Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Farol (Robert Eggers)


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

Aqui essa semana tá complicado. Tem uns 4 shoppings exibindo só 3 filmes: Frozen 2, Minha Mãe é um Peça 3 e Star Wars (Um desses shopping tem 9 salas - !!!). Depois o Scorsese vem reclamar da Marvel. Nenhum desses filmes é da Marvel. hehehehe

Esse o Farol tá sendo exibido só nesse cinema VIP. Nenhum lugar mais. Incrível. Vou dá uma esperada semana que vem, pra ver se ele passa pra um cinema mais barato nesse shopping, senão, sei lá.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 Visto O FAROL

 

Resultado de imagem para O Farol

 

  Na trama, situada no fim do século 19, Ephraim Winslow (Robert Pattinson) é um homem que chega a uma pequena ilha para trabalhar por algumas semanas como assistente do faroleiro Thomas Wake (William Dafoe), substituindo o antigo assistente, que supostamente teria enlouquecido.  Á medida em que os dias passam, a tensão entre os dois homens começa a crescer cada vez mais, com o jovem assistente passando a ter uma série de pesadelos envolvendo uma sereia e se tornando cada vez mais intrigado com o comportamento arredio e abusivo de seu superior, que o proíbe de entrar na sala da luz do farol.

  Segundo longa metragem de Robert Eggers (que em 2015 havia chamado a atenção com o sucesso de publico e crítica de A BRUXA) este O FAROL segue muito do estilo apresentado pelo cineasta em seu filme de estreia, tanto na forma como constrói o terror quanto a temática que guia tal terror, no caso a repreesão sexual, mas agora observada de um ponto de vista masculino. O roteiro escrito pelo próprio diretor, em parceria com o irmão Max Eggers, constrói o suspense da narrativa através da rotina e do isolamento dos personagens que vai os enlouquecendo aos poucos, ao mesmo tempo em que estabelece uma sutil, mas inquestionável tensão sexual entre os seus dois protagonistas. Assim como no projeto anterior de Eggers, o roteiro usa e abusa de simbolismos, desde as figuras monstruosas vistas por Ephraim, passando por uma interessante sequência que mostra o personagem de Pattinson entrando lentamente no mar, até o próprio farol do título. Entretanto, tal como em A BRUXA tanto simbolismos começam a irritar a partir de certo ponto. Os diálogos, por sua vez são divertidos por retratarem o ambiente cada vez mais louco e doente que se estabelece no farol.

 Esteticamente, O FAROL é um filme muito interessante, pois ele não apenas é fotografado em preto e branco, mas mesmo o seu desenho de luz e uma pequena "sujeira" nas imagens parecem remeter aos filmes antigos, em um anacronismo bonito e proposital. O desenho de som, já tem um nível de detalhes que só uma produção contemporânea poderia ter, sendo vital para construir o clima de isolamento e loucura que a obra possui. Pattinson e Dafoe, por sua vez, estão brilhantes em seus respectivos papéis, o primeiro construindo bem o arco de Ephraim como um rapaz retraído, que aos poucos vai sendo enlouquecido pelo ambiente, e o segundo por conseguir dar humanidade para um personagem que parte de uma caricatura. Mas no fim das contas, tal como A BRUXA, O FAROL não funciona muito bem pra mim, me marcando muito pouco. Creio que o cinema de Eggers não seja pra mim mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
18 hours ago, Questão said:

tal como A BRUXA, O FAROL não funciona muito bem pra mim, me marcando muito pouco. Creio que o cinema de Eggers não seja pra mim mesmo.

O mesmo pra mim aqui.

 

Achei parte técnica um desbunde, ambientação foda, os atores fodões demais, mas muito, muito, muito simbolismo, me afasta. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 2/5/2020 at 9:16 PM, Questão said:

Mas no fim das contas, tal como A BRUXA, O FAROL não funciona muito bem pra mim, me marcando muito pouco. Creio que o cinema de Eggers não seja pra mim mesmo.

 

19 hours ago, Jailcante said:

O mesmo pra mim aqui.

Achei parte técnica um desbunde, ambientação foda, os atores fodões demais, mas muito, muito, muito simbolismo, me afasta. 

 

então somos 3... filme bem feitinho com atuações foderosas...mas pra mim também não rolou... precisei assistir em dois capitulos...?

pior que esse filme tem muita similaridade com outro espanhol  bem legal que assisti ano passado (ou retrasado, sei lá) La Piel Fria, só que mais voltado pro fantástico mesmo..

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...