Jump to content
Forum Cinema em Cena

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/03/20 in all areas

  1. "Gladiador" é o filme-celeuma do Fórum. Em conversa com @Big One, me dei conta que precisava revê-lo, e que o Pablo Villaça tinha malhado bastante o filme, gerando contróversias acalouradas na época. Eu vi no cinema, muito jovenzinho, e lembro de ter, como os outros, num movimento de manada, aprovado. Mas logo aquele sentimento de aprovação fora transferido para outros filmes daquele ano, como "Quase Famosos", "You Can Count on Me", "Billy Elliot", "Quills", e principalmente "O Tigre e o Dragão". Com a distância devida do tempo, achei o filme quase "datado". Aquelas tomadas em câmera lenta se transformaram em cafonices estéticas ( com certeza, uma herança de "Matrix", - mas é que as irmãs Wachowski são as que melhor dominam o recurso; sempre com grande beleza e competência). Achei terríveis. Li a crítica do Pablo, e ele foca muito na deturpação histórica trazida pelo roteiro. Eu não sou especialista em História romana, mas não me atenho tanto a esse aspecto. O que eu não curti no roteiro é a dinâmica clichê das relações! Falta verdade e bom senso o tempo todo todo, como por exemplo, ninguém se lembrar da figura do General. Isso não faz sentido. E é um texto ancorado em frases canhestras: "O que fazemos em vida ecoa na eternidade", por exemplo. As pessoas realmente pensam que escrever uma coisa dessa - que nem é verdade! - é uma "poesia" foda, um verso de Camões. Demonstra falta de leitura. No quesito atuação...Desde que vi pela primeira vez todos os indicados, meu voto para Melhor Ator no Oscar, sem dúvida, teria ido para Geoffrey Rush em "Quills", simplesmente arrasador. Agora, se é pra ser polêmico, como manda a antiga tradição do Fórum, todos os outros indicados (Ed Harris em "Pollock", Tom Hanks em "Cast Away", Javier Bardem por "Before Night Falls"), também estão, a meu ver, melhores do que o Russell Crowe. O Pablo diz que a atuação se centrou na virilidade. E senti a mesma coisa. Mas isso é fruto do Roteiro e sua construção cansativa, superexplorada, da figura do herói. Porém, continuo achando o Figurino de Janty Yates muito bom, não por aquelas túnicias do período, mas pelas belíssimas máscaras dos gladiadores, e seus corpetes, que sem dúvida entraram para a memória, de modo indissociável ao filme, no decorrer dos anos. Sinceramente, "Gladiador" decaiu muito para mim.
    1 point
  2. Depois de anos de relutância, pretendo ler a série de História do Brasil do jornalista paranaense Laurentino Gomes, começando pelo começo, a abertura, o porto, a chegada da Realeza ao Brasil em "1808".
    1 point
  3. Loucademia de Polícia 2 - A Primeira Missão (Police Academy 2 - Their First Mission, Dir.: Jerry Paris, 1985) 2/4 Mais um filme nostálgico. Na verdade, a série toda é (único que não curto é o sétimo que já saiu fora dos anos 80 em 1994 - mas todos os outros vi e revi várias vezes na época - então tenho carinho por eles). Fico me perguntando que quando o elenco iria assinar para um novo filme, eles não perguntavam se o personagem teria relevância no roteiro, mas sim, se teria piadas boas envolvendo o personagem. Porque no fim, muitos estão ali só pra executar as piadas mesmo. Filmes eram como um Zorra Total (ou um SNL - pegando um exemplo melhor), com muitas scretchs seguidas uma da outras, com os personagens fazendo sua graça, e um ripinha de história no meio. Esse aqui até tem premissa interessante do grupo do filme anterior (os principais) já indo pra delegacia num bairro peso pesado e começando a trabalhar oficialmente, mas tudo acaba tendo as mesmas piadas isoladas, variando de um e outro personagem, não muito diferentes do filme anterior (ou posteriores). Mas o/s filme/s vale/m mesmos porque a gente gosta dos personagens, e no fim, não liga pro resto, só que eles estejam ali fazendo rir. Personagem mais privilegiado aqui foi o Tackleberry, já que arruma uma parceira que tem os mesmos gostos que ele e tem o envolvimento com ela, então tem uma história ali, os demais não tem nada a mais a acrescentar, só participar das piadas mesmo. E filme introduz 2 personagens muito bons (tanto que usaram eles nos 2 filmes seguintes): Sweetchuck e Zed (Zed inclusive é o vilão aqui que se torna um membro da turma de policiais no filme seguinte). Primeiro filme é sempre superior mesmo, as continuações, eu nem sei dizer qual seria a melhor ou pior (tirando o sétimo filme que é o pior), todas são meio iguais e legais.
    1 point
×
×
  • Create New...