Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2017: Previsões


SergioB.
 Share

Recommended Posts

  • Members

Confirmado pela própria Viola Davis: "Fences" em Dezembro! Quem assistiu a peça (pela qual ela e Denzel ganharam o Tony) diz que o papel da esposa é quase coadjuvante. Mas em "The Help" a própria Viola foi alçada à condição de protagonista. Para ajudar os argumentos de campanha, mesmo o Tony dela foi por Lead Actress. Favorita.

 

Com "Fences" pronto, mudam meus cenários de indicações em Ator e Ator Coadjuvante.

 

Curiosidade histórica: Última atriz a ganhar um Oscar por uma adaptação teatral: Marlee Matlin por "Children of a Lesser God", 1987. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, primeiramente o filme tem que estrear aqui, né? Não tô sabendo ainda de data de estreia, vocês sabem?

 

E além disso, nem sabemos se vai ser este Ministério também. Enfim, muito nebulosa as coisas

 

Aquarius tem data de estreia nos cinemas brasileiros prevista para o dia 01/09.

 

E é em setembro que o filme para representar o Brasil no Oscar é escolhido, não?

 

Vocês viram que Aquarius ganhou o prêmio principal do Festival de Sydney, nesse final de semana que passou?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Muita gente achou promissor. Eu fiquei com os sentidos alertas para uma redução da história ao conflito familiar. O livro é muito mais que isso. É um painel das transformações dos Estados Unidos no século XX. Como eu escrevi no meu primeiro post, é muito difícil adaptar Philip Roth - todas as tentativas deram errado. No mais, Dakota Fanning de posse do papel dos sonhos de todo coadjuvante: o que rouba a cena.

 

Não aguento trailer com SPOILER GIGANTOTESCO!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quem por acaso pensasse que "Florence Foster Jenkins" seria uma tolice a mais terá que lidar com os 91% de aprovação crítica. Raves e raves para Meryl e Grant. Celebro a existência de comédias disputando o Oscar. Sinal de que existe espaço para tudo no cinema. Não à toa, o surgimento da comédia na Grécia só ocorreu com o fortalecimento da democracia.

 

Mudando de assunto, assistia eu ao primeiro filme de mercado do Hirokazu Kore-eda, o lindo "Maborosi, a Luz da Ilusão", e fiquei assim: "Quem é esse japa novinho tão bom?". Resposta: Tadanobu Asano. Candidatíssimo a chutarbundas em "Silence".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 Por enquanto, só vejo indicação certa em Best Sound Editing.

 

Na real, "Sully" teria tudo para se destacar em muitas categorias, mas, não sei por quê, prefiro apostar, para entrar em Best Picture, em um filme menor como "Manchester by the Sea". 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Academia divulgou dias atrás a lista dos novos convidados a integrar o seu conjunto de membros. Ao todo, o número recorde de 683 convites. Visando à pluralidade, chamou mais mulheres; mais negros; mais estrangeiros, pessoas de 59 países; e 28 já vencedores da estatueta. Do Brasil, notei os nomes do fotógrafo Lula Carvalho, da diretora Anna Muylaert ( off: vocês sabiam que ela é a diretora do fantástico clipe de "Mamma Africa", do Chico César?), e do produtor musical Antonio Pinto.

 

Na verdade, a lista deixa evidente o intento de corrigir a falta de representatividade feminina, negra, latina e asiática. Por outra lado, pensar que certas pessoas ainda não tinham sido convidadas - como o gênio Abbas Kiarostami - é assustador, para aqueles que gostam de cinema.

 

Eis a lista: http://www.app.oscars.org/class2016/?hq_e=el&hq_m=467892&hq_l=1&hq_v=651257b717

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No meu último post, chamo o hoje falecido Abbas Kiarostami de gênio.  Pensando com tristeza, mas com lucidez, acho que ele era o meu segundo diretor favorito, atrás apenas do Bergman. "Gosto de Cereja" será citado em todos os obituários como um exemplo de brilhantismo - aliás, um filme levemente gay, mas que pouca gente, nem os aiatolás, se deram conta- , mas  o que dizer da libertação feminina de "Dez"? Ou do roteiro social, sem ser ideológico, de "Ouro Carmim"? Filme de tribunal, pra mim, é "Close-Up"! Filme infantil pra mim é "Onde Fica a casa do meu amigo?"! "Cópia Fiel" é um nó na nossa cabeça, aula de fingimentos e duplos. Lembro-me de sair tonto da sessão de "Através das oliveiras", pensando em como eu queria ver um filme assim todos os dias da minha vida. E não, só veria um filme assim, poucas vezes na vida, quando um senhor do Irã resolvesse fazer.

 

Segundo Jean-Luc Godard: "Film begins with D.W.Griffith and ends with Abbas Kiarostami".

 

A registrar, nunca(!) indicado ao Oscar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembro que fiquei "chapadaço" vendo Cópia Fiel. Preciso ver algumas obras anteriores dele ainda. E quanto a Hollywood/Academia, nem vale mais a pena entrar neste mérito. Se eles não dão nem o devido respeito a Brian De Palma, Cronenberg e John Carpenter, vão dar pra quem é de fora?!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sei que não tem a ver com o tópico, mas impossível não lamentar a morte inesperada de Hector Babenco. Cinema brasileiro perde um de seus principais diretores, pelo menos, dos últimos 30/40 anos.

 

 

 Vocês não acham inexplicável como "O Beijo da Mulher Aranha" é raramente exibido?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Vocês não acham inexplicável como "O Beijo da Mulher Aranha" é raramente exibido?

 

Você se refere à exibição na tv? Para ser sincero, faz muito tempo que não acompanho a programação de filmes na tv, seja aberta ou fechada. Mas, de fato, acho que esse filme merece uma maior exibição, oportunidade para as pessoas que nunca o viram, poderem fazê-lo, pois vale muito a pena.

Eu vi esse filme há muito tempo, aluguei em uma locadora, ainda na época do VHS. Depois disso, não o revi, mas lembro que gostei muito do filme e das atuações. Há alguns anos eu li o livro do escritor argentino Manuel Puig, autor da obra literária, e meu objetivo era rever o filme, mas, por falta de tempo, isso acabou não acontecendo.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Você se refere à exibição na tv? 

 Sim.

 

 

 

Estou tão envolvido com os Jogos Olímpicos que minha atenção para o Oscar desapareceu. Mas não podia deixar de comentar aqui a entrevista que o Ryan Gosling deu para O Globo na qual comentou que ele e Emma Stone ficaram treinando cerca de 30 dias para realizar uma única cena de 12 minutos em "La La Land", pois a coreografia tinha de acontecer exatamente com o pôr do sol (ah, essa grafia sem graça...). Isso é quase sexo verbal pra mim.

 

No mais:

 

Vi "Julieta" e depois me curei da sensaboria revendo "Cría Cuervos", do Saura. Galera, voltem-se para a Espanha dos anos 1970: Saura, Víctor Erice, etc! Lá está a luz!

 

Vi "Finding Dory" e concordo com um comentário de um crítico americano, algo assim: " A diferença entre os filmes de Nemo e Dory é a mesma entre Obama e Hillary". Não obstante, recorde de bilheteria.

 

Vi "Florence Foster Jenkins" e depois pretendo escrever mais sobre ele, mas gostei bastante. Meryl e Figurino são quase-locks pra mim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Os primeiros selecionados para Toronto International Film Festival 2016 (TIFF):

  ( de 8-18, de setembro)

 

Birth of a Nation
Manchester By The Sea
La La Land
Nocturnal Animals
Queen of Katwe
United Kingdon

American Pastoral

 

 

É cada tiro que nosso coração Oscarmaníaco leva ...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Visto Zootopia e Finding Dory. Vou ficar surpreso se Zootopia não levar o tal do Oscar de animação e ainda mais surpreso se Finding Dory levar.

O Disney de animais falantes é provavelmente o filme com mais relevância sócio-politica do ano, num pacote PG feito pra criançada. Lindo de ver.

 

Finding Dory achei okay...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...