Jump to content
Forum Cinema em Cena

lisangelo

Members
  • Posts

    7
  • Joined

  • Last visited

lisangelo's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Achei! Ou melhor, o CineBraManiaco do CineCult achou pra mim: Vereda da Salvação, 1964 de Anselmo Duarte com o Raul Cortez. Filmaço! Recomendo a todos, e em especial pra Jujuba.
  2. Já botei todos na lista pra assistir, mas não são esses não. Caramba, achei que seria mais fácil. Desde já agradeço o esforço da Jujuba.
  3. Também não Jujuba, Assisti o 'Pagador' outro dia e é excelente. Aliás que fase do cinema nacional: 'Cangaceiro, Pagador de Promessas, Assalto ao Trem Pagador.' Todos em p&b e muito bons.
  4. Jujuba tentou me ajudar sugerindo "Deus e o Diabo na Terra do Sol", mas não creio que seja esse. No filme do Glauber, que eu não assisti, até tem um pregador, mas nesse que me refiro, o tal profeta é o personagem principal.
  5. Olá pra todos! Estou procurando o nome de um filme brasileiro. Provavelmente da década de 60 ou começo dos anos 70, preto e branco. Passava frequentemente nas madrugadas da globo muito tempo atrás. Infelizmente sempre peguei no meio e nunca consegui assistir o começo nem o final, por isso o procuro tanto. É sobre um homem que aparentemente se torna uma especie de messias, um profeta em uma fazenda ou uma pequena localidade. E o povo acata suas ordens, inclusive quando ele ordena a morte de uma pequena criança e ele mesmo o faz batendo a cabeça da pobre criança contra o tronco de uma árvore. A partir deste momento sua mãe, que foi alçada a categoria de santa, começa a ter dúvidas sobre o comportamento do filho. Achei que o personagem principal fosse o Leonardo Villar mas não encontrei nada na filmografia dele que encaixasse. Qualquer pista será muito útil. Valeu e bons filmes!
  6. A impressão que tive após assistir é que o céu (ou primeiro círculo, ou primeiro nível...) retratado, na verdade seja como o autor do livro original gostaria que o céu fosse. Governantes que se ajoelham perante os cidadãos, pessoas vestindo roupas gregas antigas. Todo mundo sentado a beira de um lago ouvindo música clássica. Tudo isso me soa muito humano. Quem não gostaria que o prefeito, governador ou presidente se humilhasse perante o eleitor? Túnicas gregas evocam uma idade de ouro onde a filosofia imperava. Música erudita implica em uma cultura superior que seria finalmente aceita por todos, até por aquele vizinho chato que me incomoda com seu som alto a noite toda. Discuto isso antes de entrar no mérito da obra como filme, porque obviamente o filme é um veículo de propaganda para a doutrina do autor Chico Xavier. Roteiro, interpretações, tudo vem em segundo lugar. Nesse aspecto o filme peca (trocadilho?). Tudo é muito calmo, as explosões de raiva são contidas, as vozes não se elevam muito. Imagino que seja uma imposição do diretor ou mesmo dos produtores para que o filme não soe muito agressivo.
  7. Olá pra todos! Estou procurando o nome de um filme brasileiro. Provavelmente da década de 60 ou começo dos anos 70, preto e branco. Passava frequentemente nas madrugadas da globo muito tempo atrás. Infelizmente sempre peguei no meio e nunca consegui assistir o começo nem o final, por isso o procuro tanto. É sobre um homem que aparentemente se torna uma especie de messias, um profeta em uma fazenda ou uma pequena localidade. E o povo acata suas ordens, inclusive quando ele ordena a morte de uma pequena criança e ele mesmo o faz batendo a cabeça da pobre criança contra o tronco de uma árvore. A partir deste momento sua mãe, que foi alçada a categoria de santa, começa a ter dúvidas sobre o comportamento do filho. Achei que o personagem principal fosse o Leonardo Villar mas não encontrei nada na filmografia dele que encaixasse. Qualquer pista será muito útil. Valeu e bons filmes!
×
×
  • Create New...