Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ensaio Sobre a Cegueira - dir: Meirelles


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Replies 345
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

 

Eu vi o trailer e embora não revela muito sobre nada me pareceu muito interessante' date=' por mais estranho que isso possa parecer ... 06[/quote']

 

Também achei isso. Não me empolguei com o trailer. Deve ser pelo fato de não ter lido o livro (ou não).

Bob.Lee2008-05-05 23:02:58

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

no filme thiago' date=' hahahaha!eles sao casados no filme, q eu saiba nao tao juntos nao kkkkkkkk

[/quote']

 

Ah tá ... 06 ... eu sem noção ...

 

Bob, pelo meu comentário, eu fiquei empolgado com o trailer sim ... 03

 

É vero. Eu é que interpretei mal o seu comentário. 06

 

Eu não me empolguei muito não.

Eu vou comprar o livro e ler. Eu acho.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse filme "Linha de Passe", citado no texto da página anterior, tem como protagonista o ator Vinícius de Oliveira, de Central do Brasil. Eu vi na SET numa matéria que falava da lista de filmes que estarão no cinema em 2008.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não gosto quando a imprensa brasileira chama o filme pelo título original em inglês (assim foi traduzido o nome do romance nos EUA). Neste caso, não se justifica, visto que o título em português do romance do Saramago não apenas é consagrado (é um dos seus livros mais conhecidos), como também e sobretudo é ótimo e intrigante: Ensaio sobre a Cegueira.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

‘Não vou entrar neste fla-flu’, diz Meirelles sobre briga pela Palma de Ouro
‘Ensaio sobre a cegueira’, novo filme do diretor de ‘Cidade de Deus’ estréia em Cannes.
Diego Assis
G1 em Cannes
 
Dias depois de ser pego de surpresa com a escolha de “Ensaio sobre a cegueira” para abrir – e competir no –  Festival de Cannes, o diretor brasileiro Fernando Meirelles se diz um pouco mais confiante quanto à recepção que seu novo longa terá nesta quarta-feira (14), quando fará sua estréia mundial durante o Festival de Cinema de Cannes, na França. “Achava o filme um pouco ‘indigesto’ para preceder um jantar como acontece na abertura do festival, mas vai dar tudo certo e, se der errado também, ninguém vai morrer”, disse Meirelles em entrevista ao G1.
Experiente em Cannes, o diretor de “Cidade de Deus” e “O jardineiro fiel” prefere não arriscar um palpite quanto à chance de seu novo filme desbancar os fortes concorrentes na competição pela Palma de Ouro, entre eles Clint Eastwood e seu “Changeling”, Wim Wenders com “Palermo shootings”, e os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardene, duas vezes vencedores no festival e que exibem desta vez “Le silence de lorna”.
“Para ser honesto, estou ignorando deliberadamente esta premiação. Não vou entrar neste fla-flu para preservar minha sanidade mental. Quando me perguntam sobre a Palma, digo que já fico feliz se elas forem em minúsculas mesmo e, se possível, no plural”, revela.

mais

Julia2008-05-13 17:48:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Após sessão tensa em Cannes, Meirelles e elenco quebram o gelo em entrevista

 

cannescz5.gif

 

O silêncio e o desconforto deixados no ar logo após a sessão para a imprensa de “Ensaio sobre a cegueira”, novo filme de Fernando Meirelles, na manhã desta quarta-feira em Cannes, se desfizeram minutos depois com o início da entrevista coletiva do elenco. O diretor brasileiro foi bastante elogiado pela atriz Juliane Moore - “Quando minha agente disse que eu poderia fazer um filme com o Fernando disse a ela: não brinque comigo!” - e as críticas dos jornalistas não vieram.


O mais crítico ou cético parecia ser o próprio brasileiro: “Ainda acho que talvez não seja o melhor filme para abrir o festival”, brincou Meirelles, repetindo o que vem dizendo desde o anúncio da escolha do longa para abrir Cannes. “É um filme indigesto para preceder um jantar.”


De fato, o filme exige estômago. Não só para ultrapassar os primeiros minutos, um tanto truncados, em que um a um os personagens vão ficando misteriosamente cegos, mas para dali em diante suportar a crescente degradação humana dos doentes que são abandonados em um sanatório à própria sorte. O cardápio inclui fezes, urina e restos de comida pelo chão, feridos que, sem auxílio médico, acabam morrendo e precisam ser enterrados pelos próprios internos e uma polêmica - e possivelmente já atenuada - seqüência de estupros coletivos.


Para aprenderem a caminhar como cegos, os atores contaram que usaram vendas para interagirem entre si e saírem à rua. “Quando você está cego, é obrigado a se ver dentro de uma nova perspectiva, e algumas seqüências acabam parecendo comédia”, disse o mexicano Gael García Bernal, espécie de vilão da trama. “Tudo o que eu fazia no começo na tentativa de atuar como cego parecia errado, espero que essas fitas tenham sido destruídas”, brincou.


A cegueira de que trata o filme, no entanto, não é só física, mas como diz Meirelles, “é também psicológica, sociológica, política”, sobre “Como as pessoas vão se relacionar, se organizar quando uma tragédia dessas acontece”.


“Após a destruição causada pelo furacão Katrina (em Nova Orleans, EUA), recebi vários telefonemas de gente falando para eu fazer o filme logo. Mas o Saramago queria que fosse uma alegoria, que não idenficássemos lugar ou período específicos”, afirma o roteirista Don McKellar, responsável por convencer o escritor Saramago a vender os direitos do romance. “Em 1998, quando pensei pela primeira vez em adaptar o livro, tentei pedir ao Saramago pela editora dele, mas ele se recusou. Disse que o cinema destrói a imaginação”, lembrou Meirelles.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Crítica internacional dividida ... 09 ... ótimo 03

 

Novo filme de Fernando Meirelles divide a imprensa internacional

O silêncio reinou na sala quando terminou a primeira sessão de “Ensaio sobre a cegueira”, de Fernando Meirelles, no Festival de Cannes. A recepção aparentemente fria do público, composto principalmente de jornalistas, na manhã desta quarta-feira (14), já sinalizava para a reação dividida da imprensa internacional ao longa de abertura do evento.

Confira a cobertura completa do Festival de Cannes

Veja galeria de fotos de Cannes

Em texto publicado nesta manhã, o jornal especializado “Hollywood Reporter” elogia a versão de Meirelles para o cinema do romance de José Saramago e a descreve como “uma fábula cruel, política e cerebral”.

Já outro veículo especializado, a “Variety”, afirma que “apesar da forte atuação de Julianne Moore, o drama poucas vezes atinge a força visceral, o espectro trágico e a ressonância humana da prosa de Saramago”.

O jornal britânico “Telegraph” também ataca a produção, ao dizer que as atrizes Julianne Moore e Alice Braga “fazem um bom trabalho para salvar um filme que, ao tentar ser fiel demais ao texto original, cai na monotonia”.

Outro jornal britânico, o “Guardian”, classifica o trabalho de Fernando Meirelles como “ousado e magistral”. “O cineasta pegou o romance apocalíptico de Saramago e transformou em um suspense cheio de ritmo, que desafia e arrepia”, diz o texto do “Guardian”.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
as criticas q sairam até agora foram negativas' date=' o q nao diminui em nada meu interesse nesse filme, o livro é otimo, e pelo clipe q vi, gostei MUITO!

:D

[/quote'] Eu também 05

Pela Globonews, o filme foi aplaudidíssimo na sessão de Gala e para o Guardian o filme é “ousado e magistral”.

“O cineasta pegou o romance apocalíptico de Saramago e transformou em um suspense cheio de ritmo, que desafia e arrepia”.

16   (torcida fanática é triste 06)
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Teve uma entrevista com o Meirelles no Jornal da Globo ... algumas pequenas informações apenas ... a versão exibida foi a 11ª montagem, as cenas de estupro chocaram as mulheres durante sessões testes, o Sean Penn recusou o personagem que foi pro Craig e depois passou para o Rufalo por não ter um nome e o Saramago só vai ver o filme no sábado em uma sessão particular ... 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essas reações vindas de exibições em Festivais nunca chegam precisas em nossos ouvidos. Tem lugar que a gente lê que diz que a reação foi péssima, em outros, que foi boa. Outros lugares disseram que a platéia ovacionou e em outros, que foram apenas mornos aplausos.

 

A última vez que um filme brasileiro foi "mal" recebido aonde foi exibido, ele saiu do Festival com o prêmio máximo. Não preciso dizer qual filme é, né!?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Com certeza, Sync ... depende do interesse de cada um ... tem alguns órgãos de imprensa que são mais patrióticos e realçam os elogios ... outros que são mais invejosos e valoriza a frieza ... fora que em "Cannes" por haver um júri tudo depende muito da mentalidade desse pessoal ... por exemplo, se o Costa Grava não fosse o presidente do júri em Berlim, dificilmente "Tropa de Elite" ganharia o prêmio principal ... 09 ...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...