Jump to content
Forum Cinema em Cena

Zé da Tasca

Members
  • Posts

    1
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Zé da Tasca

  1. vlcsnap-3349-09-13-06h55m46s067_zpsnqnhn

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Crimes_de_Diogo_Alves

    Citações abaixo retiradas da wikipedia.

    Descrição

    Os Crimes de Diogo Alves é um filme mudo português de curta-metragem da autoria de João Tavares (realizador), a segunda obra de ficção do cinema português. Estreou a 26 de Abril de 1911 no Salão da Trindade, entrando em cartaz na sala O Paraíso de Lisboa a 19 de Maio do mesmo ano. O filme foi apresentado em "versão falada", com vozes por trás da tela, e acompanhado com música executada pela orquestra da Guarda Nacional Republicana, dirigida pelo maestro Artur Fão.

    vlcsnap-4436-10-31-16h24m02s374_zps7e4oa

    Sinopse

    O filme ilustra a vida de Diogo Alves, um espanhol que veio viver para Lisboa e que, entre 1836 e 1839, perpetrou vários crimes hediondos, muitos deles instigados pela sua companheira Parreirinha.

    Enquadramento histórico

    450px-Diogo_Alves_-_extra%C3%ADdo_de_uma

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Diogo_Alves

    http://www.historiadeportugal.info/o-ultimo-condenado-a-morte-em-portugal/

    diogo-alves_zpswg0drgk8.jpg

     

    A foto acima é mesmo da cabeça do assassino espanhol que atirava pessoas e crianças do alto do Aqueduto de Lisboa, preservada na Faculdade de Medicina, desde o século XIX.

    Trailer feito por mim

    Em 2017, eu corrigi a versão da Cinemateca Portuguesa, de 24, para 18-16 frames por segundo, e em seguida criei uma banda sonora, utilizando músicas do You Tube, adaptadas cuidadosamente, cena a cena. No final do ano, uma empresa espanhola comprou os direitos de autor do mais antigo filme português, e não me deixaram ter a minha versão completa no You Tube. O trailer abaixo foi criado a partir da montagem musical que eu fiz. Reparem que em 1911, os próprios actores do filme, ficavam escondidos atrás da tela em Lisboa, a fazerem "playback" das falas, esses homens e mulheres já morreram e a sua voz nunca foi gravada. Por isso o filme sobrevivente não contém banda sonora qualquer, mas atenção que o filme nunca foi mudo, e quando era exibido em Portugal em 1911, ouviam-se as vozes dos actores escondidos atrás da tela, o que é tecnicamente avançado em termos mundiais.?

     

     

    Aqueduto das Águas Livres

    600px-Aqueduto_das_%C3%81guas_Livres2.JP

    Este é o mesmo aqueduto, onde o galego Diogo Alves matava os lisboetas, atirando-os do arco central com 65 metros de altura (é aquele arco mais largo, do lado esquerdo da imagem). Eu moro aqui perto, mas acho que desde que o Diogo Alves atirou pessoas lá de cima, na década de 1830, que o aqueduto está interdito ao público.?

×
×
  • Create New...