Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cineclube em Cena


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

A crítica do foraste está impecavel, apesar de ser uma analise pessoal, como foi dito, passou o sentimento que todos (ou quase todos) tiveram ao assistir a obra. E eu faço parte do grupo que o final serviu bem, muito melhor do que o de E.T, por exemplo.

Meu top:

1. A Lista de Schindler
2. O Resgate do Soldado Ryan
3. Jurassic Park
4. Munique
5. Guerra dos Mundos
6. Tubarão
7. Prenda-Me se For Capaz
8. A.I: Inteligencia Artificial
9. Indiana Jones e a Última Cruzada
10. Os Caçadores da Arca Perdida
11. O Mundo Perdido
12. Minority Report
13. E.T: O Extra Terrestre
14. Indiana Jones e o Templo da Perdição
15. Hook: A Volta do Capitão Gancho
16. O Terminal

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enxak...uns bons filmes para o Cineclube seria A VILA hein?hehehehe

Beleza Americana' date=' Titanic, Encontros e Desencontros, 2001, Laranja Mecânica, AI, Alexandre.... tantos "polêmicos" e "discutíveis".
[/quote']

Filmes como Titanic e A.I seriam uma boa mesmo, já que tem opiniões divididas no fórum. Já Laranja Mecânica, Beleza Americana, 2001 e Encontros e Desencontros são quase consenso geral OPs, ficaria como está agora com a Lista, alguém faz uma critica matadora (tipo a do Foraste), e todos ficam elogiando ela ou lembrando momentos bons do filme. Por isso que acho mais legal escolherem filmes polemicos, não digo no tema, mas sim que tenham uma divergência de opiniões do pessoal, a discussão ficaria mais interessante, acho.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1- Vi ele já duas vezes. Não me lembro de muitas coisas para falar' date=' mas eu gosto bastante do filme. Mostrou que Spielberg sabe sim fazer filmes sérios, apesar de mta gente dizer q seu cinema é coisa "de criança".

2-Mas já que é para botar lenha na fogueira do filme, me respondam:

Teria Spielberg feito o filme em preto e branco apenas para existir a antalógica cena da garotinha de vermelho no meio da multidão?

[/quote']

1- Vc não é um dos fãnzoide de Spielberg do fórum? Como pode só ter visto o filme 2 vezes e não se lembrar de muitas coisas pra falar da obra-prima do cara? Sendo assim,eu sou mais fãnzoide que vc,pois perdi as contas de quantas vezes já revi...smiley36.gif

2- Foi explicado nas "Curiosidades" os motivos que levaram Spielberg optar pelo PB (que aliás foi uma decisão acertadíssima).E acho que o lance da garota de vermelho é o toque de genio do filme,ali Spielberg deixou sua marca.

Sobre a fotografia em preto e branco,vi uma entrevista do Spielberg por conta da não utilização de cores no filme e ele disse bem diretamente que foi por causa dos documentários que durante toda a vida ele viu sobre o holocausto,prá  ele aquele assunto não tinha cores.Em seu texto,o Forasteiro deu a entender que esta impressão veio a ele apenas na época da pesquisa para o filme,mas não,como judeu ele sempre se interessou pelo assunto e sempre teve esta opinião.Apenas uma pequena imprecisão.

Quanto à menina de vermelho,confesso que acho desnecessário.Spielberg quis mostrar que cada uma daquelas pessoas tem sua história,seu caminho,a menina é destacada apenas como um exemplo de que todas aquelas pessoas merecem o mesmo destaque,ou seja,todos merecem nossa atenção.Acho que ele foi didático demais,embora não tenha ficado mal isso no filme,não estraga em nada esta Obra Prima.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Opa! 3 páginas no primeiro dia, muito bom.smiley4.gif Bem, infelizmente apenas escrevi o texto, e não pude moldá-lo como fiz com os outros, portanto, ficaram faltando algumas coisas mesmo, como um olhar mais atento ao final do filme. Acho que depois de tudo que o espectador presencia, simplesmente não consegue ver a tal "homenagem" a Schindler como um final à altura. Principalmente, porque o filme se basta em todos os aspectos. Desta forma, a cena acaba não funcionando como homenagem, não funcionando como artifício emocionante e não funcionando como algo que marcasse de verdade. Está acima de um exagero de Spielberg, é algo desnecessário e uma opção que não faz justiça ao puta filme que A Lista de Schindler é. Talvez tenha sido o ponto onde o grande envolvimento do Spielba acabou provocando uma dissonância. Mas também tem seu lado bom. Como disse o Enxak, pode ser interpretado como uma marca do diretor. Porque realmente basta bater os olhos e dizer "ah, esse é um filme do Spielberg".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu não me conformo como ninguém gosta de O TERMINAL. É excelente!smiley32.gifsmiley32.gif

 

Excelente se você gosta de piadas envolvendo tropeções. Se bem que você não deve ser o único que aprecia isso. Um filme com essa "característica" ganhou o Oscar esse ano...

 

---------

 

Outra sugestão de filme pro Cineclube: "Crash". smiley2.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Apesar da genialidade mostrada na maioria de seus filmes (acho “De Olhos Bem Fechados” fraquinho, fraquinho... Uma sombra do Kubrick de “<?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />2001”), Kubrick era humano e como tal, errava. Nesse comentário, particularmente acho que foi extremamente infeliz. 

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 Explico: Nem que Spielberg ou o próprio Kubrick (ou reunião dos maiores) fizesse um documentário de 30 capítulos de 1h30m cada ou um filme de 8h de duração sobre o Holocausto JAMAIS abarcariam o que REALMENTE foi o Holocausto. Afinal, foi uma situação tão bizarra, distoante e aterrorizante da 2ª Guerra que JAMAIS haverá a possibilidade de um filme encerrar em si todo o seu significado.

 

 O que os grandes artistas, historiadores e, principalmente, aqueles que sobreviveram podem fazer é TENTAREM passar com suas histórias (pedaços da História) um pouco do que foi tudo aquilo de modo que a Humanidade nunca mais viva tamanho horror.

 

 Sendo assim, na minha opinião, a metonímia funcionou “quase” perfeitamente (o “quase” fica por conta do final, que apesar de ser piegas e extra-melodramático, não compromete o filme como um todo e devo admitir, funcionou comigo...smiley9.gif), sim!

 

 Alem disso, Spielberg não “devia” nada a ninguém, a não ser a si mesmo, à sua consciência. Se fez o filme que queria e se sentiu satisfeito, isso por si só, já basta.

 

 PS: Obviamente, trata-se de uma mera opinião. Há aqueles que concordam com Kubrick e têm SUAS razões... smiley1.gif
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Numa boa: "Crash" e "A Vila" já deram o que tinham que dar' date=' não acham? smiley2.gif 

 Que tal partirmos pra várias outras obras existentes e que nunca figuraram num tópico por aqui?

   

[/quote']

De uma certa forma concordo com você,A Vila e Crash já renderam muito por aqui recentemente,mas também concordo com o Tensor que alguns posts acima sugeriu que fossem escolhidos filmes mais polêmicos,menos consensuais do que A Lista de Schindler por exemplo,desta forma os debates seriam mais acalorados e interessantes do que um conjunto imenso de homenagens ao filme.

Dado2006-8-31 11:32:31
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Opa! 3 páginas no primeiro dia' date=' muito bom.smiley4.gif Bem, infelizmente apenas escrevi o texto, e não pude moldá-lo como fiz com os outros, portanto, ficaram faltando algumas coisas mesmo, como um olhar mais atento ao final do filme. Acho que depois de tudo que o espectador presencia, simplesmente não consegue ver a tal "homenagem" a Schindler como um final à altura. Principalmente, porque o filme se basta em todos os aspectos. Desta forma, a cena acaba não funcionando como homenagem, não funcionando como artifício emocionante e não funcionando como algo que marcasse de verdade. Está acima de um exagero de Spielberg, é algo desnecessário e uma opção que não faz justiça ao puta filme que A Lista de Schindler é. Talvez tenha sido o ponto onde o grande envolvimento do Spielba acabou provocando uma dissonância. Mas também tem seu lado bom. Como disse o Enxak, pode ser interpretado como uma marca do diretor. Porque realmente basta bater os olhos e dizer "ah, esse é um filme do Spielberg". [/quote']

Eu realmente deixaria o filme como está. Não o vejo como uma homenagem ao Schindler propriamente, mas sim à própria fortitude do povo judeu. 

Sem querer fazer qualquer espécie de troca gratuita de elogios com o Enxaq (apesar de ele merecer, pois escreveu muito bem naquele primeiro post), já que nossa concordância de opiniões foi casual, essa observação que ele fez, pra mim e provavelmente pra você também, encerra o assunto:

Mas então porque apesar de Munique demonstrar um amadurecimento de Spielberg nisso que eu sempre considerei sua maior "falha"' date='ainda continuo considerando A Lista infinitamente superior? Talvez porque essa "falha" seja a identidade do Spielberg,a identidade com a qual nos acostumamos,desde E.T,Contatos Imediatos,etc.Sabemos que ele deveria pegar menos pesado no "chora se não te bato" em alguns de seus filmes,mas ao mesmo tempo,quando ele arranca isso,sentimos falta.É como um afago que sempre foi dado antes de dormir e que deixa de ser dado pela nossa mãe,pois estamos grandinhos demais pra isso.

[/quote']

Em tempo, a parte em negrito ficou muito bacana!

Tenho duas sugestões para os próximos filmes: A Professora de Piano, do Haneke, ou Fim de Caso, do Jordan. Tem também uma recomendação que o Carioca fez pra mim em outro tópico, Last Days, o último do Van Sant. Só não sei se encontra fácil em locadora.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Meu top:

A Lista de Schindler

O Resgate do Soldado Ryan

E.T

Guerra dos Mundos

Minority Report

A.I

Tubarão

Jurassic Park

O Terminal

Poltergeist

Contatos Imediatos...

Munique

ps: faltou a trilogia do " Indy" pq faz muito tempo que vi, e desde que comprei a box, não tive oportunidade de rever.smiley4.gif

não lembro de ver ninguém botar em seu top o Império do Sol, dizem que é bom... nunca vi.

batgody2009-10-10 15:16:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tenho duas sugestões para os próximos filmes: A Professora de Piano' date=' do Haneke, ou Fim de Caso, do Jordan. Tem também uma recomendação que o Carioca fez pra mim em outro tópico, Last Days, o último do Van Sant. Só não sei se encontra fácil em locadora.

[/quote']

 

É uma ótima idéia... mas pena que o DVD não seja fácil de achar e baixá-lo seja um sacrifício smiley19.gif Mas é uma ótima pedida, assim como Funny Games, Caché, O Sétimo Continente e Benny's Video...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, pelo visto está sendo um sucesso o "Cineclube em Cena". E isso é muito bem: prova que ainda temos pessoas dispostas a discutir sobre essa paixão em comum que nós temos que é o Cinema...

Quanto as sugestões para um próximo filme, irei fazer melhor: Um Super "Enigma das fotos (uma vez que as mesmas não estarão no meu avatar). Tenho três sugestões para próximos filmes a serem escolhidos, e postarei uma foto de cada filme, além de uma dica para cada um deles...Cabe a vocês descobrirem o nome do(s) ator(es) (exceto o terceiro, por não ter nenhum ator na tela), do diretor e do filme em cada uma delas :

1º Filme:

imagem15.jpg

1º Dica - O Filme é de 1972; 

2º Filme:

imagem16.jpg

1º Dica - O Filme é de 2001;

3º Filme:

imagem17.jpg

1º Dica - O Filme é de 2004;

Bom, os três não são tão complicados asssim de advinhar (especialmente o primeiro). Então, boa sorte a todos!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre os filmes do Spilba eu tenho so seguintes dvds: Guerra dos Mundos' date=' Minority Report, O Resgate do Soldado Ryan, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Indiana Jones (box), A Lista de Schindler, Tubarão e Poltergeist (sei que não é dirgido por ele, mas consta na sua filmografia)

Meu top:

A Lista de Schindler

O Resgate do Soldado Ryan

E.T

Guerra dos Mundos

Minority Report

A.I

Tubarão

Jurassic Park

O Terminal

Poltergeist

Contatos Imediatos...

Munique

ps: faltou a trilogia do " Indy" pq faz muito tempo que vi, e desde que comprei a box, não tive oportunidade de rever.smiley4.gif

não lembro de ver ninguém botar em seu top o Império do Sol, dizem que é bom... nunca vismiley19.gif

[/quote']

Meu top para o Spielba:

1) Tubarão - 10/10

2) Os Caçadores da Arca Perdida - 10/10

3) Encurralado - 10/10

4) Indiana Jones e o Templo da Perdição - 10/10

5) Contatos Imediatos do Terceiro Grau - 9/10

6) Indiana Jones e a Última Cruzada - 9/10

7) ET - 9/10 (Preciso Rever)

8) Munique - 9/10

9) A Lista de Schindler - 9/10 (Preciso Rever)

10) Parque dos Dinossauros - 8,5/10 (Preciso Rever)

11) O Resgaste do Soldado Ryan - 8/10 (Preciso Rever)

12) 1941 - Uma Guerra Muito Louca - 8/10

13) Império do Sol - 8/10

14) A Cor Púrpura - 8/10 (Preciso Rever)

15) A.I. - Inteligência Artifical - 8/10 (Preciso Rever)

16) Prenda - me Se For Capaz - 8/10

17) Minority Report - 7,5/10 (Preciso Rever)

18) Guerra dos Mundos - 7/10

19) Além da Eternidade - 5/10 (Preciso Rever)

20) O Terminal - 3,5/10

21) Hook - A Volta do Capitão Gancho - 3/10

Como podem ver, esse top pode mudar e muito depois de uma revisitada aos filmes...smiley36.gif

P.S.: "Poltergeist" foi dirigido pelo Tobe Hopper. Spielberg foi produtor do filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só sei o 1º Filme do Enigma. smiley18.gif

Aliás, é uma filmaço! Que eu adoro! smiley32.gif

Já pode falar qual é, ou tem que dizer os 3 filmes?

P.S.: Sobre os filmes do Spielberg, os que eu tenho em DVD por ordem de preferência:

1) Box Indiana Jones (o 2º é meu favorito, mas o 1º é melhor)

2) AI - Inteligência Artificial

3) A Lista de Schindler

4) Contatos Imediatos do 3º Grau

5) O Resgate do Soldado Ryan

6) Tubarão

7) ET - O Extra Terrestre

8) Guerra dos Mundos

9) A Cor Púrpura

E o pior filme dele é O Terminal...smiley18.gif Não tenho esse DVD e nem faço questão.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, pra mim o filme é imoral (se fosse amoral, seria muito mais interessante, hehe). Mas é imoral, ou seja: dependente da noção reinante de moralismo, só que da pior forma: manipuladora, melodramática.
Tanto quanto um Dançando no escuro, por exemplo, apesar do Von Trier achar que se redime pela consciência de imprimir ao filme um tom quase de paródia...
Qualquer grande cineasta teria vergonha de filmar aquele final, ou mesmo aquela cena penúltima, quando o Schindler se despede dos judeus que salvou...

e quem disse que ninguém seria de filmar o que a segunda guerra foi, desculpe, mas discordo. o uso de microcosmos inteligentes, com um roteiro bem escrito e objetivo (o que esse filme, definitivamente, não tem) conseguiria realizar o macrocosmo da segunda guerra. eu aposto na competência do kubrick pra isso. eu não duvido dele. ele resumiu todo o envolvimento dos humanos/ferramentas (pra que servem, pra onde vão) em 2 horas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito se falava sobre a acefalia de alguns usuários do fórum e que nada do que se publicava por estas bandas era merecedor de respeito ou que os textos fossem igualmente de qualidade. Diziam ainda que faltavam argumentos, idéias e um debate saudável entre os usuários e coisa e tal.

Mas vejam só o que aconteceu: O Forasteiro, um grande floodedor, transformou-se em um crítico da sétima arte e, está se saindo muitíssimo bem!. O Nacka, um usuário rabujento e sarcástico transformou-se em moderador e, preocupado com o fórum resolveu criar condições para que se possa discutir cinema de forma consistente e com grandes argumentos.

E isto era o que eu vinha dizendo já a algum tempo no programa Pinga-Fogo! Quando se fazia este típo de crítica aos usuários e ao fórum, parece que todo mundo resolvia colocar a culpa no outro e não fazia o "mea culpa" procurando reconhecer os próprios erros. Eu, inclusive.

Este preâmbulo todo só pra dizer que dou os parabéns ao Nacka pela brilhante idéia do seu tópico e a equipe que o auxilia; ao Foresteiro pela excelente crítica do filme do Spielberg e aos usuários que estão usando este espaço para falar, de forma construtiva e com consistência, sobre a sétima arte. Era justamente isto que estava faltando ao fórum: Pessoas interessadas em fazerem a diferença muito mais do que simplesmente criticar a acefalia.

Quando moderadores e usuários perceberem a importância do fórum e fazerem jus ao espaço disponibilizado todos nós ganhamos. Que surjam novos projetos, novos tópicos, novos programas e que o debate de idéias e de argumentos se estabeleça.

Parabéns!smiley32.gif

Aproveito para dar o meu pitaco sobre o filme em questão: Uma Obra-Prima sob todos os ângulos. Mas vou revê-lo para poder fazer uma análise mais consistente e depois eu publico.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só sei o 1º Filme do Enigma. smiley18.gif

Aliás' date=' é uma filmaço! Que eu adoro! smiley32.gif

Já pode falar qual é, ou tem que dizer os 3 filmes?

P.S.: Sobre os filmes do Spielberg, os que eu tenho em DVD por ordem de preferência:

1) Box Indiana Jones (o 2º é meu favorito, mas o 1º é melhor)

2) AI - Inteligência Artificial

3) A Lista de Schindler

4) Contatos Imediatos do 3º Grau

5) O Resgate do Soldado Ryan

6) Tubarão

7) ET - O Extra Terrestre

8) Guerra dos Mundos

9) A Cor Púrpura

E o pior filme dele é O Terminal...smiley18.gif Não tenho esse DVD e nem faço questão.

[/quote']

Já pode falar sim, Jailcante...Aliás, esse primeiro filme foi proposital, pois eu imaginava que você iria advinhar logo de cara. Além disso, eu o vi recentemente (só tinha visto uma vez, e há muito tempo atrás), e não me lembrava que era tão bom assim (tanto é que se tornou um dos meus preferidos desse diretor)..

Se quiser comentar um pouco sobre ele também, fique á vontade...

silva2006-9-1 10:6:9
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, pra mim o filme é imoral (se fosse amoral, seria muito mais interessante, hehe). Mas é imoral, ou seja: dependente da noção reinante de moralismo, só que da pior forma: manipuladora, melodramática.
Tanto quanto um Dançando no escuro, por exemplo, apesar do Von Trier achar que se redime pela consciência de imprimir ao filme um tom quase de paródia...
Qualquer grande cineasta teria vergonha de filmar aquele final, ou mesmo aquela cena penúltima, quando o Schindler se despede dos judeus que salvou...

e quem disse que ninguém seria de filmar o que a segunda guerra foi, desculpe, mas discordo. o uso de microcosmos inteligentes, com um roteiro bem escrito e objetivo (o que esse filme, definitivamente, não tem) conseguiria realizar o macrocosmo da segunda guerra. eu aposto na competência do kubrick pra isso. eu não duvido dele. ele resumiu todo o envolvimento dos humanos/ferramentas (pra que servem, pra onde vão) em 2 horas.

[/quote']

 Você explicitou de modo claro seu ponto de vista e eu respeito, mas não concordo. Principalmente, quando diz que o filme é imoral (seu argumento não me parece funcional e razoável...). Logo, melhor "fecharmos", pois percebo que não vimos o filme do mesmo modo, além de possuirmos maneiras bem distintas de pensarmos o mundo e a representação do mesmo.  

 De qualquer forma, gostaria que explicitasse mais seus pontos de vista em relação aos defeitos do filme.  

 

  

   

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enxak...uns bons filmes para o Cineclube seria A VILA hein?hehehehe

Beleza Americana' date=' Titanic, Encontros e Desencontros, 2001, Laranja Mecânica, AI, Alexandre.... tantos "polêmicos" e "discutíveis".
[/quote']

"A Vila" com certeza renderia um bom debate,sempre rendeu...Mas eu sinceramente já cansei de falar desse filme,estou louco mesmo é para ver "A Dama Na Água",esse promete ser bastante "discutível" tbm.Já esses outros não sei,são todos meio que intocáveis (tirando "Titanic","AI" e "Alexandre" (esse eu ainda não vi),que poderiam gerar discordancias).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não consigo locar A Lista de Schindler em DVD, vou ter que garimpar nas locadoras aqui da minha cidade, pra poder rever o filme, assisti uma única vez e não me recordo do filme para poder dar as minha opiniões aqui no tópico, mas A Lista de Schindler é a grande obra do Spilberg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...