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Forum Cinema em Cena

Universo Cinematográfico da Marvel


Gust84
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Sei que é estranho, mas eu vi esse vídeo, que vale muito a pena assistir e debater e acho que vale um tópico exclusivo sobre o UCM no geral, do que falar em cada filme.

Vejam o vídeo que vão entender:

 

 

Caso achem desnecessário, unam aonde achar melhor, mas eu não consegui pensar aonde fazer isso, e acho que vale um tópico para questões mais periféricas sobre o assunto.

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Meio click bait.

Não fala só sobre a Marvel, mas trilha recentes de blockbusters. Usou ela, como exemplo, mas é meio generalizado isso, tanto que partiu pra falar de outros filmes.

Concordo com várias coisas que colocaram no vídeo, mas pede pro pessoal cantar músicas aí de filmes recentes como Transformers, ou do SDA, ou Harry Potter, o do Batman do Nolan, acho que também ninguém vai lembrar direito também. Então, comparar com SW e James Bond nem dá também.

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Bom, resumir a clickbait é preguiça de debater né.

Eu achei muito massa o tema, por que eu chego a conclusão que talvez, pela quantidade de filmes por ano é quase que proposital a ausência de um hino.

Temos um bond a cada 5 anos, um sw a cada 2 ou 3, isso depois de um hiato de 15 anos. Você tem que ter um hino pra te remeter àquilo que você gosta. No caso da Marvel, você não precisa ser lembrado, você está imerso.

Imagine se fizessem uma OP de música tema, e a gente ouvisse, 2, 3 vezes ao ano. Iríamos dar um tiro na cabeça. É literalmente um universo inteiro cada um com seu tema que só funciona no filme, mas não o define. É pouco? pode ser, mas nesse caso o muito poderia saturar.

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14 minutes ago, Gust84 said:

Bom, resumir a clickbait é preguiça de debater né.

 

Reconheço. hehe Mas assim, usam a Marvel pra falar de algo generalizado. Meio querendo chamar atenção e tals. Não precisa disso, se ele tivesse algo mais abrangente a blockbusters teria sido melhor (pra mim).

 

14 minutes ago, Gust84 said:

Eu achei muito massa o tema, por que eu chego a conclusão que talvez, pela quantidade de filmes por ano é quase que proposital a ausência de um hino.

Temos um bond a cada 5 anos, um sw a cada 2 ou 3, isso depois de um hiato de 15 anos. Você tem que ter um hino pra te remeter àquilo que você gosta. No caso da Marvel, você não precisa ser lembrado, você está imerso.

Imagine se fizessem uma OP de música tema, e a gente ouvisse, 2, 3 vezes ao ano. Iríamos dar um tiro na cabeça. É literalmente um universo inteiro cada um com seu tema que só funciona no filme, mas não o define. É pouco? pode ser, mas nesse caso o muito poderia saturar.

Não sei se a Marvel precisaria de um hino, porque são várias franquias (ao contrário de James Bond, SW, HP que é só uma franquia cada). Acho que só precisam cuidar melhor das trilhas (talvez corrigindo essa falhas que o cara citou), definir o tema de cada herói, e usá-la em lugares simbólicos em cada filme (e usá-las no trailers, como foi citado no vídeo que postei).

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Eu cheguei a assistir a resposta.

Mas achei que ficou muito preocupado em chamar o cara de errado do que pensar no "big picture". Achei um tema massa pra debater, e acho que muitas outras questões poderiam ser jogadas aqui no tópico, como decisões de larga escala, etc.

Enfim, sei lá.

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Qual filme não precisa de uma trilha marcante ? Ainda mais um blockbuster e filme de super herói. Claro que precisa. O ponto do cara a Marvel não se arrisca e outros também.

 

Fiquei impressionado com a quantidade de trilha fotocopiadas na cara dura. Sobrou até pro celebrado Junkie Xl em Mas Max Fury Road. 

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  • Administrators

Tirei a trilha do título. Uma pena, como se ja nao discutissem os filmes da Marvel em diversos tópicos. 

Por um momento achei, ou fui levado a achar, pelo vídeo postado, que iríamos discutir trilhas da MCU. Um tema discutido muito superficialmente por estas bandas. Eu estava enganado. 

Fiquem a vontade. 

 

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Eu acho que nada impede de discutir as trilhas aqui. Só não precisa limitar a isso.

Mas as vezes alguma decisão de direção, de caminho de franquia, de acordo, de alguma coisa em relação ao estúdio e não a um filme específico pode ser feita aqui.

Do que ter que abrir um outro tópico.

Só isso.

 

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Acho que esse aqui também adiciona na discussão eu diria.

Pessoalmente acho que tem um outro elemento aí, algo que fica mais claro quando olhamos em jogos eletrônicos. 

Por alguma razão, agente tem dificuldade em focar em diversas "camadas de som", provavelmente pois evoluímos para reconhecer voz humana, que não requer muita complexidade, voz humana tem uma "camada" só.

Aí volta pros consoles antigos, pessoal se matava para fazer música com alguns bits, pois o chip de som simplesmente não aguentava tocar coisa complexa. Então eles basicamente removiam complexidade, removiam camadas até o trem tocar.

Surgiram alguns dos temas mais memoráveis de todos os jogos, pois essa simplicidade aproxima voz humana e portanto agente guarda bem mais fácil.

Acho que semelhante aconteceu com filmes. Se reparar as trilhas mais antigas são basicamente de alguns instrumentos, hoje com tecnologia e tal, faz-se uma música de dezenas de camadas de complexidade que agente acaba não reconhecendo.

Antes precisava contratar dúzias de músicos, comprar monte de instrumento, trabalhão do caramba. Hoje um maluco numa mesa compõem uma dúzia de tons ao mesmo tempo.

E os melhores compositores acho que entendem isso. Silvestri, Williams, Horner, etc, mesmo quando eles tem alto orçamento e todos os instrumentos possíveis sempre tendem para uma música "murmurável" na hora de fazer aquele motif. O tema da Rey é um que vem a mente.

Dá para dar vários exemplos de músicas icônicas que são extremamente simples. We Will Rock You? Pode batucar na mesa que sai, marcha imperial? Mesma coisa... Repara como a música vira "1 tom" só na nossa cabeça? É assim que agente interpreta música, em uma camada só, e quando a música aproxima isso, agente guarda bem mais fácil.

Aí agente pega hoje uma trilha, sei lá, Civil War, por exemplo, tem uma complexidade que mesmo eles tentando usar o motif do Black Panther ou do Winter Soldier a coisa não gruda na nossa cabeça do mesmo jeito que um "tu-tu-ta" murmurável.

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17 hours ago, Mozts said:

Acho que esse aqui também adiciona na discussão eu diria.

Pessoalmente acho que tem um outro elemento aí, algo que fica mais claro quando olhamos em jogos eletrônicos. 

Por alguma razão, agente tem dificuldade em focar em diversas "camadas de som", provavelmente pois evoluímos para reconhecer voz humana, que não requer muita complexidade, voz humana tem uma "camada" só.

Aí volta pros consoles antigos, pessoal se matava para fazer música com alguns bits, pois o chip de som simplesmente não aguentava tocar coisa complexa. Então eles basicamente removiam complexidade, removiam camadas até o trem tocar.

Surgiram alguns dos temas mais memoráveis de todos os jogos, pois essa simplicidade aproxima voz humana e portanto agente guarda bem mais fácil.

Acho que semelhante aconteceu com filmes. Se reparar as trilhas mais antigas são basicamente de alguns instrumentos, hoje com tecnologia e tal, faz-se uma música de dezenas de camadas de complexidade que agente acaba não reconhecendo.

Antes precisava contratar dúzias de músicos, comprar monte de instrumento, trabalhão do caramba. Hoje um maluco numa mesa compõem uma dúzia de tons ao mesmo tempo.

E os melhores compositores acho que entendem isso. Silvestri, Williams, Horner, etc, mesmo quando eles tem alto orçamento e todos os instrumentos possíveis sempre tendem para uma música "murmurável" na hora de fazer aquele motif. O tema da Rey é um que vem a mente.

Dá para dar vários exemplos de músicas icônicas que são extremamente simples. We Will Rock You? Pode batucar na mesa que sai, marcha imperial? Mesma coisa... Repara como a música vira "1 tom" só na nossa cabeça? É assim que agente interpreta música, em uma camada só, e quando a música aproxima isso, agente guarda bem mais fácil.

Aí agente pega hoje uma trilha, sei lá, Civil War, por exemplo, tem uma complexidade que mesmo eles tentando usar o motif do Black Panther ou do Winter Soldier a coisa não gruda na nossa cabeça do mesmo jeito que um "tu-tu-ta" murmurável.

Isso é um ponto MOZTS. Não entendo muito de música, mas uma das trilhas da recente série JUSTICEIRO vai bem por esse caminho, creio eu.

 

Devia ter sido o tema da série inclusive, na minha opinião. Infinitamente melhor que o tema de verdade que nem lembro.

 

9 hours ago, Big One said:

Análise do Universo infantilizado  

 

Espectador idiotizado (ou como chegamos à onda de filmes de super-heróis) 

https://palavrasdecinema.wordpress.com/2017/11/19/espectador-idiotizado-ou-como-chegamos-a-onda-de-filmes-de-super-herois/

 Tem pontos válidos, mas em minha opinião, cai no velho erro de tentar determinar que "bom cinema" é "cinema adulto".

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  • 2 weeks later...
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E cinematografia, como o universo se sai?

Não se limita ao universo Marvel, vários filmes hoje tem iluminação muito ruim. The Mummy vem em mente. No trailer de Infinity War já achei que beneficiaria de uma iluminação mais direcionada, umas sombras e tal, "hard lightning" acredito ser o termo técnico.

É só um photoshop porco mas serve de exemplo:

IW1.jpg

Ou uma comparação com outros blockbuster:

Star_Wars_-_The_Force_Awakens.mkv_snapsh

image.jpg

Em Force Awakens, tem um enorme sombra de um lado do rosto e uma luz mais forte do outro lado. Entendo que nem toda cena pede um contraste como esse, mas MCU é assim na maioria das cenas, até uma cena que tematicamente poderiam usar umas sombras:

Os avengers derrotados:

Avengers_Age_of_Ultron_-_Teaser_Trailer.

Bruce Banner, aterrorizado por sí mesmo.

Avengers_Age_of_Ultron_-_Teaser_Trailer.

Os irmãos, sucumbem ao "dark side"

Avengers_Age_of_Ultron_-_Teaser_Trailer.

Todas iluminadas com clareza, sem indicação do tom da cena. Em comparação, Logan quebra o coração da menina, sombra quebra metade do seu rosto.

Logan.mkv_snapshot_01.53.18.jpg

César confronta seus impulsos sombrios:

War_for_The_Planet_of_The_Apes.mkv_snaps

Enquanto Stark faz algo semelhante:

Untitled-1.jpg

Relacionado, um video:

 

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Eu já tinha visto esse conteúdo, acho que aqui mesmo no forum.
Eu concordo, mas, e aqui vou opinar completamente no escuro porque não entendo nada, mas você não acha que essa ausência de cor, chapa a imagem, ou melhor "achata" a imagem, e faz ficar menos visível o CGI?
Me parece que essa pode ser uma resposta, do outro jeito, os recortes pulam na tela.

Esses dias eu assisti winter soldier na minha LG e mudei o filtro de cor e já na primeira cena onde o STRIKE TEAM cai no navio de paraquedas " salvando" o capita, era muito evidente a tela verde.

 

 

** em off, não sei se foi só volume, mas depois de toda a discussão, achei que neste último trailer funcionou bem a trilha dos vingadores.

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1 hour ago, Gust84 said:

Eu já tinha visto esse conteúdo, acho que aqui mesmo no forum.
Eu concordo, mas, e aqui vou opinar completamente no escuro porque não entendo nada, mas você não acha que essa ausência de cor, chapa a imagem, ou melhor "achata" a imagem, e faz ficar menos visível o CGI?
Me parece que essa pode ser uma resposta, do outro jeito, os recortes pulam na tela.

Suponho que seja parte da razão, certamente. São duas coisas na verdade, a iluminação e a correção de cor, mas parece que ambas estão sendo usadas sem intenção, como comodidade, não como ferramente de cinema.

Nem de longe isso é problema só do MCU. O remake do Ghostbuster ou Ghost in The Shell... Coisa de pesadelos.

A correção de cor até entendo, não concordo, mas entendo. Produzindo vários filmes ao mesmo tempo, querem manter certa consistência do universo, então faz sentido manter o visual menos alterado.

Mas iluminação, não vejo desculpa. Estão iluminando feito sitcom, todas cenas com mesmo jeito, independente de sentimento.

1 hour ago, Gust84 said:

Esses dias eu assisti winter soldier na minha LG e mudei o filtro de cor e já na primeira cena onde o STRIKE TEAM cai no navio de paraquedas " salvando" o capita, era muito evidente a tela verde.

Recomendaria uma regulagem na TV:D

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  • 2 weeks later...
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Compositor de Thor: Ragnarok concorda com críticas às trilhas da Marvel

Mark Mothersbaugh diz ter assistido o vídeo do Every Frame A Painting
12/12/2017 - 15:24 - JULIA SABBAGA
 
THOR_RAGNAROK_.png
 

Mark Mothersbaugh, compositor da trilha de Thor: Ragnarok, falou em entrevista ao Heat Vision [via Hollywood Reporter] que assistiu ao vídeo viral que critica as trilhas sonoras de filmes da Marvel - veja aqui. Mothersbaugh disse concordar com a tese do canal Every Frame A Painting"Eu vi o vídeo e pensava 'wow, ok'. Ele me explicou muita coisa que eu meio que já sentia". 

Ele continua: "Compositores tem tido sua importância reduzida nas últimas décadas. Acho que de vez em quando isso funciona. Mas na maioria das vezes, especialmente nos casos que o vídeo aponta, parece simplesmente um pano de fundo. Acho que é a isso que as pessoas estão reagindo. Não parece que a música foi feita para esta cena em particular. Parece que alguém estava simplesmente sprayando cores na parede. Era a cor certa para o momento, mas não há nuances".

 

FONTE: OMELETE

 

 Só discordo em relação ao trabalho de Marc Silvestri em OS VINGADORES que acho que funciona muito bem.

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