Jump to content
Forum Cinema em Cena

Mostra de SP - 30ª edição (2006)


Recommended Posts

  • Members

To louco pra ver esse filme também, mas acho q ficará pra depois...preciso conseguir ver Babel antes...pena q não posso comprar antecipado, só aceitam cartão de crédito ou débito em conta...q sucks06

 

Alguém sabe quando Babel e Hollywoodland estréiam no Brasil?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 121
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Po, estou muito sem disposição pra comentar. Só digo que Babel num é nada perto de 21 Gramas e que Scanner Darkly não é nada perto de qualquer um do Linklater. Duas decepções. Mas vejam, há grandes possibilidades de discórida. 06 C.R.A.Z.Y não é nada perto do que eu esperava também. São os três bons filmes, mas que minha espectativa deu uma boa estragada. 12 Principalmente Babel. Tentei ver Electroma, corri 1,5km, cheguei 10min atrasado, tossindo e quase sem respirar, dormi uns 20min no filme e não entendi porra nenhuma. Nem considerei visto. 09 Nem sei se já falei, mas também roubaram meu celular esses dias. Hoje, fiquei doente e não fui ver Belle Toujours. Que merda! Que raiva! Espero que amanhã não dê nada errado, mas parece que tende a dar. 06

Sem problemas. Amanhã verei os dois últimos. 'Histórias Tenebrosas' e 'Dia Noite, Dia Noite'. Espero que sim. Ranking:

Fonte da Vida (The Fountain) (2006) (Dir.:Darren Aronofsky) =****+

A Vida Secreta das Palavras (La Vida Secreta de las Palabras) (2005) (Dir.:Isabel Coixet) = ****+

O Grande Truque (The Prestige) (2006) (Dir.:Christopher Nolan) = ****+

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno) (2006) (Dir.:Guillermo del Toro) =****

Big River (idem) (2005) (Dir.:Atsushi Funahashi) =****

A Sanner Darkly (idem)(2006)(Dir.:Richard Linklater) =****

Cabiria (idem) (1914)(Dir.:Giovanni Pastrone) =****

Babel (idem)(2006)(Dir.: Alejandro González Iñarritu =***

Play (Play) (2005) (Dir.:Alicia Scherson) =***

A Promessa (Wu Ji) (2005)(Dir.:Kaige Chen) =***  

C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor (C.R.A.Z.Y.)(2005) =***

Um Bom Ano (A Good Year) (2006) (Dir.:Ridley Scott) =***

Proibido Proibir (2006) (Dir.:Jorge Durán) =**

Paid(Paid)(2005)(Dir.:Laurence Lamers)  =**

Amando Maradona (Amando a Maradona) (2005 (Dir.: Javier Martín Vázquez) =**

Fica Comigo (Be With Me) (2005) (Dir.:Eric Khoo)  =0
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fonte da Vida (The Fountain, 2006) - Dir.: Darren Aronofsky

 

pra começar, tem um visual foda. que visual. a montagem intercala as três histórias muito bem, e repete alguns momentos sem soar enfadonho. a trilha também é ótima, mística. e os efeitos são bem fodões. o que interessa: a história. tem umas falas dos personagens que são um pouco incômodas sim, parecem destinadas ao público e artificiais, mas foi só isso. é um filme que vc demora pra digerir, mas vc sente que é uma história sobre fé. un hombre con fe es mas peligroso que una bestia com hambre. o núcleo na Inquisição Espanhola me fez lembrar muito desta frase. a relação daqueles cavaleiros com a rainha, e a necessidade da descoberta, da mudança, faz uma rima interessante o sincretismo do paganismo com o cristianismo utilizado no filme. e o conceito da redenção (ou criação, como mencionam no filme) depois da morte é muito bem utilizado. ele fala da descrença do homem nos dias de hoje, além de mostrar que a solução não é tão simples assim; e a relação de pequenez no universo é mostrada de maneira fantástica quando mostra o encontro das pessoas com o poder imenso do estado de 'vida absoluta'. (spoilers) a árvore inexplicável, aceitada com relutância (justificada, o que enriquece o filme), parece ser a cura para o câncer. E a alusão da aliança como sendo a fé é muito boa, ele justamente reencontra a aliança, depois de tentativas de tatuá-la, o que indica seu esmero na busca, quando ele está na árvore mítica. E o que é pior: quando ele chega na árvore, vc pensa "será que isto é realmente bom? vão viver para sempre, isolados, naquela bolha na puta que pariu... o amor que ele sente por ela é capaz de apagar todo aquele isolamento, no estado de vida absoluta?". E o que é aquela cena em que ele bebe a seiva? Beber da fonte da vida pode não ter sido a coisa mais inteligente que ele tenha feito mas... gerou uma cena fantástica, do crescimento das plantas nele, e a barulheira da chegada dele na árvore e a redenção/ ompreensão da morte da Izzi. E o que é aquela transformação do Tommy/Conquistador/Primeiro Pai quando ele fica careca? Dá pra ficar horas viajando... o Hugh Jackman pode não ser um puta ator, mas atinge a carga necessária para nos envolvermos com a sua empreitada, independente da crença que vc tenha. pela etérea Rachel Weisz, em um papel meio estranho. o Aronofsky tem uma câmera segura, à meia distância, e mesmo com pouco mais de 1h30, o ritmo lento que ele impõe ao filme é essencial. pode não ser op, mas chega perto.

 

e aí Henrique, que vc achou?

 

p.s.: na sessão tiveram dois moleques de uns 10~11 anos que cagavam de rir nos momentos mais dramáticos... tá, eles podem não gostar/não entender (nesse caso eu tenho certeza de que eles não estavam entendendo), mas é bem inconveniente numa sessão de cinema. E o que uma pessoa dessas pensa quando vai comprar um ingresso na Mostra pra um filme desses? 17
rubysun2006-11-03 00:04:17
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa noite, Ruby. Bem... Comentar vai ser díficil. Vou me esforçar ao máximo.  Vamos lá:

 

 

Fonte da Vida ('The Fountain' - EUA - 2006 - Dir: Darren Aronosfky)

Imagine a seguinte situação: você entra no cinema, senta e a película se inicia. Uma hora e meia depois, você acorda de um sono profundo, de uma viagem surreal e poética. Ainda afetado pelos efeitos colaterais, você, atordoado, observa o mundo a sua forma de maneira sutil. Pasmo, tenta se levantar, após 5 minutos, de sua poltrona com as pernas bambas e um sentimento o toma... Uma mistura de sentimentos, algo nunca presenciado antes. Pois bem. Tal situação ocorreu comigo na exibição de 'Fonte da Vida'.O que assisti hoje de noite, não é só um dos filmes mais belos deste ano, mas também, um dos melhores que assisti na minha vida. Uma sensação inexplicável. Sinestesias, imagens psicodélicas de uma beleza jamais vista. Um roteiro com frases marcantes e sensacionais (Nunca vou me esquecer da frase: 'A morte é a passagem para o sublime'). Atuações dignas de indicação ao Oscar. Trilha sonora marcante. Tudo soa perfeito nessa película. Discutindo com uma amiga, tentamos achar algo ruim. Não conseguimos. Obra-prima? Pura poesia. Embarque nessa viagem maravilhosa de Aronofsky, monte seu quebra-cabeça para a resolução da trama, tenha a sua interpretação. Navegue.  Disfrute de algo inexplicável e sinta. Já diziam: 'Arte não é para sem entendida, mas sim, sentida'. Assista quantas vezes for necessário, todavia, não perca um dos filmes mais brilhantes de todos os tempos.

 

Veredicto: ***** | 10 | A+
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pelo visto td mundo daqui gostou de Fonte da Vida...pena q a academia nem vai lembrar do filme' date=' mas merecia várias indicações.

Foi o 1o. filme do Aronofsky q eu gostei...e não entendi muito06
[/quote']

 

Aí que se encontra a genialidade de 'Fonte da Vida'. Quem disse que arte deve ser explicada? Devemos senti-la, e analisa-la como bem entender. Cada um com a sua interpretação, montando o seu quebra-cabeça, o que propicia discussões bastante ricas.

 

Palmas para Aronofksy. 1010
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Finalmente consegui ver ShortBus na repescagem.

 

Fantástico!!! Engraçado que teve muita gente que saiu no meio da sessão. Todos senhores de idade ou pessoas desavisadas. John Cameron Mitchell foi longe nesse filme.

 

Vistos:

 

Os Infiltrados;

A Última Noite;

A Fonte da Vida;

Shortbus;

Curtas de Shakespeare.

Todos fantásticos.

FeCamargo2006-11-06 00:55:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se alguém souber que música é aquela do trailer de Fonte da Vida, me fala...é bonita e acho q não faz parte da trilha original.

 

Queria também uma música q toca em Um Bom Ano, qdo o Max tá indo de carro pra vinícula pela primeira vez de carro, qdo ele chega na França...é francesa, mas é atual, e tem um ritmo legal.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...