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V de Vingança


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Os irmãos Wachowski e Joel Silver, diretores e produtor da trilogia Matrix, anunciaram em Berlim, no último dia 4, a adaptação para as telas de cinema da obra dos quadrinhos “V de Vingança”, de Alan Moore e David Lloyd. O elenco terá Natalie Portman (Star Wars: Ameaça Fantasma, Star Wars: Ataque dos Clones, Closer), James Purefoy (Resident Evil, Coração de Cavaleiro) e Stephen Rea (Entrevista com o Vampiro, Traídos Pelo Desejo). Produzido pela Silver Pictures (Máquina Mortífera, trilogia Matrix) e pela Warner Bros Pictures, “V de Vingança” terá direção de James McTeigue, diretor-assistente dos irmãos Wachowski na trilogia de Matrix.

 

Ambientado no futuro alternativo de uma Inglaterra totalitarista, “V de Vingança” conta a história da jovem Evey (Natalie Portman), salva da morte por um vigilante mascarado (James Purefoy) conhecido como “V”. Carismático e habilidoso, “V” é um terrorista revolucionário cujo objetivo é devolver a liberdade à Inglaterra, dominada por um regime fascista conhecido como A Nórdica Chama. Ao descobrir a verdade sobre “V”, Evey vê revelados alguns segredos sobre si mesma e torna-se a improvável aliada do vingador em sua missão de trazer liberdade e justiça de volta a uma sociedade assolada pela corrupção e pela crueldade.

 

O roteiro de Andy e Larry Wachowski baseia-se na aclamada obra em quadrinhos “V de Vingança”, escrita por Alan Moore (Constantine, Do Inferno) e ilustrada por David Lloyd. Publicada originalmente pela DC Comics em 1988 como uma série de dez edições, “V de Vingança” foi elogiada por sua visão, sua potência e sua eloqüência.

 

“V de Vingança” é uma co-produção anglo-germânica entre a Warner Bros. Productions Ltd. e a Fünftle Babelsberg Film GmbH. O filme será rodado em Berlim e Londres. Subsidiado pelo fundo de investimento local Medienboard Berlim-Brandenburg, tem lançamento mundial previsto para novembro de 2005.

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eu to louco pra ver esse filme ! apesar de não checer a história vale pelo elenco e principalmente pela presença da Natalie Portman. Outro fato interessante é que dizem que o filme será bem fiel aos quadrinhos, espero que também seja um bom filme.. com certeza irei assitir quando estreiar ( final do ano nos eua )

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eu to louco pra ver esse filme ! apesar de não checer a história vale pelo elenco e principalmente pela presença da Natalie Portman. Outro fato interessante é que dizem que o filme será bem fiel aos quadrinhos' date=' espero que também seja um bom filme.. com certeza irei assitir quando estreiar ( final do ano nos eua )[/quote']

De acordo com um review do roteiro que andou circulando por aí, o filme vai ser razoavelmente fiel (os poucos spoilers por aí já mostram diferenças) mas raramente capta direito os principais temas da HQ. 

SPOILERS (selecione texto pra ler): However out of date this script may be, it does provide us with a clear understanding of the direction the Wachowski's were/are taking their adaptation. The fact that The Matrix wore its comicbook influences on its celluloid sleeve caused many fans of the comic to presume the Wachowski's would be extremely "faithful" to the source text. At first glance the fans would be right. In fact, much of the dialogue is lifted from the comic directly. Most of the classic scenes are in the script: V's Macbeth-quoting introduction, V's talk with Lilliman about transubstantiation and his confrontation with Deliah, Evey's torture, her discovery of Valerie's letter and her own transformation, V's NTV broadcast; the script is extremely close to the comic. It even finds a way for Susan's fascism monologue to be used, and the creates a prologue to explain the Guy Fawkes connection.

On the surface, it's the script comicbook fans are praying for. It treats the source material reverently, stealing almost all the good bits straight from the comic. It's chock full of action-sequence-goodness. It tries to extol the ideas of anarchy and individualism. So why, then, does it all go wrong?

The problem is that, while on the surface the script appears to be a faithful adaptation of the story, the truth is it veers away from the story in very critical areas. Though the main plot is identical, many important character arcs are sacrificed, while other minor characters are given more prominence without adding anything of value to the story.

Though the script runs a hefty 146 pages, it is little more than a collection of scenes that are very flashy and stylish and memorable, but of very little substance. Characters become caricatures of themselves: Yes, Rose Almond is around, but she does not assassinate Susan. Without her downward spiral, she serves no point to the story other than to show what a mean, nasty man Derek is, though this is clearly shown elsewhere. Susan becomes a bombastic blowhard who has none of the authority or imposing stature to give him credibility as Leader. Finch, for all his pangs of conscious, simply runs like a rat in a maze; his empathy with V, his struggle to come to terms with himself, has the consistency of milksop.

Meanwhile, relatively minor characters like Derek Almond and Helen Heyer get a tremendous amount of screen time. But the script does nothing with them. Almond is a sadistic bastard, Helen is a conniving, manipulative woman. They're stock characters and they repeat themselves in every scene they're in. Why devote so much time to them? Are the Wachowski's afraid the Nazi-like government and the cruel Leader aren't enough reason to root for V? Did they feel the story needed to have gratuitous sex scenes to keep people interested?

Unlike the Henkin script, which went out of its way to show how the people of Vendetta lived, the populace is almost invisible in the Wachowski script, a strange irony given that V's mission to is free the people from tyranny. This is a critical error. Like the comic, the V of this script is a non-entity; he is more of a MacGuffin than a character, which puts the burden of audience identification on the rest of the cast. But as I said before, most of the characters lack the depth to pull that off. If the main characters lack any weight, and the audience doesn't even get to see the very people V is fighting for, then what is there for anyone to care about?

Worst of all, the ideological struggle that provides the comic's spine, is shoehorned into place and comes across as shallow. V rambles about freedom, Susan preaches fascism, but the dialogue sounds trite and forced, a dumbed-down version of the sincerity these themes are given in the comic. The one exception is Valerie's letter. Quoting Moore's dialogue verbatim, it remains a powerful story and will be quite an effective piece of film. Unfortunately, in context of the rest of the movie, it still doesn't work. Because you aren't emotionally connected to the characters or the cast, Valerie's letter, however poignant, seems horribly out of place and loses much of its impact. Without any serious presentation of the philosophical arguments of Vendetta all that remains is pretension, hardly a quality that would endear audiences to the story.

There is a scathing review of this script at Screenwriter's Utopia. Towards the end of the review, the reviewer makes the assumption that the faults of the Wachowski script are the result of the source material. But the truth is it's just the opposite. Where the Wachowski's deviate from the comic is where the script is weakest. The Wachowski's had already gone half the distance in putting the best of Vendetta into their script. Had they committed themselves to completing that task, their script would have been immensely stronger--though, admittedly, probably twice as long and hardly suitable for a major Hollywood picture. As is, the script is adequate for a standard Hollywood action movie, and if you like V for Vendetta for its violence then you'll be quite satisfied. But if you're looking for an adaptation that successfully translates the themes and philosophies of the comic onto the silver screen, I'm afraid you'll only be disappointed.
(Fim do SPOILER)

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  • 2 weeks later...

(09:10) A revista Time foi a primeira a revelar o visual de Natalie Portman com a cabeça raspada para V de Vingança. A atriz ficou careca para uma cena que se passa em uma prisão. Na entrevista, ela diz que gostou do resultado e pode ficar assim por um tempo. “Algumas pessoas podem pensar que sou uma neo-nazista, ou que estou com câncer, ou que sou lésbica,” brinca Natalie. “Não consigo parar de esfregar minha cabeça, é tão suave.” Segundo a Time, o momento em que os cabelos de Natalie foram raspados está registrado em câmera e deve aparecer no filme

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David Lloyd on V For Vendetta

Source: batsam

May 17, 2005



'batsam' got a chance to meet V For Vendetta illustrator David Lloyd this weekend and asked him about the Wachowski brothers adaptation which will be released in theaters on November 4.

Over the weekend I went to Comic Expo in Bristol UK. I got talking to David Lloyd (who is a real nice guy) as he did a drawing for me and he talked about his thoughts on the new film. I have to remember off the top of my head what he said, so don't quote me. Basically he's seen the screenplay and he thinks it was very good for an Action Thriller, but is very much different from the Graphic Novel. He said that the character of Evey is less of a victim in this film and that he had met with The Wachoski Brothers, cause they wanted to know how tall to make V's hat.

 

 

Fonte: SHH

 

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O que ele faz lá, ninguém sabe, mas a editora não verá mais seus trabalhos, garantiu. Ah, e ele, rancoroso, também avisa: o roteiro de V de Vingança que leu é "imbecil e cheio de buracos"..




Heheheh...
Pelo visto só a atuaação do Weaving e da Portman pra salvar essa canoa furada.
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Pois é... A HQ vive! Qua aliás, estará saindo numa edição de luxo no Brasil ainda esse ano! Uma das maiores histórias que já li na vida!

 

 

"Você pretendia me matar? Não há carne ou sangue dentro desse manto para se matar. Há apenas uma idéia. E idéias são à prova de balas..."

 

 

.

 

 

 

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Copiado do site Cinema em Cena:

 

 

 

 

 

30/05/2005:

 

 

 

(10:30) Joel Silver e os irmãos Wachowski mentiram quando disseram que Alan Moore aprovou a adaptação de V de Vingança e ajudaria na realização do filme (leia nota de 04/03/2005). O co-criador da graphic novell disse ao site Comic Book Resources que seu nome e seu suposto endosso foram usados somente para vender o projeto para a mídia. “Mentiras grosseiras – esta é a frase que eu estava buscando,” disse o quadrinista.

 

 

 

 

 

 

 

Como resultado do disparate, Moore decidiu que não quer seu nome associado a mais nenhum filme baseado em sua obra e que não vai mais escrever para a DC Comics. “Diga a eles que estou a dezenove páginas de acabar meu trabalho contratual”, foi a ordem que ele deu ao editor da Wildstorm, selo da DC Comics para o qual escreve.

 

 

 

 

 

 

 

Moore contou à fonte que recebeu uma ligação de Larry Wachowski no começo do ano, convidando-o para trabalhar no filme. Mas Moore respondeu que não queria se envolver, pois não teria tempo, já que estava no meio de um trabalho, e não tinha interesse em Hollywood.

 

 

 

 

 

 

 

O autor disse que está desapontado com os filmes feitos a partir de seus quadrinhos, como Do Inferno e Constantine, ainda mais depois que acabou incluído em um processo por plágio envolvendo A Liga Extraordinária. “Depois que os filmes saíram, eu comecei a me sentir constantemente menos à vontade, eu tenho um respeito cada vez menor pelo cinema na forma como ele é atualmente expressado,” desabafou.

 

 

 

 

 

 

 

Mas mesmo sem ter participação em V de Vingança, Moore teve acesso ao roteiro de filmagem dos irmãos Wachowski. O que ele achou? “Era imbecil. Tinha buracos na história que você não poderia deixar passar em Whizzer & Chips (antiga revista em quadrinhos cômica sobre dois garotos rivais), nos anos 60. Buracos que ninguém tinha notado.”

 

 

 

 

 

 

 

Moore disse que alguns detalhes eram risíveis, como café da manhã americano servido na Inglaterra, ou o nome do serviço postal britânico, FedCo. “Eles devem ter pensado algo assim, ‘bem, qual é a versão britânica da FedEx... Que tal FedCo?’ Um amigo meu teve que dizer para eles que o ‘Fed’, em FeDex, vem de ‘Federal Express’. A América é uma república federal, a Inglaterra não é.”

 

 

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