Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

O footbool americano e o futebol brasileiro (se é que eu ainda posso chamar de brasileiro o futebol) tem muita coisa em comum, além do nome, apesar das regras totalmente invertidas. 

Invertidas a começar pelo gol: no futebol as traves ficam fincadas no chão e o travessão na parte superior. No footbool o travessão fica na parte inferior e as traves ficam apontadas para o céu. 
O futebol é um esporte basicamente jogado com os pés onde as mãos são usadas em poucos momentos somente para evitar que a bola entre no gol. 
O footbool é um esporte basicamente jogado com as mãos onde os pés são usados poucas vezes somente para fazer a bola ( ou aquele objeto que eles chamam de bola ) entre no gol. 
As jogadas consideradas faltas no futebol são consideradas cosquinhas no footbool. E as jogadas consideradas faltas no footbool... Bom, não fiz uma pesquisa tão completa para saber o que é considerado falta naquele esporte...

Apesar dessas diferenças quero falar das semelhanças percebidas no filme “Concussion" de 2015 com Will Smith, que no Brasil ganhou o nome nada sugestivo de "Um homem entre gigantes".

Uma fala do filme afirma que o footbool tomou do americano um dia da semana, o dia que era da igreja. Semelhança 1. 

O esporte tornou–se um negócio altamente rentável, movimentando bilhões na economia. Semelhança 2. 

Boa parte da rentabilidade do esporte é direcionada a uma minoria branca elitista que pouco gosta do esporte, entende só de rentabilidade. Semelhança 3. 

Essa elite branca dominante, que faz parte da cúpula do esporte, tem o mágico poder de transformar o óbvio em absurdo usando influências do poder econômico na polícia, política, no judiciário e (principalmente)nos meios de comunicação. Semelhança 4.

Quando eu falo elite branca não estou dizendo da cor da pele, estou falando dos senhores donos de posses, entre suas posses escravos negros, que nem sempre são negros na cor da pele.

Você quer coisa mais óbvia do que dizer que se você ficar 20 anos levando pancada na cabeça, ao final do processo você poderá ter dores de cabeça constantes, ouvir vozes ou ter alucinações?!

Você quer coisa mais óbvia do que dizer que a seleção brasileira de futebol é patrimônio nacional?

Se você acompanha a(s) CPI(s) do futebol brasileiro tanto no Senado quanto na Camara você perceberá que os lobbys, a proteção judicial a bandidos conhecido por todos os bares, bares brasileiros e dos Estados Unidos, somente por fazerem parte do oligopólio Cartelizado da mídia. Igualzinho.

Enquanto a maioria da população considera o esporte somente como entretenimento, não quer pensar com seriedade no que passa fora das quatro linhas enquanto os jogadores chutam e batem cabeças em campo, somente assistem, gritam e tomam sua bebida alcólica até cair tonto, os donos do esporte levam o seu quinhão, os brasileiros depois de bucho cheio se mudam para Boca Raton, os americanos mudam-se para o Rio?! Não.... eles ficam por lá mesmo, pelo menos até serem perseguidos pela justiça de verdade e não de faz de conta. 
No início do filme, quando um visitante liga sua televisão, o Will Smith fala: Por favor, desligue. Não tenho costume de assistir TV aqui em casa.
Para você começar a bater de frente com a elite dominante o primeiro passo é esse: Desligar a televisão. 

A televisão é a ferramenta utilizada pelo esporte para dominar toda a população. 

Ou o inverso.

O esporte é a ferramenta utilizada pela televisão para dominar toda a população. 

Talvez essa é a afirmação mais próxima da realidade.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...