Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cineclube em Cena


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Agora foi a vez do Leone, que não deixou por menos, com o muito bom "Por Uns Dólares a Mais". Faltam dois filmes pra completar os 2500, e esses dois devem ser À Beira do Abismo e Os Sapatinhos Vermelhos.

 

Jack, só faltava assistir esse da Trilogia dos Dólares do Leone ou assistirá os outros em uma outra ocasião (quem sabe quando completar os 5000 filmes vistos, heheheh...)? Aliás, duas belíssimas escolhas para completar os 2500. À Beira do Abismo é delicioso de se assistir, Hawks se divertindo no cinema noir. E sobre Os Sapatinhos Vermelhos, acredito que você sabe o que acho do filme, hehehehe...

 

EDIT: Jack, pode deixar pra lá a pergunta. Nada como visitar o tópico do Sergio Leone para saber a resposta, hehe... Mas ainda te recomendaria a assistir "Quando Explode a Vingança", um filme um pouco subestimado, mas extremamente belo e melancólico, ainda que tenha uma primeira parte totalmente escrachada. É uma aula de direção e de condução de estória do Leone.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Feito! \o/

 

Obrigado a todos pelas sugestões, valeu muito à pena, vi um monte de filmaços nas últimas semanas. Agora, rumo aos 3000, hehehe.

 

De nada, cara. Estamos aqui para isso.

 

Mas cadê o comentário sobre "Os Sapatinhos Vermelhos"? Logo esse que estava ansioso para saber a sua opinião...

 

EDIT: VI que você comentou no "O que você anda vendo e comentando"? Sendo assim, pode deixar para lá a pergunta. Mas para fomentar a discussão (proquê o filme merece), transcrevo o que eu disse lá no tópico:

 

"Não sei se eu fiquei totalmente imerso no filme (muito provávelmente por conta da encenação da peça que dá nome ao filme), mas eu não senti essa transição abrupta. E você mostrou bem uma das maiores qualidades do filme: a fotografia. Aliás, nesse sentido, se você ver "Narciso Negro" (que foi filmado dois anos antes), você vai ficar ainda mais embasbacado com a fotografia. Sério, é uma das coisas mais lindas que eu já vi em um filme. E na tela de cinema fica mais lindo ainda."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que ocorreu comigo foi que

a "queda" da bailarina de volta ao seu "vício" se deu num âmbito intelectual, não emocional. O filme me pareceu esperar que o espectador compreendesse que aquilo era a vida dela e que ela se sentia vazia sem aquilo, e por esperar que isso fosse fácil de entender, não se preocupou em mostrar. Na cena em que o cara sai da cama e vai pro piano, eu pensei até que seria ele que ia abandoná-la para voltar pra companhia.

 

Tudo bem, depois dessa transição, a sequência final em si é belíssima, com ela pedindo a ele que retire os sapatos, e a companhia apresentando a peça sem atriz principal, fantástico.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que ocorreu comigo foi que

a "queda" da bailarina de volta ao seu "vício" se deu num âmbito intelectual, não emocional. O filme me pareceu esperar que o espectador compreendesse que aquilo era a vida dela e que ela se sentia vazia sem aquilo, e por esperar que isso fosse fácil de entender, não se preocupou em mostrar. Na cena em que o cara sai da cama e vai pro piano, eu pensei até que seria ele que ia abandoná-la para voltar pra companhia.

 

Tudo bem, depois dessa transição, a sequência final em si é belíssima, com ela pedindo a ele que retire os sapatos, e a companhia apresentando a peça sem atriz principal, fantástico.

 

 

Ah, sim, essa parte. Concordo que ela não é obvia, e entendo perfeitamente quem a ache como abrupta. Talvez isso possa ter acontecido por receio de torná-la didática demais, estragando um pouco a subjetividade. Aliás, acredito que esse "limiar" bastante tênue seja difícil de ser alcançado (isso até poderia dar uma ótima discussão aqui). Mas mesmo esse "deslize" é suplantado pelas cenas posteriores. E, mais uma vez comentando a respeito, a fotografia, as nuances de cores que o Jack Cardiff (diretor de fotografia que fez a maioria dos filmes da dupla Powell/Pressburger) consegue obter é fantástico. E em "Narciso Negro" é ainda mais fantástico.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Bom, fiquei devendo por muito tempo a tal lista. É que ando muito ocupado com a faculdade, e também ocorreu uns problemas pessoais nos últimos dois meses. Mas ontem vi O Intendente Sanshô, e é um filme maravilhoso, daqueles que faz com a paixão pelo cinema reapareça. Sem mais delongas, aqui vai lista:

 

A Marca da Maldade (Orson Welles)

A Promessa (Sean Penn)

A Vida Marinha Com Steve Zissou (Wes Anderson)

Amor à Flor da Pele (Wong Kar-Wai)

As Vinhas da Ira (John Ford)

Asas do Desejo (Wim Wenders)

Bronco Billy (Clint Eastwood)

Caminhos Perigosos (Martin Scorsese)

Clamor do Sexo (Elia Kazan)

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Steven Spielberg)

Depois de Horas (Martin Scorsese)

Elefante (Gus Van Sant)

Em Busca do Ouro (Charles Chaplin)

Embriagado de Amor (Paul Thomas Anderson)

Feitiço do Tempo (Harold Ramis)

Hannah e Suas Irmãs (Woody Allen)

História do Mundo - Parte 1 (Mel Brooks)

Lili Marlene (Rainer Werner Fassbidner)

Luzes da Cidade (Charles Chaplin)

Magnum 44 (Ted Post)

Meu Ódio Será Sua Herança (Sam Peckinpah)

Noite e Neblina (Alain Resnais)

O Franco Atirador (Michael Cimino)

O Inquilino (Roman Polanski)

O Professor Aloprado (Jerry Lewis)

O Selvagem da Motocicleta (Francis Ford Coppola)

Os Incompreendidos (François Truffaut)

Os Mercenários (Sylvester Stallone)

Sedução da Carne (Luchino Visconti)

Sete Mulheres (John Ford)

Sombras da Noite (Tim Burton)

A Hora da Zona Morta (David Cronenberg)

Tempos Modernos (Charles Chaplin)

Três Mulheres (Robert Altman)

Um Dia de Cão (Sidney Lumet)

Vampiros de Almas (Don Siegel)

Viagem à Lua (Georges Meliès)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem-vindo de volta, Jefferies! Vou listar todos da tua lista que eu vi, com as notas que eu dei pra cada um deles. Os de notas mais altas eu botei em negrito.

 

A Marca da Maldade - 8

A Promessa - 5

As Vinhas da Ira - 8

Contatos Imediatos de Terceiro Grau - 8

Elefante - 5

Em Busca do Ouro - 10

Embriagado de Amor - 8

Feitiço do Tempo - 8

Hannah e Suas Irmãs - 8

História do Mundo – Parte 1 - 5

Luzes da Cidade - 9

Meu Ódio Será Sua Herança - 8

Noite e Neblina - 8

O Franco Atirador - 7

Os Incompreendidos - 8

Os Mercenários - 6

Sombras da Noite - 6

Tempos Modernos - 9

Um Dia de Cão - 8

Viagem à Lua - 9

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fazendo a mesma coisa que o Jack Ryan. Depois eu faço comentários rápidos sobre eles:

 

A Marca da Maldade (Orson Welles) - 9,5

A Vida Marinha Com Steve Zissou (Wes Anderson) - 7.5

Amor à Flor da Pele (Wong Kar-Wai) - 8

As Vinhas da Ira (John Ford) - 9

Asas do Desejo (Wim Wenders) - 9,5

Bronco Billy (Clint Eastwood) - 7

Clamor do Sexo (Elia Kazan) - 8

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Steven Spielberg) - 8,5

Em Busca do Ouro (Charles Chaplin) - 9

Embriagado de Amor (Paul Thomas Anderson) - 8

Feitiço do Tempo (Harold Ramis) - 7,5

Hannah e Suas Irmãs (Woody Allen) - 8,5

História do Mundo - Parte 1 (Mel Brooks) - 7

Luzes da Cidade (Charles Chaplin) - 9

Magnum 44 (Ted Post) - 8

Meu Ódio Será Sua Herança (Sam Peckinpah) - 9,5

O Franco Atirador (Michael Cimino) - 5,5

O Inquilino (Roman Polanski) - 8,5

O Professor Aloprado (Jerry Lewis) - 9

O Selvagem da Motocicleta (Francis Ford Coppola) - 8

Sombras da Noite (Tim Burton) - 4

Tempos Modernos (Charles Chaplin) - 10

Um Dia de Cão (Sidney Lumet) - 8

Vampiros de Almas (Don Siegel) - 8,5

Viagem à Lua (Georges Meliès) - 9

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mutio obrigado pelas opiniões, gente.

 

Vi um dos filmes dessa lista: Um Dia de Cão. Realmente um ótimo filme. Interessante notar como desde a primeira cena depois dos créditos iniciais já se sabe que tudo vai dar errado, mas mesmo assim o filme é tenso, principalmente pela curiosidade de como todo o assalto deu errado. E que atuação do Al Pacino; virou um dos meus atores favoritos.

 

E sobre À Beira do Abismo, comentado no início da página, a trama rocambolesca é uma delícia de acompanhar, mas o que me interessou mais ainda foram os personagens. Aliás, uma das características do Hawks está presente em À Beira do Abismo: passamos a conhecer melhor os personagens a partir das várias situações-limite que ocorrem durante o filme. E outra coisa que eu gosto no filme são os diálogos entre o Bogart e a Lauren Bacall; diálogos carregados de uma tensão sexual interessantíssima. Ótimo filme, mesmo sendo o que menos gosto do Hawks.

 

Aliás, Jack, sugiro que você veja Jejum de Amor e Paraíso Infernal, os meus favoritos do Howard Hawks e dois dos filmes da minha vida.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pô, vcs querem mesmo que eu pare minha maratona de filmes de zumbi pra ver dramas clássicos? :D

 

Realmente, o Pacino destrói em Um Dia de Cão. Uma atuação ilimitada.O John Cazale tb muito bem. Aliás, o cara fez um monte de filmes respeitadíssimos em um período de poucos anos e foi lá e morreu.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...
  • 1 year later...
  • 4 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...