Jump to content
Forum Cinema em Cena

marcielh

Members
  • Posts

    3
  • Joined

  • Last visited

marcielh's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputation

  1. Sério Bruno? Todos os posts que eu li, são sempre sobre a trilha que não é igual ao dos quadrinhos, que as cenas de violência se excederam em relação ao original... você pode se explicar melhor?
  2. Sou novo aqui, mas não entendo os comentários cheios de ódio e raiva a respeito deste filme. É lógico que o filme foi feito para a grande massa, e por isso tem todos os clichês, para que as pessoas não fiquem paradas pensando em papos cabeças. É uma montanha russa, que quando acaba você vai para casa, e nem se lembra direito o que aconteceu. Quem vai assistir este tipo de filme já deve estar bem preparado "intelectualmente" para o que vai ver. Poderíamos ter uma surpresa agradável, um roteiro coerente, interpretações de tirar o fôlego (tipo Heath Ledger e o seu Coringa), mas não aconteceu. O que vimos, bem não vou repetir o que meus colegas disseram, mas foi a bobagem de sempre. Mas, temos que tirar o chapéu para os efeitos especiais, as tomadas de ações que consumiram alguns milhões de dólares, e se me dessem essa quantidade de dinheiro, eu com certeza não teria a competência que o Michael Bay teve para dirigir essas cenas. Portanto, não é por causa de alguns aspectos sofríveis, que eu deixaria de ver este filme. Vale o ingresso! marcielh2009-06-14 01:47:41
  3. Sou fã incondicional de Watchmen (tenho a re-edição de 1996 aqui em casa e sempre que posso leio, e por incrível que pareça, sempre encontro algo novo, que não havia percebido antes!) e lendo o seu post e dos outros, parecem que querem que de alguma forma a história do quadrinho se transporte para a tela, algo que desde que anunciaram o filme, sempre soube que não seria possível (o projeto do filme foi cancelado várias vezes). O fato de Alan Moore não querer participar de forma alguma do filme (nem nos créditos!) já mostra a posição dele (como ele fez em V de Vingança) sobre estas adaptações. Gente: não é possível tranpor Watchmen para a tela. São meios de expressão artística completamente diferentes! O entrelaçar de tramas que o quadrinho realiza, só é possível pq é feito quadro a quadro. No cinema, um efeito deste tipo ficaria muito esquisito, maçante, porque não é a natureza desta mídia (que é dinâmica, pede ação, movimento, etc.) E Watchmen deve ser realmente o quadrinho mais difícil de se realizar uma adaptação cinematográfica, porque a história de quadrinhos, e se você realmente for fã desta obra vai entender do que eu estou falando, utiliza recursos de narração que somente em gibis é possível de se realizar. O fato de você ver sempre os quadrinhos anteriores e posteriores àquele que você está lendo no momento, compõe o clima que Alan Moore e David Gibons queriam dar a aquela cena. O próprio fato de você parar, analisar o que está acontecendo, isso só pode acontecer nos quadrinhos. E eles usaram e abusaram deste recurso (existe até mestrado acadêmico falando sobre estes recursos "quadrinísticos" que Watchmen trouxe na época). O exemplo maior disso tudo é o fascículo "Terrível simetria" que conta como Rorschach é capturado. Fãs mais incautos talvez não tenham percebido, mas o fascículo todo foi construído de forma simétrica, a partir da página onde Veidt mata o seu suposto assassino. Como reproduzir este efeito no cinema? Voltando, acho que o filme deve ser apreciado como ele é, sem a preocupação de comparações (apesar do diretor ter trabalhado muito para não decepcionar os fãs) e deve ser julgado como obra cinematográfica, e aí sim poderemos julgar se ele é um filme bom ou não. Agora um comentário lateral: depois de ler Watchmen, fico muito decepcionado com a quantidade de lixo que aparece nas bancas. Verdadeiros caça níqueis. Os quadrinhos permitem tanta interação com o público, tantas formas de expor idéias, contar histórias, e o mais importante, explorar a parte gráfica, a composição do visual da página como um todo. Seria muito melhor termos menos revistas, com periodicidade maior, para que os artistas pudessem se voltar mais a nobre arte de fazer quadrinhos. Senão fossem ícones como Alan Moore, os quadrinhos seriam apenas uma caricatura mal desenhada.
×
×
  • Create New...