Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2018: Previsões


SergioB.
 Share

Recommended Posts

  • Administrators

Críticado filme mãe! Por Pablo Vilaça  

 

Crítica: "mãe!"

"mãe! (assim mesmo, com minúscula) é um filme desagradável. Frequentemente angustiante e sombrio, este novo trabalho de Darren Aronofsky tem um primeiro ato que inquieta, um segundo que incomoda e um terceiro que chega próximo do insuportável.

A propósito: estou elogiando a obra.""

O texto completo, dividido em duas partes (a segunda discute os significados do filme), pode ser lido em http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/critica/filme/8404/mãe

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Blade Runner 2049

First Reactions

Erik Davis: BLADE RUNNER 2049 is sci-fi masterpiece; the kind of deep-cut genre film we don’t see anymore. Visually mind blowing, absolutely fantastic. The story is great, the score is great, the Gosling is great & the real star, imo, is Ana de Armas, who steals the film. Floored by this one.

Jenna Busch: Blade Runner 2049 was one of the most mind-blowing films I’ve seen. It’s breathtaking and transportive. Denis Villeneuve has a masterpiece.

Eric Eisenberg: Denis Villeneuve is unquestionably one of the elite working directors & there’s no excuse if Deakins doesn’t win the Oscar

Jordan Hoffman: Good news! BLADE RUNNER 2049 is a terrific continuation and expansion of the orig. Wasn’t hoping for much, ended up LOVING it. (Even Leto!)

Scott Menzel: Blade Runner 2049 is a rare sequel that actually improves on the original. Great Performances & Visually Breathtaking. Villeneuve nails it.

Steven Weintraub: Everyone bow down to Denis Villeneuve. He’s done the impossible and delivered a huge home run with ‘Blade Runner 2049’. Loved it. Even if you have no interest in the film, the breathtaking Cinematography by Roger Deakins is worth the price of admission. He’s a God.

Ali Plumb: It’s my pleasure to say I loved Blade Runner 2049. Long and slow – in a very good way. A lot to think about.

Drew Dietsch: See Blade Runner 2049 on the biggest screen with the best sound possible. This is transportive filmmaking. It completely drew me in.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No ano passado, eu escrevi que o fotógrafo Roger Deakins só iria ganhar seu Oscar quando estivesse em um Best Picture. No início deste ano, escrevi que a minha sensação mudou: ele iria ganhar, independentemente daquilo, pois seu nome, seu prestígio, estava grande de mais, havendo até certo constragimento na Academia. Mas aí veio o fenomenal e frontrunner "Dunkirk", com sua fenomenal Fotografia, e aí fiquei temeroso a respeito do Deakins. A décima-quarta derrota meio que se cristalizava.

Porém, as resenhas de "Blade Runner 2049" mostram-se en-lou-que-ci-das com o trabalho do Deakins. Ele retomou a dianteira (muito também pelo "esquecimento", do lançamento de agosto, "Dunkirk") da corrida. As pessoas querem premiá-lo, a comunidade de cinema espera isso, um desejo genuíno,  que vem de dentro. Amanhã, escrevo minhas previsões de Setembro. Com Deakins favorito! Que prazer negritá-lo!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

PREVISÕES  SETEMBRO/2017:

 

BEST PICTURE:  Dunkirk, Darkest Hour, The Post, Call me By Your Name, The Shape of Water, Blade Runner 2049, Three Billboards Outside Ebbing- Missouri

BEST DIRECTOR: Joe Wright - Darkest Hour, Christopher Nolan - Dunkirk, Steven Spielberg - The Post, Luca Guadagnino - Call me By Your Name - Guillermo del Toro - The Shape of Water  Alt. Denis Villeneuve - Blade Runner 2049

BEST ACTOR: Gary Oldman - Darkest Hour,  Tom Hanks - The Post, Jake Gyllenhaal - Stronger, Daniel Day-Lewis - Phantom Thread, Timothée Chalamet  - Call Me by Your Name  Alt. Hugh Jackman - The Greatest Showman

BEST ACTRESS:  Meryl Streep - The Post,  Kate Winslet - Wonder Wheel, Frances McDormand - Three Billboards Outside Ebbing, Missouri,  Sally Hawkins - The Shape of Water, Saoirse Ronan - Lady Bird  Alt. Judi Dench - Victoria and Abdul/ Annette Bening - Film Stars Don`t Die in Liverpool/ Emma Stone - Battle of the Sexes

BEST SUPPORTING ACTOR: Michael Stuhlbarg – Call me By Your name, Michael Shannon - The Shape of Water,  Mark Rylance - Dunkirk, Willem Dafoe - The Florida Project,  Sam Rockwell - Three Billboards Outside Ebbing, Missouri.  Alt. Richard Jenkins - The Shape of Water

BEST SUPPORTING ACTRESS: Allison Janney - I, Tonya - Melissa Leo - Novitiate, Holly Hunter - The Big Sick, Laurie Metcalf - Lady Bird, Octavia Spencer - The Shape of Water  Alt: Kristin Scott Thomas - Darkest Hour

BEST ORIGINAL SCREENPLAY: The Post - Get Out - Dunkirk- The Shape of Water - Three Billboards Outside Ebbing, Missouri  Alt. Wonder Wheel/ The Florida Project

BEST ADAPTED SCREENPLAY: Call me By Your Name - Molly`s Game - Darkest Hour - Stronger - Last Flag Flying   Alt: Mudbound/ Blade Runner 2049

BEST CINEMATOGRAPHY:  The Shape of Water Blade Runner 2049, Dunkirk, Darkest Hour, Call me By Your Name  Alt. Wonderstruck

BEST COSTUME DESIGN: Victoria and Abdul, Darkest Hour, Phantom Thread, Wonderstruck, The Greatest Showman   Alt. Blade Runner 2049/Murder on The Orient Express

BEST PRODUCTION DESIGN: The Greatest Showman, Wonderstruck, Blade Runner 2049, Darkest Hour, The Shape of Water. Alt: Dunkirk

BEST FILM EDITING: Get Out, Dunkirk, The Post, The Shape of Water, Darkest Hour   Alt: Blade Runner 2049

BEST ORIGINAL SCORE: The Post, Darkest Hour, Dunkirk, The Shape of Water, Wonderstruck    Alt: Blade Runner 2049/ Three Billboards Outside Ebbing, Missouri

BEST ORIGINAL SONG: Days in the Sun (Beauty and the Beast) - It`s called This is Me (The Greatest Showman)? -? -? -?

BEST SOUND MIXING: Baby Driver, Star Wars: The Last Jedi, Blade Runner 2049, The Shape of Water, Dunkirk   Alt: The Greatest Showman

BEST SOUND EDITING: Star Wars: The Last Jedi, Blade Runner 2049, The Shape of Water, Dunkirk, Baby Driver   Alt: Detroit

BEST VISUAL EFFECTS: Blade Runner 2049, Dunkirk, Star Wars: The Last Jedi,  Guardians of the Galaxy Vol 2, War for The Planet of the Apes   Alt: The Shape of Water

BEST MAKE-UP & HAIRSTYLING: Guardians of the Galaxy VOL 2, Darkest Hour, The Shape of Water   Alt: Murder on The Orient Express/ The Post

BEST ANIMATED FEATURE: Coco - Cars 3 - Loving Vincent - The Breadwinner - Ferdinand  Alt: Mary and the Witch`s Flower

BEST FOREIGN FEATURE: 120 battements par minute - França,  The Square - Suécia -  In the Fade- Alemanha -  A Fantastic Woman - Chile, First They Killed My Father - Camboja  Alt. Racer and Jailbird - Bélgica

BEST DOCUMENTARY FEATURE: An Inconvenient Sequel, City of Ghosts, Last Men in Aleppo, Strong Island, Kedi 

 

Previsão após os primeiros grandes festivais! O desenho se forma, ou deveria se formar. Diferente do ano passado, há categorias totalmente "up in the air". Como por exemplo,  Atriz Coadjuvante. Atriz, então, vocês veem, eu deixei 8 nomes! Talvez o mais próximo na linha de descarte seja o da Bening, mas ela terá a Sony por trás, mesmo o filme não sendo bom. Voltando às Coadjuvantes, os festivais trouxeram novos nomes com muita força: Allison Janey e Laurie Metcalf - duas atrizes extremamente queridas na tv americana. Eu fiquei na dúvida em quem favoritar, pois a minha favorita anterior, a Pfeiffer, tem seu veículo "mãe!" muito divisivo ( eu sou da turma que amou!). Infelizmente, não acho que ela tenha força nem pra entrar entre as 5. Assim também o destino da americana, filha de vietnamitas, Hong Chau, por "Downsizing". Ator é a categoria mais consolidada na minha opinião. Não vai sair daquilo ali. Ator Coadjuvante é bem interessante: dois nomes fortes por "Call Me By Your Name" e por "The Shape of Water". O consenso, porém, a meu ver,  gira ao redor de Stuhlbarg e Shannon. Os festivais trouxeram à baila o nome do Sam Rockwel, festejando um ator maravilhoso, que quebra tudo com a Frances McDormand. O favorito, todavia, continua sendo o Dafoe. Aliás, "The Florida Project" tem notas altíssimas, e eu não me surpreenderia se ele aparecesse em mais categorias. Como vocês veem, eu o coloquei como alternativa em Roteiro Original, mas só por que a categoria está pegando fogo. Mas se há um filme que termina por cima o mês de setembro é "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri"! Pela primeira vez, o coloco em Best Picture, e o coloco bem!, assim como em Atriz, Ator Coadjuvante, Roteiro Original, e Trilha Sonora (Diretor, quem sabe?!). Ouvi um podcast maravilhoso recentemente de jornalistas que estavam em Toronto, falando que é um filme que pode até mesmo vencer Best Picture nesse sistema consensual! Não favoritei a Frances McDormand apenas por que ela já venceu no passado, e ganhar 2 é muito difícil. Só por isso.  Direção...O dedo até coça pra colocar o nome do Villeneuve! Mas é uma sequênca, né? Claro "Mad Max: Fury Road" apontou o caminho, mas teve mais tempo, desde Cannes...De qualquer forma, os nomes são estes daí de cima, (mais o Martin McDonagh - que já venceu no passado por um curta live action), com o Nolan vencendo. Boa lista, heim?! Pela primeira vez, aponto os Documentários, favoritando o diretor, já indicado 1 vez, pelo extraordinário "Cartel Land". Animação, mudo o meu favorito. "Loving Vincent" sofre por uma questão de fundo - pelo que entendi, e posso estar enganado, ele foi filmado convencionalmente e depois "pintado"! Há um debate sobre a validade disso. Então vamos de Pixar, ressaltando contudo a excelência do estúdio irlandês responsável por "The Breadwinner" (fizeram o lindo, e indicado, "Song of the Sea"). Se Roteiro Original, é um pega pra capar; Roteiro Adaptado está fraco. Por isso mesmo difícil de prever. O vencedor indubitável parece ser "Call Me By Your Name" pois é a última chance do veterano James Yvory vencer , mas quanto aos outros nomes...tá difícil! Me ajudem aí! Vejam que coloquei "Blade Runner 2049" como alternativa,  por que nem mesmo "Mad Max: Fury Road" conseguiu entrar em Roteiro. É uma categoria difícil pra esse tipo de filme. Mesma coisa com Figurino. Adoraria ver o filme indicado, mas...Não é o perfil. Fotografia: vence o Deakins; com o suiço Hoyte Van Hoytema tendo que apenas celebrar sua primeira indicação. Maquiagem & Penteado é muito interessante: uma máscara versus uma criatura aquática, com "Murder On The Orient Express" chegando devagarinho de trem... Filme Estrangeiro: Na minha opinião, o Brasil novamente fez besteira, ao escolher o filme menos universal (teria votado no lindíssimo Como Nossos Pais), então, a meu ver, estamos fora. O ano é duro. França, Suécia, Camboja, Chile...Todos estão em processo de construção do nome há muito mais tempo. No mais, não sei se vocês notaram, só indiquei 7 nomes em Best Picture! Qual o outro? Há outro? De repente... "Phantom Thread"? O cabalístico número sete parece pouco. O que será que eu não estou conseguindo ver?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como eu escrevi logo acima, "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri" tem potencial de Best Picture, sim. A parte final, em que há uma virada, conquista o público:

Martin McDonagh’s Three Billboards Outside Ebbing, Missouri just won the Audience Award at the 65th San Sebastian Film Festival.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
9 hours ago, Big One said:

Dunkirk cotadao em várias categoria..será que mantém até lá ou o há o risco de cair no esquecimento já que o filme saiu bem antes do Oscar....???

 Ah, Big One, Best Picture é uma incógnita nesse sistema consensual. Se "La La Land", que tinha TUDO, perdeu, não dá pra cravar mais nada. Em outras categorias, como Montagem e as de Som, pode-se dizer que "Dunkirk" é favorito destacado. De qualquer forma, eles devem reativar a memória dos espectadores, visando à campanha pelas indicações.

Em 2017, ainda não vi filme melhor.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A  decepção do ano pra mim foi o "The Beguiled" da Sofia Coppola. O filme de 1971 é 1000, 2000, vezes melhor! 

As notas de "Darkest Hour" não são tão boas assim: 77% no Rotten Tomatoes e 72 no Metacritc (9 críticas). Acho que minha previsão de outubro na categoria Direção vai passar a incluir um certo canadense...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O trailer de "Wonder Wheel" não me conquistou. Parece uma inflexão de "Cafe Society" (que eu gostei bastante, aliás). A Fotografia é do gênio Vitrorio Storaro (3 Oscars). Winslet, dizem, está soberba. Mas qual o tom geral desse filme? Mais comédia do que drama? Ou mais drama do que comédia?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...