Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Hobbit


RAZIEL
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Finalmente, temos o anúncio oficial do filme O Hobbit:

 

A MGM oficializou através da Variety que O Hobbit será mesmo produzido. Trata-se da adaptação para as telas do primeiro livro de J.R.R. Tolkien ambientado na Terra-média de O Senhor dos Anéis.

 

O filme, garante a publicação, pode até ser dividido em dois. Necessidade dessa segmentação, não existe, já que a trama é muito menos complexa que a da Trilogia do Anel (três livros resolvidos em três filmes). Mas na matemática de Hollywood a lógica é simples: dois filmes rodados de uma vez e divididos em dois é igual ao dobro de lucro...

 

O estúdio, obviamente, espera que Peter Jackson dirija o filme, que terá de 150 a 200 milhões de dólares de orçamento. Não se sabe ainda se a New Line Cinema terá envolvimento na nova produção.

 

Outros filmes planejados pelo estúdio para os próximos anos são Exterminador do Futuro 4, um novo A Pantera Cor-de-Rosa e a continuação de Thomas Crown - A Arte do Crime (The Thomas Crown Affair, 1999).

 

O Hobbit mostra as aventuras de Bilbo Bolseiro (Ian Holm, na trilogia) ao lado de um grupo de anões e do Mago Gandalf para encontrar o tesouro de Smaug, o Dragão. No processo, ele acaba encontrando Gollum e ficando com o Um Anel, que mais tarde dará início ao grande conflito mostrado em O Senhor dos Anéis.

 

Aqui está o link da matéria no Omelete:

 

http://www.omelete.com.br/cinema/news/base_para_news.asp?art igo=19637

 

E em algum lugar, Darth Maul grita de agonia. smiley36.gifBig One2006-09-29 10:57:55

Link to comment
Share on other sites

Envolve muitas coisas, incluindo aí o desgosto da família de Tolkien com os filmes de Peter Jackson, essas duas notícias aí do site Omelete resume bem o imbrolglio:

A aquisição da MGM pela Sony (leia aqui) pode significar um grande atraso na adaptação para as telas de O Hobbit - o primeiro livro de J.R.R. Tolkien sobre a Terra-média.

Como a United Artists - empresa do grupo MGM - possui os direitos de distribuição de O Hobbit nos cinemas (adquiridos do próprio Tolkien em 1966)' date=' a New Line Cinema (responsável pela Trilogia O Senhor dos Anéis) estava discutindo uma forma de viabilizar a produção com o estúdio. Agora, a MGM e a UA passaram para o controle da Sony e as negociações já não têm mais valor.

O diretor Peter Jackson declarou há seis meses que tem vontade de realizar o filme, mas que isso vai depender dos dois estúdios chegarem a um acordo, o que não deve acontecer tão cedo.

[/quote']

 

A família do escritor sul-africano já manifestou seu descontentamento com a Trilogia do Anel  e certamente não deve apoiar os filmes. Entretanto' date=' o bisneto do autor, Royd Tolkien, declarou recentemente que "adoraria ver Peter Jackson produzindo um filme de O Hobbit. Seria o final perfeito". Lembre-se que Royd é o único membro do clã dos Tolkien que foi conferir a première do filme na Nova Zelândia.

 

Mas não é só esse o problema com O Hobbit. Segundo o periódico australiano The Advertiser, uma disputa judicial pelos direitos da produção pode prejudicá-la. A New Line Cinema possui a preferência para o projeto e os direitos para produzi-lo. Porém, a United Artists é dona dos direitos de distribuição.

J.R.R. Tolkien vendeu os direitos do filme e de produtos baseados em sua obra em 1966 para a United Artists. Alguns anos depois, a UA negociou esses direitos com o produtor Saul Zaentz. Ele criou então a Tolkien Enterprises, uma divisão da Saul Zaentz Company, em 1977, para administrar os direitos das duas obras: O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Entretanto, por uma cláusula contratual, a United ficou com os direitos de distribuição, o que está atrapalhando agora as negociações para o desenvolvimento de um longa-metragem de O Hobbit, já que os lucros teriam que ser divididos entre a empresa e a New Line. [/quote']

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Peter Jackson fala sobre O Hobbit e novo projeto de fantasia

Por Érico Borgo
12/9/2006

Com o anúncio de que a MGM produzirá nos próximos anos a adaptação para as telas de O Hobbit, os fãs ficaram com suas orelhas de elfo em pé, querendo saber se Peter Jackson estará a bordo para continuar o belo trabalho que realizou em O Senhor dos Anéis. A MGM garantiu que pretende convidar o cineasta. Mas será que ele está disponível?

O Aint It Cool News conversou com Jackson e o diretor soltou a bomba: Ninguém da MGM ou da New Line Cinema (com quem ele realizou a Trilogia do Anel) entrou em contato com ele ainda sobre o projeto. Seu conhecimento da adaptação - pasme! - é igual ao de todos nós: se restringe ao artigo na Variety.

No entanto, Jackson disse que gostaria muito de fazê-lo. O problema é que sua agenda fica mais e mais comprometida a cada dia.

O diretor está atualmente envolvido com a produção dos filmes Halo e Labaredas do Inferno (The dam busters), ocupado com o roteiro da adaptação de Uma vida interrompida (The lovely bones) e ainda interessado em fazer um filme a partir do livro de Uri Gellar. Pra piorar, acaba de comprar os direitos sobre outra série de fantasia. E com dragões!

Trata-de da série Temeraire, que pode se desdobrar em uma trilogia. A história vai adaptar o romance da designer de videogames Naomi Novik. A trama mostra as Guerras Napoleônicas de um universo paralelo, no qual os exércitos franceses empregam uma força aérea da dragões para aniquilar seus inimigos. O primeiro livro conta como um oficial da marinha britânica, o capitão Will Laurence, consegue capturar um navio francês e nele descobre um ovo de dragão. A criatura que sairá dali, Temeraire, será a única esperança contra Napoleão. Os três livros são His Majesty's Dragon, Throne of Jade e Black Powder War.

Jackson está empolgadíssimo com o projeto e contou ao Hollywood Reporter que adora o gênero - uma mistura de fantasia e história - e enquanto lia o livro imaginava as grandiosas batalhas aéreas que podem sair dali. "Esses romances são maravilhosamente escritos e não apenas inovadores e originais, mas com um ritmo excelente e personagens incrivelmente reais", declarou.

Será que o interesse de Jackson pelos atuais projetos pode prejudicar seu envolvimento em O Hobbit? E as pendengas legais em relação aos direitos do filme, como estão? Lembre-se que a MGM tem os direitos de distribuição, mas só a New Line Cinema pode produzi-lo... será que as duas empresas vão se aliar para o projeto? A história sobre O Hobbit segue um tanto mal contada. De qualquer forma, seria fantástico se Peter Jackson voltasse ao universo da Terra-média de J.R.R. Tolkien. O Omelete, claro, acompanhará os desdobramentos dessa produção e tentará responder todas essas perguntas. Fique de olho.

http://www.omelete.com.br/cinema/news/base_para_news.asp?art igo=19667

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na introdução do filme de A Sociedade do Anel, é contado que Gollum perde o Um Anel e Bilbo o encontra por acaso e acaba ficando com ele, ao contrário do livro, que explica o que acontece no final de O Hobbit : O Um Anel deixa Gollum através de uma aposta em que Gollum é enganado por Bilbo, que o toma para si. Não sei como vão fazer para sincronizar o prequel com a trilogia, isso se o filme for fiel ao livro nesse aspecto, em particular com relação a esse fato.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rod, no filme acontece exatamente como no livro, só que eles nao mostram a parte das apostas.

 

[spoilerS]

Bilbo realmente encontra o UmAnel por acaso no chao (ou por um capricho do UmAnel, quem sabe?) e depois se encontra com Gollum. Este se aproxima do Hobbit de maneira ameacadora, mas Bilbo contorna a situacao propondo um jogo de adivinhacoes.

A ultima pergunta de Bilbo é justamente sobre o que ele tem no bolso (o UmAnel, que na epoca ele sequer imaginava ter tanto poder).

Gollum percebe q nao tem como acertar a pergunta e diz para o Bilbo esperar um pouco enquanto ele vai até a sua casa para procurar o UmAnel, tornar-se invisivel e matar o Hobbit sorrateiramente.

Qd Gollum percebe que perdeu o seu precioso comeca a gritar e nessa confusao Bilbo foge.

 

[/spoilerS]

O filme só mostra o encontro com a joia e a fuga.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com o anuncio feito pela MGM praticamente ao mesmo tempo que saiu a noticia do proximo filme do Peter Jackson, que pelo visto sera no minimo uma trilogia, já que é uma adaptação de 3 livros(sendo que o quarto esta para sair) da serie Temeraire acaba me deixando meio com receio de que o mesmo não possa dirigir o Hobbit.

 

Quem seria o ator ideal para representar Bilbo? Acho o Ian Holm velho demais para fazer o Bilbo jovem, mas acho que o Ian McKellen poderia repetir o papel de Gandalf.

 

Abraços

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

vale lembrar que o ian holm estava envelhecido para interpretar o bilbo na trilogia do anel.

mas não recomendo ele. o bilbo era molecão em "o hobbit". e pelo jeito que as coisas vão, é capaz que não seja bom. legal seria se o ator que fez o gimli fizesse o pai dele, glóin, visto que fisicamente, ele é perfeito além de se sentir à vontade no papel.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oi,

 

Realmente o Bilbo era bem moleque no livro na epoca que ele "encontrou" o anel, nõ me lembro mas no maximo ele tinha a idade do Frodo durante o SdA. Para se ter uma ideia da idade do Ian Holm, ele esta "somente" com 75 anos, para ele seria muito desgastante fazer cenas de ação com essa idade.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O tom é muito diferente da saga do anel... se seguir o mesmo caminho da trilogia, não dará certo. O Hobbit é mais juvenil e leve (e isso não é defeito algum), e é esse o tom que deve ser seguido. E pode dar um ótimo filme. Por isso que nem seria tão terrível se Peter Jackson não assumir. O Hobbit é diferente de O Senhor dos Anéis (embora não duvido nem um pouco na capacidade do diretor em diferenciá-los).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como disse o colega de cima, a leitura de O Hobbit é muito mais fácil, menos densa e sem as tantas vertentes dramáticas da trilogia O Senhor dos Anéis. Muito mais simples de ser transportada para o cinema, sem grandes turbulências, um filme mais pipoca, como gostam de dizer, e esse, é justamente a armadilha, tranformar o filme em uma aventura boba, mas enfim...

Seria interessante Peter Jackson, mas outro daria conta tranquilamente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Artisticamente talvez seja um passo atrás o diretor voltar ao universo da Terra-Média em uma história "menor". Principalmente se tratando de um artista que demonstra ser ambicioso em seus projetos. No entanto, Peter Jackson hoje tem poder para fazer o que quer e o que gosta. Eu pessoalmente acho que ele não vai fazer O Hobbit, ao menos não no prazo que a MGM deseja. Mas se ele achar que é legal brincar com a Terra Média outra vez... que faça valer minhas pipocas. Afinal, desde que eu me divirta... ele pode se divertir também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que é hora do Pj esquecer Tolkien. Para o bem dele e o nosso (gosto dos filmes' date=' mas eles saturaram). [/quote']

Concordo, seria interessante um novo diretor na Terra-Média...
No entanto, a produtora pode querer tratar o filme como uma parte anterior a trilogia, colocar num box e tudo mais, e o PJ deixaria tudo mais homogênio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com o Amfíbio. Deixem o livro em paz. O filme pode ser muito bom como foram os SDA. Mas livros não precisam de adaptações para serem reconhecidos, nem filmes precisam de livros para serem bons. Deixe pelo menos O Hobbit de fora da indústria do cinema, e que fique só no mundo literário.

Como diria o sr Jones para o Indiana "deixe-o em paz" smiley36.gif (se referindo ao santo Graal)

Conan o bárbaro2006-9-17 11:5:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

PJ ficaria marcado. Se ele fizer, vai ser terrível pra carreira dele, porque as mijones de doletas que ele tem não curariam a estigmatização do trabalho dele.

O Hobbit não é uma história ambiciosa. Se eu bem me lembro, foi escrita pelo Tolkien para os filhos dele. É leve demais, e duvido que essa levez e ingenuidade não sejam mal exploradas, o que me faz concordar com o Conan.

Mas de qualquer jeito, acho que o projeto é bem vindo. Principalmente porque PJ, mesmo que megalomaníaco, é um cara dedicado.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...