Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2016: Previsões


Dinhow
 Share

Recommended Posts

  • Members

NYFCC:

 

Best Picture: Carol
Best Director: Todd Haynes, Carol
Best Actress: Saoirse Ronan, Brooklyn
Best Actor: Michael Keaton, Spotlight
Best Supporting Actress: Kristen Stewart, Clouds of Sils Maria
Best Supporting Actor: Mark Rylance, Bridge of Spies
Best Screenplay: Phyllis Nagy, Carol
Best Cinematography: Edward Lachman, Carol
Best Nonfiction Film: In Jackson Heights, Frederick Wiseman
Best Animated Film: Inside Out, Pete Docter, Ronnie del Carmen
Best First Film: Son of Saul, László Nemes
Best Foreign Film: Timbuktu, Abderrahmane Sissako

Special Award #1: Posthumous Award honoring the legacy of William Becker and Janus Films
Special Award #2: Ennio Morricone, Composer

Link to comment
Share on other sites

  • Members

NYFCC sempre traz muita coisa boa.

 

Este ano deu a "Carol" aquela mesma chuva de prêmios a "Far From Heaven" que, infelizmente, não foi o bastante para alavancar o filme para o Oscar daquele ano. Eu gostei muito do livro (tem comentário na primeira página deste fórum) e meu respeito por ele foi crescendo desde então como literatura. Se pensarmos que sua escritora Patricia Higsmith teve sua carreira associada a histórias policiais e ao mundo do crime, o que pensar de um livro no qual o "delito" da vez é o amor (!) entre duas mulheres, sendo a questão do adultério apenas uma justificativa formal para ensejar perseguição?! Estamos falando de um livro de 1952, que só saiu a público com estampilha de um pseudônimo. Isso sim é uma violência. Tão violência quando um ataque de urso, ou oito caras odiosos dentro de uma cabana.

 

Não tinha a menor dúvida que Saoirse Ronan iria faturar o prêmio de atriz entre os críticos. O filme se chama "Brooklyn", pessoal. Mas e a velocidade da votação? Apenas 3 minutos, 3! Ou seja, ela obteve mais de 50% de votos rapidamente. É uma onda. As pessoas estão caindo de amor pelo filme e pela atuação dela. É um personagem adorável, simples, bonito, humilde. A sociedade nem lembra mais de que seres humanos podem ser veículos desses sentimentos. Tô muito contente com a ressonância do filme.

 

Michael Keaton vai concorrer como Coadjuvante. A campanha é para isso. Os votantes da Academia podem mudar no voto isso? Podem. Mas eu tenho a impressão que eles vão dar a estatueta para o DiCaprio, e não tem por quê complicar esse processo: Irem na contramão do que o estúdio indica. Parece que chegou mesmo a hora dele. Como foi com a Julianne Moore neste ano. Keaton, a meu ver, vai mesmo como coadjuvante.

 

Kristen Stewart ser lembrada foi ótimo; o filme é incrível. Foi bem estranho esse prêmio de Filme Estrangeiro. Ainda não sei qual a razão para premiarem algo da temporada passada. Quanto aos roteiros...está hiperconfuso. O WGA não ajuda. Sabemos que Tarantino não pode concorrer a ele, porque não é sindicalizado. Escritores não pertencem ao sindicato, então Emma Donoghue de"Room" não entra, nem o Nick Horby. É uma confusão. 

 

E quanto a pergunta se os críticos de NY viram "Joy", The Revenant", "The Hateful 8"...Sim, eles viram. 

 

Minha única crítica é a crítica de sempre: Todo ano eles tendem a premiar produções filmadas, ou histórias passadas, em Nova York. Soa muito bairrista.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que chegou o momento de começar a assistir os prováveis indicados. Alguém poderia me lançar uma lista de filmes que seria bem recomendável eu assistir? Eu sei que não tem como a pessoa ter certeza, mas baseado em seu feeling pessoal já ta bom. Certamente estão mais atualizados do que eu.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que chegou o momento de começar a assistir os prováveis indicados. Alguém poderia me lançar uma lista de filmes que seria bem recomendável eu assistir? Eu sei que não tem como a pessoa ter certeza, mas baseado em seu feeling pessoal já ta bom. Certamente estão mais atualizados do que eu.

Eu particularmente uso uma lista que fiz no letterboxd (http://letterboxd.com/lmborba/list/possible-nominees-for-the-2016-oscars/detail/) que é um compêndio das listas da indiewire e do awardscircuit (se houver mais listas que sejam fáceis de colocar no meu script para gerar listas, agradeço). Tento contemplar todos os possíveis indicados (com azarões inclusos) a qualquer categoria e por isso a lista é extensa. Mas, nas notas, há as categorias em que cada filme pode ser indicado. Se tu começar por "Melhor Filme" (são 26 filmes no total) deves ter um bom compêndio de filmes que estarão fortes na temporada (muitos deles já disponíveis na baía dos piratas e tantos outros nos cinemas).

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mais um prêmio para Mad Max !!!

 

BOSTON FILM CRITICS

 

BEST PICTURE:

MAD MAX: FURY ROAD

 

BEST DIRECTOR:

George Miller, MAD MAX: FURY ROAD

 

BEST ACTOR:

Michael B. Jordan, CREED

 

BEST ACTRESS:

Saoirse Ronan, BROOKLYN

 

BEST SUPPORTING ACTOR:

Sylvester Stallone, CREED

 

BEST SUPPORTING ACTRESS:

Kristen Stewart, CLOUDS OF SILS MARIA

 

 

BEST ENSEMBLE:

SPOTLIGHT

 

BEST SCREENPLAY:

Tom McCarthy & Josh Singer, SPOTLIGHT

 

BEST FOREIGN LANGUAGE FILM:

SON OF SAUL

 

BEST DOCUMENTARY:

AMY

 

BEST ANIMATED FILM:

INSIDE OUT

 

BEST CINEMATOGRAPHY:

John Seale, MAD MAX: FURY ROAD

 

BEST EDITING:

Margaret Sixel, MAD MAX: FURY ROAD

 

BEST ORIGINAL SCORE:

Junkie XL, MAD MAX: FURY ROAD

 

THE TEN BEST FILMS OF THE YEAR:

 

1. MAD MAX: FURY ROAD

2. CREED

3. BROOKLYN

4. CAROL

5. SPOTLIGHT

6. CLOUDS OF SILS MARIA

7. BRIDGE OF SPIES

8. THE MARTIAN

9. ANOMALISA

10. TANGERINE

Link to comment
Share on other sites

  • Members

!!!! What a day. What a lovely day !!!!

 

 

Dessas mais de 40 listas de prêmios, amanhã vem uma das mais importantes: Los Angeles. É aquele domingo do ano em que eu checo a internet o tempo todo acompanhando a votação de cada prêmio, rodada a rodada. Eles amam premiar atores estrangeiros, principalmente atrizes (Regina Cazé?) e também adoram surpreender. Estou esperando um "Anomalisa" como Best Picture.

 

Fiquei entusiasmado com Boston Online, embora esteja torcendo desbragadamente para DiCaprio. John Seale vencer Fotografia seria muito legal. Ele só tem uma estatueta em uma carreira recheada de grandes trabalhos. Aquele azul no rosto dos personagens no banco de trás do truck é maravilhoso.

 

Este Boston online é um grupo recente e menos numeroso. O círculo de Boston tradicional deve premiar "Spotlight".

 

 

Off: Muito triste a morte de Marília Pêra, fantástica em Central do Brasil. Lembro como muitos críticos americanos depois de elogiarem muito a Fernandona, perguntavam-se: "Mas quem é aquela outra atriz maravilhosa?". Off do off: Marília Pêra, primeira vítima do PT. Sua imagem foi destruída pela militância petista na era Collor. Collor, que, hoje, é um dos apoiadores restantes do regime. O mundo dá voltas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu particularmente uso uma lista que fiz no letterboxd (http://letterboxd.com/lmborba/list/possible-nominees-for-the-2016-oscars/detail/) que é um compêndio das listas da indiewire e do awardscircuit (se houver mais listas que sejam fáceis de colocar no meu script para gerar listas, agradeço). Tento contemplar todos os possíveis indicados (com azarões inclusos) a qualquer categoria e por isso a lista é extensa. Mas, nas notas, há as categorias em que cada filme pode ser indicado. Se tu começar por "Melhor Filme" (são 26 filmes no total) deves ter um bom compêndio de filmes que estarão fortes na temporada (muitos deles já disponíveis na baía dos piratas e tantos outros nos cinemas).

Valeu mesmo, seguirei em busca dos filmes :)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

!!!! What a day. What a lovely day !!!!

 

 

Dessas mais de 40 listas de prêmios, amanhã vem uma das mais importantes: Los Angeles. É aquele domingo do ano em que eu checo a internet o tempo todo acompanhando a votação de cada prêmio, rodada a rodada. Eles amam premiar atores estrangeiros, principalmente atrizes (Regina Cazé?) e também adoram surpreender. Estou esperando um "Anomalisa" como Best Picture.

Acompanha aonde ou como? Também quero!  :lol:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pelo twitter ou site das associações de críticos. Costumam fazer vídeos e fotos também. Dá até para saber que eles pediram pizza ou estão bebendo café. Muitos participantes votantes chegam a twittar sobre o clima da votação, se o debate está acalorado, etc...É incrível a cultura de transparência e de marketing dos Estados Unidos. 

 

Neste domingo, haverá 3 divulgações. Boston ( a tradicional BSFC, formada em 1981; não a Online que é recente, constituída em 2012, cujo prêmio saiu ontem); Los Angeles (LAFCA, que é de 1975), a Associação Online dos críticos de Nova York (2003).

 

Esta separação em "Online" é algo bizantino, não imagino que exista um jornalista ou crítico que não esteja hoje na internet. Mas...Como em todo grupo, sempre existe muito ego, muitas divisões, essas associações se proliferaram. No entanto, apesar do excesso, e de poucas terem relevância, mostra a força do cinema nos USA, e, mais ainda, esse gosto do país pelo associativismo, para fazer as coisas coletivamente - coletivamente de verdade - nada de assembleísmo bolivariano ou rescaldo comunista.

 

Boston começou com reclamações de poucos terem recebido a tempo o dvd de "The Hateful 8". Começou também só me dando alegria: MAD MAX: Fury Road em Montagem!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boston, gigantotescamente foda!!

 

Por razões óbvias, "Spotlight" ia vencer.

 

BSFC winners :

Best Picture: “Spotlight”; Runner-up: “Mad Max: Fury Road”
Best Director: Todd Haynes (“Carol”); Runner-up: Tom McCarthy (“Spotlight”)
Best Actor: (TIE) Paul Dano (“Love & Mercy”) and Leonardo DiCaprio (“The Revenant”)
Best Actress: Charlotte Rampling (“45 Years”); Runner-up: Saoirse Ronan (“Brooklyn”)
Best Supporting Actor: Mark Rylance (“Bridge of Spies”); Runner-up: Sylvester Stallon (“Creed”)
Best Supporting Actress: Kristen Stewart (“Clouds of Sils Maria”); Runner-up: Alicia Vikander (unspecified)
Best Screenplay: “Spotlight”; Runner-up: “Carol”
Best Cinematography: “Carol”; Runner-up: “The Revenant”
Best Editing: “Mad Max: Fury Road”; Runner-up: “Spotlight”
Best Original Score: “Love & Mercy”; Runner-up: “Creed”
Best Ensemble Cast: “Spotlight”; Runner-up: “The Big Short”
Best Animated Film: (TIE) “Anomalisa” and “Inside Out”; Runner-up: “Shaun the Sheep Movie”
Best Documentary: “Amy”; Runner-up: “The Look of Silence”
Best New Filmmaker: Marielle Heller (“
The Diary of a teenage Girl”); Runner-up: Alex Garland, “Ex Machina”

Best Foreign Film: "The Look Of Silence" ; Runner-Up: "White God" and "Son of Saul"

Link to comment
Share on other sites

  • Members

NYFCO winners:

 

Best Picture: Spotlight
Best Director: Tom McCarthy – Spotlight
Best Actress: Brie Larson – Room
Best Actor: Paul Dano – Love & Mercy
Best Supporting Actress: Rooney Mara – Carol
Best Supporting Actor: Mark Rylance – Bridge of Spies
Breakthrough Performance: Alicia Vikander – The Danish Girl

 

Best Screenplay: Tom McCarthy and Josh Singer – Spotlight
Best Use of Music: Love & Mercy
Best Debut Director: Alex Garland – Ex Machina
Best Ensemble Cast: Spotlight
Best Foreign Language Film: Son of Saul
Best Documentary Feature: Amy
Best Animated Feature: Inside Out

Top 10 Films (in alphabetical order):

45 Years
The Big Short
Bridge of Spies
Brooklyn
Carol
Mad Max: Fury Road
Sicario
Spotlight
Steve Jobs
Trumbo

Link to comment
Share on other sites

  • Members

LAFCA winners:

BEST PICTURE, Winner: “Spotlight.”
Runner-up: “Mad Max: Fury Road.”
BEST DIRECTOR, Winner: George Miller, “Mad Max: Fury Road.”
Runner-up: Todd Haynes, “Carol.”
BEST ACTRESS, Winner: Charlotte Rampling, “45 Years.”
Runner-up: Saoirse Ronan, “Brooklyn.”
BEST ACTOR, Winner: Michael Fassbender, “Steve Jobs.”
Runner-up: Géza Röhrig, “Son of Saul.”
BEST SUPPORTING ACTRESS, Winner: Alicia Vikander, “Ex Machina.”
Runner-up: Kristen Stewart, “Clouds of Sils Maria.”
BEST SUPPORTING ACTOR, Winner: Michael Shannon, “99 Homes.”
Runner-up: Mark Rylance, “Bridge of Spies.”
BEST SCREENPLAY, Winner: Josh Singer and Tom McCarthy, “Spotlight.”
Runner-up: Charlie Kaufman, “Anomalisa.”
BEST CINEMATOGRAPHY, Winner: John Seale, “Mad Max: Fury Road.”
Runner-up: Edward Lachman, “Carol.

BEST EDITING, Winner: Hank Corwin, “The Big Short.”Runner-up: Margaret Sixel, “Mad Max: Fury Road.”

BEST FOREIGN-LANGUAGE FILM, Winner: “Son of Saul.”
Runner-up: “The Tribe.”
BEST ANIMATION, Winner: “Anomalisa.”
Runner-up: “Inside Out.”
BEST DOCUMENTARY, Winner: “Amy”
Runner-up: “The Look of Silence.”
BEST MUSIC SCORE, Winner: Carter Burwell, “Anomalisa” and “Carol.”
Runner-up: Ennio Morricone, “The Hateful Eight.”
BEST PRODUCTION DESIGN, Winner: Colin Gibson, “Mad Max: Fury Road.”

Career Achievement: Editor Anne V. Coates.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um dia excelente para: "Spotlight", "Mad Max: Fury Road", "Son of Saul", Kristen Stewart, Charlotte Rampling , Saoirse Ronan, John Seale, Mark Rylance, Paul Dano, "Amy".

Um dia ruim para: Johnny Depp, "Joy", "Youth", Jane Fonda, Inárritu, Michael Keaton, Mark Ruffalo, Jennifer Lawrence, Tarantino, "The Hateful 8", "The Danish Girl", "The Martian", "Room".

 

 

Sobre Los Angeles:

 

Ao longo de 5 horas de debates, os 43 votantes escolheram os melhores filmes do ano. A tradição continua e uma atriz estrangeira é nomeada de novo assumindo de vez a quinta vaga de Atriz: Charlotte Rampling (O que é essa mulher em "Swimming Pool"? Fantástica!). Não esperava a vitória de Fassbender, porque o filme estava praticamente morto, e principalmente porque ele não está fazendo campanha e já não o fez em "12 Years a Slave". LeoDicaprio ficou em terceiro lugar. Alicia Vikander ganhar pelo filme que ninguém esperava foi muito interessante. Com esta vitória, George Miller será indicado, hands down. Lubezki não ganharia pela quarta vez seguida aqui. Eu lamento não haver prêmio para Figurino. Nem toda vitória de atuação em Los Angeles significa muito em termos de Oscar, então não acredito em maiores repercussões com relação a Michael Shannon. Tom Hardy venceu recentemente Los Angeles, e passou em brancas nuvens o restante da temporada. Somente "Schindler`s list", "The Hurt Locker", e "Unforgiven", desde os anos 1990, ganharam Los Angeles e também Melhor Filme.O dado é da Sasha Stone. "Room" ficou menor, de repente. O maior vitorioso por enquanto é o Festival de Telluride! "Sicário" R.I.P.

 

Escrevi aqui que gostei de "The Martian", mas não o indicaria a nada. Os críticos de Nova York, Los Angeles, e Boston, parecem pensar parecido. O NBR o premiou em Ator e Direção. O primeiro prêmio é sempre o primeiro a errar. Vamos ver o que dizem os críticos. Só que dessa vez os críticos estrangeiros. Anúncio dos Golden Globes dia 10 de dezembro.

 

Um dever de todo crítico de arte é não deixar que a excelência seja esquecida. Tivemos bons exemplos disso hoje.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
The Washington, D.C. Area Film Critics Association
 
THE 2015 WAFCA AWARD WINNERS:

 

Best Film:
Spotlight

Best Director:
George Miller (Mad Max: Fury Road)

Best Actor:
Leonardo DiCaprio (The Revenant)

Best Actress:
Saoirse Ronan (Brooklyn)

Best Supporting Actor:
Idris Elba (Beasts of No Nation)

Best Supporting Actress:
Alicia Vikander (Ex Machina)

Best Acting Ensemble:
Spotlight

Best Youth Performance:
Jacob Tremblay (Room)

Best Adapted Screenplay:
Emma Donoghue (Room)

Best Original Screenplay:
Pete Docter, Meg LeFauve and Josh Cooley (Original Story by Pete Docter and Ronnie Del Carmen) (Inside Out)

Best Animated Feature:
Inside Out

Best Documentary:
Amy

Best Foreign Language Film:
Son of Saul

Best Production Design:
Production Designer: Colin Gibson, Set Decorator: Lisa Thompson (Mad Max: Fury Road)

Best Cinematography:
Emmanuel Lubezki, ASC, AMC (The Revenant)

Best Editing:
Margaret Sixel (Mad Max: Fury Road)

Best Original Score:
Jóhann Jóhannsson (Sicario)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

ONLINE FILM CRITICS NOMINATIONS:

 

Best Picture:

Brooklyn
Carol
Ex Machina
Inside Out
Mad Max: Fury Road
The Martian
The Revenant
Room
Sicario
Spotlight

 

Best Animated Feature:
Anomalisa
The Good Dinosaur
Inside Out
The Peanuts Movie
Shaun the Sheep Movie

 

Best Film Not in the English Language:
The Assassin (Taiwan)
Goodnight Mommy (Austria)
Mustang (France)
Phoenix (Germany)
Son of Saul (Hungary)

 

Best Documentary:
Amy
Best of Enemies
Cartel Land
Going Clear: Scientology and the Prison of Belief
The Look of Silence

 

Best Director:
Todd Haynes (Carol)
Tom McCarthy (Spotlight)
George Miller (Mad Max: Fury Road)
Ridley Scott (The Martian)
Denis Villeneuve (Sicario)

 

Best Actor:
Matt Damon (The Martian)
Leonardo DiCaprio (The Revenant)
Michael Fassbender (Steve Jobs)
Michael B. Jordan (Creed)
Ian McKellen (Mr. Holmes)

 

Best Actress:
Cate Blanchett (Carol)
Brie Larson (Room)
Charlotte Rampling (45 Years)
Saoirse Ronan (Brooklyn)
Charlize Theron (Mad Max: Fury Road)

 

Best Supporting Actor:
Benicio Del Toro (Sicario)
Oscar Isaac (Ex Machina)
Mark Ruffalo (Spotlight)
Mark Rylance (Bridge of Spies)
Sylvester Stallone (Creed)

 

Best Supporting Actress:
Rooney Mara (Carol)
Cynthia Nixon (James White)
Kristen Stewart (Clouds of Sils Maria)
Alicia Vikander (The Danish Girl)
Kate Winslet (Steve Jobs)

 

Best Original Screenplay:
Ex Machina (Alex Garland)
Inside Out (Pete Docter, Ronnie Del Carmen, Meg LeFauve, Josh Cooley)
Mistress America (Greta Gerwig, Noah Baumbach)
Sicario (Taylor Sheridan)
Spotlight (Josh Singer, Tom McCarthy)

 

Best Adapted Screenplay:
Brooklyn (Nick Hornby)
Carol (Phyllis Nagy)
The Martian (Drew Goddard)
Room (Emma Donoghue)
Steve Jobs (Aaron Sorkin)

 

Best Editing:
Mad Max: Fury Road (Margaret Sixel)
The Martian (Pietro Scalia)
The Revenant (Stephen Mirrione)
Sicario (Joe Walker)
Steve Jobs (Elliot Graham)

 

Best Cinematography:
The Assassin (Ping Bin Lee)
Carol (Edward Lachman)
Mad Max: Fury Road (John Seale)
The Revenant (Emmanuel Lubezki)
Sicario (Roger Deakins)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

African American Film Critics (AAFCA) winners:

 

Best Picture
Straight Outta Compton (Universal Pictures)

 

Best Director
Ryan Coogler, Creed (Warner Bros.)

 

Best Ensemble
Straight Outta Compton (Universal Pictures)

 

Best Actor
Will Smith, Concussion (Sony)

 

Best Actress
Teyonah Parris, Chi-Raq (Roadside Attractions/Amazon Studios)

 

Best Supporting Actor
Jason Mitchell – Straight Outta Compton (Universal Pictures)

 

Best Supporting Actress
Tessa Thompson, Creed (Warner Bros.)

 

Best Independent Film
Chi-Raq (Roadside Attractions/Amazon Studios)

 

Best Screenplay
Rick Famuyiwa – Dope (Open Road Films)

 

Breakout Performance
Michael B. Jordan, Creed (Warner Bros.)

 

Best Animation
The Peanuts Movie (20thCentury Fox)

 

Best Documentary
A Ballerina’s Tale (Sundance Selects)

 

Best Song
“See You Again”, Furious 7 (Atlantic Records)

 

Best TV Comedy
Black-ish (ABC)

 

Best TV Drama
How to Get Away with Murder (ABC)

 

Best Cable/New Media TV Show
Survivor’s Remorse (Starz)

 

AAFCA Top Ten Films of 2015 in order of distinction:

 

1. Straight Outta Compton (Universal Pictures)
2. Creed (Warner Bros.)
3. Mad Max: Fury Road (Warner Bros.)
4. Beasts of No Nation (Netflix)
5. The Martian (20th Century Fox)
6. 3-1/2 Minutes/Dope (HBO/Open Road Films)
7. Chi-Raq (Roadside Attractions/Amazon Studios)
8. Carol (Weinstein Co.)
9. The Big Short (Paramount Pictures)
10. The Danish Girl (Focus Features)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Ex Machina"

 

 

Um dos melhores filmes do ano, que eu relutei muito em ver, e que me deixou surpreso e muito bem impressionado. Tem a mesma tristeza doce de "Never let me Go", cujo roteiro o diretor Alex Garlan assinou, mas aplicada a um contexto de um drama sci-fi. Que trilha e que trabalho de mixagem de som! Design de Produção lindo, elegante, contemporâneo, frio e arrogante, assinado por pessoas muito competentes que nunca são indicadas. Os efeitos especiais são maravilhosos e não tem nenhuma nave espacial por aqui e nenhum planeta distante. São efeitos especiais sutis, pertinentes, e até mesmo incompletos , "vazados", poéticos - Santo Oscar! - que seus executores sejam indicados, please.

 

Nota negativa: não aguento mais divisão em capítulos. Lars Von Trier e Wes Anderson deram impulso a essa verdadeira característica-mania de filmes indies.

 

Los Angeles cantou a bola primeiro e Washington repetiu hoje: sim, Academia, indicar Alicia Vikander por "Ex Machina" e não por "The Danish Girl"!!! Que atuação maravilhosa, sexy, triste, não caricatural - um arraso! Além de tudo, evita-se uma campanha fraudulenta para Atriz Coajuvante.

 

O filme também fez  a limpa com justiça no prêmio de cinema independente do Reino Unido.

 

Coincidentemente, estou lendo teatro grego, e fiquei admirado de ver "Prometeu Acorrentado", do Ésquilo, ser recitado de maneira tão pertinente, pelo personagem bêbado do Oscar Isaac. Até mesmo a expressão "ex machina", título do filme,  vem do teatro grego, e designa o recurso cenográfico que também se faz presente em "Prometeu Acorrentado". Quem diria, a peça escrita V séc. a.C tem aqui, em 2015 d.C, um primo equivalente e bonito.

 

Show!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

LOS ANGELES, CA – The Academy of Motion Picture Arts and Sciences today announced that 20 films are in the running in the Visual Effects category for the 88th Academy Awards®.

 

The films are listed below in alphabetical order:

 

“Ant-Man”

“Avengers: Age of Ultron”

“Bridge of Spies”

“Chappie”

“Everest”

“Ex Machina”

“Furious Seven”

“The Hunger Games: Mockingjay – Part 2”

“In the Heart of the Sea”

“Jupiter Ascending”

“Jurassic World”

“Mad Max: Fury Road”

“The Martian”

“Mission: Impossible – Rogue Nation”

“The Revenant”

“Spectre”

“Star Wars: The Force Awakens”

“Terminator Genisys”

“Tomorrowland”

“The Walk”

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 "The Look of Silence":

 

Como se não bastasse "The Act of killing" perder o Oscar para "Twenty feet from stardom", em 2014; a nova obra-prima de Joshua Oppenheimer pode perder o Oscar para "Amy"! Qual a razão? O documentário ser legendado? Não ser pop? Ao contrário, ser sério, pesado, e relevante? O Brasil está em crise, caminhando rapidamente para a decadência, mas a Indonésia desses filmes nos serve como consolo. Que inferno é viver ali! 

 

"The Look of Silence" não é bem uma continuação de "The Act of Killing". Não faz uma encenação da história; é mais uma expiação entre vítimas e homicidas, antes que passado fique no passado. Fora a importância do documentário, sua coragem e honestidade moral, há ainda a qualidade técnica da sua realização. As imagens são contemplativas, sucintas: choque atrás de choque,e sua câmera olha no olho das pessoas. Está sendo entendido como algo menor do que o primeiro, porque, convenhamos, "The Act of killing" é magistral, mas, esse aqui chega a ser mais honesto, mais sincero e mais direto.

 

Até Amy Winehouse votaria em "The Look of Silence".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Ex Machina"

 

 

Um dos melhores filmes do ano, que eu relutei muito em ver, e que me deixou surpreso e muito bem impressionado. Tem a mesma tristeza doce de "Never let me Go", cujo roteiro o diretor Alex Garlan assinou, mas aplicada a um contexto de um drama sci-fi. Que trilha e que trabalho de mixagem de som! Design de Produção lindo, elegante, contemporâneo, frio e arrogante, assinado por pessoas muito competentes que nunca são indicadas. Os efeitos especiais são maravilhosos e não tem nenhuma nave espacial por aqui e nenhum planeta distante. São efeitos especiais sutis, pertinentes, e até mesmo incompletos , "vazados", poéticos - Santo Oscar! - que seus executores sejam indicados, please.

 

Nota negativa: não aguento mais divisão em capítulos. Lars Von Trier e Wes Anderson deram impulso a essa verdadeira característica-mania de filmes indies.

 

Los Angeles cantou a bola primeiro e Washington repetiu hoje: sim, Academia, indicar Alicia Vikander por "Ex Machina" e não por "The Danish Girl"!!! Que atuação maravilhosa, sexy, triste, não caricatural - um arraso! Além de tudo, evita-se uma campanha fraudulenta para Atriz Coajuvante.

 

O filme também fez  a limpa com justiça no prêmio de cinema independente do Reino Unido.

 

Coincidentemente, estou lendo teatro grego, e fiquei admirado de ver "Prometeu Acorrentado", do Ésquilo, ser recitado de maneira tão pertinente, pelo personagem bêbado do Oscar Isaac. Até mesmo a expressão "ex machina", título do filme,  vem do teatro grego, e designa o recurso cenográfico que também se faz presente em "Prometeu Acorrentado". Quem diria, a peça escrita V séc. a.C tem aqui, em 2015 d.C, um primo equivalente e bonito.

 

Show!

 

Concordo e também adorei Ex Machina, especialmente Vikander e sua atuação, mas quais chances reais do filme receber alguma indicação? A24 parece não estar fazendo propaganda deste em prol da Brie Larson em Room.

 

Indicação da Vikander por Ex Machina, eu pulo pelado na piscina de alegria. E eu nem tenho piscina.

 

Em outro assunto, Terminator GeneSys na preliminar para efeitos? Fala sério, o T1000 tá tão bom quanto o de 91.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sabem quais do SAG já dá pra baixar?

 

De Cast Ensemble:

Beasts of No Nation e Straight Outta Compton

De Leading Male:

Black Mass

De Leading Female:

Woman in Gold e I Smile Back

De Supporting Male:

Beasts of No Nation e 99 Homes

De Supporting Female:

Nenhum

De Stunt Ensemble:

Everest, Furious 7, Jurrasic World, Mad Max - Fury Road e Missão Impossível - Rogue Nation

 

Esses são os que eu já vi ou já foi possível acessar de alguma forma.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

De Cast Ensemble:

Beasts of No Nation e Straight Outta Compton

De Leading Male:

Black Mass

De Leading Female:

Woman in Gold e I Smile Back

De Supporting Male:

Beasts of No Nation e 99 Homes

De Supporting Female:

Nenhum

De Stunt Ensemble:

Everest, Furious 7, Jurrasic World, Mad Max - Fury Road e Missão Impossível - Rogue Nation

 

Esses são os que eu já vi ou já foi possível acessar de alguma forma.

Valeu, velhinho.

 

Quando souberem de algo novo postem aqui. Farei o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou colocar essa rídicula lista do SAG, restrita ao que toca ao cinema,  apenas para eu nunca mais me esquecer de algumas coisas:

 

Eles atores filmes sobre si mesmos ("TRUMBO" liderando as indicações, pasmem!). Nunca desconsiderar Helen Mirren para nada (Casada com diretor de cinema ex-presidente da Academia, status de "Dame", boa atriz, etc). Eles não admiram filmes com temática feminina (neste ano, só deu filme machomacho). Pode ser o filme que for, eles não gostam de sci-fi. Filmes de dezembro não entram no SAG. Eles amam categorias fraudadas. A lógica de ensemble é: quanto mais astros melhor. O estúdio que fizer uma grande festa no fim de semana anterior terá seu filme lembrado ( "Straigth Outta Compton")

 

Meu maior acerto mesmo sem ver o filme: Jacob Tremblay está cotadíssimo parar entra nesta confusa lista dos 5 de Coadjuvantes.

Meu maior erro mesmo sem ver o filme: Nunca dar a mínima para "The Big Short".

 

 É, o povo assiste a Netflix...

 

Mais importante: "Spotlight" já venceu!

Esta lista de Ator fechou, heim?!

Sarh Silverman, em o "Cake" deste ano.

 

 

22nd annual SAG Awards:

 

Outstanding Performance by a Male Actor in a Leading Role


BRYAN CRANSTON / Dalton Trumbo – “TRUMBO” (Bleecker Street)
JOHNNY DEPP / James “Whitey” Bulger – “BLACK MASS” (Warner Bros. Pictures)
LEONARDO DiCAPRIO / Hugh Glass – “THE REVENANT” (20th Century Fox)
MICHAEL FASSBENDER / Steve Jobs – “STEVE JOBS” (Universal Pictures)
EDDIE REDMAYNE / Einar Wegener/Lili Elbe – “THE DANISH GIRL” (Focus Features)

 

Outstanding Performance by a Female Actor in a Leading Role
CATE BLANCHETT / Carol Aird – “CAROL” (The Weinstein Company)
BRIE LARSON / Ma – “ROOM” (A24)
HELEN MIRREN / Maria Altmann – “WOMAN IN GOLD” (The Weinstein Company)
SAOIRSE RONAN / Eilis – “BROOKLYN” (Fox Searchlight Pictures)
SARAH SILVERMAN / Laney Brooks – “I SMILE BACK” (Broad Green Pictures)

 

Outstanding Performance by a Male Actor in a Supporting Role
CHRISTIAN BALE / Michael Burry – “THE BIG SHORT” (Paramount Pictures)
IDRIS ELBA / Commandant – “BEASTS OF NO NATION” (Netflix)
MARK RYLANCE / Abel Rudolph – “BRIDGE OF SPIES” (DreamWorks)
MICHAEL SHANNON / Rick Carver – “99 HOMES” (Broad Green Pictures)
JACOB TREMBLAY / Jack – “ROOM” (A24)

 

Outstanding Performance by a Female Actor in a Supporting Role
ROONEY MARA / Therese Belivet – “CAROL” (The Weinstein Company)
RACHEL McADAMS / Sacha Pfeiffer – “SPOTLIGHT” (Open Road Films)
HELEN MIRREN / Hedda Hopper – “TRUMBO” (Bleecker Street)
ALICIA VIKANDER / Gerda Wegener – “THE DANISH GIRL” (Focus Features)
KATE WINSLET / Joanna Hoffman – “STEVE JOBS” (Universal Pictures)

 

Outstanding Performance by a Cast in a Motion Picture
BEASTS OF NO NATION (Netflix)
ABRAHAM ATTAH / Agu
KURT EGYIAWAN / 2nd I-C
IDRIS ELBA / Commandant

 

THE BIG SHORT (Paramount Pictures)
CHRISTIAN BALE / Michael Burry
STEVE CARELL / Mark Baum
RYAN GOSLING / Jared Vennett
MELISSA LEO / Georgia Hale
HAMISH LINKLATER / Porter Collins
JOHN MAGARO / Charlie Geller
BRAD PITT / Ben Rickert
RAFE SPALL / Danny Moses
JEREMY STRONG / Vinny Peters
MARISA TOMEI / Cynthia Baum
FINN WITTROCK / Jamie Shipley

 

SPOTLIGHT (Open Road Films)
BILLY CRUDUP / Eric MacLeish
BRIAN D’ARCY JAMES / Matty Carroll
MICHAEL KEATON / Walter “Robby” Robinson
RACHEL McADAMS / Sacha Pfeiffer
MARK RUFFALO / Michael Rezendes
LIEV SCHREIBER / Marty Baron
JOHN SLATTERY / Ben Bradlee, Jr.
STANLEY TUCCI / Mitchell Garabedian

 

STRAIGHT OUTTA COMPTON (Universal Pictures)
NEIL BROWN JR. / DJ Yella
PAUL GIAMATTI / Jerry Heller
COREY HAWKINS / Dr. Dre
ALDIS HODGE / MC Ren
O’SHEA JACKSON JR. / Ice Cube
JASON MITCHELL / Eazy-E

 

TRUMBO (Bleecker Street)
ADEWALE AKINNUOYE-AGBAJE / Virgil Brooks
LOUIS C.K. / Arlen Hird
BRYAN CRANSTON / Dalton Trumbo
DAVID JAMES ELLIOTT / John Wayne
ELLE FANNING / Niki Trumbo
JOHN GOODMAN / Frank King
DIANE LANE / Cleo Trumbo
HELEN MIRREN / Hedda Hopper
MICHAEL STUHLBARG / Edward G. Robinson
ALAN TUDYK / Ian McLellan Hunter

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...