Jump to content
Forum Cinema em Cena

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 09/23/20 in all areas

  1. Na espera por "Duna", decidi ver os esquecidos e pouco comentados primeiros longas de Denis Villeneuve, anteriores ao sucesso internacional de "Incêndios": Comecei por "Polytechnique"/ "Politécnica", de 2009, o "Elefante" do diretor. Reconstitui em pouco mais de 70 minutos, e em preto-e-branco quase da tonalidade de um xerox, um massacre em uma faculdade de engenharia de Montreal, ocorrido no ano de 1989. Diferentemente de outros filmes, em que os motivos do atirador ficam meio "no ar", aqui a motivação é clara. O atirador era um homem de 25, talvez incel, misógino, que atribuía às dificudades de sua vida ao movimento feminista, assim covardemente todas as vítimas foram apenas mulheres. Então é aquela brutalidade, aquele desespero pelos corredores, aquela correria, mas, como filme, o resultado é meio fraco. Não me impressionou. Não se incursiona pela vida pregressa do autor, nos quais as questões poderiam ser ao menos debatidas (nunca justificadas!). Prefere-se enfocar a tenacidade e inteligência de uma determinada aluna do curso, mas que infelizmente é uma personagem painel, fictícia. Como eu escrevi acima, fica claro o motivo, mas não quem era a pessoa do atirador. E, por respeito as vítimas, elas são uma representação fictícia do sucedido. Não gostei disso. Houve muito respeito e pouca verdade. É mais um documento de homenagem às vítimas, e familiares, e funcionários da escola, do que qualquer outra coisa. Não achei em português. Vi em francês.
    1 point
  2. GENTE... Vai ser difícil eu gostar tanto de outro documentário neste ano como eu gostei de "Boys State", já cotadíssimo ao Oscar da categoria. "Boys State" fez sucesso em Sundance, no começo do ano, quando abocanhou o Prêmio do Júri de Melhor Documentário (ganhando do ótimo "Crip Camp"), sendo adquirido por uma bolada, em parceria da A24 e Apple Tv+. Basicamernte, acompanha uma eleição juvenil no Texas - nos moldes de um Parlamento Jovem, ou Jovem Senador - que acontece há vários anos, em vários estados americanos, que simula eleições, no intuito de formar novas lideranças. A câmera dos diretores Amanda McBaine e Jesse Moss é sábia o suficiente para não se intrometer nos assuntos da disputa, mas decididamente conseguiu captar os jovens mais interessantes, bem como os pequenos movimentos de fluxo de uma eleição. Comumente depositamos as esperanças de mudança nos mais jovens, mas e quando eles apenas reproduzem os métodos viciados e efetivos do sistema vigente? É fascinante vermos como as pessoas com perfil mais educado, mais culto, ou mais talentoso, são sobrepujadas aos poucos pelos de perfil mais bonito, ou mais "ganhador", ou de mero "slogans". Racismo, fake news, puxadas de tapete, mentiras, começam a aparecer como estratégias eleitorais, tão logo o discurso de unidade e amizade desaparece. Chega a assustar ver como os meninos de 17 anos falam sobre aborto, sem sequer fazerem referência às mulheres. Tal qual o pleito nacional, o controle de armas torna-se uma questão primordial e decisiva no pleito. Excelente.
    1 point
  3. Musical do Spilberg 'West Side Story' foi adiado pra 10/12/2021. https://variety.com/2020/film/news/black-widow-west-side-story-eternals-release-date-delay-1234773491/ Vai ficar pro Oscar 2022.
    1 point
×
×
  • Create New...