Jump to content
Forum Cinema em Cena

trobarel

Members
  • Posts

    37
  • Joined

  • Last visited

trobarel's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. é quase impossível transmitir a beleza de um livro de saramago para as telas. embora o pano de fundo seja digno de nota (como na epidemia de cegueira branca, ou portugal se desgarrar da europa e navegar mar adentro, ou mesmo a morte desistir de matar), os livros se destacam pela análise filosófica e sociológica da vida. muito difícil retratar as angústias das personagens de ensaio sobre a cegueira apenas com imagens. de qualquer sorte, belíssimo trabalho de meirelles.
  2. realmente é um filme muito fraco. além da imensa confusão das cenas, quase ininteligíveis, a escuridão e a chuva predominam (talvez para esconder as falhas ou baixa qualidade dos efeitos especiais - como ocorreu em godzilla). duas observações, apenas: o predador tenta apagar os vestígios dos aliens, e não seus próprios rastros. a mãe não presenteou, em verdade, sua filha com um visor noturno. apenas o trazia na bagagem, e a filha, revirando a mesma, o encontrou. pelo menos assim interpretei as duas cenas. a frase do xerife é um crime! resumindo, o filme é uma merda! parece que seu roteiro fora concebido durante a greve dos roteiristas, pelos filhos impúberes dos diretores. uma lástima. não percam tempo.
  3. exatamente. o que fazer? esse deveria ser o mote de toda a discussão sobre o filme (que é, como já disse antes, um excelente e muito bem executado filme de ação). ademais, falho não é o discurso (este será, no máximo, inócuo), falha é a conjuntura. e voltamos à questão principal: o que fazer? uma sugestão? não incitar a violência nem recomendar a justiça privada, muito menos aumentar as penas. o que resolve mesmo é a certeza da aplicação e cumprimento da pena imposta, além de não se pactuar com os crimes menores. matou alguém pra roubar? cana! foi condenado a 20 anos? nada de progressão de regime, condicional ou sursis. que cumpra os 20 anos na cadeia (e não 19, 18 etc.). perdeu o celular e disse que foi roubado pra seguradora pagar outro? sacou o dinheiro da aposentadoria usando o cartão do parente já falecido? subornou um servidor para obter alguma vantagem? pena!!! nada de perdão ou jeitinho. que seja processado e condenado. e que cumpra a pena (de prestação de serviços ou qualquer outra, ainda que não seja a prisão). é assim que se resolve, e não matando bandido (porque pra cada um que vc mata, outros surgirão para tomar seu lugar, além de encorajá-los a se armarem ainda mais, pra desespero dos civis que todos os dias ficam no fogo cruzado, e dos policiais com baixos salários que têm de enfrentar lançadores de granada, fuzis e outras armas de porte). já disse e repito: se eu acreditasse que a violência resolveria o problema da violência, seria o primeiro a chamar o capitão nascimento. mas a realidade é outra...
  4. vc defende que a guerra é o preço a se pagar????? o preço a se pagar pela "evolução humana"????? sem comentários.... a propósito, bush, pare de fazer suposições. nunca fumei (nem mesmo pra experimentar).
  5. o que ajudou nova iorque foi o tolerância zero, no qual não se perdoa qualquer sorte de infração, por menor que seja. tal prática aplicada no brasil, o país do jeitinho e da esperteza, traria excelentes resultados. não basta ser condenado: é fundamental cumprir a pena (mesmo que não seja cadeia). e se muita gente morreu, o resultado é péssimo.
  6. não se trata de falso moralismo, mas de pragmatismo. eu seria a favor da violência se ela resolvesse nossos problemas. só que ela não resolve. ela apenas agrava a violência. a experiência dos estados americanas com a pena de morte comprova isso. se não é a solução, porque praticar nova violência, tão brutal e condenável quanto a original? onde isso vai parar? reflita.
  7. se pensa assim, o q dirá de quem baixa filmes pela net.. e se ele fosse culpado? e se ele fosse reconhecidamente um assassino sanguinário e sádico, como o traficante "baiano", do filme? ainda assim ele não mereceria a execução sumária. nem tortura. nem mesmo um tapa na cara da autoridade policial. ele mereceria ser julgado e preso. é isso que precisa ficar sempre claro (e esse é o grande perigo do filme). favelado não é bandido. é vítima. criminoso tem direito a julgamento, tem direito a defesa, tem direito a integridade física (ainda que ele não tenha a mesma postura com suas vítimas). a maior contribuição que a cultura poderia dar a esse país é revisitar (em livros, filmes e novelas) os anos de chumbo, para lembrar aos brasileiros que tortura é crime gravíssimo e não deve ser admitido em nenhuma hipótese. as maiores aberrações da humanidade começam com pequenas concessões: "Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..." Martin Niemöller, 1933
  8. vi agora. muito bom em vários aspectos. a parte técnica é brilhante (v.g., muito cuidado nos detalhes da casa do protagonista e das casas das favelas). as atuações são brilhantes (a transformação do "aspira" lembra a de gomer pyle em "nascido para matar"). quanto ao roteiro, deve-se tristemente anotar que ele deve ser muito próximo da realidade. claro que poucos dos que aqui escrevem têm condições de afirmar, por experiência própria, se as cenas são exageradas ou não, mas uma coisa é inegável: pelo que se acompanha nos jornais, trata-se de uma "ficção" muito real. parece-me uma idiotice adjetivar o filme de fascista. nascimento não é um herói. é mais um triste produto da violência (melhor dizendo, da banalização da violência). aquela não é a solução. spoiler (e daí? todos já viram mesmo) excelentes crítica e filme. e achei corajosa a afirmação de pablo que torceu pela execução (ainda que inconscientemente). particularmente torci para que não houvesse tiro, mas assim o final do filme não seria coerente com seu desenvolvimento. muitos devem também torcer pelo tiro e não admitem publicamente. cinco estrelas. trobarel2007-10-14 17:28:02
  9. ainda não vi o filme (devo ser um dos poucos que não tem o dvd pirata...). só irei opinar depois de conferir o filme, mas algumas coincidências me chamaram a atenção: houve um intenção deliberada de pablo de comentar "serpico" antes de comentar "tropa de elite"? a idéia de "jovens clássicos" surgiu dessa intenção?
  10. infelizmente, sou obrigado a concordar com pablo. o primeiro filme é muito bom. o segundo, infelizmente, é mais uma dessas sequências que aproveitam o vácuo do sucesso do primeiro e acabam por "enterrar" a série. em algumas raras ocasiões, surge um terceiro filme da franquia que salva a trilogia. não é o caso de RE 3. filme fraco, mesmo para filmes de zumbi. roteiro absurdamente ridículo, quase inverossímil. me esforço para lembrar de algum aspecto positivo e não consigo. em relação aos zumbis que quebram o carro enquanto os demais não conseguiram, há uma explicação plausível no filme (talvez a única vez em que o roteirista resolve explicar algo). não direi para não antecipar o único momento lúcido do roteirista. nem sei porque pablo deu duas estrelas. daria duas também, mas não para o filme. seria uma para ali larter e outra para milla jovovich. não percam tempo. trobarel2007-10-06 12:01:24
  11. não sabia que pablo ficava batendo boca no fórum... não vi e não pretendo ver o filme - não suporto musicais.
  12. excelente filme e crítica. apenas faria a correção da nota (daria 4 estrelas). demi moore e algumas partes da trilha sonora realmente distoam, mas nada que atrapalhe muito o desenrolar do filme. costner e hurt estão em perfeita sincronia. quanto ao estereótipo de moore (óculos escuros, chiclete e masculinizada), talvez se trate de uma saída rápida do diretor para apresentar a personalidade da personagem (afastando moore de sua habitual imagem no cinema - uma mulher linda e sensual, sem precisar de diálogos e acessível ao mais desavisado dos espectadores). lembro que a personalidade da personagem de moore é coerentemente explicada no final do filme. ótimo passatempo. trobarel2007-09-17 07:34:12
×
×
  • Create New...