Jump to content
Forum Cinema em Cena

Fã do Morcego

Members
  • Posts

    11
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Fã do Morcego

  1. Faço minhas as palavras do Alexander Bell !!! Ele fez muito bem ao lembrar qual é o MÉRITO do assunto em questão NESTE tópico do fórum. Vou usar um exemplo bem simplista para encerrar minha visão sobre essa questão, já q está ficando meio repetitivo : imaginemos um gênero alimentício qualquer disponível no mercado, e vamos chamá-lo de 'B'. Vc pode encontrar 'B' com diversos temperos(leia-se autores), mais todos sabemos e podemos reconhecer q se trata de 'B', só muda a apresentação. Literalmente, o q o Burton e Schumacher fizeram foi pegar a marca e a embalagem de 'B', colocar um outro produto qualquer e ainda assim vender como 'B'. Se vendeu bem ou não, se agradou a alguns consumidores,sem conhecimento prévio de 'B', ou ainda q mesmo tendo alguma noção de 'B' consentiram com essa transgressão, não muda os fatos. Em suma, falando o português + claro, venderam gato por lebre.
  2. Realmente Dookan, a alteração realizada por Burton na origem do Coringa, apesar de ser totalmente diferente à das HQs não foi o q tornou o filme um desastre como adaptação. Uma coisa é vc alterar a ambientação, o universo de um personagem, outra é vc alterar O PERSONAGEM EM SI, A PONTO DELE PARECER OUTRA COISA, como citou bem o Jorge Souto. Vamos analisar o personagem em questão : Batman é Bruce Wayne, um sujeito traumatizado por, qdo criança, assistir ao violento assassinato de seus pais (onde isso ocorreu, o que os levou ao local do crime, ou quem foi o autor do crime, não vai alterar esse trauma); ele cresce obcecado pelo desejo de vingança, desenvolvendo um ódio imenso pelos criminosos e dedica sua vida a se preparar para enfrentá-los, mental e principalmente fisicamente ( se ele treinou todas ou apenas uma arte marcial, se isso ocorreu neste ou naquele país(es), se foi com este(s) ou aquele(s) mestre(s), também não é relevante) se tornando um dos maiores lutadores do mundo. Além de sua habilidade marcial, ele conta com um arsenal de equipamentos sofisticados (se foi ele próprio q desenvolveu ou se vem de outra fonte, tb acho q não é revelante), agindo de forma brutal contra os criminosos de Gotham City (a arquitetura, o aspecto da cidade tanto faz) sempre precisando controlar sua fúria para não se tornar um daqueles q jurou combater. O personagem de Burton e Schumaker são apenas uma caricatura cômica e equivocada dessa descrição.
  3. Pra gente ver como cada um tem uma percepção diferente das coisas : não consigo nem imaginar qualquer conexão entre o personagem desenvolvido por Frank Miller em O Cavaleiro das Trevas e o personagem do Tim Burton (pra mim fica + fácil compará-lo com o Chapolim Colorado). Bob Kane e Bill Finger criaram Batman como um vigilante solitário (nas 1as. estórias ele até matava os criminosos), atodando uma temática voltada + para o público juvenil-adulto. Depois de algum tempo os editores começaram a deixar o personagem mais leve, para torná-lo +acessível ao público infanto-juvenil, qdo introduziram o Robin, depois a Batgirl(e pasmem teve até uma espécie de Bat-cão !!!!), culminando na lástima do seriado de TV. O personagem só voltou a resgatar sua essência no ínicio das década de 70 qdo a dupla Dennis O'Neil e Neal Adams mandaram Dick Grayson para a faculdade e Batman voltou a agir sozinho novamente. Seguindo essa linha, temos o Batman de Frank Miller e demais autores q o sucederam. O grande mérito de Nolan foi refazer nas telonas esse caminho (Kane/Finger - O'Neil/Adams - Miller) e capturar a verdadeira essência dramática do personagem.
  4. Realmente, Dream Master, tb não considero Begins um fracasso de bilheteria : apenas ficou aquém das expectativas. Respeito o fato de alguns aqui gostarem dos filmes anteriores q, se forem analisados APENAS do ponto de vista cinematográfico, não são de todo ruins, porém em se tratando de adaptação de HQ são o maior exemplo da deturpação das características de um personagem. Para quem não conhecia Batman de antemão é difícil entender, mas vamos fazer um paralelo para q possam ter uma idéia : seria como se alguém fizesse um filme q mostrasse q o Pelé era um jogador medíocre e q a projeção alcançada por ele como jogador foi em função da sorte ou da atuação de outros. (Burton compôs um personagem q + lembra o Inspetor Closeau de A Pantera Cor-de-Rosa). Mudande de assunto, vou apenas lembrar q aqui é um fórum de discussão em q o assunto a ser tratado é o filme Batman Begins e assuntos correlatos; vou escrever aqui SOMENTE sobre o q penso sobre o assunto, deixando de lado qualquer idéia q tiver sobre as atividades ou preferências pessoais dos outros participantes, já q escrever qualquer bobagem e partir para ofensas AQUI é muito fácil ...
  5. Acredito q Begins sofreu do mesmo mal, porém não na mesma escala, do Hulk de Ang Lee, no q diz respeito a aceitação do público em geral. Na época do seu lançamento vi muita gente demonstrando estranheza e apatia com relação ao filme por causa das proporções do Gigante Esmeralda. Tudo porque a maioria da pessoas logo q ouvem a palavra Hulk imediatamente fazem conexão com o seriado de TV(ou seja Hulk = Lou Ferrigno), q teve grande repercussão na época. Então o q acontece qdo as pessoas ouvem falar em Batman imediatamente fazem conexão com o seriado pastelão dos anos 60 e com os desastres da mesma categoria criados por Burton e Schumaker. Apesar dos erros cometidos pela produção do filme (entenda-se todos os envolvidos, principalmente os executivos da Warner) Begins foi o primeiro filme do Homem-Morcego q transportou para as telonas o personagem das HQs. Alguns por aqui estranharam a raiva demonstrada por Bale em algumas cenas, aí me lembrei de uma passagem do 2º episódio da saga SILENCIO, publicado em Set/2.003 em q Batman é salvo pela Caçadora. Semi-inconsciente, ele comenta em pensamento : "Quanta raiva ... " " Igual a mim, quando estava começando ..."
  6. É isso aí Serge !!! Pelo q pude perceber as opniões estão mais ou menos divididas entre prós e contras a respeito do aspecto das lutas. Alguns, como vc, gostaram da idéia do Nolan, mas pra encerrar esse assunto ( de novo ??? ), volto a dizer : acredito firmemente q a questão da censura teve influência decisiva sobre o resultado final, como concordou comigo o colega Adam Jones.
  7. Pelo visto, o Serge Hall não entendeu mesmo o q eu quis dizer com relação às lutas. Relembrando : No Universo DC, Batman é considerado o maior especialista em artes marciais (de A a Z, o cara treinou de tudo). Achei extremamente louvável q no roteiro do filme, por causa da durção do mesmo, Nolan enfatizou o treinamento ninja, já q este enfatiza os ataques furtivos, às escondidas, o q se encaixa perfeitamente no perfil do Homem-Morcego. Novamente, volto a frisar, não estou questionando a coreografia das lutas. Usarei o seu exemplo de Matrix, para tentar,pela última vez pois já estou ficando repetitivo, elucidar a questão : em Matrix as lutas utilizavam basicamente o Kung Fu ( de origem chinesa), q realmente é bonito mas enfatiza muito a plasticidade dos movimentos, com muitas evoluções; já o ninjutsu, asim como praticamente todas as artes marciais de origem japonesa, tem como prioridade ser o mais rápido e eficiente possível. Não era o algo desse tipo q eu esperava não. Volto a dizer : o problema todo é a mivimentação da câmera, não a técnica de luta empregada. Após assistir o filme, eu entendi a declaração do Bale sobre querer uma versão adulta do filme. Ao assistir o resultado final na tela ele deve ter pensado : " Puta merda, suei tanto a camisa, treinei tanto para este filme e ninguém vai conseguir ver o resultado !!!!"
  8. Outro bom exemplo de COMO USAR A CÂMERA ( notem bem : não estou me referindo a coreografia ) em uma cena de combate entre dois oponentes isolados e de grande habilidade, é o combate final entre Heitor e Aquiles em TRÓIA. Uma das melhores q já vi no cinema !!! A 2a. melhor (q tb serve de referência ) foi estrelada pelo trio Obi-Wan / Qi-Gon Jinn e Darth Maul. Em se tratando de múltiplos adversários, o próprio Christian Bale fez uma boa cena em Equilibrium, qdo ele detona um grupo inteiro usando o cabo das suas automáticas para golpeá - los. Acredito q se tivessem usado o mesmo enquadramento naquela cena no cais teria ficado tão bom quanto. Com relação aos filmes de Burton, na minha opnião a ÚNICA coisa q se salva é a cena em q o Keaton atravessa aquela clarabóia (fora as loiraças Bessinger e Pfeiper, é claro !!!!)
  9. Qto. ao exemplo de Kill Bill 2, eu quis comparar com a luta no trem :quem assistiu sabe q ali não tinha como se esconder,agir nas sombras e ainda assim a cena ficou confusa. Qto. a agir furtivamente, nas sombras posso citar outro exemplo : o filme CAÇADO, onde o personagem de Benício Del Toro age de forma parecida, e ao assistir ao filme só as vítimas é q não consegue vê-lo e não o espector como ocorreu em Batman Begins. Dito isto, gostaria de dizer (pra q vcs não pensem q eu sou um "Darth Maul" da vida) q fora esse aspecto q a mim desagradou muito, do mais o filme, por tudo o q já foi exposto aqui neste fórum, é sem dúvida a melhor adaptação do Morcego nas telonas, deixando os outros filmes a anos-luz de distância. Destaco os seguintes pontos (na minha opinião, é lógico): - Christian Bale é Batman/Bruce Wayne; - The Tumbler é o Batmóvel definitivo (deu um show na telona ); O traje para mim, é um capítulo à parte : Batman foi criado há 66 anos atrás e creio eu q se fosse criado hoje com certeza o uniforme seria + parecido com o q foi utilizado no filme. Batman= homem-morcego. Eu particularmente nunca vi um morcego com um emblema no peito ( Sim, pra mim em Begins eles poderiam ter tirado a insígnia peitoral). Achei genial a releitura da capa, sendo usada para planar ( afinal todo morcego voa ).
  10. Serge Hall e demais. A questão de ser extremamente rápido e efetivo, visando anular cada adversário, se possível, com um único golpe, eu tb acho coerente com a figura de Batman.Inclusive, pelo q eu li na matéria da SET, essa é a proposta do sistema Keysi de luta. Pra mim, o grande problema é q a edição do filme deixou tudo isso confuso demais !!! vou citar um exemplo : lembram-se daquela cena do filme O TROCO, em q o Mel Gibson vai ao encontro de um dos chefões da quadrilha q ele queria q lhe devolvessem o dinheiro ??? ele entra desarmado e em fração de segundos, põe os 2 capangas fora de ação. Eu esperava algo nesse sentido, porém ainda + refinado, já q Batman é um exímio lutador. Outro exemplo : a luta da NOIVA e Elle Driver em KILL BILL 2 : apesar de ter acontecido dentro de um trailer apertado, ficou muito bom!!! Resumindo, o q estou criticando não é a luta em si e sim os cortes rápidos de uma câmera para outra, q na minha opnião, ficou tão vertiginosa qto aquela luz pulsante q usam nas danceterias.
  11. Olá pessoal. Acompanho as discussões neste fórum há algum tempo, e assim como todos aqui, aguardava com muita ansiedade a estréia deste filme, desde q a produção foi anunciada. A cada notícia q saía minha empolgação aumentava sobre o resultado desta produção. Pois bem, ontem assisti ao filme e não resisti : me inscrevi no fórum para relatar meu ponto de vista sobre o filme. Bem, leio HQs de super-heróis desde q me entendo por gente e o q me fez ´fã de Batman, foi o fato de mesmo sendo um humano normal ele consegue atuar no mesmo nível q seres providos de super-poderes,graças ao seu intelecto e capacidades físicas, q não vieram como um dom natural, ( e esse ponto é o q eu acho o mais importante ) e sim fruto de uma dedicação extrema aos estudos e treinamentos. Aqueles q acompanham as HQs sabem q no Universo DC Batman só tem a Lady Shiva como rival(em se tratando de humanos normais), quando o assunto é artes marciais. Fui à sessão com a expectativa de finalmente VER esse aspecto q eu acho fundamental do personagem na tela, e muito curioso em conhecer o método Keysi, q foi utilizado na preparação de Christian Bale, e quão grande foi a minha decepção !!!!! De todos os filmes de ação q já assisti, sem dúvida nenhuma,esta foi a PIOR, edição de cenas de luta q já vi, ou melhor q não vi na minha vida !!!!!! Se Christian se submeteu a algum treinamento para o filme, e acho q todos aqui vão concordar q a dedicação com q ele se aplica a seus papéis é digna do próprio Homem-Morcego, a montagem do filme jogou tudo isso na lata de lixo !!! Só posso acreditar q o fizeram deste modo para aliviar as cenas de violência e tornar a produção acessível às crianças, leia-se + "US$", sem gerar polêmica em torno do nome da Warner . Gostaria da opnião de vcs e um abraço a todos.
×
×
  • Create New...