Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cineclube em Cena


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bom pessoal' date=' parece que muitos não assistiram o filme, uma pena. Sugiro que aluguem e assistam, vale a pena. No próximo final de semana teremos aqui, idéia do Enxak , o Defenda uma Bomba... e ainda o QUIZ, embate sangrento entre duas feras aqui do fórum, aguardem.

bomba.gif

 

 

[/quote']

Nacka, não consegui assistí - lo no FDS, mas vou assistí - lo hoje (se deus quiser) e amanhã comentarei a respeito...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah, e me aguardem...Pois estou pensando em incrementar o meu "Enigma do Avatar", além de propor a mim mesmo uma "Maratona Hitchcock", onde eu verei TODOS os meus 20 filmes do mestre em sua sequência cronológica no período de um mês (acho que começarei nesse feriado), e tentarei postar a minha impressão sobre eles em um único texto...Acho que dá para traçar uma boa linha cronológica e evolutiva na direção dele ao fazer isso...Além de render ótimas discussões...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Semana do Horror - Com a proximidade do Halloween o Cineclube em Cena preparará um homenagem à altura. Teremos uma prévia no mês de Setembro e quando Outubro chegar ... as tumbas se abrirão e odor fétido dos cadáveres tomará conta do fórum (cara...isso ficou bacana). A cargo do Jailcante (que poderá recrutar os fãs do gênero para uma ajudinha).

Fãs de terror, uni-vos!smiley4.gif MPs com sugestões serão bem vindas!

P.S.: Vale lembrar que mês que vem além do tradicional Halloween ainda tem uma Sexta-feira 13... Aí, junta a fome com a vontade de comer!smiley36.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Defenda uma Bomba

- Um certo filme será escolhido' date=' filme esse reconhecidamente ruim, e

quem postar sua crítica terá de defendê-lo ou melhor, provar, que TODOS

estão enganados sobre seu guilty pleasure. O Enxak desenvolverá esta idéia já à partir do próximo sábado.[/quote']

 

 

provavelmente os filmes do Uwe Boll vão passar por essa sabatina smiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Advogado do Diabo - Como sabemos' date=' existem filmes que são amados e odiados na mesma proporção aqui no fórum, então: 2 críticos, 1 filme, duas opiniões. Amor e ódio, na mesma proporção...o fórum dividido, preparem as armas... (eu sei que alguns filmes passaram pela sua mente agora, aguarde, eles estarão na arena e você também)

Por enquanto acho que temos algo para nos manter ocupados, não?

[/quote']

Eu acho melhor eu ir correndo ir ver Crash e A Dama na Água. smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Advogado do Diabo - Como sabemos' date=' existem filmes que são amados e odiados na mesma proporção aqui no fórum, então: 2 críticos, 1 filme, duas opiniões. Amor e ódio, na mesma proporção...o fórum dividido, preparem as armas... (eu sei que alguns filmes passaram pela sua mente agora, aguarde, eles estarão na arena e você também).

[/quote']

Nesse aqui eu tenho 3 sugestões:

Forasteiro vs Bart Scary - Titanic

Renato ou T.O.H. vs Amfíbio - Superman Returns

Beatrixx Kiddo vs Dook - A Vila (ou qualquer outro filme do Shy).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No Rastro da Bala: 8/10 (Running Scared; Dir Wayne Kramer; 2006)

Grata surpresa (tirando a atuação do Paul Walker, claro). Gostei das simbologias e referências, prrincipalmente da cena dos "seres" que fazem aquelas sombras macabras no banheiro. Também achei interessante as subtramas paralelas como o caso do casal explorador de crianças, o drama vivido pelas mãe do Olig que se via presa ao relacionamento em rasão do marido ter impedido que a matasse no passado.

Enfim, "No Rastro da Bala" é um filme violento, sem pudores e sem frescuras. Ta aí !! Gostei.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Grata surpresa (tirando a atuação do Paul Walker' date=' claro).[/quote']

Por quê? Achei que Paul Walker está perfeito no papel... a crítica do Scofield é até elucidativa neste ponto.

Também não entendi a colocação do Bart. O Paul Walker é um dos destaques do filme. Ele está irreconhecível se comparado ao caricato agente Brian O'Conner de Velozes e Furiosos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Grata surpresa (tirando a atuação do Paul Walker' date=' claro).[/quote']

Por quê? Achei que Paul Walker está perfeito no papel... a crítica do Scofield é até elucidativa neste ponto.

Também não entendi a colocação do Bart. O Paul Walker é um dos destaques do filme. Ele está irreconhecível se comparado ao caricato agente Brian O'Conner de Velozes e Furiosos.

Bom, comparando com a atuação dele naquele filme "Linha do Tempo" a deste até merece uma indicação pro Oscar, rs. Mas de boa... Não gosto das atuações dele, e este aqui não foi diferente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No Rastro da Bala - Grata supresa. Filme interessantíssimo que subverte e atualiza as histórias de contos de fadas para uma realidade muito mais crível e palpável para os dias atuais, onde os "mocinhos" e "bandidos" são são isentos de cometerem atos impensáveis para as suas "funções" designadas nos contos de fadas comuns. Aqui, o "herói" não hesita em matar, as "fadas" são prostitutas, a figura que causa mais estranheza possui uma serenidade digna de nota (os pedófilos, especialmente a mulher), temos o sangue aparecendo aos borbotões, enfim, uma gostosa subversão. A direção estilosa e a montagem altamente criativa (reparem como as casas dos personagens principais possuem padrões diferentes e antagônicos de iluminação) contribuem positivamente para o sucesso da película...Ah, e não achei o final absurdo,como algumas pessoas do fórum acharam a princípio (especialmente porquê assisti os créditos finais, bastante elucidativos)...E tu=odo esse pacote ainda vem recheado com tudo o que um filme de ação precisa: Caráter sexista dos personagens, várias boas cenas de ação, personagem típicos do submundo, enfim, um prato cheio para quem procura um filme de ação, mas que não quer ter o seu cérebro desilgado por duas horas.

Nota - 9/10

P.S.: Agora que eu li a crítica do Scofield (muito boa, por sinal), percebo que tivemos as mesmas impressões sobre o filme...Penas que o DVD lançado aqui no Brasil é realmente muito pobre, seria interessante ouvir as opiniões dos atores e do diretor sobre o filme...

silva2006-9-6 10:44:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Atualizações:

 

- Gostei da idéia Defendendo uma Bomba, mas infelizmente eu detesto Alien vs. Predador e não poderei participar agora. Mas aguardo anciosamente a presença de Crash - No Limite, hehehe.

- A idéia da semana do horror é ótima. Não sou grande fã ou conhecedor do gênero e esta será uma boa oportunidade para me aprofundar neste Universo.

- O Advogado do Diabo é simplesmente a melhor dos três eventos ... Com certeza gerará ótimas discussões. Quanto as idéias do Jailcante, Forasteiro e Bart Scary é um encontro que almejo a tempos ...

 

Em tempo, é uma pena que pouquíssima pessoas tenham visto No Rastro da Bala (eu entre elas). Enqüanto A Lista de Schindler gerou 8 páginas de completa discussão, No Rastro da Bala rendeu apenas 2, com poucos comentários sobre o filme.

Graxa2006-9-6 13:36:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Passagem [stay, 2005] [Eis a minha bomba!]

------------------------------------------------------------ -----------------------

Tagline: "Entre a vida e a morte existe um lugar onde ninguém deve ficar"

Tempo de Duração: 99 minutos

Direção: Marc Forster

Roteiro: David Benioff

Elenco: Ewan McGregor, Naomi Watts, Ryan Gosling, Elizabeth Reaser, Noah Bean, Isaach De Bankolé, Michael Gaston, Bob Hoskins, Janeane Garofalo.

------------------------------------------------------------ -----------------------

estrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gif

stay_01.0.jpgA partir da segunda metade do século XX, movimentos que visavam introduzir uma relação mais acentuada entre a arte e o público se intensificaram. Essa corrente de idéias, intensamente presente nos dias de hoje, consistia em permitir ao espectador a participação no processo de criação ao atribuir significado à obra. Essa vertente interativa da arte contemporânea é encontrada inclusive na arte cinematográfica, A Passagem, do mesmo diretor de Em busca da terra do nunca, é exemplo dessa interação cinema-espectador.

 

A Passagem narra uma história complexa, desafia o espectador a compreender o que está assistindo. Apesar do filme dar dicas do que está se passando dentro(flashes) e fora(frase promocional) do decorrer da projeção, o roteiro não explica todos os fatos que ocorrem, deixa as pontas soltas para o espectador interpretar e atribuir significado, o que torna o assistir menos passivo.

 

Há vários aspectos interessantes em A Passagem, tanto se tratando do caráter técnico quanto às atuações inspiradas de seus intérpretes. Várias vezes pode-se presenciar um elo entre as cenas, como por exemplo, em certo momento, uma porta ao se abrir é transportada para outra cena a começar por uma porta sendo aberta. O filme se diferencia ainda mais nas "acelerações" da edição e nos movimentos de câmeras não usuais, focando os personagens fora do eixo dos 180 graus ao dialogarem. Alguns desses aspectos técnicos dão um toque de urgência à narrativa, suprindo, dessa forma, as necessidades do roteiro.

 

Na primeira cena presencia-se a um acidente de carro, no qual Henry Letham (Ryan Gosling) escapa ileso, mas visivelmente perturbado. Após a liscença da médica que o tratava, ele passa a se consultar com o psiquiatra Sam Foster(Ewan McGregor). Lidar com Henry torna-se um desafio para Sam, pois no segundo encontro com ele, Henry o avisa de suas intenções de se matar dali a três dias, ocasião de seu aniversário, exatamente à meia-noite. Da mesma forma com que tem que se preocupar com o seu paciente, Sam demonstra a mesma apreensão com sua namorada Lyla (Naomi Watts), que já havia tentado o suicídio.

 

Com certeza A Passagem não é um filme que todos vão gostar, a história é envolvente, mas complexa ao ponto de compreendermos cada vez menos e só no final podermos ter uma idéia do que fomos apresentados durante os 99 minutos de projeção. Não é de se surpreender que alguém veja o todo filme e não entenda "nada", A Passagem é um filme para ser visto e revisto.

Justino2006-9-6 13:41:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A Passagem [stay' date= 2005] [Eis a minha bomba!]

------------------------------------------------------------ -----------------------

Tagline: "Entre a vida e a morte existe um lugar onde ninguém deve ficar"

Tempo de Duração: 99 minutos

Direção: Marc Forster

Roteiro: David Benioff

Elenco: Ewan McGregor, Naomi Watts, Ryan Gosling, Elizabeth Reaser, Noah Bean, Isaach De Bankolé, Michael Gaston, Bob Hoskins, Janeane Garofalo.

------------------------------------------------------------ -----------------------

estrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gif

stay_01.0.jpgA partir da segunda metade do século XX, movimentos que visavam introduzir uma relação mais acentuada entre a arte e o público se intensificaram.

...

 

Hum ... É o Enxak quem determina qual será a bomba da semana, por isso recomendo que envie uma sugestão a ele via MP para que A Passagem figure neste jogo novo.

 

Realmente' date=' Alien vs Predador é demais para se defender.

Chama o Villacinha para participar, ele deu três estrelas. Classificar

Alien vs Predador com 3 estrelas é a maior defesa possível.[/quote']

 

Villacinha? smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 
Hum ... É o Enxak quem determina qual será a bomba da semana' date=' por isso recomendo que envie uma sugestão a ele via MP para que A Passagem figure neste jogo novo.

[/quote']

A idéia não colou.Acho que além do fator não competitivo (que foi o que impulsionou os participantes a fazerem esse sacrifício,em O Cinéfilo),fica meio arbitrário isso de eu mesmo definir o filme a ser defendido.Talvez fique mais espontaneo realmente eu apenas propor que alguém defenda uma "bomba" (isso é bem subjetivo),e daí poderemos discutir em cima dessas defesas.

Então,reformulando o anúncio:

 

Olá drugues & devotchkas...

"O Cinéfilo" acabou há pouco mais de uma semana,e alguns poderam acompanhar o jogo do início ao fim,presenciando diversas provas (7,pra ser mais exato) que foram propostas durante o game.Propus ao Nacka,como membro da equipe do "Cineclube em Cena",que trouxessémos para este tópico algumas das idéias usadas durante "O Cinéfilo",para que todos aqueles que não estavam na competição,tivessem enfim a chance de jogar também.

Segue a primeira prova proposta (livremente,participa quem quiser) no "Cineclube em Cena":

DEFENDENDO UMA Bbomba.gifMBA!

A idéia desta prova foi sugerida,na época dO Cinéfilo,pelo Dook,e aprovada por todo o conselho.Tratava-se de propor um filme reconhecidamente pela grande maioria como uma porcaria,e fazer com que os integrantes do jogo o DEFENDESSEM com unhas e dentes,mesmo considerando-os uma porcaria.Lá eles previamente nos informaram qual o pior filme que já assistiram,na opinião deles,e apartir dessa informação,fizemos eles defende-lo,na marra.

Aqui a coisa funciona um pouco diferente: Queremos que todos aqueles que realmente gostem de um filme reconhecidamente ruim,enviem uma redação exaltando as qualidades do mesmo,fazendo com que todos do fórum possam repensar à respeito da má impressão que tem pelo mesmo.

Como estamos na primeira semana (e como parece que as pessoas não costumam ler mais que 10 linhas em um post),o Justino resolveu mandar sua defesa para "A Passagem",filme de 2005,com o Ewan McGregor e a Naomi Watts,que lembro que teve uma repercussão quase que nula no fórum.

Seria a chance de reavaliarmos este filme?

Segue a análise do Justino para "A PASSAGEM":

13018gr3.jpg

A Passagem [stay, 2005] [Eis a minha bomba!]
------------------------------------------------------------ -----------------------
Tagline: "Entre a vida e a morte existe um lugar onde ninguém deve ficar"

Tempo de Duração: 99 minutos
Direção: Marc Forster
Roteiro: David Benioff
Elenco: Ewan McGregor, Naomi Watts, Ryan Gosling, Elizabeth Reaser, Noah Bean, Isaach De Bankolé, Michael Gaston, Bob Hoskins, Janeane Garofalo.
------------------------------------------------------------ -----------------------
estrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gifestrelaep6.gif
A partir da segunda metade do século XX, movimentos que visavam introduzir uma relação mais acentuada entre a arte e o público se intensificaram. Essa corrente de idéias, intensamente presente nos dias de hoje, consistia em permitir ao espectador a participação no processo de criação ao atribuir significado à obra. Essa vertente interativa da arte contemporânea é encontrada inclusive na arte cinematográfica, A Passagem, do mesmo diretor de Em busca da terra do nunca, é exemplo dessa interação cinema-espectador.

A Passagem narra uma história complexa, desafia o espectador a compreender o que está assistindo. Apesar do filme dar dicas do que está se passando dentro(flashes) e fora(frase promocional) do decorrer da projeção, o roteiro não explica todos os fatos que ocorrem, deixa as pontas soltas para o espectador interpretar e atribuir significado, o que torna o assistir menos passivo.

Há vários aspectos interessantes em A Passagem, tanto se tratando do caráter técnico quanto às atuações inspiradas de seus intérpretes. Várias vezes pode-se presenciar um elo entre as cenas, como por exemplo, em certo momento, uma porta ao se abrir é transportada para outra cena a começar por uma porta sendo aberta. O filme se diferencia ainda mais nas "acelerações" da edição e nos movimentos de câmeras não usuais, focando os personagens fora do eixo dos 180 graus ao dialogarem. Alguns desses aspectos técnicos dão um toque de urgência à narrativa, suprindo, dessa forma, as necessidades do roteiro.

Na primeira cena presencia-se a um acidente de carro, no qual Henry Letham (Ryan Gosling) escapa ileso, mas visivelmente perturbado. Após a liscença da médica que o tratava, ele passa a se consultar com o psiquiatra Sam Foster(Ewan McGregor). Lidar com Henry torna-se um desafio para Sam, pois no segundo encontro com ele, Henry o avisa de suas intenções de se matar dali a três dias, ocasião de seu aniversário, exatamente à meia-noite. Da mesma forma com que tem que se preocupar com o seu paciente, Sam demonstra a mesma apreensão com sua namorada Lyla (Naomi Watts), que já havia tentado o suicídio.

Com certeza A Passagem não é um filme que todos vão gostar, a história é envolvente, mas complexa ao ponto de compreendermos cada vez menos e só no final podermos ter uma idéia do que fomos apresentados durante os 99 minutos de projeção. Não é de se surpreender que alguém veja o todo filme e não entenda "nada", A Passagem é um filme para ser visto e revisto.

E AÍ? ALGUÉM CONCORDA COM O JUSTINO,OU ESSE FILME É MESMO UMA BOMBA?

Enxak2006-9-6 14:15:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hum ... É o Enxak quem determina qual será a bomba da semana' date=' por isso recomendo que envie uma sugestão a ele via MP para que A Passagem figure neste jogo novo.
[/quote']

Pois é. Como eu detestei Alien vs. Predador, resolvi dar a minha colaboração nas bombas smiley36.gif

Realmente' date=' Alien vs Predador é demais para se defender. Chama o Villacinha para participar, ele deu três estrelas. Classificar Alien vs Predador com 3 estrelas é a maior defesa possível.[/quote']
Villacinha? smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

Apelidei o saudoso Pablo Villaça pelo diminutivo (não pejorativo) quando comentávamos as críticas e as publicações dele no eme esse ene. "PABLO VILLAÇA" é um nome ênfatico, que se se auto-propagandeia como um nome importante no ramo de críticas cinematográficas, o que de fato não deixa de ser. O fato é que devido ao desagrado com algumas avaliação dele, o tachamos como "Villacinha". Em outras palavras, se eu gostei de um filme e a crítica dele é positiva, eu comento: PABLO VILLAÇA deu cotação 5 estrelas. Mas se eu não gostei, é Villacinha mesmo. smiley36.gif smiley36.gif smiley36.gif

Como o filme em questão é o Alien vs. Predador e ele deu 3 estrelas pra esse filme. É Villacinha na cabeça! Alien vs Predador melhor que A Vila, Superman - O retorno, O Código da Vinci (não que eu necessariamente idolatre esses filmes). Simplesmente Lastimável!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E AÍ? ALGUÉM CONCORDA COM O JUSTINO' date='OU ESSE FILME É MESMO UMA BOMBA?

[/quote']

É isso aí. Todo mundo concordando com o Justino!!

Não coloquei no meu humilde texto  explicações do simbolismo para não acabar por falar o que não devo. Se quiserem entrar nessa questão, estou a disposição!

A PASSAGEM rocks²³²³²³²³

Justino2006-9-6 14:41:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não concordo. Aliás, gostaria até de maiores explanações sobre o conteúdo de A Passagem, já que o filme não me mostrou a que veio ao mundo. Exprimir graficamente o que se passa na cabeça de uma pessoa, em qualquer momento da vida dela, é uma coisa; outra é apostar que "twist endings" sejam suficientes para prender a atenção do espectador, o que não ocorreu comigo.

A barriga que o roteiro faz é de dar inveja a qualquer rei momo. De que adianta se utilizar de códigos, alegorias e linguagens cifradas se não há nada subjacente a elas?

Pra mim, o filme é vazio, pobremente dirigido, com efeitos visuais que muito mal entram no patamar da mediocridade e, em último grau, desimportante. Salvou-se só a edição de imagens, que é inegavelmente boa.

Bomba.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...