Jump to content
Forum Cinema em Cena

Dreyer

Members
  • Posts

    95
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Dreyer

  1. Mesmo com algum maniqueísmo em certas soluções de roteiro, só perde mesmo para Xmen 2, que continua sendo o melhor da série, disparado.

     

     

     

    Mas...

     

     

     

    Interessante como ninguém comenta a respeito da relação Mística e Xavier e como isso sequer é sublinhado com algum olhar ou comentário nos acontecimentos e filmes que retratam eventos futuros. Estranho para dois mutantes com tanta proximidade...e estranho porque nosso crítico aqui costuma prestar atenção para esses detalhezinhos da trama...

     

     

     

    E sinceramente, a trilha sonora é broxante. Há momentos em que ela tenta criar um tema de fácil lembrança, mas é patética. As trilhas originais, que não tentavam criar um novo ""Superman theme" ou algo assim, eram bem mais condizentes.

     

     

     

    Por fim, esperava mais verossimilhança - difícil esperar isso num filme de ficção fantástica com mutantes, mas vá lá - em toda a história envolvendo a crise dos mísseis em Cuba. Aquelas cenas dos americanos e russos votando pela retaliação nuclear e aplaudindo ficaram terríveis, parece cena de HQ para crianças de quinta série.

     

     

     

    Dreyer2011-06-04 23:47:12

  2. Pablo

    sobre essa questão das crianças

    no final do filme elas estão mais velhas, não são as mesmas.

    Basta olhar a ficha do filme no IMDB para ver que são crianças diferentes interpretando os filhos dele aos 3 e 5 anos. Não haveria esse cuidado para mostrar elas mais velhas ao final daquele tempo se elas devessem ser as mesmas dos sonhos
  3. Estou ficando repetitivo, mas cada vez menos eu consigo chamar esse tipo de texto de uma crítica de cinema.

    Saudade dos textos de Paulo Emílios do passado ou de análises reais de cinema como da cinética, contracampo e outras revistas de cinema online que realmente criticam cinema... vejo muito conhecimento de causa, teoria e história no Pablo, mas não consigo ler os textos até o fim, porque dissecar cenas, falar desse ou daquele diálogo e monologar consigo próprio estão longe de me parecerem críticas construtivas
    Dreyer2010-06-12 21:06:21
  4. O final do texto me dá a impressão que o cara está pedindo desculpas por ter gostado do filme.

    Particularmente, o melhor dos enlatados desse ano, ou aquele do qual eu menos esperava e que mais me agradou, anos luz à frente de Robins e Fúrias - ok, Iron Man 2 é legal, mas esse aqui é mais divertido... sem culpa nenhuma por ter saído do cinema com um sorriso e não ter desperdiçado grana.
  5. Não vi o filme ainda...

    Mas é possivelmente um dos piores textos que eu já li do Pablo.

     

    A impressão é de um cara que foi ao cinema aborrecido e malhou de tudo - de vilões brasileiros sambando bebendo caipirinha a lembranças do holocausto, câmara de gás e até o nome do condado surgindo na tela (como se em outros filmes em que aparece a Torre Eiffel não tivesse surgido um PARIS e nada tivesse sido dito).

     

    Em termos de crítica, uma das piores que eu li aqui, seja do ponto de vista da análise à relevância do texto.
  6. Acho que pouca gente está analisando que o Cameron fez a reinterpretação dos mitos que o Lucas já havia feito a partir dos estudos de Joseph Campbell. Está tudo aqui, em nova roupagem, mas mesmo espírito: o bem e o mal definidos, o aprendiz, o mestre, a traição - no caso, de sua própria raça - e o elemento místico, que para George Lucas era a “Força”. Para Cameron, esse elemento essencial é “Eywa”.
    Na soma das partes, tudo o que James Cameron fez, até agora, parece ter sido um ensaio, um laboratório de testes para chegar a Avatar, e isso não é pouco para o cineasta de “Aliens”, “Terminator 1 e 2” e “Titanic”. Aqui estão as naves de “Terminator”, remodeladas, mas iguais em sua essência. Aqui está o imenso robô controlado por um homem dentro dele, que surgiu no final de “Aliens”. A personagem feminina forte e o ambiente militar ressurgem da mesma forma que em seus melhores filmes anteriores.

    Ambas as mitologias citadas, a de Star Wars e a de O Senhor dos Anéis, tinham mundos inteiros envolvendo sua concepção: alfabetos, mundos, uma história dividida por eras, veículos, criaturas. Com “Avatar”, James Cameron criou a sua própria mitologia, e não se assuste se em breve começarem a surgir obras oportunistas ou oficiais como “O Guia da Fauna e da Flora de Pandora”, “Alfabeto Na’vi para Humanos”, “As Criaturas de Pandora” ou alguma “História das Civilizações de Pandora”. Se Cameron quiser, pode escrever seu “Sillmarilion” do mundo criado por ele e será um sucesso. Chorem os detratores de “Star Wars”, “Senhor dos Anéis” e outras mitologias que, no cinema, visam a imersão em novos mundos, o entretenimento e o deslumbramento: em 2009, o cinema morreu de novo, e renasceu através de Eywa - e não acho que o Deus ex machina possa ser representado no terceiro ato, já que ele não é delibradamente um acontecimento que não seja ventilado como possível minutos antes. Ele não surge do nada.
  7. Incapaz de envolver o espectador em sua narrativa? <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

    “Já se emocionou em um filme de Tarantino”?

     

    Bastardos é muito mais do que eu pensei que pudesse ser. Querer buscar emoção em um conto de fadas às avessas sobre vingança filmado por Tarantino é buscar pêlo em ovo. E dizer que não envolve o espectador em sua narrativa é atestar que simplesmente não se ligou ao filme. E se não se ligou ao filme, significa que ninguém mais se ligará? Fiquei grudado na cadeira justamente nas duas cenas com os maiores diálogos. Antecipação e criação de clima, paciência para explodir tudo de uma vez, a queda da infalibilidade dos protagonistas para deixar o público realmente apreensivo. Tarantino mata a pau.

     

    Queria ver a correção técnica do Pablo ao fazer a crítica dos filmes do Fulcci, por exemplo... o italiano e vários dos seus contemporâneos do cinema fantástico italiano seriam banidos do cinema como os maiores dos picaretasse dependesse do nosso editor

    Patético... mas cada um tem sua opinião!
    Dreyer2009-11-10 09:08:47
  8.  

     

     

     

    Doc Brown

    Você é autor dessa aqui?

     

    152ff78f66e2c9a3276b271f2f5d23cb5g.jpg

     

     

     

    Se for, está postando em algum site?

    Se estiver, espero que esteja me dando créditos ( Stalker ) pela capa original, já que você apenas apagou o que estava escrito e traduziu.

     

    band.jpg

     

    Caso não seja você, como me falarm, esqueça. Vou atrás para descobrir quem fez...

     

    A capa com efeito de bevel na capa também só muda a textura usada em relação à minha, mas quanto a isso não dá para dizer nada, idéias mudam e passam adiante.

     

    dances.jpg

     

    É legal mais gente fazendo isso, mas respeito é legal em qualquer tipo de atividade, mesmo num hobby, até porque envolve criação e criatividade, e eu passei mais de 2 semanas trabalhando em cima dessa capa de Band of Brothers.  O próprio uniforme da capa é azul, um uniforme nazista repleto de condecorações que tive que apagar uma a uma e transformar em verde, além de manipular e dar perspectiva e sombra à imagem da águia da Airborne.

     

     

     

     

  9. Ainda não assisti' date=' mas não vou perder tempo e dinheiro indo no cinema por 2 estrelas, esperava umas 3, não esperava muito do filme, achei que ia levar uma 3, mas não achei que seria desastroso a este ponto! [/quote']

     

    Que pena ver alguém guiando suas escolhas pela opinião única de outra pessoa.

     

    Gran Torino é fabuloso - tudo o que ecoa dele, da desconstrução que o próprio Clint faz de seu estereótipo mais famoso, vale muito mais do que análises tolas sobre "porque a menina pergunta isso em tal momento", "porque o advogado faz uma pausa para falar aquilo" ou "porque os guardas não deixam o padre na frente da casa".

    Isso não é crítica, isso é análise quantitativa racional, o que não se aplica a meu ver para filmes que falem bem mais alto do que isso.

    Gran Torino é maravilhoso - disparado o melhor filme do ano.
  10.  

    Passou no supercine há uns 8 anos.

    Por favor' date=' o  nome de um filme  no qual a esposa tinha um marido violento e ela pede separação, mas ele não aceita e de vez em qd vai na casa em que eles moram. Numa dessas vezes ele simula o assassinato de seus 2 filhos, qd a esposa chega do serviço está td apagado com sangue pela casa e ela imagina que seus filhos foram assassinados pelo marido....mas td não passava de uma brincadeira...

    ELe tem relação sexual com ela forçada e não aceitendo a separação resove matá-la. ELe planeja ir a lanvanderia e enquanto lava as roupas ele sai e seda a mulher no carro e solta o freio de mão numa ladeira, no qual ela morre. Ele é absolvido do julgamento, pois,  prova que estava na lavanderia qd ela morreu. Anos após a familia dela contra um advogado que nas investigações descobre autos que o incriminam...e que o pai dele fazia o  mesmo com a mãe dele (esposa do pai)  e o pai sempre incentivou-o a maltratar as mulheres
    [/quote']

     

     

    A dica de que passou no Supercine não ajuda mesmo - estórias como essa passam durante o ano inteiro.

    E pensar que um dia o Supercine foi grande......

     

  11. "agora temos uma narrativa mais inovadora e melhor elaborada que a obra de Kubrick"

     

     

    ouch....12

     

     

    OK, nem sei se devia postar isso aqui, ainda mais com textos participando do Cinéfilos ( não vou enviar esse mês ) e escrevendo sobre eles abertamente, mas esse insulto ao Kubrick me colocou uma dúvida na cabeça, mais para os jurados da brincadeira.

    O que está sendo avaliado?

     

    - qualidade do texto, construção da crítica e argumentos, no sentido literário?

     

    - a opinião do(a) invidíuo(a) pertence a ele, se ele acha que é obra-prima, fazer o que, ele está defendendo a idéia. Que peso isso tem na avaliação da crítica? Eu, por exemplo, discordaria terrivelmente do insulto, e tenderia a levar isso em conta na hora de analisar, mas ficaria com uma pulga atrás da orelha: estou analisando a opinião dele ou a capacidade de escrever sobre o assunto?

     

    - mas... apesar de ser a opinião dele(a), não vejo sentido nas afirmações, principalmente nas comparações com o Kubrick. Para mi estão erradas... mas, para mim. Como se analise e se dá nota a uma crítica sem levar em conta o gosto pessoal ou por discordar da opinião de quem escreve ela???

     

    Complicado isso...

    PS: Até parece provocação
  12. Não era necessário deixar isso explícito....
    Aff... deixa pra lá06

    Minha vingança chegará...Todos irão me pagar11
    Farei uma super análise 5 vezes maior sobre o filme Xuxa e os Duendes06

     

    Fichinha.

    Quero ver fazer do filme do Padre Marcelo, pra provar que é f...
  13. Legal começar no site - apesar de não na brincadeira - desse jeito. Posso mandar algo para o mês que vem ou fico de fora???

    PS: Interessante saber que não precisa necessariamente ser de um filme. Não é pelo fato de não participar do Cineclube em Cena que alguém pode ser leigo em relação a Nouvelle Vague, expressionismo alemão ou qualquer outro assunto mais erudito.
    Dreyer2008-06-03 10:52:45
  14. Valeu pelos conselhos Fram' date=' na próxima vou colocar mais "paixão" no texto (ou pelo menos tentar).0605

     

    E parábens ao Dreyer, pelos meus cálculos ele venceu!10
    [/quote']

     

    Valeu pelos comentários, até com a pequena discussão com o Bat valeu deveras ( deveras é f... ). Mas acho que venceu não é o termo correto.

    Continuando a brincadeira, o selecionado não deveria participar no mês que vem... certo?

     

    Renato, li seu texto - não por falta de vontade, mas por falta de tempo acabei lendo ele inteiro só agora ( quatro empregos é f... ). Acho que o que pegou não foi sua análise, que a meu ver é ótima ( até caberiam mais referências por ali ) mas a fluidez do texto. Particularmente, eu leria seu texto se buscasse informações sobre matrix, mas passaria por cima se não tivesse visto o filme e buscasse saber se vale a pena. Espero que não me leve a mal e que eu tenha sido claro...

     

    Fui...sono pegou geral.

  15. a opinião contrária serve pra vc refletir (nem falo nesse caso específico' date=' no geral mesmo) e tentar ver algo de outra perspectiva, coisa que vc, pelo que afirmou: ("Passe o tempo o quanto passar, vou achar que os melhores são os sérios, mesmo que você tenha se borrado de rir de Onde os Fracos Não Têm vez.") não está disposto a fazer, e isso é ruim. mas só pra você mesmo. [/quote']

     

    também termino aqui, just business e fórum é isso

    Opiniões contrárias sempre me fazem refletir, mas dizer que Onde os Fracos têm cenas engraçadas não surtiu efeito nesse sentido simplesmente porque para mim não tem. Pra deixar claro: a afirmação foi em relação aos Coen, é uma opinião minha formada ao longo de 24 anos vendo filmes deles - tenho 33 de idade - e  formei minha opinião ao longo de duas décadas. Não sou uma rocha indissolúvel: não gostava de muita coisa que hoje olho e me pergunto "como não gostei?"

     

    Abraço
  16. eu discordo. sabe pq? pq os teus filmes da parte "séria" pra mim são tão engraçados quanto os que vcs classificam como comédias (exceto Gosto de Sangue). aliás' date=' classificações são sempre mal-vindas, ainda mais quanto o assunto são os irmãos Coen. [/quote']

     

    Teu humor é maligno... não ri em Ajuste Final nem em No COuntry. Ou melhor, minto: a cena do espancamento no armazém em Ajuste Final foi hilária.

    Já classificações são afirmações pessoais. O Poderoso Chefão, é drama, melodrama ( existe diferença? ), policial, épico ou filme de época????

    Que se f.... é um filmaço, chame do que quiser.
    Dreyer2008-06-01 20:45:37
  17. Bat... não é reclamação, então relax...

    O que eu pontuei foi que você levou em conta uma opinião pessoal, o fato de achar Lebo um filmaço e não concordar com minha afirmação de que ele não está entre os filmes sérios que são, para mim, melhores.

    Você não concorda e levou isso em conta na avaliação.

    Não discordo de todo ... quando leio algo que não concordo numa crítica, também tendo a não gostar.

     

    Só quis dizer com a batata-doce que é uma questão de opinião e ninguém tem razão. Nem eu, nem você...

    Passe o tempo o quanto passar, vou achar que os melhores são os sérios, mesmo que você tenha se borrado de rir de Onde os Fracos Não Têm vez. O legal dos filmes é isso, ou seria uma chatice só discutir cinema

     

    Abraço
  18.  
    tenho que baixar a nota ao constatar que ele desmereceu O Grande Lebowski que é o melhor filme dos irmãos.[/quote']

     

    deixa ver se entendi... essa é a tua opinião, não é?

    Hummm... gosta de batata doce? Eu detesto...03


    isso é óbvio, meu guri. mas eu não baixei a nota pelo fato de tu não concordar que o Lebo seja o melhor, mas os pqs de tu desmerecê-lo. simples né 02

     

    Há controvérsias, porque eu não disse os porquês, apenas afirmei que os filmes mais sérios do irmão são os melhores e inclui o Lebo entre as comédias ou filmes mais anárquicos. Questão de opinião, é a minha...

    Dá nada, toma um dreyer

     

    E a batata doce explica a opinião crítica, não se convence quem não gosta de que ela é boa apenas porque a gente acha.... reminiscências de outro post no fórum
    Dreyer2008-06-01 20:23:05
  19.  
    tenho que baixar a nota ao constatar que ele desmereceu O Grande Lebowski que é o melhor filme dos irmãos.[/quote']

     

    deixa ver se entendi... essa é a tua opinião, não é?

    Hummm... gosta de batata doce? Eu detesto...03
×
×
  • Create New...