UA-130521384-1 Jump to content
Forum Cinema em Cena
Sign in to follow this  
The Fox

Brian de Palma

Qual é o melhor filme de Brian de Palma?  

71 members have voted

1. 1. Qual é o melhor filme de Brian de Palma?

• Femme Fatale
      2
    • Um Tiro na Noite
      8
    • Pecados de Guerra
      1
    • Missão Impossível
      3
    • O Pagamento Final
      9
    • Vestida Para Matar
      5
    • Dália Negra
      0
    • Os Intocáveis
      27
    • Dublê de Corpo
      4
    • Scarface
      19
    • Carrie, a estranha
      4
    • Outro. Qual?
      2

Recommended Posts

Gostei muito de Síndrome de Caim tb' date=' pena que esse nem foi citado...[/quote']

Eu tinha colocado....mas tinha muita gente reclamando a falta de outros filmes dele, como "Um Tiro Na Noite" e "Pecados de Guerra", daí eu coloquei elas na enquete no lugar daqueles que não tinham voto (Síndrome de Caim era um deles....)

Já vi que é impossível agradar todo mundo..06

Ele faz uns enquadramentos perfeitos.... e cenas de uma vez só (não sei o nome tecnico disso)...

Plano-seqüência.

Ah... é isso mesmo... valeu ai.

Sou grande fã deste diretor. Da sua filmografia, assisti os filmes grifados em vermelho:

2006 - Dália negra (Black dahlia, The)
2002 - Femme fatale (Femme fatale)
2000 -
Missão Marte (Mission to Mars)
1998 - Falling Sky (co-diretor)
1998 - Olhos de serpente (Snake Eyes)
1996 -
Missão impossível (Mission Impossible)
1993 -
O pagamento final (Carlito's Way)
1992 -
Síndrome de Caim (Raising Cain)
1990 -
A fogueira das vaidades (The Bonfire of the Vanities)
1989 - Pecados de guerra (Casualties of War)
1987 - Os intocáveis (The Untouchables)
1986 - Quem tudo quer, tudo perde (Wise Guys)
1984 - Dublê de corpo (Body Double)
1983 -
Scarface (Scarface)
1981 -
Um tiro na noite (Blow Out)
1980 - Vestida para matar (Dressed to Kill)
1979 - Terapia de doidos (Home Movies)
1978 - A fúria (The Fury)
1976 - Carrie, a estranha (Carrie)
1976 - Trágica obsessão (Obsession)
1974 - O fantasma do paraíso (Phantom of the Paradise)
1973 - Irmãs diabólicas (Sisters)
1972 - O homem de duas vidas (Get to Know Your Rabbit)
1970 - Dionysus
1970 - Hi, Mom!
1969 - Festa de casamento (The Wedding Party)
1968 - Quem anda cantando nossas mulheres (Greetings)
1968 - Murder à La Mod
1966 - The Responsive Eye
1966 - Show Me a Strong Town and I'll Show You a Strong Bank (Curta)
1965 - Bridge That Gap (Curta)
1964 - Jennifer (Curta)
1962 - Wotan's Wake (Curta)
1961 - 660124: The Story of an IBM Card (Curta)
1960 - Icarus (Curta)
 <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Ainda preciso assistir urgentemente aos filmes da sua fase mais tenra, como Carrie e O Fantasma do Paraíso. Aprecio o modo com que ele lida com o posicionamento e movimentos de câmera, criando cenas de impacto visual singular.

1. Os Intocáveis: 8/10 (impecável; #1 no meu ranking de fitas de gângster)

2. Missão: Marte: 7/10 (peca pelo final, mais por causa do CGI ruim do que pelo fato de ter sido inspirado em Contatos Imediatos)
  3. Missão: Impossível: 7/10 (complicado, mas muito bem realizado)

4. Olhos de Serpente: 6 ou 7/10 (não gostei dos personagens, e os atores não estavam muito inspirados)

Vi ontem:

Um Tiro na Noite (Blow Out, 1981) - Dir.: Brian De Palma

:o

Fantástico, fenomenal, etc. Ele te agarra, e não te solta mais em nenhum momento. É curioso que ele tenha tirado um bom resultado dos bons atores, se centrar no uso das imagens, e ainda escrever um bom roteiro (oh yeah), que fecha todas as pontas que ele me deixou ver. E duvido que a pessoa que não diga ou pense "ai meu deus", "ai credo", "que horror" ou qualquer uma dessas variações no fim do filme, tenha coração. A referência a Blow-Up é óbvia, chamar de plágio é bem d'oh mesmo. Só que aqui, ele transforma o espanto em obsessão, e na obsessão, engata todo o resto do filme. Manipula os sentimentos com muita facilidade, vc se pega torcendo pelo protagonista, cercado pela conspiração. E se deixar por isso faz a coisa ficar ainda mais deliciosa. Porque na cena da estação vc já está na ponta da poltrona. Espetacularmente bem editada, o filme não perde o ritmo nenhum momento. E o jogo que ele faz de ilusão/obsessão/imagens é fantástico, rima com a própria obsessão do De Palma. Tanto que vc sempre sente que tem uma motivação fanática nos personagens, vinda de algo passado (tema bem de filme noir). E o final do filme acentua ainda mais isso. Caralho, que final (o conjunto da obra inteiro)...

E aquele plano seqüência de início, da metalinguagem e de como De Palma nos engana, é brincadeira... ???

Os Intocáveis é bom' date=' sem dúvida, mas eu ainda não consigo enxergar algum talento no Kevin Costner. Sempre achei ele um ator fraco...[/quote']

Sabe , eu também tenho esse problema : gosto do filme , mas odeio o Kevin Costner a ponto de atrapalhar a apreciação pelos brilhantes trabalhos de Brian DePalma , Ennio Morricone , Robert DeNiro e Sean Connery .

Geralmente , eu não tenho esse problema , mas com o Kevin Costner : o considero uma bosta . 
Fernando2006-11-15 15:26:34

para mim o melhor mesmo é duble de corpo( apesar de achar a cena final um mau gosto e um desrespeito as mullheres). o filme é perfeito como suspense. vc fica surpreso até o fim. outro que gosto muito tb é um tiro na noite. brian de palma é um bom diretor mas não é um excelente diretor pois acho que o forte dele ñão é a originalidade. sempre tem nuances ou estilo de hithcock de filmar ou contar a historia.

Recentemente assisti "Dublê de Corpo".... realmente te prende até o fim... mas o problema dele são as semelhanças com alguns filmes de Hitchcock, que acaba deixando a trama um pouco previsível...

E eu to ficando curioso com "Um Tiro na Noite"..... tá todo mundo falando bem dele....05

O cinema do De Palma, ao que parece, é cheio de referências aos ídolos dele, e que acabam gerando algo novo.

Dália Negra, por exemplo, é quase como alguns atores interpretando outros atores interpretando um film-noir.

Um Tiro na Noite tem umas referências à Psicose. Além de referências gritantes à Blow Up (o plot é quase o mesmo).

Exatamente . No caso de Dália Negra  explica-se  porque muita gente considerou as atuações afetadas demais : ali estão os espectros dos arquétipos de personagens do filme noir e do estilo de interpretação de seus atores .

Blow-Out tem muito do Blow-Up , até o título ! Rsrsrs . Por isso que alguns detratores já disseram que DePalma fez um " blow " criativo no Antonioni ,rsrsrs ( trocadilho páblico infame , e em inglês : podre essa ...)

Em Femme Fatale , já começa escancarando : Rebecca Romijn assistindo o clássico Pacto de Sangue na TV do hotel .

E a Rebecca não fica devendo em nada para as divas desse gênero !
Fernando2006-11-17 18:54:37

Filmes que eu vi do DePalma :

Greetings - Quem Anda Cantando As Nossas Mulheres (1968) - 6/10

O Fantasma do Paraíso (1974) - 6/10

Carrie - A Estranha (1976) - 9/10

Vestida Para Matar(1980) - 9/10

Um Tiro Na Noite (1981) - 9/10

Scarface (1983) - 9/10

Dublê de Corpo (1984) - 7/10

Os Intocáveis (1987) - 8/10

Pecados de Guerra (1989) - 7/10

A Fogueira das Vaidades (1990) - 4/10

Síndrome de Caim (1992) - 6/10

O Pagamento Final (1993) - 8/10

Missão Impossível (1996) -7/10

Olhos de Serpente (1998) - 7/10

Femme Fatale (2002) -6/10

Dália Negra (2006) - 6/10

Fernando2006-11-23 14:45:40

Vejamos, dos filmes do Brian DePalma que vi (listinha):

1) Scarface 9,45

2) Os Intocáveis 9,3

3) Carrie, a estranha 9

4) Dublê de corpo 8,87

5) Pecados de guerra 8,75

6) Um tiro na noite 8,5

7) Olhos de serpente 8,45

8) Missão impossível 7,5

9) Femme Fatale 7

10) Dália Negra 6,[email protected] 19:49:14

vi dalia negra e confirmou oq já sabia: não é um excelente diretor pois nesse ele não soube conduzir as varias narrativas que compoe o filme mas sabe fazer suspense como ninguem. o final entao...

DePalma não é um cineasta de narrativas...