Jump to content
Forum Cinema em Cena

Os Produtores


Bart Scary
 Share

Recommended Posts

  • Members

produtores-poster01t.jpg

Os Produtores: 5/10 (The Producers; 2005; Dir Susan Stroman) -

Um musical que tenta ser engraçado, mas não consegue !!! O filme só ganha um pouco de ritmo quando Uma Thurman entra em cena, mas infelizmente a moça só aparece depois de uma hora de lenga lenga. Will Ferrell consegue deixar qualquer personagem insuportavel, o cara é patético !! Enfim, só não é uma porcaria completa porquê Uma Thurman é sensacional.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif - OS PRODUTORES

"Os Produtores" é uma comédia musical adaptada de um grande sucesso da Broadway que por sua vez foi adaptada do filme "Primavera para Hitler", ou seja, o filme originou a peça que originou o filme. Independente do meio no qual foi adaptado todos receberam a assinatura do seu criador Mel Brooks que nesta produção dirigida pela estreante Susan Stroman ( diretora do espetáculo teatral ) assina como roteirista e, como não poderia deixar de ser, produtor. É um filme divertido, porém a sua adaptação para o cinema parece não ter recebido um tratamento sequer, pois por diversas vezes a sensação que se tem é o incômodo de acompanhar a gravação de um espetáculo teatral onde a movimentação dos atores ocorre de maneira automática que ao invés de ampliar a sua dimensão deixou o elenco "preso" ao que se via no teatro ( e eu, é claro, suponho ). A adaptação não se preocupou com a "nova linguagem".

Um produtor fracassado ( Nathan Lane, de "A Gaiola das Loucas" ) que consegue financiamento para as suas peças através do seu "poder de sedução" com ricaças da 3ª idade vê uma oportunidade infalível de ganhar muita grana com aquilo que parece ser a sua especialidade: o fracasso. Após mais uma das visitas de seu tímido contador ( Matthew Broderick, de "Mulheres Perfeitas" ), o mesmo lhe conta um esquema possível dentro do universo contábil onde um fracasso retumbante não exigiria que ele retornasse com o investimento captado, ou seja, nada mais prático do que superfaturar uma produção e transformá-la na pior peça de todos os tempos, um verdadeiro fracasso presumido. E para isso ele escolhe "Primavera para Hitler" escrita por um excêntrico oficial alemão ( Will Ferrell, "O Âncora" ) que é descrita como uma declaração de amor ao líder nazista. Impossível dar certo, porém é o que ocorre e a peça acaba sendo um estrondoso sucesso.

Todas as canções que acompanham o filme tem uma função narrativa importante, ou seja, quando o contador afirma que ele tem um sonho secreto em ser produtor da Broadway e isto se transforma em um momento musical a idéia se concretiza e as passagens cumprem a sua missão de uma maneira geral, muito embora existam passagens que não são coerentes, afinal como encarar que o autor da peça não sabia que Hitler iria ser ridicularizado na peça sendo que ele mesmo participou dos ensaios fazendo o papel do próprio ( e é claro que a escalação do diretor como protagonista deu um toque mais "gay" ao personagem, mas o próprio conteúdo já era por si só pejorativo, logo o mérito não é uma mera questão de interpretação ) ou como quando o produtor realiza um exercício de memória fica evidente que ele abriu muitos precedentes ( inclusive o de sequer lembrar do amigo contador quando é preso ), logo não há mérito ao se julgar traído. Sendo assim a reviravolta que ocorre no tribunal soa artificial demais e não há como compartilhar do sentimento que os dois supostos amigos dividem em cena. Mas o que incomoda mesmo é a direção mecânica de Stroman que não se esforça em apresentar algum tipo de movimentação de câmera diferente ou enquadramento que fuja do convencional e o que se vê é praticamente a mesma disposição em cena: os atores dialogam, cantam, a cena se encerra e a câmera permanece lá, sempre no mesmo lugar, no mais, alternando-as entre si, mas sempre no mesmo plano. O mesmo defeito foi cometido por Joel Schumacher em "O Fantasma da Ópera", o que não é algo para se vangloriar, a sorte de Stromam é que ela possui um elenco muito mais afinado em suas mãos.

Nathan Lane e Matthew Broderick estrelaram a peça na Broadway e a experiência no palco é sentida no filme, pois eles aparecem à vontade em seus papéis, principalmente Lane que se mostra-se suficientemente seguro. Broderick já precisa realizar um trabalho de composição maior onde ele altera a voz e caminha mais para o caricatural, mas consegue divertir principalmente com os seus ataques. Mas o grande destaque fica por conta de Will Ferrel que rouba todas as cenas em que está presente unindo como somente ele sabe fazer um carregadíssimo sotaque alemão e a histeria que já lhe é conhecida ainda mais quando coloca-o para cantar canções em alemão. E por falar em sotaque, Uma Thurman traz ao filme um brilho todo especial na pele da sueca Ulla, secretária/recepcionista dos dois picaretas, outro personagem cômico que se sai muito bem.

Não há um momento particularmente especial em "Os Produtores", mas ao final o resultado é satisfatório, principalmente em função do elenco que torna a história mais acessível quase compensando o estrago que a diretora quis provocar. É um quase que faz a diferença entre uma comédia chata e burocrática e uma divertida e agradável e, neste caso, fica no quase mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse filme me desapontou completamente. Ficou a sensaçao de que poderia

ter sido melhor. O final foi apenas bom, mas nada que compense o filme

como um todo. A Uma Thurman esteve excelente, ja o Matthew Broderick,

bem, digamos que eu num simpatize com ele. Minhas expectativas para

este filme eram imensas, talvez por isso a decepçao, sei la...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Considero-o uma obra prima. Um de meus filmes favoritos.

 

Se fosse menos preguiçoso, já teria me animado a alugar todos os filmes do Mel Brooks, inclusive O Jovem Frankestein, que quero ver pois dizem ser uma das melhores comédias de todos os tempos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...