Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2017: Previsões


SergioB.
 Share

Recommended Posts

  • Members

Filme do Eryk Rocha já reconhecido em Cannes, na não-oficial categoria de documentários. Não sei se assistiram, mas "Campo de Jogo" já era uma declaração poética ao Futebol. Lindo. 

Aparentemente, este "Cinema Novo" é uma aula de montagem. Aguardando fortemente

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que coisa esses resultados, né? Que Aquarius não ganhasse melhor filme, tudo bem. Mas, Sônia ser esnobada desse jeito é algo difícil de compreender!

 

De qualquer modo, premiações quase sempre apresentam surpresas. O importante é que o filme foi bem recebido pela crítica, bem como a atuação de Sônia Braga.

 

Vamos ver o que acontecerá durante o ano!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

VAMOS PRO JOGO DOS 6, por enquanto!!!

 

Favorito grifado.

 

Best Picture:     Billy Lynn`s Long Halftime Walk - La La Land - Loving - Manchester by the Sea - Silence - The Birth of a Nation  (6 filmes, acreditando em superconcentração de votos) Alt. Fences (se ficar pronto)

Best Director:   Damien Chazelle - Ang Lee - Jeff Nichols -  Martin Scorsese - Nate Parker.   Alt. Denzel Washington (Se Fences ficar pronto)

Best Actor:      Joe Alwyn - Andrew Garfield - Casey Aflleck - Michael Fassbender - Nate Parker.   Alt. Ryan Gosling

Best Actress:  Ruth Negga - Meryl Streep - Emma Stone - Alicia Vikander - Emily Blunt    Alt. Viola Davis (se Fences ficar pronto, senão é a Meryl)

Best Supporting Actor: Steve Martin - Liam Neeson - Tadonobu Asano - J.K. Simmons - Michael Shannon   Alt. Hugh Grant

Best Supporting Actress: Rachel Weisz - Michelle Williams - Annette Benning - Dakota Fanning (se o filme de fato vingar)  - Kristen Stewart   Alt. Margot Robbie

 

 

 

Comentário do Pete Hammond sobre Sonia Braga:

 

"Sonia Braga, Aquarius: This deliciously sexy veteran Brazilian national treasure has a full-bodied, dominating role in the entertaining Brazilian entry. Way overdue and very deserving."

 

Eu vou completar a lista de todas as categorias em breve.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sérgio, legal essa lista.

 

Em atriz, eu acrescentaria como uma outra alternativa a Jéssica Chastain por The Zookeeper's Wife.

 

Qdo vc tiver tempo, coloca as previsões para roteiro adaptado!! Acho que esses tem chance: Silence, . Billy Lynn's Long Halftime Walk, Fences, Story of Your Life e Lion.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Continuando:

 

Favorito grifado.

 

Best Animated: Finding Dory - Moana - The Little Prince-  The Red Turtle - Zootopia     Alt. April and the Extraordinary World

Best Original Screenplay: The Birth of a Nation - Manchester By the Sea - La la Land - Loving - Collateral Beauty   Alt. Hail, Caesar!

Best Adaptded Screenplay: Billy Lynn`s Long Halftime Walk - Silence - Lion - The Light Between Oceans - The Salesman   Alt. Fences (se ficar pronto)

Best Cinematografhy: Billy Lynn`s Long Halftime Walk - Silence - Story of Your Life - The Birth of a Nation - Hail, Caesar!   Alt. Lion

Best Film Edition: Silence - The Birth of a Nation - Billy Lynn`s Long Halftime Walk - La la Land - Story of Your Life    Alt. Passengers 

 

 

Este tipo de lista, nesta época do ano, assemelha-se a comentarista de futebol tentando prever quem vai ganhar o Campeonato Brasileiro e quem vai ser rebaixado. O torcedor guarda a coluna de jornal para esfregar na cara do jornalista no final do ano. Mas é só exercício de futurologia, mesmo. Antes de Toronto, é difícil cravar muitos nomes, sobretudo nessas categorias técnicas, sem ver os filmes. Ator, filme e Diretor, até é mais fácil. 

 

Mais que uma lista, eu me interesso mais pelas justificativas. Vou tentar resumir. Eu vislumbro "Silence" como uma obra-prima. Pelo livro, pelo diretor, pelos stills lindíssimos, etc. Então coloco-o como o favorito de quase tudo, e uma espécie de regra, onde ele estiver, ele seria, em tese, favorito. Mas não o vejo vencendo em Montagem, como vocês notam, porque a Thelma Shoonmaker já ganhou 3 vezes, e temos na disputa um pouco reconhecido Tym Squyres, num filme que promete arrasar. A montagem do "The Birth of a Nation" é assinada pelo Stevem Rosemblum, 3 vezes indicado, mas digamos que o principal trabalho dele, "Braveheart", já faz 20 anos...Uma indicação estaria de bom tamanho. "Lion" poderia estar aqui, mas preferi incluir o musical do Chazelle, já que o vejo em Direção.

 

Em Animação, "Zootopia"  tem respaldo crítico e de bilheteria para bater uma sequência, mesmo "Finding Dory". Chamo a atenção também para a aclamação que foi "The Red Turtle" em Cannes. Mas arte, arte pura, arte séria, não costuma ganhar aqui. Como mostrou o crime ocorrido contra "O Conto da Princesa Kaguya".

 

"The Birth of a Nation" não me agradou como trailer, mas o filme TEM de ganhar alguma coisa. Muito em dúvida, coloquei Nate Parker ganhando em Ator e agora o coloquei levando uma segunda estatueta por Roteiro. Parece exagero, né? Mas que outro filme teria o "porte" para batê-lo nesta categoria? "Manchester By The Sea" parece ser um filme excelente, mas indie demais. Então, por enquanto, Nate leva os dois. Porque diretor não leva. Aceito o argumento que ele não leva Ator (categoria hiperdisputada, na qual tudo soa válido, e parece que os atores jovens estão vindo pra lacrar), já Roteiro Original eu não consigo mudar.  Existe uma controvérsia onde entraria "Loving", parecida com o que houve com "Spotlight". Roteiro Adaptado será uma briga de foice. Jay Cocks, Tony Kushner (dois monstros sagrados sem Oscar) e o roteirista do filme do Ang Lee. Eu fui pela regra da Obra-Prima, e dei o Cocks vencendo. Depois de Cannes, incluí o Farhadi (já indicado por "A Separation"). Fotografia, por mim, Rodrigo Prieto, outro mexicano, considerando também o trabalho em "Passengers".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sérgio, legal essa lista.

 

Em atriz, eu acrescentaria como uma outra alternativa a Jéssica Chastain por The Zookeeper's Wife.

 

 

 

Muita gente a tem colocado em suas listas, assim como o Daniel Bruhl em Coadjuvante. Respeito, mas eu não li o livro. Não conheço os personagens. Dos outros filmes, vindos de adaptações, eu conheço a força. Realmente, preenche a cota de filme de Segunda Guerra. Fora que a diretora Niki Caro é boa, né? Eu gosto de "Terra Fria". Pra mim, esse Oscar aí já tem dono, é da Viola Davis, mesmos se o filme ficar pronto somente às 23:59 do dia 31 de dezembro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Continuando:

 

Favorito grifado.

 

 

Best Costume Design: Silence - Alice Through the Looking Glass - Florence Foster Jenkins - La la Land - Miss Peregrine`s Home for Peculiar Children  Alt. How to Talk...

Best Production Design: Fantastic Beasts and Where to Find Them - Silence - Miss Peregrine`s Home for Peculiar Children - The Birth of a Nation - La La Land  

Best Visual Effects: The Jungle Book - Captain America: Civil War -  Star trek Beyond - Suicide Squad - Passengers     Alt. Rogue One: A Star Wars Story

Best MakeUp and Hairstyling: Silence - Suicide Squad - Miss Peregrine`s Home for Peculiar Children     Alt. Fantastic Beasts and Where to Find Them

 

Que difícil entender as categorias de estilo neste ano! Quero a temporada passada de volta, na qual acertei todos bem antes. 

 

Acho que posso resumir a ideia básica em: Os medalhões entram, mas não ganham.

 

A primeira enorme dificuldade é trazida pela Collen Atwood (11 indicações/3 estatuetas) por que ela simplesmente assina 3 Figurinos de fantasia na mesma temporada. É uma overdose. Conto que o universo de Alice dará a ela uma indicação certa (afinal, ele é um dos pilares do próprio filme) mesmo o filme sendo uma bosta, e em outra ponta conto com a força imagética do Tim Burton no "Miss Peregrine`s Home..." Sandy Powell não consta até agora como a figurinista de "Silence", cujo filme ainda está sem créditos. Imagino que haja muita pesquisa japonesa para auxiliá-la e estão esperando a conclusão dos nomes. Contudo, acredito que a vencedora sairá dessa  dobradinha de sempre, pelas mãos de Consolata Boyle, ela que foi indicada somente antes por "The Queen". Na peça, o figurino é decisivo, e imagino que no filme assim também deve ser. 

 

Em Design de Produção, entendo que Dante Ferretti e sua esposa Franchesca Lo Schiavo serão mais uma vez indicados, agora por "Silence". Estou no momento vendo muitos filmes italianos dos anos 1970, e fico admirado como o nome dele está em inúmeras obras-primas daquela época, ao lado do de Ennio Morricone, por exemplo, no sublime e inigualável "A Classe operária vai ao Paraíso". Será a décima primeira indicação do casal. Por isso mesmo, não os vejo vencendo. Acho que será um filme de fantasia. Qual? O rei Stuart Graig (3 estatuetas) nunca venceu pelos trabalhos em Harry Potter, apesar das indicações. Então tenho como certa a indicação por "Fantastic Beasts and Where to find Them", mas a tradição continuaria, e a vitória, no meu entender, será pelo trabalho em um filme do Tim Burton - que é um nome que está associado ao design - então seria para um expatriado de Star Wars, nunca indicado antes, Gavin Bocquet. 

 

Efeitos Visuais pegou todo mundo de surpresa neste ano. E surpresa das boas. Quando todos esperavam um filme de ação, veio a vitória de "Ex Machina" por aquela sensualidade minimalista. Em 2017, vejo os quadrinhos e ficções científicas bem representados, mas meu voto, desde já, é para "The Jungle Book", porque é simplesmente uma coisa arrebatadora! É da galera de O "Homem-Aranha", "Transformers", "Avatar"; dezenas e dezenas de profissionais,  para conceber aqueles animais. Não é somente o meu voto antecipado, mas muita gente está pensando assim. Ainda que a  briga com o ótimo "Captain America: Civil War", campeão de bilheteria, seja duríssima. "Alice in Wonderland" conseguiu uma inesperada indicação aqui em 2010, muito em virtude da bilheteria bilionária e da carreira de Ken Ralston, 4 Oscars. Ele assina a nova empreitada, mas eu não o banquei entre os 5. Pode ser um erro meu.

 

Maquiagem e Penteado...Coloquei "Silence" pelo "visú" jesuítico e pelas marcas de tortura. Reproduzindo o que aconteceu com "The Revenant" neste ano. Coloquei "Suicide Squad" por causa do visual da Margot Robbie e do Jared Leto. Mas acho que um filme do Tim Burton tem uma força muito grande aqui, e é um Oscar muito alinhado às categorias de Design de Produção e Figurino, nas quais o filme entrará. David White, indicado por "Guardiões da Galáxia", assina os principais efeitos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Continuando:

 

Favorito Grifado.

 

 

Best Original Score: Story of Your Life - La La Land - The Jungle Book - The Light Between Oceans - Silence     Alt. Rogue One: A Star Wars Story

Best Sound Mixing: Story of Your Life - Rogue One: A Star Wars Story - La La Land - Suicide Squad - Captain America: Civil War       Alt. The Jungle Book

Best Sound Editing: Story of Your Life - Rogue One: A Star Wars Story - Suicide Squad - Captain America: Civil War - Sully       Alt. The Jungle Book

Best Original Song: Hail, Caesar! - Zootopia - Sing Street - Moana - ????? 

Best Foreign Film: Brazil - Germany - Italy - South Corea - Romania   Alt. Japan

 

Difícil, a esta altura, prever o estilo, igualmente difícil prever o som e aquilo que vem de outros mercados...

 

Temos um musical na disputa. Um musical de um diretor-promessa,  com um par de atores excelentes, e até mesmo a presença de um grande cantor (e vencedor do Oscar!) nele, John Legend. Por isso, creio que Justin Hurwitz, nunca indicado, que cuidou de toda a concepção musical de "Whiplash", seja o favorito. Larga como favorito em tese, embora seja difícil avaliar se ele é de fato um compositor ou um orquestrador. Assim como na categoria de Figurino, "Silence" não divulgou seu responsável pela trilha, mas - tchan tchan tchan tchan - descobri que o nome fora dos autos é nada mais nada menos do que Howard Shore ( finalmente libertado da Terra Média, onde concebeu aquele triunfo da humanidade chamado "The Lord Of The Rings - The Return of The King", com seus 3 Oscars no bolso). Com um time desses como não torcer para "Silence", né? Amei a trilha sonora de "The Jungle Book", cujo responsável é o compositor indicado por "A Paixão de Cristo", John Debney. "Story of Your Life" conta com o queridinho da vez, o islandês Jóhann Jóhannsson, indicado duas vezes em sequência ( A de "Sicário, especialmente, interessante). Vai se firmando como um novo nome, até encontrar-se na carreira com um Best Picture. Completando os indicados, Alexandre Desplat assina a trilha de 3 filmes: "Florence Foster Jenkins", "Stars War", e "The Ligth Between Oceans", por qual eu vejo grande chance de explorar musicalmente as nuances da novela, do melodrama.

 

Mixagem de Som, eu fui pela regra do musical, coloquei "La La Land" vencendo aqui, repetindo o que aconteceu - para surpresa de muitos - com "Whiplash"( ou no passado, com "DreamGirls"). Atenção: não é o mesmo time de profissionais! "Rogue One: A Star Wars Story" certamente será indicado. Assina a mixagem a mesma dupla indicada este ano por "Star Wars: The Force Awakens", David Acord e Matthew Wood - ele várias vezes indicado, até por "There Will Be Blood". Por que não os favoritei? Não acho que o filme terá o mesmo impacto do anterior. Só por isso. "Captain America: Civil War" tem um som incrível, feito sobretudo por uma galera jovem, que ainda não brilhou no tapete vermelho, o mais destacado responsável nome talvez seja o Petur Hiddal (2 indicações). Terá pela frente a briga, vamos dizer, " de origem", com "Suicide Squad", também sem nomes premiados. Coloquei "Story Of Your Life" no bolo, por ser ficção científica.

 

Edição de Som, é basicamente o mesmo raciocínio. Quase os mesmos filmes. Com a diferença que sai "La La Land", e entra "Sully", acreditando que um musical perde seu encanto aqui, e realçando a presença de filme de desastre aéreo, realizado pelos editores de som ultrapremiados por filmes do Eastwood, como "American Sniper"  e "Letters from Iwo Jima", Allan Robert Murray e Bub Asman - quase lendas desta categoria. Vencendo, desta vez, não o maior prestígio, mas a maior bilheteria.

 

Canção é aquela loucura de sempre. "Zootopia" não tem a melhor canção do mundo, mas é uma canção marcante, que bota o filme pra cima. Acredito que esteja dentro. A melhor canção até agora também é o melhor momento de um filme, é "No Dames!", dos filmes do Coen, música de Henry Krieger (3 indicações) e letra de Willie Reale, compositores da Broadway. Imagino que "Moana" conte com alguma canção bonita, na tradição Disney, e em seu casting há um dos caras do momento nos USA, Dyane Johnson. Pule de dez para ser indicado,a fim de ser entrevistado com excitação pelo povo do E! e pelo povo da Mtv!.

 

Saindo do setor de som e entrando em filme estrangeiro, coloquei os países que mais se destacaram nos festivais. Não sei qual longa-metragem a Romênia vai escolher para representá-la, já que seus dois maiores diretores arrebentaram em Cannes. O Brasil viverá mais uma polêmica desnecessária - que muita gente ainda nem se atinou - em torno do seu representante, que, logicamente, tem de ser "Aquarius", mas, como tudo neste país, tem uma enorme chance de a lógica não prevalecer. O filme ainda não tem distribuidora nos USA.  No sentido oposto, mais um 7 x 1 pra Alemanha, com "Tony Erdmann", de Mare Ade, sendo adquirido pela Sony Classics. Esta compra mina o potencial de Sonia Braga em favor da atriz alemã. Sem contar que aquele filme germânico sobre aborto, que se destacou em Berlim, também pode ser um representante forte. Itália está sempre na jogada, e a Coréia do Sul, Mew!, o que acontece com a Coreia do Sul, que sempre escolhe errado? Espero que escolham o Park. Já era pra eles terem uns 5 Oscars, com os diretores maravilhosos que têm.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que Boi Neon pode competir com Aquarius. Aliás, a estreia dele é pra este ano ainda? Não acho que seja um "7a1" neste caso. Dois filmes com muitos predicados de qualidade. 

Eu diria até que se Boi Neon fosse um filme americano, se passando no meio do Wyoming, poderia perfeitamente ter vários aspectos técnicos indicados

Link to comment
Share on other sites

  • Members

7 x 1 não no sentido de qualidade entre os filmes, mas no sentido de que o panorama do filme alemão parece muito claro, com um planejamento mais bem encaminhado, com uma distribuidora acostumada a fazer campanha de filme estrangeiro. O panorama de "Aquarius" é nebuloso, a começar pela questão da indicação/aceitação como representante do país. Risco de se politizar uma escolha que deveria ser fria e racional: Quem tem mais condições de avançar na corrida para o Oscar? 

 

Não achei os números de "Alice Through the Looking Glass" retumbantes, não. Na minha lista acima, eu só o coloquei como nomeado em Figurino. E comentei por que não o incluiria em Efeitos Visuais, como o primeiro filme de fato fora. A bilheteria razoável reforça essa linha de pensamento. Assim como "The Jungle Book" passando, no total arrecadado, "Zootopia", indica que vai haver um olhar carinhoso sobre ele. Como é o meu.

 

Visitando alguns sites hoje, notei que muita gente tende a ver o que eu estou vendo: "Silence" liderando em Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante; e, Michelle Williams, mesmo em um papel menor, vencendo em Atriz Coadjuvante. Seria lindo, né, não?! Assim como preveem Nate Parker em Ator, e Viola Davis - se o filme vingar - indiscutível em Atriz. Acho engraçado, porque eu não fico visitando diuturnamente esses sites de apostas, não - estou mais empenhado em prever as medalhas olímpicas, no momento - mas parece haver uma espécie de expectativa consensuada entre as pessoas. A discordância da minha lista com a deles é Design de Produção. Eles creem em "Silence", quase de forma unânime, com Dante Ferretti e Franchesca Lo Schiavo. E eu só dou como certa a indicação. Já ganharam demais! Inclusive das últimas vezes que foram indicados. Acho que vai pra um filme de fantasia.

 

Cjo9ejwUgAElJz5.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parece que "Story Of Your Life" chamar-se-á (em tempos de mesóclise...) "Arrival". 

 

Bilheteria do final de semana atestando o flop de "Alice Through the Looking Glass":

 

 Alice Through the Looking Glass BV $10,691,000 -60.2% 3,763 - $2,841 $50,772,597 
 
 
Meryl Streep e Hugh Grant colhendo críticas excelentes. Eu já tinha cantado essa bola! Em que pese o talento dos atores, creio que 60% de um justo reconhecimento seja devido ao personagem. Por exemplo, qualquer atriz que fizesse o papel da mãe em "Room" iria se destacar. Vem uma pessoa talentosa como a Brie Larson e arrasa. "Florence Foster Jenkins" é pedir pra Meryl deitar e rolar.
 
Todo mundo nos States acreditando na conclusão de "Fences". Viola Davis liderando as apostas em Atriz. Nicole Kidman galgando degraus na busca de uma vaga de coadjuvante por "Lion". A favorita até agora? Michelle Williams.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vocês estão acompanhando a querela entre o (agora) ministro da Cultura e o time de "Aquarius", né? Previ isso semanas atrás.

Pois é Sérgio, andei lendo as críticas que do atual Ministro da Cultura à manifestação que a equipe de Aquarius fez em Cannes! Eu, particularmente, achei que ele foi infeliz ao dizer que aquele ato "causa prejuízos à reputação e à imagem do Brasil" e dizer "que foi até um pouco totalitário"... Sem noção, e onde fica o direito à liberdade de pensamento e expressão?

 

Gostei da resposta da Sônia Braga!!

 

E é bem provável que, na hora de selecionarem o representante brasileiro para concorrer a uma vaga ao Oscar 2017, Aquarius sofra retaliação e seja barrado. Infelizmente!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não acho que seja tanto assim, porque por mais que seja uma comissão do Ministério da Cultura, é uma comissão bem independente. A não ser que eles taquem de uma vez o foda-se para a opinião pública (ou pelo menos aquela fora das principais mídias) e escolham uma comissão passadora de pano. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas, Muviola, existem dúvidas do outro lado também. Será que Kleber Mendonça Filho aceitaria que seu filme fosse o representante brasileiro na atual conjuntura política? Pois se ele acredita que existe um golpe, então toda decisão vinda do Governo - até mesmo a escolha de seu filme - é ilegítima.

 

Espero mesmo que a maturidade prevaleça e escolham o filme com mais condições de nos representar. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...