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Sério Bruno? Todos os posts que eu li, são sempre sobre a trilha que não é igual ao dos quadrinhos, que as cenas de violência se excederam em relação ao original... você pode se explicar melhor?
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Sou novo aqui, mas não entendo os comentários cheios de ódio e raiva a respeito deste filme. É lógico que o filme foi feito para a grande massa, e por isso tem todos os clichês, para que as pessoas não fiquem paradas pensando em papos cabeças. É uma montanha russa, que quando acaba você vai para casa, e nem se lembra direito o que aconteceu. Quem vai assistir este tipo de filme já deve estar bem preparado "intelectualmente" para o que vai ver. Poderíamos ter uma surpresa agradável, um roteiro coerente, interpretações de tirar o fôlego (tipo Heath Ledger e o seu Coringa), mas não aconteceu. O que vimos, bem não vou repetir o que meus colegas disseram, mas foi a bobagem de sempre. Mas, temos que tirar o chapéu para os efeitos especiais, as tomadas de ações que consumiram alguns milhões de dólares, e se me dessem essa quantidade de dinheiro, eu com certeza não teria a competência que o Michael Bay teve para dirigir essas cenas. Portanto, não é por causa de alguns aspectos sofríveis, que eu deixaria de ver este filme. Vale o ingresso! marcielh2009-06-14 01:47:41
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Sou fã incondicional de Watchmen (tenho a re-edição de 1996 aqui em casa e sempre que posso leio, e por incrível que pareça, sempre encontro algo novo, que não havia percebido antes!) e lendo o seu post e dos outros, parecem que querem que de alguma forma a história do quadrinho se transporte para a tela, algo que desde que anunciaram o filme, sempre soube que não seria possível (o projeto do filme foi cancelado várias vezes). O fato de Alan Moore não querer participar de forma alguma do filme (nem nos créditos!) já mostra a posição dele (como ele fez em V de Vingança) sobre estas adaptações. Gente: não é possível tranpor Watchmen para a tela. São meios de expressão artística completamente diferentes! O entrelaçar de tramas que o quadrinho realiza, só é possível pq é feito quadro a quadro. No cinema, um efeito deste tipo ficaria muito esquisito, maçante, porque não é a natureza desta mídia (que é dinâmica, pede ação, movimento, etc.) E Watchmen deve ser realmente o quadrinho mais difícil de se realizar uma adaptação cinematográfica, porque a história de quadrinhos, e se você realmente for fã desta obra vai entender do que eu estou falando, utiliza recursos de narração que somente em gibis é possível de se realizar. O fato de você ver sempre os quadrinhos anteriores e posteriores àquele que você está lendo no momento, compõe o clima que Alan Moore e David Gibons queriam dar a aquela cena. O próprio fato de você parar, analisar o que está acontecendo, isso só pode acontecer nos quadrinhos. E eles usaram e abusaram deste recurso (existe até mestrado acadêmico falando sobre estes recursos "quadrinísticos" que Watchmen trouxe na época). O exemplo maior disso tudo é o fascículo "Terrível simetria" que conta como Rorschach é capturado. Fãs mais incautos talvez não tenham percebido, mas o fascículo todo foi construído de forma simétrica, a partir da página onde Veidt mata o seu suposto assassino. Como reproduzir este efeito no cinema? Voltando, acho que o filme deve ser apreciado como ele é, sem a preocupação de comparações (apesar do diretor ter trabalhado muito para não decepcionar os fãs) e deve ser julgado como obra cinematográfica, e aí sim poderemos julgar se ele é um filme bom ou não. Agora um comentário lateral: depois de ler Watchmen, fico muito decepcionado com a quantidade de lixo que aparece nas bancas. Verdadeiros caça níqueis. Os quadrinhos permitem tanta interação com o público, tantas formas de expor idéias, contar histórias, e o mais importante, explorar a parte gráfica, a composição do visual da página como um todo. Seria muito melhor termos menos revistas, com periodicidade maior, para que os artistas pudessem se voltar mais a nobre arte de fazer quadrinhos. Senão fossem ícones como Alan Moore, os quadrinhos seriam apenas uma caricatura mal desenhada.