Jump to content
Forum Cinema em Cena

Turma da Mônica - Laços (Live Action)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • 6 months later...
  • 2 weeks later...
  • 2 months later...
  • Members

 

 Eu curti, mas com ressalvas.

 O filme tem muitas falhas, especialmente em sua metade inicial. Acho que faltou construir um pouco melhor a dinâmica da turma antes de joga-los na jornada da busca pelo Floquinho. O filme tenta equilibrar o humor mais Non Sense das Hqs clássicas com o tom mais contemplativo da Graphic Novel que serve de base pro filme, mas nem sempre funciona, especialmente no que diz respeito ao humor. Felizmente, o filme cresce em sua metade final, onde a dinâmica entre os personagens torna-se mais fluída, o humor torna-se mais assertivo, e temos até alguns momentos de drama genuíno bem dirigido entre as crianças, vide a cena da encruzilhada. Giulia Barreto e Kevin Vechiatto conseguem transpor muito bem as características de Mônica e Cebolinha ao mesmo tempo em humanizam os personagens, inclusive com o filme defendendo que a rivalidade entre as duas crianças podem esconder sentimentos maiores que amizade. Cascão (Gabriel Moreira) e Magali (Laura Raseo) já não são tão bem desenvolvidos (a menina comilona é especialmente escanteada) sendo basicamente personagens de uma nota só, mesmo que tenham arcos dramáticos básicos de superação de medo e compulsão. Entre o elenco adulto, destacam-se Fafa Rennó como Dona Cebola, em uma atuação que equilibra o ar lúdico da trama e as tintas dramáticas da história e Rodrigo Santoro como o Louco, em uma cena que apela para o surrealismo, sendo portanto bastante fiel ao personagem que Maurício de Souza imaginou nos quadrinhos.

 Em termos de atmosfera, o filme opta por uma atmosfera nostálgica que adota uma ambientação atemporal, com a direção de arte evitando a presença de aparelhos tecnológicos, mas permitindo as crianças se expressarem como as crianças de hoje fazem, vide expressões "só que não". A decupagem do diretor Daniel Rezende (de BINGO: O REI DAS MANHÃS) acerta por exemplo, em utilizar planos abertos para ressaltar a imensidão da floresta em que as crianças adentram, mas outros momentos como aquele recorrente que traz Mônica batendo naqueles que lhes provocam em off screen já não funcionam tão bem.

 No geral TURMA DA MÔNICA: LAÇOS faz um trabalho competente em transpor o rico universo do Bairro do Limoeiro criado por Maurício de Souza para o cinema, embora tenha grandes dificuldades em equilibrar os aspectos mais cartunescos das histórias de Maurício, que é o que a tornam reconhecido, com as suas Aspirações dramáticas. Foi uma boa experiência, mas o próprio filme dá mostras de que poderia ser bem melhor. É torcer agora que na já anunciada sequência, essa equipe retorne mais madura e dê a Turma da Mônica o filme que ela merece, pois o potencial esta alí.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Não vi esse aí ainda, mas aquelas animações recentes da Turma da Mônica são chatas pra caramba, se o filme seguir o mesmo humor pretensioso delas não tem como ser bom não. As melhores animações são as das décadas de 80 e 90, a única das recentes que é boa é aquela do circo, talvez porque os personagens passam o tempo todo correndo e não têm tempo de ficarem sendo engraçadinhos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...