Jump to content
Forum Cinema em Cena

Harmonica

Members
  • Posts

    29
  • Joined

  • Last visited

Harmonica's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Sou apaixonado por "Casablanca". A primeira vez que o vi foi nos bons tempos do Corujão da Globo nos anos 80. Como todo bom clássico, fica melhor a cada vez que se assiste. Aliás, esse é o único e correto critério para se avaliar uma obra de cinema: se resiste ao tempo e melhora a cada "visita" é porque é bom mesmo. Como já disseram antes, tudo no filme funciona. Não há uma só seqüência que seja inútil ou desnecessária. E mais impressionante ainda é que o filme tinha tudo para dar errado. Roteiro escrito e reescrito inúmeras vezes,em cima da hora, produção atribulada, Bogart, segundo alguns, "chapadão" nos estúdios etc. A cena da "Marselhesa" cantada diante dos alemães é das que mais lembro no filme. Ao contrário do colega que não gosta dela, acho-a um dos pontos altos na trama. Mesmo com o patriotismo/nacionalismo exagerado e ingênuo, ela é marcante.
  2. Votei na trilogia "De Volta Pro Futuro". Não vejo a terceira parte desde seu lançamento nos cinemas. Na época achei espetacular. Ao contrário dos que postaram antes de mim, a volta ao Velho Oeste deu um fim tranqüilo à série. Depois da montanha russa dos dois primeiros filmes, foi ótimo. E quem gosta de filmes de bang-bang adorou com certeza as homenagens e referências. E sobre incoerências e inverossimilhanças, quando se usa esse tema tudo vale. Afinal como ser coerente com o assunto? E muito bom também é " Um Século em 43 Minutos". Que está sendo refilmado, se não me engano.
  3. De fato fica difícil definir isso atualmente. Misturam-se filmes de aventura, suspense ou ação com o que antigamente se chamava "filme policial". Até o início dos anos 80 era mais fácil classificar um filme como "policial". Os heróis eram detetives ou policiais, normalmente ligados diretamente a um departamento de polícia, em tramas necessariamente urbanas e contidas em termos de ação. Bullit em fins do anos 60 e os filmes de Clint Eastwood e Charles Bronson nos 70 eram as referências principais. Juntos aos seriados de tv, que ajudavam a estabelecer as normas do "gênero". "Operação França" talvez seja o melhor de todos eles. E vai além da categoria "filme policial". É um clássico, com qualidades de obra-prima. Além de ter Gene Hackman numa interpretação absolutamente fantástica. Harmonica2007-03-17 20:05:19
  4. Rubysun, as diferenças apontadas por você existem. Mas não mudam substancialmente o filme. Me parecem superficiais em relação ao que foi seguido à risca. De certa forma me arrependi de ter visto o original primeiro. Quem não o conhece ainda deve ter gostado muito de "Os Infiltrados". O mérito do Scorsese foi mais o de ter tornado conhecida essa estória pois sem seu filme poucos no ocidente ficariam sabendo de sua existência. Agora, aqueles primeiros 15 minutos forma muito bons mesmo. Pena que não se seguiram outros iguais. Vendo-os, sem saber quem era o diretor, dava para dizer tranqüilamente que o filme era de Scorsese. E aquela senhora fumando, com um aparelho de oxigênio nas narinas? Não dá para negar também que o Scorsese deu um toque mais realista à trama. Ficou com um clima menos "aventuresco", como no original, e mais "pé no chão". E sem "mocinhos" também. Até porque se tivesse "mocinhos" aí sim, daria para dizer que não havia nada mesmo de Scorsese no filme. Porque por mais humanos que sejam os personagens scorsesianos, eles são também quase sempre tremendos "filhos da puta". No sentido de que jamais iríamos querer conhecê-los, apertar suas mãos ou morar em sua vizinhança.
  5. Scorsese ter ganho o Oscar foi legal para quem é seu fã. Caso meu. É natural torcermos por quem gostamos. Ainda mais ele, diversas vezes injustiçado, perdendo o prêmio para filmes hoje completamente esquecidos, enquanto os seus são cada vez mais idolatrados. Mas ao mesmo tempo, dá aquela sensação de que ele merecia por um filme "mais seu". "Os Infiltrados" tem o sério problema de ser uma refilmagem. E uma refilmagem bastante idêntica ao filme original. É estranho ver o filme ganhar os Oscar de roteiro, filme e direção quando ele foi quase todo "chupado" do filme asiático. Fui ao cinema empolgado pois havia visto o filme chinês 2 vezes uns meses antes. Fiquei naquela de "como o mestre vai refilmar um filme tão bom"? Esperava algo mais. Um aprofundamento dos conflitos dos personagens. Uma maior densidade na trama. Mas é quase tudo a mesma coisa. Fora o final, que no filme original é mais coerente, mais filosófico, mais interessante. Aliás, nessa semana o diretor chinês andou falando disso numa entrevista, onde se vangloriava por ter sido seu filme a premiar o Scorsese. Bom, resumindo, é um bom filme, claro. Mas não é um filme exatamente do Scorsese. Se ele tivesse virado o filme chinês do avesso, certamente o prêmio seria mais merecido. Agora, não vi os outros filmes candidatos ao prêmio. São melhores?
  6. Negretys, não estou me fazendo entender. Vi as 5 temporadas. Sou fã da série. Verei a 6ª, a 7ª, o longa e tudo o mais que surgir. Sei que o lance são reviravoltas atrás de reviravoltas. Sei que o mote principal são ameaças terroristas. Sei que isso vai voltar "n" vezes. Fiz apenas um comentário de como acho que poderiam ter deixado de lado mais essa forçação de barra. Não era necessário. Os caras são bons e poderiam ter bolado algo diferente. A série só ganharia com isso. De fato a cena do Robocop sendo fuzilado foi bacana. Mas cá entre nós, o Robocop deu de 10 a zero no Bauer. Pela primeira vez o Bauer dançou de verdade. Tá aí um personagem que poderia ter escapado para voltar mais tarde. Bastava mais uma reviravolta forçada. Seria aceitável!
  7. Ué' date=' mas a série trata sobre o que mesmo? [/quote'] Não, eu quis dizer que no ponto em que estava a série, faltando apenas 3 episódios, o assunto "ameaça terrorista" estava encerrado e o ponto que pegava era a descoberta de que o presidente estava na jogada com o Bauer sabendo de tudo. Pô, ficaria mais bacana se os roteiristas tivessem se concentrado num jogo de "gato e rato" entre os dois. Aí, de repente, eles inventam esse papo de submarino que vai detonar o país com mísseis nucleares. E volta aquele lance de impedí-los a tempo, coisa que já tinha acontecido ao longo dessa temporada. Ou seja, foi uma repetição desnecessária do mesmo tema. E durou cerca de 1 episódio e pouco. Será que os caras não poderiam ter bolado algo mais original? Ficou com jeito de "encheção de lingüiça". Ao colega que disse ter perdido o episódio, os terroristas jogaram o gás letal dentro do submarino e mataram todos os tripulantes. Pelo menos era o que parecia ter acontecido. Mas não é que de repente um deles escapou? E apenas para abrir uma escotilha para a equipe da UCT entrar e detonar os terroristas? Forçado prá cacête! Agora, não me perguntem como eu resolveria a cena sem esse cara estar vivo. Afinal não sou roteirista da série nem ganho milhões de dólares para isso.
  8. Na reta final, aquele lance de voltar ter ameaça com o submarino foi uma picaretagem. Desnecessário e forçado. Cansa esse negócio de ameaça terrorista a todo instante. Faltou criatividade. E tirarem o Bierko da UCT só reforça que essa UCT é a casa da "Mãe Joana". Todo mundo faz o que bem entende ali. Agora, o cara dentro do submarino que sobrevive apenas para abrir a escotilha pro Jack... PUTA MERDA!!! Mas o último capítulo foi nota 10. Excelente! Compensou a bobagem do submarino. E deu uma baita vontade de ver a 6ª temporada.
  9. De fato, dos filmes do Leone Giú La Testa" é o mais ignorado. E é um filmaço. Além dos atores que dão um show, não? James Coburn é um dos meus prediletos de sempre. E o Rod Steiger reinterpretando o "Tuco" do "Três Homens em Conflito" está divertidíssimo. Vou esperar para lançarem um versão dupla para adquirir. Tenho as do "Era Uma Vez na América" e do "O Bom, O Mal e O Feio" que são excelentes. Cara, valeu pelo link. Fantástico!!!!!!!
  10. Sempre assustam notícias desse tipo. Os 3 Indy são tão bons que se corre o risco de fazer uma grande merda com esse 4º e "estragar" a imagem do personagem. Por outro lado gostaria de ver mais um filme dele. Como é a mesma galera dos anteriores reunida, existe uma possiblidade de sair coisa boa. E se o Connery topar, aí é garantido que não vamos nos decepcionar. Harmonica2007-01-24 01:22:33
  11. Pô, tinha gravado o episódio de sexta-feira e antes de eu assistir alguém aqui em casa gravou um programa por cima. Quase deu morte. Alguém poderia passar um link de uma boa sinopse daquele episódio?
×
×
  • Create New...