma indicação em um ano que se prenuncia forte. Porém ele tem chance de entrar em uma quinta vaga. Consideraria Arthur Max para entrar em Design de Produção,mas ainda teremos Rick Carter com Star Wars este ano, então só tem ESPAÇO para um. Mesmo raciocínio com as categorias de som. Ou "Star Wars" ou "The Martian". E chega de saga espacial, Hollywood!!!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 Visto "Black Mass".

 

 Não sei o que acontece mas a impressão é que este filme simplesmente "não aconteceu". O que é uma pena. Não é nada espetacular, mas é um filme bastante sólido do Scott Cooper, assim como "Crazy Heart" era, produções que ganham em dimensão pelo talento do elenco. O que prejudica o filme é que ele apresenta múltiplos caminhos (relação de irmãos, relação de amigos, corrupção, ética de uma quase-delação premiada) hesita em seguir só um, tenta seguir todos, e acaba bagunçando a apreciação do espectador. Resumindo, falha de planejamento do roteiro. Nada contra abordar vários assuntos, mas focar no mais importante é essencial.

 

Nunca fui um fã inveterado de Johnny Depp, mas, sem contar a  sua atuação fenomenal na obra-prima "Ed Wood", considero esta a sua segunda melhor interpretação até hoje. A categoria de Melhor Ator é superconcorrida, mas definitivamente ele está muito bem cotado para ficar entre os meus 5 do ano.  Há uma cena, em um jantar, que é aterrorizante, foda foda foda. Das melhores que veremos em todo o ano. No elenco, ainda há Julianne Nicholson  - que eu amo - Kevin Bacon, Joel Edgerton, todo mundo muito bem, e, mais uma vez, Benedict Cumberbatch com aquela mesmíssima cara de sofrido, não fazendo absolutamente nada de especial.

 

Inexplicavelmente, a categoria de Maquiagem & Penteado está limitada a 3 vagas. Mas com certeza o filme merece uma indicação pela incrível transformação do Depp. A maquiagem não atrapalha a performance dele. Você presta atenção nela, inevitavelmente, mas você consegue perceber as nuances dos sentimentos no rosto do ator. Não é uma máscara. Trabalho do oscarizado por "Star Treck" Joel Harlow. Interessante é que a maquiagem do restante do elenco não está lá essas coisas...

 

Adorei a trilha sonora também.

 

Não dava nada pelo filme, e acabei gostando bastante.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...