Jump to content
Forum Cinema em Cena

LOST | 2ª Temporada


Bruno Carvalho
 Share

Recommended Posts

  • Members

A todos aqueles que' date=' como eu, acharam deveras fascinante este seriado, dos mais originais, ao lado de 24 Horas, de quantos têm surgido ultimamente, recomendo com veemência a leitura do livro "A Invenção de Morel", do argentino Adolfo Bioy Casares. Creio, mas posso estar enganado, que o primeiro a perceber, no Brasil, a relação entre a trama do livro, que Jorge Luis Borges qualifica como perfeita (asseguro que é), e a história de "Lost", foi o escritor e articulista da Folha de S.Paulo Bernardo Carvalho. Tal como "Lost", a história se passa numa ilha, onde logo começam a ocorrer fatos estranhos, senão mesmo absurdos. Não revelarei quais a fim de não estragar as surpresas de quem se dispuser a ler. Torno a dizer: o livro é uma obra-prima. Pode ser lido num único dia; trata-se, mais do que de um romance de grandes proporções, de uma breve, porém engenhosíssima, novela do gênero fantástico.
Editado já há algum tempo pela Rocco, presumo que não seja tão difícil de encontrar, principalmente em sebos. Tampouco é caro (por volta de R$ 20,00). A boa notícia é que a Editora Cosac Naify vai reeditá-lo em breve; quem conhece a editora sabe da qualidade com que será feito.
Por fim, resta torcer para que a explicação final ao término do seriado seja tão original, instigante e genial quanto o desenlace d' "A Invenção de Morel".[/quote']

Acabei de ler. Amei!! Muito obrigada, ótima dica!! Qualquer pessoa que goste de Jorge Luís Borges vai gostar desse livro. Uma ótima história de realismo fantástico. Sem falar que se passa numa ilha... smiley2.gif  Também recomendo.

Como não achei o livro pra vender, baixei o ebook no Soulseek. É em espanhol e é curtinho, 44 páginas, barbadinha de imprimir. Espero que re-editem logo porque esse é um livro que merece estar em qualquer biblioteca.

Devido aos recentes acontecimentos do último episódio, abrirei um novo tópico de LOST, para evitar que sejam colocados SPOILERS aqui, já que o que está sendo discutido no fórum do Delmello é bastante revelador e novo.

Descobri outro livro também que, já é quase 100% certo que LOST foi (livremente) baseado também. Os detalhes estarão no novo tópico. Peço que só entrem quem acompanhou a 1a temporada pela ABC ou quem não se importa em ler spoilers. Mas peço que não tragam nenhuma informação pra cá antes do tempo. Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

É impressão minha ou o pessoal não se empolgou muito com esses últimos episódios? Tá meio parado aqui. Sei que tem uma galera que já viu a temporada toda, mas e o pessoal que acompanha pelo AXN?

Eu particularmente achei os 4 últimos episódios "na média": não são ruins, mas meio parados e sem muitas revelações. O ponto fraco desse último por exemplo foi exatamente o personagem central: aquele flashback do Charlie não disse muito a que veio (meio o que aconteceu no episódio 12 com a Kate e aquele aviãozinho).

Pelo que eu andei lendo por aí (tomando cuidado pra não esbarrar em spoilers) não vejo a hora de chegar no episódio 18 (Numbers) que dizem ser dos melhores, sem contar que o protagonista é o Hurley, único que ainda não se sabe nada a respeito. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu tenho gostado dos últimos eps. Ainda assim não acho Lost "o" maior seriado que já vi. Em termos de roteiro, atuações e regularidade eu não vejo genialidade mas o suspense e a trama garantem a vitalidade da série. Não acompanho spoilers (fora os que jogam na minha cara sem eu pedir smiley7.gif) mas há tempos ouço falar bem desse "Numbers".

Meus comentários sobre 1x15: "Homecoming"

Gostei desse eps. apesar da conveniência dos roteiristas ser irritante. Não bastasse ninguém perguntar ao Charlie quem era "eles" a Claire ainda perde a memória. Felizmente o flashback de Charlie explicou o porquê da morte de Ethan, gostei da explicação ter aparecido após o assassinato. Em retrospecto as ações de Charlie em relação a Claire se tornam mais claras. Só achei forçado ele dizer à inglesa em que tentou aplicar o golpe que aceitou o emprego porque "queria cuidar dela, protegê-la". Foi pouco sutil dos roteiristas que duvidaram da
perspicácia do espectador em relacionar essa situação com a de Claire. Parece até que estavam preocupados em justificar os atos de Charlie e assim não comprometer a aceitação do eps.

Acho interessante que as histórias passadas dos personagens não se tornem óbvias. Por exemplo, ao saber do novo flashback de Charlie eu imaginava que fosse se passar antes do último em que vira viciado, já que a história terminou com Charlie na Austrália depois da recusa do irmão em voltar ao mundo musical. Então isso significa que ainda não sabemos como ele parou no vôo 815. O novo flashback de "Homecoming" me manteve a atenção, não achei ruim como alguns disseram.

No geral todo o eps. se mostrou bem sólido, com a trama na ilha garantindo uma dose de emoção que faltou, por exemplo, no eps. com o Boone: alguém achava mesmo que algo ia acontecer com ele ou Shannon? Dessa vez havia um elemento imprevisível (Lostzilla ou urso polar não fazem mal a ninguém mesmo...) e de tensão.

Pensamentos aleatórios:

Jack metendo a porrada e dando o troco em Ethan foi duca. Go Jack, Go! Bad Grin

Boone, Boone.... Rolling Eyes

Jin tá ficando esperto. Já tá abrindo o olho (metaforicamente, é claro Cool )

Deixa ver se eu entendi: o Jack sozinho acaba com a raça do Ethan e o Sayid é que se machuca? Coitadinho, se é pra impressionar a Shannon e fazê-la lamber suas feridas ele podia aproveitar e pedir um corte naquele cabelo. Doubt

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Sobre ep. 17 de Lost, "...in Translation".

Uau! Excelente esse eps. ! Por mais que Lost me interesse o que realmente me atraiu foi o suspense, mistério e essa noção de uma loooonga mitologia para a série que vai ser desenvolvida ao longo dos anos. Porém não considero "A" melhor série do momento porque os roteiros e interpretações muitas vezes não passam de OK. Se metade dos eps. tivessem a qualidade de "...in Translation" eu certamente mudaria de idéia. Não sei se esse é o melhor eps. até agora mas
certamente é o mais bem feito. E sem apelar pra emoções baratas tipo
Lostzilla ou javalis, viu? Que isso sirva de lição.

Eu achei o título "...in Translation" brilhante na forma como se aplica à trama, de uma forma que ainda não vi ninguém comentar. Sim, a definição seria a dificuldade de pessoas com línguas diferentes se comunicarem, já que nenhuma tradução capta tudo que o original passa. A palavra-chave aqui é "falta/problema de comunicação" mas o título não se aplica realmente à Jin (coreano) e os outros (inglês), só superficialmente. Na verdade há uma ironia fina aqui pois a questão da comunicação se refere à Jin e Sun que, apesar de falarem a mesma
língua, não conversavam realmente entre si.

No fundo, os dois eram muito semelhantes mas criaram uma imagem errada um do outro; Sun achava o marido um assassino violento, Jin a via como uma mulher inocente incapaz de enganá-lo, quanto mais de aprender inglês e quase deixá-lo. Há paralelos interessantes entre a trama na ilha e os flashbacks: Sun bate em Michael para poupá-lo de algo pior que sofreria nas mãos de Jin, já Jin espanca um homem para que ele não fosse assassinado; ambos tinham pensado em usar o vôo 815 para se libertar; a relação do casal com os pais é antagônica, pois Sun respeitava o pai (um assassino corrupto) enquanto Jin tinha vergonha do seu (um trabalhador honesto).

A reação de Jin em não reatar com a esposa pode não ser muito clara, mas eis o que penso. Não acho que ele esteja culpando a esposa por tudo, na verdade foi ele o primeiro a compreender a situação. Ambos eram culpados pela relação que criaram, a tal falta de comunicação, cada um à sua maneira. E como o fim do eps. sugere há muitas coisas positivas na sua separação. Sun fica livre da dominação do marido e pode se vestir ou agir como quiser; Jin fica livre de seu amor obsessivo e deixa para trás os sonhos de glória e luxo e volta à uma vida mais simples - ao ajudar Michael a reconstruir a balsa ele se reconcilia com suas origens de pescador e, por consequência, se redime por abandonar
o pai.

Pensamentos aleatórios:

Muito bem sacado a cena final com a música servindo de trilha sonora e, quando acaba, percebemos que ela vinha do discman de Hurley. Me faz pensar se nos eps. anteriores todas as vezes que tinha música elas estavam sendo ouvidas por Hurley.

Boone foi até bonzinho com Shannon. Se quisesse afastar Sayid dela era só dizer com quantos homens ela já tinha dormido. Bad Grin

Falando em Shannon e Sayid... Depois de ver um relacionamento tão bem desenvolvido com o de Jin e Sun dá dó assistir aos dois juntos.
ZZZZZZZZZ ZZZZZZZZ.

Charlie e Claire Rulez!

Então, Locke acha que Boone ainda não se livrou completamente do estigma da "irmã"?

Sun. SmileBiquíni. SmileSmileSun de Biquíni! SmileSmileSmile

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente, esse último episódio foi o melhor até agora. teve a quantidade certa de drama e suspense. Eu não tinha gostado muito do outro episódio da Sun e do Jin, mas agora, vendo pela ótica do Jin, gostei bem mais.

Alguém mais notou o Hurley na Tv na cena em que o Jin vai na casa do outro  assar a mensagem do patrão?

A Sun de biquini tá demais!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aí, concordo com o leoff em várias coisas. O título desse episódio é perfeito mesmo, e não deve ser coincidencia que remeta ao filme "Encontros e Desencontros".

Uma cena muito legal é quando tá armada a confusão na ilha, o Michael tentando bater no Jin, então vemos a discussão do ponto de vista dele (Jin) sem entender nada do que está sendo dito.

Muito bom também mostrar o mesmo flashback do primeiro episódio centrado nos 2 só que dessa vez do ponto de vista do Jin. Se antes a gente (assim como a Sun) pensava que o Jin fosse um cara perigoso e frio, agora vemos que não é bem assim, tendo como cena-chave a do banheiro, presente nos 2 episódios.

Impressionante, 2 personagens que não aparecem tanto quanto alguns outros mas que são mil vezes mais interessantes. Confesso que não gosto muito do Charlie, que tem um destaque maior (talvez seja esse o problema) mas que, pra mim, ainda não passa de um garoto meio mala. Tudo bem que outros personagens ainda são meio rasos (como o Boone e a Shannon por exemplo), mas esses não tem o mesmo destaque dele. Ironicamente o primeiro episódio que ele protagoniza (The Moth) é um dos meus favoritos.

Voltando ao episódio, outra coisa que realmente me surpreendeu foi a revelação de que foi o Walt que queimou a balsa. Será que o Locke viu ou adivinhou mesmo? Acho que os 2 tem alguma "conexão" e vão ser essenciais no futuro. Não consigo tirar da cabeça a idéia de que os 2 vão estar em lados opostos algum dia.

Esse episódio tá entre os 5 melhores pra mim, com certeza. E pelo jeito os próximos 2 são no mínimo tão bons quanto.

Sobre o Hurley: Sim, eu notei que ele aparece na tv no flashback do Jin, entrando em um carro e em outra cena rápida, dirigindo. Mais uma conexão entre os perdidos na ilha. A minha pergunta não é nem o que o Hurley tava fazendo na tv, mas sim como ele foi aparecer na tv da Coréia. Intrigante...  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não é dificil não. No próximo episódio explica tudo...

 

Spoiler do episódio 18 - Numbers: Flashbacks de Hurley. pra quem quiser saber:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hurley ganhou um grande prêmio na loteria através de uns números estranhos e fica milionário da noite para o dia... Mas o que deveria ser uma coisa boa, acaba sempre atraindo tragédias para o seu lado. Ele então começa a achar que esses números são amaldiçoados. E não é àtoa que ele acaba na ilha de LOST. Mais tarde, ele acaba descobrindo que os números estão gravados na escotilha que Locke e Boone acharam. N.Bruno38525.7201157407

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ae galera, vamos manter esse tópico sem spoiler, para as pessoas que estão acompanhando pela AXN. Já tem um para os caras que viram pela internet.

Eu sei que tá em branco,´mas é que vendo ele ali dá uma vontade de olharsmiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

Fora que eu não queria saber se tem explicação, quer dizer, até ela ser revelada!

emadeira38526.0981944444
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também gostei muito do ep.

 

 

 

Imaginem o tanto de gente que vai jogar esses numeros na Mega-Sena essa semana (acumulada em 38.000.000,00).

 

 

 

Tava dando uma olhada na net, e o que tem de teorias sobre esses

numeros é algo absurdo, para dar uma olhada busquem os numeros no

google:

 

 

 

"4 8 15 16 23 42"

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Li nos últimos meses vários elogios à esse episódio. Tinha muita expectativa e isso meio que atrapalhou. Não levem a mal, ele é ótimo mas não é "O" melhor. Depois de "...in Translation" eu esperava algo fora-de-série e não vi isso. Ainda acho o roteiro da semana passada o melhor até agora. 

"Numbers" é um dos episódios mais "mitológicos" de LOST, no sentido de
desenvolver mais e mais a história da Ilha, em oposição a "...in Translation" que não mostra nada mas é repleto de desenvolvimento de personagens. Hurley é um personagem interessante por mostrar sempre o lado mais leve da série; mesmo com uma vida cheia de percalços - vide morte do avô e a implicação de que foi interno de um sanatório - o tom é geralmente leve e divertido.

A revelação sobre os números é pra lá de instigante. Depois do número 47 ser usado exaustivamente em ALIAS parece que J.J. Abrams é fascinado por números. Por outro lado tem o lado que geralmente me decepciona: a ação. Não sei bem porquê mas é raro que eu me envolva nessas cenas. Parece tãããooo óbvio que não vai acontecer nada com ninguém. Então cenas como a travessia da ponte ou de Charlie e Hurley fugindo dos tiros perde o impacto.

Pensamentos aleatórios:

Achava que o cabo achado por Sayid na praia era um cabo de energia. Dessa vez parece outro tipo de cabo. Transmissão de rádio? Telefone? Não sei.

Alguém mais achou Rousseau muito mais lúcida que antes? Dessa vez ela respondeu às perguntas de Hurley sem a menor embromation. Em dois minutos disse mais que o tempão que passou com Sayid. Falta de tensão sexual é outra coisa...

Ah! Então os colegas de Rousseau realmente pegaram algum tipo de doença. Logo os "carriers" que ela mencionou ficariam melhor traduzidos como "portadores" em vez do "carregadores" usado nas legendas do AXN.

Certo, Rousseau tem baterias. Mas como elas duram tanto tempo? Ela tem de recarregar em algum lugar. Será na Rocha Negra, onde é transmitido o sinal? Afinal a energia de lá tem de vir de algum lugar.

Vocês já devem ter percebido mas Locke é o sonho de qualquer roteirista. Sempre que precisam encaixar algum comentário, dica ou explicação eles usam o carequinha. Repararam na parte em que diz à Claire que o bebê lhe traz sorte? Fiquei com isso na cabeça mas não sei o que significa, talvez um motivo para ele estar na Ilha. Mas sei que não foi coincidência.

Outra coisa que me chamou a atenção: o javali. Há dois tipos de armadilhas: o laço que puxa o pé ou os espinhos que perfuram. Mas não há os dois ao mesmo tempo. Então o que retirou a pele do flanco do javali?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei esse episódio fantastico. A história do Hurley é uma das mais interessantes com certeza.

Realmente "...In Translation" é bem melhor no sentido de desenvolvimento de personagens, (e pra mim Jin e Sun são os personagens mais bem resolvidos da série, em termos de desenvolvimento, mesmo sendo o que menos interagiram com os outros até agora. Ironia pouca é bobagem) mas essa nem era a preocupação desse "Numbers". Aqui o ponto era o mistério e as teorias envolvendo os números.

2 conexões interessantes entre os personagens: Hurley é dono de uma fabrica de caixas, provavelmente a mesma em que o Locke trabalhava. E a menina que aparece sorteando os números da loteria é a mesma que aparece com o Sawyer no início do segundo episódio que ele protagoniza, "Outlaws".

Mas o mais legal é fazer a relação dos números com os acontecimentos da história, tipo o número do voo ser 815, a Claire estar grávida de 8 meses quando o avião caiu... deve ter várias outras referencias que eu não to lembrando. Sem contar que, até que se prove o contrário, aparentemente foram os números que trouxeram tanto a Rosseau e sua equipe quanto o Hurley e os outros pra ilha. Será que o Hurley seria o responsável? Eu acho que não deve ser tão simples assim.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

é, a historia ta ficando cada vez mais interessante. Confesso que até esse episódio nao achava que lost ia ser algo taaaao bom assim no quesito misterio. Mas agora to vendo com outros olhos....esse epi foi bem misterioso, com certeza, pra mim, o melhor da temporada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre 1x19 - Deus Ex Machina

Enfim um eps. que misturasse mistério com bom desenvolvimento de personagens, tudo o que faltou ao ótimo mas superestimado "Numbers". "Deux Ex Machina" talvez seja o meu favorito até agora. E pensar que semana que vem pode ter outro ainda melhor Exclamation

Posso resumir a trama de "Deux Ex Machina" em duas palavras-chave: fé e traição. Locke era uma pessoa infeliz após passar a vida em lares adotivos. Quando sua mãe reaparece e o aproxima do pai ele parece encontrar o sentido de sua existência: a relação pai-filho e as caçadas feitas pelos dois. Porém Locke é traído pelo pai em troca de um rim. Quando Locke caiu na Ilha ele crê novamente ter se reencontrado; a Ilha dessa vez é sua parceira. Se é relacionado ou não à esquizofrenia herdada da mãe (ou não) não sabemos, mas as capacidades "mediúnicas" dele parecem ser fruto de seus sonhos e sua capacidade de interpretá-los; coisa que Claire já demonstrou não ser capaz de fazer pois teve aquele sonho premonitório antes de Ethan aparecer mas não soube o que fazer com ele.

Enfim, Locke desenvolveu uma fé cega na Ilha após receber as pernas de volta. Foi quando percebeu uma inteligência e propósitos maiores por trás da queda do vôo 815. Quando teve o sonho sobre a queda do avião ele se convence de que terá a resposta sobre como abrir a escotilha. Porém dessa vez sua convicção o cegou e ele não soube interpretar o sonho direito e ignorou a ameaça que rondava Boone. Quando ocorre o acidente, Boone fica ferido mortalmente e a resposta sobre a escotilha não aparece Locke entra em pânico e remorso. Novamente ele se sente traído. Mas desta vez uma luz sai escotilha como se fosse um sinal. Locke estava certo, o Deux Ex Machina aparece e mostra que sua fé é legítima. Mas Boone pagou um alto preço.

Talvez a única coisa que me incomodou foi ter antecipado a reviravolta sobre o pai de Locke; desde os dois juntos no hospital deu pra sentir o cheiro de armação. O início do flashback me encheu de teorias conspiratórias: Locke: um projeto? Concepção imaculada? Demorei a ligar os pontos mas parece que Locke foi concebido artificialmente a mando do pai para servir de doador de órgãos. Mas acho que há mais revelações nos próximos flashbacks. Por que o pai rico esperaria tanto tempo para procurar o filho e fazer o transplante? Seria Locke usado como o último recurso num ato de desespero? Ou ele foi escondido do pai pela mãe, que sentiu remorso e o entregou à adoção? Talvez por isso tenha sido internada por esquizofrenia: uma punição do pai de Locke pela rebeldia dela. Não sei.

Pensamento aleatório:

Ironia. Locke demonstra uma fé quase religiosa na Ilha e por algum tempo se sente despedaçado por crer que sua fé estava errada. Enquanto isso temos um avião com o corpo de um padre que se revela uma fraude; um traficante disfarçado de homem religioso.

leoff38541.4752662037

Link to comment
Share on other sites

  • Members

bom, pra deixar a galera 1 poko mais doida...

 

 

 

a AXN nao traduziu, nao sabemos porque.

 

se foi intencional ou foi pq nao traduziram mesmo.

 

 

 

na cena que o Boone esta dentro do aviao pedindo socorro pelo radio, a ultima frase que dá pra se ouvir do outro lado é:

 

 

 

"...survivors of the flight 815."

 

só da pra entender isso, pq o Locke grita bem na hora.

 

 

 

Boatos dizem (até num trailer feito pela ABC antes do episodio ser

exibido nos EUA)que dá pra perceber a pessoa do outro lado do radio

dizendo:

 

 

 

"WE ARE the survivors of the flight 815"

 

(nós somos os sobreviventes do voo 815)

 

e nao "Nao houve sobreviventes do voo 815."

 

 

 

Até hoje nao se sabe.

 

Mtos até dizem que a voz do outro lado do radio, é do Boone.

 

MAS...vai saber...

 

 

 

Mais locuras no forum Lostbrasil.com

 

 

 

[]s

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse último episódio foi o melhor até agora. Muito melhor do que o tão falado do Hurley. Deve ser porque esse não foi criado uma expectativa tão grande em cima. O Locke é sem dúvida o melhor personagem dessa série e um dos mais interessantes já vistos. Os dois flashback dele foram os melhores. Quando vi ele na cadeira de rodas pela primeira vez, me surpreendi.

O que vocês me dizem sobre as pernas de Locke falharem? Eu acho que foi como um sinal para o locke não subir no avião. Sabemos muito bem que se Locke estivesse caminhando, ele que teria subido lá e conseqüentemente, teria caído e se ferindo.

Será que o Locke vai usar aquela heroína para conseguir alguma coisa de Charlie? Ou essa história se acaba por aqui?

Eu tô com uma pulga atrás da orelha. Eu acho que o Locke mais pra frente vai se tornar mau (talvez não mau, mas O antagonista da série). Já estou vendo mais para adiante, dois grupos distintos: um liderado pelo Jack e outro liderado pelo Locke.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outro episódio maravilhoso. Aquela sequencia do sonho do Locke com o Boone todo arrebentado repetindo aquela frase já é clássica. Até agora, os flashbacks do Locke explicam bem o fascínio que ele tem pela ilha: é dele a história mais triste, é como se ele não conhecesse nada além de tristeza até a queda do avião. Antes ele era um fracassado, agora é o "todo poderoso".

A explicação para o breve retorno da paralisia do Locke me parece até simples: a ilha "salvou" o Locke, evitando que ele entrasse no avião.

Transmissão de rádio captada pelo Boone: Realmente a legenda comeu poeira. A mensagem é realmente (e propositalmente) difícil de entender, mas poderiam ter arriscado uma tradução.

Nesse site tem os arquivos de áudio desse trecho do episódio: http://www.spartancity.com/lost.htm

No site, o primeiro arquivo é o da versão original que foi exibida nos EUA e aqui; o segundo é o mesmo arquivo, mas com um filtro usado pra ressaltar o áudio do rádio; o terceiro é a segunda versão, usado tanto nos promos quanto na reprise do episódio por lá.

O cara defende que nas 2 versões é dita a mesma coisa "Nós somos os sobreviventes do Oceanic....". A segunda versão é óbvia e como foi usada na reprise americana, deve ser a que vale (a não ser que queiram confundir mais ainda todo mundo). Mas a primeira é complicadada mesmo. Já ouvi várias vezes e as vezes eu entendo "Não houve sobreviventes..." outras  "Nós somos os sobreviventes...". Sei lá, qualquer uma das 2 frases só aumenta o mistério e as teorias sobre o que tá acontecendo...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A explicação para o breve retorno da paralisia do Locke me parece até simples: a ilha "salvou" o Locke' date=' evitando que ele entrasse no avião.[/quote']

 

 

Também isso. Mas como Locke disse: "a Ilha ajuda mas quer algo em troca". Ela testou a fé de Locke e como recompensa pelo sinal "divino" (a luz na escotilha) ela sacrificou Boone. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...