Jump to content
Forum Cinema em Cena

Taxa de Importação


sark
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

É o seguinte.. eu tô querendo comprar um DVD de 200 dólares na Amazon, mas aí descobri que tem que pagar a taxa de importação de 60%.. o que acabou comigo.

 

Queria saber se tem algum jeito de burlar esse imposto. Se eu comprar, mandar pra Portugal, e lá de Portugal a pessoa mandar pra mim embalado como se fosse uma encomenda? Eu ia ter que pagar o imposto?

E se uma pessoa fosse aos EUA, comprasse e trouxesse?

 

Me ajudem aí.. hehehe.

 

 

Eu sei que ja abriram um topico sobre isso, mas eu acho que deletaram, porque fui procurar e não encontrei de jeito nenhum.

 

 

sark2006-7-31 8:1:46

Link to comment
Share on other sites

Sark eu falei com um amigo agora e ele me explicou que a melhor forma é alguém comprar lá e mandar pra você, segundo ele, que já comprou as versões estendidas de SDA na Amazon, esse imposto aí não tem jeito de escapar... e eu que descobrir agora que o grupo alemão Kraftwerk lançou um dvd duplo (quem conhece o grupo sabe que eles não tinham NADA decente lançado em dvd), aqui tá saindo por 120,00, na amazon tá U$ 38,00... smiley19.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já falei em vários tópicos e falo denovo: aqui em casa compramos CDs, DVDs e livros na Amazon.com desde 1997 (quando vendia só livros!) e NUNCA fui pego pelos impostos.

Os produtos sempre chegaram na portaria do meu prédio e o único esforço que faço é descer o elevador e pegar a caixa.

Minha compra mais recente foi a 7ª temporada de Friends que saiu por US$ 19,96. Com frete e conversão saiu R$ 63. Demorou 1 mês e 1 semana para chegar.

Semana passada comprei a 8ª e 9ª temporadas; saiu por R$ 102 o total do pedido. Agora é só esperar.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante Henchman e você faz o pedido normal no site? Cara se for do jeito que você tá falando eu vou arriscar comprar esse do Kraftwerk... um dvd duplo deles por R$ 38,00 tá uma pechincha... smiley4.gif

PS: A conversão e o valor do frete é feito na hora do pedido? Desculpe a pergunta idiota mas é que nestes casos de compra pela internet sou uma toupeira... smiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O valor do frete é feito na hora do pedido. A conversão em reais, só na fatura do cartão.

 

Cálculo do frete:

 

Para CDs e DVDs = US$ 4,99 (frete básico)  +  US$ 2,49 (por item). DVDs duplos, quádruplos e td mais conta como só 1 item!

 

 

 

Exemplo, eu comprei a 8ª e 9ª temporada de Friends na semana passada:

 

19,96 (8ª temporada)  +

19,96 (9ª temporada)  +

  4,99 (frete básico)  +

  2,49 (frete de 1 item)  +

  2,49 (frete de 1 item) =

-------------

US$ 49,89

 

 

O frete de livros é mais caro.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, eu entrei nessa turma aí q resolveu arriscar...impulsionado pelo depoimento do Henchman (que falou sobre isso em outro tópico aí da vida comigo sobre o assunto). Fiz não uma, mas duas compras:

 

 

 

-"Will & Grace" 5ª Temporada Completa na Amazon inglesa

 

 

 

- "Friends" 7ª e 8ª, o filme de terror "The Legend of Hell House" (q tava $5,99!) e "Superboy" 1ª temporada na Amazon americana

 

 

 

Nenhuma delas chegou ainda, mas ambas já constam como enviadas.

 

 

 

Depois que li os depoimentos contraditórios aqui do Henchman (q nunca pagou imposto) e de outras pessoas (que sempre pagam) fiz uma enooorme pesquisa e consegui os seguintes dados:

 

 

 

Parece q , na verdade, a taxação do imposto é por AMOSTRAGEM; ou seja, de cada 10 produtos, taxam 1. E esse 1 "sortudo" é que vem com os tais 60% de imposto que vc tem q pagar no correio quando a mercadoria chegar. (os correios mandam um telegrama pedindo pra vc comparecer na agência tal para retirar a encomenda e pagar o valor). Caso seu produto seja um dos outros 9 não-taxados, a encomenda vai direto pro seu endereço, como se fosse carta comum. (todos os casos relatados pelo Henchman).

 

   

 

   Como ele disse, é SORTE. As embalagens da Amazon costumam ser visadas, mas se na mesma leva houverem vários pedidos vindos da empresa, a sua da Amazon pode passar sem problemas..se vc tiver sorte.

 

 

 

   Espero ter! Vou contando pra vcs aqui o que for acontecendo...

 

 

 

   Acho q todo mundo deve arriscar, sim. Pq pagar os preços de importadoras não vale a pena...as únicas vantagens seriam:

 

 

 

a) parcelar em 3x (mas aí vc paga um valor grande comparado aos dólares do produto originário da Amazon) e

 

 

 

B) ter o produto em pronta-entrega de um dia em geral...

 

 

 

(Em importadoras, além do lucro deles q precisam incluir, SEMPRE incluem o valor dos 60% de imposto...daí já viram né...se não for cobrado o imposto em determinado produto, o lucro delas aumenta...se for cobrado, já estava embutido no preço ao consumidor final e eles ficam só com o outro lucro real..)

 

 

 

   Reintero que acho q vale a pena arriscar! Só lembre q eles (Amazons) cobram de uma vez e demoram um mês e X dias para entregar, dependo do lugar do Brasil onde se está...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu larguei o Amazon de mão em função da demora mesmo... Comprei com eles umas duas vezes,... numa rolou imposto e na outra não...  e numa das oportunidades tinha pedido 2 CDs e 1 não veio(estornaram o valor no cartão antes mesmo de eu pedir)...Aliás, foi com eles a única vez q paguei imposto importando produtos... depois comprei umas 3 vezes com o Sendit.com(esse me entregou em 6 dias!!!!!!) e umas duas com o dvdboxoffice.com, sempre sem imposto...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O maior problema de comprar na Amazon é que as embalagens deles são muito visadas pela Receita Federal na hora de separar para amostragem. Quando os caras tem uma montanha de embalagem para escolher e dão de cara com o famoso logo na Amazon.com, morreu...

O ideal mesmo é comprar em pequenas lojas. Sempre faço isso nunca fui taxado, ao contrário das compras na Amazon.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O imposto só é cobrado se o valor do produto que você comprou é acima de U$ 50.

Não é bem assim... essa isenção só vale quando tanto o remetente quanto o destinatário são pessoas físicas. A Amazon é pessoa jurídica, logo o imposto incide independetemente do valor...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal, a isenção de compras até U$ 50,00 já deixou de existir há anos, qualquer compra feita no exterior está sujeita a 60% de imposto de importação. Por esta razão deixei de importar CDs e DVDs, quando quero algo de fora importo via CD Point, sai mais em conta. E quanto a este negócio de amostragem, depende muito do estado e da cidade, de como a Receita Federal atua nos correios. Aqui em Porto Alegre, toda e qualquer compra que fazia era tributada. Chegou ao absurdo de quererem me cobrar imposto de uns CDs de trilhas sonoras que me enviaram para escrever resenhas - ou seja, não paguei nada por eles. Abri a embalagem, cheguei a mostrar a carta que acompanhava os CDs e não adiantou. A coisa ficou meio esotérica quando o cara da Receita quis pesquisar na internet o preço de um CD para calcular o imposto e não achou nada - o CD era promocional, não tinha sido lançado por nenhuma gravadora e nem estava à venda. Ainda assim foi inútil, o cara disse que mesmo que tivesse ganho os CDs de presente teria que pagar o imposto, e acabei deixando os CDs lá. Portanto, quem quiser arricar que o faça, mas recomendo que o pessoal do RS não o faça porque aqui cobram tudo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente em algumas UFs o imposto é maior, como é o caso do Rio grande do Sul, onde moro no interior desse. Comprei um total de 4 vezes no exterior, 3 vezes no Ebay e 1 no Amazon, na qual paguei imposto. No ebay nunca paguei imposto por o remetente & destinatário serem pessoas físicas (mas nem por isso, você vai se safar do imposto).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente em algumas UFs o imposto é maior' date=' como é o caso do Rio grande do Sul, onde moro no interior desse. Comprei um total de 4 vezes no exterior, 3 vezes no Ebay e 1 no Amazon, na qual paguei imposto. No ebay nunca paguei imposto por o remetente & destinatário serem pessoas físicas (mas nem por isso, você vai se safar do imposto). [/quote']

Eu tb estou no Rio Grande do Sul e em todas as minhas compras feito no Ebay (umas 7) nunca me taxaram. Já na Amazon morri nos 60%... nunca mais comprei lá.

Fulgora2006-8-2 17:52:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Do site da receita federal do governo...mais oficial q isso nao dá né :)

 

 

 

Para quem quiser, a fonte é :

 

 

 

http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm

 

 

 

 

 

 

 

Aplicação

 

 

 

Importação de bens pelos correios, companhias aéreas ou empresas de courier, inclusive compras realizadas pela Internet.

 

 

 

Esse regime aplica-se, ainda, no despacho aduaneiro de presentes recebidos do exterior.

 

 

 

Este regime não se aplica à importação de bebidas alcoólicas, a fumo e a produtos de tabacaria.

 

 

 

Valor Máximo dos Bens a serem Importados

 

 

 

O valor Máximo dos bens a serem importados neste regime é de US$ 3,000.00 (três mil dólares americanos)

 

 

 

Tributação

 

 

 

60% (sessenta por cento) sobre o valor dos bens constante da fatura comercial, acrescido dos custos de transporte e do seguro relativo ao transporte, se não tiverem sido incluídos no preço da mercadoria.

 

 

 

No caso de utilização de empresas de transporte aéreo internacional expresso (courier), será acrescentada a tributação de 18% do ICMS;

 

 

 

Obs. : Quando a remessa contiver presentes, o preço será o declarado, desde que compatível com os preços praticados no mercado em relação a bens similares;

 

 

 

Tributação na Importação de Software

 

 

 

Softwares pagam 60% (sessenta por cento) sobre o meio físico, somente se o valor do meio físico vier discriminado separadamente na Nota Fiscal

 

 

 

Atenção:

 

 

 

Caso o valor do meio físico não seja discriminado na Nota Fiscal o pagamento do imposto recairá sobre o valor total da remessa.

 

 

 

Isenções

 

 

 

Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) não pagam impostos, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas (presentes);

 

Medicamentos, destinados à pessoa física, sendo que no momento da liberação do medicamento, o Ministério da Saúde exige a apresentação da receita médica.

 

livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impostos (art. 150, VI, "d", da Constituição Federal);

 

Pagamento do Imposto

 

 

 

Na hipótese de utilização dos correios, para bens de até US$ 500.00 o imposto será pago no momento da retirada do bem, no próprio correio, sem qualquer formalidade aduaneira.

 

 

 

Quando o valor da remessa postal for superior a US$ 500.00, o destinatário deverá apresentar Declaração Simplificada de Importação (DSI)

 

 

 

No caso de utilização de empresas de transporte internacional expresso, porta a porta (courier), o pagamento do imposto é realizado pela empresa de courier à SRF. Assim, ao receber a remessa, o valor do imposto será uma das parcelas a ser paga à empresa;

 

 

 

Obs.: Nas remessas postais o interessado poderá optar pela tributação normal. Para isso deve informar-se no momento da retirada do bem nos correios.

 

 

 

Na hipótese de utilização de companhia aérea de transporte regular o destinatário deverá apresentar a DSI podendo optar pela tributação normal.

 

 

 

Base legal

 

 

 

Decreto 2498/98 Art. 20.do Decreto 2498/98

 

 

 

Portaria do Ministro da Fazenda 156/99

 

 

 

Instrução Normativa SRF Nº 096, de 04/08/1999

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

Tô pensando em comprar umas coisas no Amazon. com

 

Já li a parte do imposto, mas como o que vou pedir é barato, acho que não pesa tanto (mas espero que não venha com imposto). Mas como faz na hora de pagar? É só com cartão? Não tem aquele negócio de pagar no boleto bancário? É só assim que compro em sites nacionais... 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...