Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

Tópico nostálgico para toda essa década e sua influência até hoje no mundo. Peguei meu DeLorean e Voltei no Tempo, para mim era o auge ou topo da cultura pop.

 

Músicas a revolução do vídeo clipe nascimento da MTV. Michael Jackson com seu thriller, Clipes Tears For Fears, Europe, Cyndi Lauper, Madona (Copia ruim na minha opinião da Cyndi Lauper MAMILOS!), Oingo Boingo (Danny Elfman), Billy Idol, Alphaville, A-Ha, Queen etc. Aqui com Legião Urbana, Titãs, Cazuza, Barão Vermelho, Engenheiros do Havaí etc.

 

Filmes a indústria do blockbuster no seu auge. Indiana Jones, Star Wars O Império Contra Ataca, RoboCop, Conan O Bárbaro, De Volta Para O Futuro, Goonies, A Hora do Pesadelo, A Casa do Espanto, Sexta Feira Treze, A Hora do Espanto, Criaturas, Hellraiser Renascido do Inferno, Clube dos Cinco, Curtindo A Vida Adoidado, Loucademia de Polícia, Karatê Kid, Blade Runner etc. 

 

Séries não tão boas como as de hoje, mas quem viveu essa época tem saudades. Alf, Um Amor de Família (Married With Childrens), MacGyver, Punk A Levada da Breca (Punk Brewster), Gata e o Rato, Bela e Ferra (Linda Hamilton e Ron Perlman), Anjos Da Lei (21 Jump Street), Miami Vice, Esquadrão Classe A, Super Máquina (Knight Rider), Trovão Azul , SOS Malibu etc.

 

Desenhos como Thundercats, Zillion, anime Rei Arthur, Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons), Defensores da Terra (Defenders of the Earth), Duck Tales, Os Simpsons (finalzinho dos anos 80), He-Man, Transformers, Smurfs, Garfield, As Tartarugas Ninja etc.

 

Games como Pac Man, Tetris, Super Mario Bros, Golden Axe, Galaga, Double Dragon, Altered Beast, o primeiro Street Figther etc.

 

O comportamento roupas exageradas, cabelos, piadas e opiniões absurdas para hoje e até mentalidade sem a menor preocupação com a saúde e o bem estar.

 

A crise do petróleo, Apartheid, AIDS, Inflação galopante aqui, diretas já, Queda do Muro de Berlim e futuramente o Fim da União Soviética etc. Sua influencia até hoje na cultura pop até nos games como GTA Vice City filmes como Guardiões da Galáxia, Donnie Darko, Kung Fury, Detona Ralph, Pixes e esse novo X-Men Apocalipse. Enfim muito assunto de sobra.

 

Acabei de ouvir dois podcast muito bons do Jurassicast dessa época. Acho que abordaram muito bem essa temática de forma geral. Vale apena ouvir:

 

http://jurassicast.com.br/2014/07/07/elo-perdido-34-anos-80-e-a-culpa-e-da-jane-fonda/

 

elo_perdido_34_anos_80_e_a_culpa_e_da_ja

 

http://jurassicast.com.br/2014/07/21/elo-perdido-35-mais-anos-80-e-a-culpa-ainda-e-da-jane-fonda/

 elo_perdido_35_mais_anos_80_e_a_culpa_ai

Link to comment
Share on other sites

  • Members

VHS fez sucesso absurdo com os filmes adultos ou pornôs igual eles comentaram ai no podcast acima que postei. Nessas horas não posso deixar de prestar "homenagens" e de lembrar de uma das estrelas pornôs, que mais me cativou em filmes ruins de doer e em filmes XXX. A Gatíssima na época Traci Lord:

 

traci-1.jpg

 

Participação que ela fez em "Um Amor de Família":

 

tumblr_lkyxrgW8GC1qa70eyo1_500.jpg

 

15.jpg

 

 

Caramba! Eu até me esqueci do Chris Rock de "Todo Mundo Odeia o Chris" que é ótima série sitcom com uma ótima pegada cômica na época do Chris Rock lá na infância do cara nos anos 80. Influência dessa nostalgia que também recomendo o Canal do YouTube Nostalgia do Felipe Castanhari:

 

 

Vários bons animes fizeram muito sucesso nos anos 90 aqui no Brasil, mas já faziam lá fora e no Japão por muitos anos antes de chegar aqui. Acho que vale lembrar ai de Cavaleiros do Zodíaco de 1986:

 

 

Eu gosto muito de Cavaleiro o Zodíaco, mas, todavia, porém, contudo eu odeio com sangue nos olhos as músicas CANTADAS tanto no original como no dublado. Eu abomino a evocação de poderes dos personagens acho isso extremamente constrangedor. É como ficar nu em estádio de futebol para mim. KKKKKK! :lol:

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Só divagando um pouco aqui:

 

Semana passada me deu uma nostalgia grande porque acabei achando um texto na internet falando dos cinemas daqui de Brasília da época.

 

Antes desses cinemas de shopping que surgiram no fim da década, tinha muito aquele cinemões. Era um filme só e uma sala bem grande pra ver. Aqui os mais populares (segundo o texto) eram Cine Atlântida, Cine Karim e Cine Márcia (esse ficava num shopping Conjunto Nacional).  

 

Cine Atlântida me lembro de ter visto A Lenda por lá. Minha memória é meio fraca, mas me lembro que na entrada tinha uns espelhos grandes nas paredes e tals. Não tenho muito certeza disso, mas é algo que me vem quando tento lembrar desse dia.

 

Cine Karim não vi nenhum por lá, mas me lembro de ter passado na frente dele uma vez e estava em cartaz A Hora do Pesadelo 1, aí fiquei hipnotizado pelo poster e imagens do filme que tava por lá (antes ele colocavam imagens do filme perto do carta do filme). Posters do filme do Freddy são bem legais.

 

Já Cine Márcia não me lembro de ter passado por perto dele (acho que passei, mas já era adulto, quando o cinema já estava pra fechar).

 

E falando em Hora do Pesadelo, me lembro que tinha um Cine Bristol (outro cinema daqui da época, mas não tão popular), e era pequeno e passei na frente tava em cartaz o Sexta-feira 13 Parte 5, e aí vi aquele poster laranja com a máscara do Jason e o Tommy na frente, sem falar que tinha um cartaz indicando a estréia do A Hora do Pesadelo 2. Isso tudo me deixava meio instigado. Cinema tinha esse certo ar de coisa misteriosa, que dava uma vontade de entrar e saber o que tava acontecendo lá. Era meio mágico, por isso ainda tenho essas coisas na lembrança.

 

Na minha cidade, tinha Cine Paranoá e Cine Lara. Ficavam um do lado do outro no centro aqui. Hoje o Cine Paranoá é cinema pornô e o Cine Lara virou igreja.

 

Mas não fui muito em cinema na época, porque acabei indo mais quando estreou os cinemas em shopping no fim da década. Antes disso, eu me lembro de ter visto O Cangaceiro Trapalhão (esse tenho vagamente na memória de ter visto no cinema) Superman III (essa tá mais vivo, mas não lembro o cinema que vi), A Lenda (esse eu vi no Cine Atlântida), Mestres do Universo (Cine Paranoá). Depois veio os cinema em shopping (o primeiro por aqui foi o do Parkshopping, cinemas Severiano Ribeiro, que hoje é Kinoplex, que tinha 8 salas, mas hoje são 11) teve Superman IV, Sexta-feira 13 Parte 7, Máquina Mortífera 2Cemitério Maldito e Karatê Kid 3. Já no começa da década de 90 cheguei a ver Esqueceram de Mim no Cine Paranoá e Exterminador do Futuro 2 no Cine Lara.

 

Eu acabei descobrindo mais cinema nas locadoras. Meu pai comprou primeiro VHS (um tijolão da Toshiba) em 1987 e aí era locadora todo fim de semana. Alucinava quando ia pra locadora. Primeiro filme que vi em VHS foi A Mosca, mas não era o VHS de casa, foi na casa de um vizinho, e em casa o primeiro foi Coração Satânico. Eu deveria ter uns 11 anos e mesmo assim acabei vendo esses filmes.

 

Enfim, só lembrando mesmo dessa época que tudo começou pra mim.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...