Jump to content
Forum Cinema em Cena

Star Wars: Episódio III


Sith
 Share

Recommended Posts

  • Members

Não concordo' date=' e outra, eu sempre apoei a opinião de q cada assunto esteja em seu proprio sub-forum, como aconteceu com o tópico do DVD e um outro de jogos de SW...se Star Wars tem um sub-forum só seu...é pq toda a qualquer discusão seja centrada nesse sub-forum, assim como SdA, HP e HQ...(alguem ve cabimento em deixar um tópico sobre SdA na sessão de filmes em geral {já q o filmes em geral são p/filmes q já sairam de cartaz}?????)...o mesmo se aplica ao Ep.III, não vejo cabimento colocar ele na sassão de em cartaz, tento um sub-forum especifico p/ele....se não for assim, eu poderia abri um tópico em filme em geral p/falar sobre o Harry Potter, já q mtos usuario não visitam a sessão dele....

O máximo q pode ocorrer é q coloque um link desse tópico no sub-forum de filmes em geral...

[/quote']

Vc já parou pra pensar que o fórum Em Cartaz é um fórum de tópicos flexíveis, ou seja, vive entrando e saindo tópico de lá? Pq será? A sessão Em Cartaz é uma sessão de tópicos para um momento específico do filme... O tópico não ficará lá pra sempre... Qual será a diferença de ter um link aqui ou link no Em Cartaz? Que porra de bairrismo é esse?

Não é bairrismo nenhum não....vc pediu uma opinião a todos aki e eu dei, se vc não gostou, não posso fazer nada, eu apenas expressei o meu ponto de vista, um ponto o qual eu sempre defendi, se o filme tem um sub-forum especifico para ele...p/q coloca-lo em outro lugar???

Mas é claro, vcs moderadores mais o Pablo q decidam sobre isso....ou abra um tópico na parte de sugestão p/falar sobre isso...não aki nesse tópico, pq não tem nada haver essa discussão aki.

Link to comment
Share on other sites

Olha aí o review do Omelete:

 

Da frigideira: Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith


 

 

posterp.jpg

Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith
Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith

EUA, 2005
Ficção - 138 min

Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas, Jonathan Hales

Elenco: Hayden Christensen, Natalie Portman, Ewan McGregor, Samuel L. Jackson, Ian McDiarmid, Frank Oz, Kenny Baker, Ahmed Best, Anthony Daniels, James Earl Jones, Jay Laga'aia, Peter Mayhew, Jimmy Smits, Tux Akindoyeni, Dave Bowers, Mimi Daraphet, Paul Davies, Sandi Finlay, Nalini Krishan, Kenji Oates, Mary Oyaya, Matt Rowan, Orli Shoshan, Sandy Thompson, Marty Wetherill, Keisha Castle-Hughes, Graeme Blundell

11p.jpg

43.jpg

31.jpg

44.jpg

9.jpg

Na clássica seção Da Frigideira o Omelete escreve sobre filmes no calor da saída do cinema, sem pensar muito, enquanto ainda estamos sob o efeito narcótico da telona e o crítico ainda está maquinando idéias (que serão apresentadas só na quinta, dia 19), enquanto o fã já tem a sua já na ponta da língua. Desta vez, o tema é Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith.

Sessão às 10 horas num cinema notório pelo trânsito nas imediações (foi lá devido ao sistema de som THX... a sala é a única na cidade equipada com tal recurso). Melhor não arriscar e sair cedo. BEM cedo. Mas a atualização de ontem do Omelete seguiu até às 2 da matina (sócio em Lua de Mel dá nisso...), portanto, pecar pelo excesso é a opção mais segura. Três despertadores acertados depois, é hora de dormir e se preparar para o encontro final com o universo de George Lucas nas telonas...

Como já virou mania aqui na cozinha quando o assunto é um filmão desses aguardadíssimos, não faltaram os pesadelos sobre chegar atrasado... felizmente, não foi o caso. Lugar preferido na sala ocupado, vamos à projeção.

O filme começa com uma batalha espacial grandiosa... a maior em escala de todos os filmes. Infelizmente, não é a maior em emoção. É nave pra todo lado, mas o público não está em nenhuma delas, lugar que ocupava ao lado de Luke Skywalker nos ataques à Estrela da Morte ou nas planícies geladas de Hoth.

Entra o General Grievous, o vilão do Episódio III, o alardeado "assassino de jedis". Para quem viu o ciborgue alien em ação no desenho animado Clone Wars, o personagem que está na telona é uma pálida comparação. Cadê aquele monstro cheio de truques que o diretor Genndy Tartakovsky mostrou tão bem na TV? Outra decepção...

Com quase 1 hora de filme já exibido, começava a acreditar que Episódio III não merecia todo o alarde que recebeu até aqui. Nem as batalhas em Kashyyyk, o planeta dos Wookies estavam valendo a pena... "Tenha paciência", fala Obi-Wan Kenobi na telona. E o que se segue arrepia e compensa cada vez que tivemos que ver o Jar Jar Binks nos dois filmes anteriores.

A segunda metade do longa carrega sozinha toda a nova trilogia. A derrocada final de Anakin Skywalker para o Lado Negro é repleta de momentos memoráveis. O ataque ao templo Jedi, a luta no planeta de lava Mustafar e, enfim, a ascensão de Lorde Darth Vader em toda sua maligna grandiosidade (e com a voz retumbante de James Earl Jones) são os momentos pelos quais valeu a pena esperar. Pontas soltas são amarradas e o ponto final é colocado na cinessérie. Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith é também a vingança de Lucas contra todos aqueles que não acreditavam na nova trilogia. E o cineasta parece orgulhoso. Tanto que aparece relaxadão papeando lá na telona, durante a cena da entrada do Teatro Galáctico de Coruscant.

Ao final, fica uma mistura de tristeza e de alívio. Tristeza porque Star Wars acabou no cinema. Alívio porque acabou de maneira decente, alinhada com a "trilogia sagrada". Tanto, que assim que o filme termina dá vontade de pegar o DVD e assistir ao Episódio IV. Agora sim parece que todos fazem parte de mesma série.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Crítica do New York Times. O A.O. Scott gostou! Alias, essa crítica eu achei boa, aborda os aspectos positivos e negativos do filme, coloca no contexto, e me pareceu bem sóbria. Tem alguns pequenos spoilers.

Some Surprises in That Galaxy Far, Far Away

Natalie Portman and Hayden Christensen in "Star Wars: Episode III — Revenge of the Sith." Anthony Daniels, as C-3PO, is at left.

I.L.M./Lucasfilm/20th Century Fox
Natalie Portman and Hayden Christensen in "Star Wars: Episode III — Revenge of the Sith." Anthony Daniels, as C-3PO, is at left.

By A.O. Scott
Published: May 16, 2005


CANNES, France, May 15 - With "Episode III - Revenge of the Sith," the "Star Wars" cycle at last comes to an end - or rather to a middle, since the second trilogy, of which this is the final installment, comes before the first in faraway-galaxy history even though it comes later in the history of American popular culture. Like many others whose idea of movies was formed by (and to some extent against) the galactically later, terrestrially earlier "Star Wars" trilogy, I was disappointed by "The Phantom Menace" and "Attack of the Clones." So I approached the recent press screening of "Episode III" in New York warily, and perhaps a little wearily, though to balance my own trepidation I brought along two fans whose enthusiasm in 2005 easily matched my own in 1977, when I was a little older than they are now and when "Star Wars" - oh, all right, "Episode IV - A New Hope" - landed in my hometown.

I was anticipating, at least, a measure of relief: finally, this extravagant, ambitious enterprise, a dominant fact of our collective cultural life for nearly 30 years, would be over. But I was hoping, a little anxiously, for more. Would George Lucas at last restore some of the old grandeur and excitement to his up-to-the-minute Industrial Light and Magic? Would my grown-up longing for a return to the wide-eyed enthusiasm of my own moviegoing boyhood - and my undiminished hunger for entertainment with sweep and power as well as noise and dazzle - be satisfied by "Revenge of the Sith"?

The answer is yeth. 16sith.2.184.jpg
                               I.L.M./Lucasfilm/20th Century Fox
The Jedi master Yoda, voiced by Frank Oz, makes a return appearance in the new film.

This is by far the best film in the more recent trilogy, and also the best of the four episodes Mr. Lucas has directed. That's right (and my inner 11-year-old shudders as I type this): it's better than "Star Wars."

"Revenge of the Sith," which had its premiere here yesterday at the Cannes International Film Festival, ranks with "The Empire Strikes Back" (directed by Irvin Kershner in 1980) as the richest and most challenging movie in the cycle. It comes closer than any of the other episodes to realizing Mr. Lucas's frequently reiterated dream of bringing the combination of vigorous spectacle and mythic resonance he found in the films of Akira Kurosawa into American commercial cinema.

To be sure, some of the shortcomings of "Phantom Menace" (1999) and "Attack of the Clones" (2002) are still in evidence, and Mr. Lucas's indifference to two fairly important aspects of moviemaking - acting and writing - is remarkable. Hayden Christensen plays Anakin Skywalker's descent into evil as a series of petulant bad moods. Natalie Portman, as Senator (formerly Queen) Padmé Amidala, to whom Anakin is secretly married, does not have the range to reconcile the complicated and conflicting demands of love and political leadership. Even the more assured performers - Samuel L. Jackson as the Jedi master Mace Windu, Ewan McGregor as Obi-Wan Kenobi, Jimmy Smits as Senator Bail Organa (note the surname) - are constrained by their obligation to speechify. Mr. Lucas, who wrote the script (reportedly with the uncredited assistance of Tom Stoppard), is not one to imply a theme if he can stuff it into a character's mouth. Ian McDiarmid, as Supreme Chancellor Palpatine, who transforms from a rancid political hack into a ruthless totalitarian before our eyes, gives the most powerful performance; Yoda, the spry green Jedi master voiced by Frank Oz, some of his finest work in this film does. (R2-D2 is also in fine form).

Anyway, nobody ever went to a "Star Wars" picture for the acting. Even as he has pushed back into the Jedi past, Mr. Lucas has been inventing the cinematic future, and the sheer beauty, energy and visual coherence of "Revenge of the Sith" is nothing short of breathtaking. The light-saber battles and flight sequences, from an initial Jedi assault on a separatist stronghold to a fierce duel in the chambers of the Senate, are executed with a swashbuckling flair that makes you forget what a daunting technical accomplishment they represent. Some of the most arresting moments are among the quietest - an evening at home with the Skywalkers, for example, as they brood and argue in their spacious penthouse overlooking a city skyline set aglow by the rays of the setting sun, or a descent into the steep, terraced jungle landscape of the Wookiee planet. The integration of computer-generated imagery with captured reality (in other words, what we used to call movies) is seamless; Mr. Lucas has surpassed Peter Jackson and Steven Spielberg in his exploitation of the new technology's aesthetic potential. Even the single instance where the effects don't quite work - a climactic battle superimposed on a filmed eruption of Mount Etna - suggests not a failure of vision but a willingness to try what may not yet quite be possible.

But every picture, however ravishing, needs a story, and the best way to appreciate how well this one succeeds is to consider the obstacles it must surmount in winning over its audience. First of all, though there are a few surprises tucked into the narrative (which I won't give away), everybody knows the big revelation of the end, since it was also the big revelation at the end of the previous trilogy: Darth Vader is Luke's father. We also know, for the most part, which of the major figures are going to survive the various perils they face. So an element of suspense is missing from the outset.

More than that, the trajectory of the narrative cuts sharply against the optimistic grain of blockbuster Hollywood, in that we are witnessing a flawed hero devolving into a cruel and terrifying villain. It is a measure of the film's accomplishment that this process is genuinely upsetting, even if we are reminded that a measure of redemption lies over the horizon in "Return of the Jedi." And while Mr. Christensen's acting falls short of portraying the full psychological texture of this transformation, Mr. Lucas nonetheless grounds it in a cogent and (for the first time) comprehensible political context.

"This is how liberty dies - to thunderous applause," Padmé observes as senators, their fears and dreams of glory deftly manipulated by Palpatine, vote to give him sweeping new powers. "Revenge of the Sith" is about how a republic dismantles its own democratic principles, about how politics becomes militarized, about how a Manichaean ideology undermines the rational exercise of power. Mr. Lucas is clearly jabbing his light saber in the direction of some real-world political leaders. At one point, Darth Vader, already deep in the thrall of the dark side and echoing the words of George W. Bush, hisses at Obi-Wan, "If you're not with me, you're my enemy." Obi-Wan's response is likely to surface as a bumper sticker during the next election campaign: "Only a Sith thinks in absolutes." You may applaud this editorializing, or you may find it overwrought, but give Mr. Lucas his due. For decades he has been blamed (unjustly) for helping to lead American movies away from their early-70's engagement with political matters, and he deserves credit for trying to bring them back.

But of course the rise of the Empire and the perdition of Anakin Skywalker are not the end of the story, and the inverted chronology turns out to be the most profound thing about the "Star Wars" epic. Taken together, and watched in the order they were made, the films reveal the cyclical nature of history, which seems to repeat itself even as it moves forward. Democracies swell into empires, empires are toppled by revolutions, fathers abandon their sons and sons find their fathers. Movies end. Life goes on.

Quanto à questão de mover o tópico, sou a favor. Se outros foram movidos, nada mais justo. E provavelmente vai mesmo aumentar o movimento.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Matéria do UOL sobre a pré-estréia em Cannes.

16/05/2005
Star Wars rende dinheiro e propaganda a Cannes

ico_assistir.gif Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

O assunto da semana é Guerra nas Estrelas -ou Star Wars. Ansiosamente esperado pela legião de fãs que acompanham a história de George Lucas há 28 anos, o sexto e - parece! - último episódio estréia quinta-feira.

Até o famoso, badalado, tradicional, cult e independente Festival de Cannes, na França, se rendeu ao fenômeno: os privilegiados que estão lá viram ontem, em pré-estréia, Star Wars 3. E o público, que até podia torcer o nariz ou ser apenas frio, se emocionou, aplaudiu, ovacionou - adorou, enfim, a surpresa.

O diretor, George Lucas, recebeu uma Palma de Ouro honorária, porque, a esta altura, já é considerado "hors concours", ou acima de qualquer julgamento. A Palma de Ouro é o prêmio máximo do festival e um dos mais cobiçados da indústria do cinema.

Fãs trocam fantasia por terno

"A multidão tomou a esplanada. Não dava pra ficar indiferente... Quem torcia o nariz para blockbusters tinha de entrar no ritmo e aplaudir", descreveu Flávia Nogueira, enviada especial da BBC Brasil a Cannes. Lucas e os atores e personagens de Star Wars ofuscaram outros convidados famosos, como a atriz Sharon Stone.

"Houve uma verdadeira superprodução. Duas horas antes da sessão de gala, a polícia teve de fechar a esplanada. Tinha muito fanático pela saga, mas, para manter a classe do festival, ninguém estava fantasiado de jedi. Eles preferiram usar terninho e salto alto para tentar entrar na sala."

Flávia disse que o festival sempre abre as portas para Hollywood. "Todo mundo se lembra do ano passado, quando Brad Pitt e Jennifer Aniston baixaram por aqui para promover o filme Tróia, que nem era tão bom assim..."

Dinheiro e propaganda

"Cannes está fazendo dinheiro com isso", destacou a jornalista. "A gente chega na estação de trem da cidade e dá de cara com uma vitrine só com produtos licenciados com a marca Star Wars. É a chance de o festival ganhar mais visibilidade fora do circuito de filmes estrangeiros, de arte."

Flávia explicou que o regulamento do festival prevê a exibição de filmes que não participam da mostra competitiva. Foi nessa alternativa que Star Wars se encaixou, assim como, no ano passado, foi a vez de Tróia. Tem superprodução americana concorrendo, no entanto. "Temos o sanguinolento Sin City, que disputa a Palma de Ouro e será exibido nesta semana." A justificativa seria o fato de Sin City, uma adaptação dos quadrinhos, quebrar parâmetros em termos visuais.

"É videogame dentro do cinema"

Alcino Leite Neto, enviado especial da Folha de S.Paulo a Cannes, foi um dos que assistiram à pré-estréia de ontem.

"Gostei muito, embora não seja fã da série... Acho que é o melhor filme dos três (da trilogia mais atual). Começa de maneira deslumbrante, com batalha fenomenal", avaliou. "Coloca o imaginário do videogame de uma maneira absoluta dentro do cinema. A câmera faz seu olhar correr como uma nave, numa proporção enorme."

Os efeitos especiais, no entanto, se destacam mais do que a performance dos atores. "No mínimo dá a impressão de que Lucas dirige melhor os robôs e as máquinas."

Lucas independente

"Cannes sempre teve certa estima por Lucas, bem como pelo restante da turma dele: Francis Ford Coppola e Steven Spielberg. Eles representam um grupo, digamos, independente, dentro do cinema hollywoodiano", comentou o jornalista. Ele explicou que, graças ao sucesso dos primeiros filmes, Lucas tem autonomia para fazer a saga do jeito que quer. "Isso entusiasma muito a crítica francesa."

Para Alcino, se o primeiro "Star Wars", de 1977, é o que os fãs mais gostam, este novo e último episódio é o mais importante da série. O fim, que marca a transformação do jedi Anakin Skywalker no vilão Darth Vader, um dos mais populares da história do cinema, foi bastante aplaudido pelo público, contou o jornalista. "O momento em que a máscara é colocada nele é a peça final do quebra-cabeça de Lucas, iniciado há 28 anos."

O Império americano

O filme dá brecha para a comparação entre o Império, que representa o mal, e os Estados Unidos. "O diretor diz que o filme é sobre a fragilidade da democracia e poderia servir como uma lição para os americanos de como ela pode ser ameaçada", contou Alcino. "Lucas é uma personalidade muito respeitada nos Estados Unidos e não pode ser muito direto. Mas, com certeza, se refere a um excesso de poder que o governo americano se outorga para fazer guerras em outros mundos. Essa associação do Império americano com o Império do filme pode ser feita num plano mitológico, da fábula."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha aí o review do Omelete:

 

Da frigideira: Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith


 

 

posterp.jpg

Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith
Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith

EUA, 2005
Ficção - 138 min

Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas, Jonathan Hales

Elenco: Hayden Christensen, Natalie Portman, Ewan McGregor, Samuel L. Jackson, Ian McDiarmid, Frank Oz, Kenny Baker, Ahmed Best, Anthony Daniels, James Earl Jones, Jay Laga'aia, Peter Mayhew, Jimmy Smits, Tux Akindoyeni, Dave Bowers, Mimi Daraphet, Paul Davies, Sandi Finlay, Nalini Krishan, Kenji Oates, Mary Oyaya, Matt Rowan, Orli Shoshan, Sandy Thompson, Marty Wetherill, Keisha Castle-Hughes, Graeme Blundell

11p.jpg

43.jpg

31.jpg

44.jpg

9.jpg

Na clássica seção Da Frigideira o Omelete escreve sobre filmes no calor da saída do cinema, sem pensar muito, enquanto ainda estamos sob o efeito narcótico da telona e o crítico ainda está maquinando idéias (que serão apresentadas só na quinta, dia 19), enquanto o fã já tem a sua já na ponta da língua. Desta vez, o tema é Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith.

Sessão às 10 horas num cinema notório pelo trânsito nas imediações (foi lá devido ao sistema de som THX... a sala é a única na cidade equipada com tal recurso). Melhor não arriscar e sair cedo. BEM cedo. Mas a atualização de ontem do Omelete seguiu até às 2 da matina (sócio em Lua de Mel dá nisso...), portanto, pecar pelo excesso é a opção mais segura. Três despertadores acertados depois, é hora de dormir e se preparar para o encontro final com o universo de George Lucas nas telonas...

Como já virou mania aqui na cozinha quando o assunto é um filmão desses aguardadíssimos, não faltaram os pesadelos sobre chegar atrasado... felizmente, não foi o caso. Lugar preferido na sala ocupado, vamos à projeção.

O filme começa com uma batalha espacial grandiosa... a maior em escala de todos os filmes. Infelizmente, não é a maior em emoção. É nave pra todo lado, mas o público não está em nenhuma delas, lugar que ocupava ao lado de Luke Skywalker nos ataques à Estrela da Morte ou nas planícies geladas de Hoth.

Entra o General Grievous, o vilão do Episódio III, o alardeado "assassino de jedis". Para quem viu o ciborgue alien em ação no desenho animado Clone Wars, o personagem que está na telona é uma pálida comparação. Cadê aquele monstro cheio de truques que o diretor Genndy Tartakovsky mostrou tão bem na TV? Outra decepção...

Com quase 1 hora de filme já exibido, começava a acreditar que Episódio III não merecia todo o alarde que recebeu até aqui. Nem as batalhas em Kashyyyk, o planeta dos Wookies estavam valendo a pena... "Tenha paciência", fala Obi-Wan Kenobi na telona. E o que se segue arrepia e compensa cada vez que tivemos que ver o Jar Jar Binks nos dois filmes anteriores.

A segunda metade do longa carrega sozinha toda a nova trilogia. A derrocada final de Anakin Skywalker para o Lado Negro é repleta de momentos memoráveis. O ataque ao templo Jedi, a luta no planeta de lava Mustafar e, enfim, a ascensão de Lorde Darth Vader em toda sua maligna grandiosidade (e com a voz retumbante de James Earl Jones) são os momentos pelos quais valeu a pena esperar. Pontas soltas são amarradas e o ponto final é colocado na cinessérie. Star Wars: Episódio III - A vingança dos Sith é também a vingança de Lucas contra todos aqueles que não acreditavam na nova trilogia. E o cineasta parece orgulhoso. Tanto que aparece relaxadão papeando lá na telona, durante a cena da entrada do Teatro Galáctico de Coruscant.

Ao final, fica uma mistura de tristeza e de alívio. Tristeza porque Star Wars acabou no cinema. Alívio porque acabou de maneira decente, alinhada com a "trilogia sagrada". Tanto, que assim que o filme termina dá vontade de pegar o DVD e assistir ao Episódio IV. Agora sim parece que todos fazem parte de mesma série.

[/quote']

ao que tudo indica o filme tem uma parte pra quem gosta de ação e outra para o drama!

muito bom isso!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom já que a gente chegou a falar da politica na NT...

 

 

 

<TABLE cellSpacing=15 cellPadding=0 width="100%">

 

<T>

 

<TR>

 

<TD colSpan=2>Star Wars: comentários de George Lucas sobre a política no filme</TD></TR>

 

<TR>

 

<TD align=left width="75%">

 

 
</TD>

 

<TD align=right width=155> </TD></TR>

 

<TR>

 

<TD colSpan=2>

 

<FONT face=verdana,arial>

 

<TABLE cellSpacing=10 width=222 align=right>

 

<T>

 

<TR>

 

<TD align=middle><FONT face=Verdana size=2></TD></TR></T></TABLE>

 

<FONT face=Verdana size=2>Durante a première mundial de Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith no Festival de Cannes, George Lucas falou sobre o significado da história do filme no mundo moderno.

 

<FONT face=Verdana size=2>O cineasta confirmou que tinha em mente o Vietnã, o presidente Nixon e uma "investigação da democracia e como um senado pode submeter-se a um ditador" quando escreveu a história na década de 1970.

 

<FONT face=Verdana size=2>Mas nem só o mundo moderno é espelhado nas manobras de Palpatine para transformar a República em um Império... "também pensava na Roma antiga, na França revolucionária e em Hitler", comentou. "São sempre os mesmos padrões: ameaças externas levando à necessidade de maior controle [por parte do governo'] e a democracia falhando por disputas internas. Espero que essa situação nunca aconteça no nosso país. Talvez o filme sirva para alertar as pessoas sobre esse perigo", sugere.

 

<FONT face=Verdana size=2>Apesar da frase parecer extremamente direcionada à política Bush, Lucas diz que "o problema no Iraque nem existia quando escrevi o filme. Na época estávamos financiando Saddam Hussein e dando a ele armas de destruição em massa. O problema era o Irã. Mas os paralelos entre o que fizemos no Vietnã e o que estamos fazendo no Iraque são inacreditáveis", alfineta.

 

<FONT face=Verdana size=2>O diretor recebeu ontem a maior honra de Cannes: o troféu pelo conjunto da obra.

</TD></TR></T></TABLE>

 

 

 

bom, antes de mais nada quero dizer que não estou aqui

 

para dar uma de detrator e muito menos jogar lenha

 

na fogueira...mas me senti na obrigação de

 

comentar sobre essa honraria.

 

 

 

  • lógico, parabéns ao lucas pelo prêmio, merecido ou não, é uma honraria....uma história que venceu barreiras e foi "digamos" além do saco de pipoca....
  • agora tem uma.....tanto quanto o oscar, cannes já perdeu e muito seu prestígio, restando apenas um ponto de turismo com parada pra um cineminha....então só o que peço é...não se animem demais galera, esses definitivamente não são os "bons tempos" do dogma 95.....
  • com ou sem essa honraria....os fãs devem e muito orgulhar-se da obra de lucas....mais da obra do que de lucas, hehehehe.....
  • não gosto dessa idéia de carregar troféus por aí pra empinar o queixo....dependesse disso, eu rezava aos quatro cantos para o fracasso de público de batman begins....e também torceria pra que uma certa crítica de uma certa revista descesse a lenha em batman begins....me deixaria muito feliz, rsrsrsrsrs
  • tenho ótimas expectativas com esse filme.....basicamente a cena que mais quero ver , ou as , se constituem de pura ação, luta com grievous, luta entre kenobi e skywalker, e palpatine que parece que tá prometendo e muito.....mas não quer dizer que eu não torça pra que não haja algumas linhazinhas de diálogos decentes....algo além do "i have a feeling about this"....rsrsrsrs
  • agora um comentário não poderia faltar.....os críticos estão fazendo a sua "parte".....rsrsrsrs
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O prêmio em Cannes não tem relação alguma com a qualidade de A Vingança dos Sith, já que não é um prêmio para o filme (que não está concorrendo), e sim uma homenagem ao seu realizador. E por tudo que George Lucas realizou durante todos estes anos de serviço ao cinema, o prêmio é merecido.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Achei esta crítica no site cineclick:

 

 

 

 

 

STAR WARS: EPISÓDIO III - A VINGANÇA DOS SITH

 

 

Por Angélica Bito

 

[email protected]

 

Falar de Star Wars

é tarefa difícil. Não que eu seja uma grande fã da saga intergaláctica,

mas são tantos os adoradores dos personagens e histórias criados por

George Lucas que a tarefa torna-se semelhante a pisar em ovos. É

delicado, mas não é tão difícil, especialmente em se tratando de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, que traz o espetáculo visual que todos – fãs ou não – estavam esperando.

 

 

 

A expectativa em torno deste longa é justificada. Afinal, trata-se do último capítulo da saga iniciada em 1977, com Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança.

Desde então, a série intergaláctica arraigou milhões de fãs no mundo

inteiro. Com histórias mitológicas, envolvendo irmãos gêmeos separados,

guerreiros Jedi, robôs e criaturas esquisitas habitando a galáxia, a

série tornou-se marco nos efeitos especiais cinematográficos e criou

toda uma leva de adoradores. Este episódio é especial por ser o momento

em que Anakin Skywalker (Hayden Christensen) vira-se contra seus

companheiros do Conselho Jedi e, também, seu mestre Obi-Wan Kenobi

(Ewan McGregor), perdendo de vez a humanidade e se tornando o maior

vilão que a galáxia já viu - Darth Vader.

 

 

Emocionante mesmo é acompanhar essa transformação, vendo como os dois

lados lutam dentro de Anakin. Lucas – que assina o roteiro com Jonathan

Hales – desenvolveu um personagem perturbado, percebendo a tênue linha

que separa os dois lados da Força. Quem tem papel crucial nessa

transformação é o Chanceler Palpatine (Ian McDiarmid), que adota Anakin

como seu aprendiz. Pouco a pouco, o líder do Senado Galáctico envenena

o Jedi. Tomado por sentimentos nada bonitos - como inveja, rancor,

ambição por mais poder e desejo de vingança -, o poderoso Jedi

transforma-se em um Lorde Sith. Ao mesmo tempo, os dróides, liderados

pelo General Grievous (voz de Matthew Wood), travam uma guerra contra a

República, defendida pelos Jedis.

 

 

 

Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith é conclusivo da maneira que deveria ser, ligando as duas fases da série – a iniciada em 1977 e a retomada em 1999 com Star Wars: Episódio I - Ameaça Fantasma.

Ao mesmo tempo em que mostra os rumos que tomam o romance entre Anakin

e Padmé Amidala (Natalie Portman) – culminando no nascimento do casal

de gêmeos que muda o destino da galáxia a partir do Episódio IV

-, o longa ainda mostra de forma eficiente o transtorno do Jedi ao ser

seduzido pelo Lado Negro. Os personagens são bem construídos e

resolvidos, ajudando a dar essa liga necessária entre as duas trilogias

de Star Wars.

 

 

 

Caso à parte é a estética de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith.

Todas as cenas são espetaculares em se tratando dos efeitos especiais,

tanto visuais quanto sonoros. E isso o espectador já sente desde a

primeira cena, na qual Anakin e Obi-Wan tentam entrar na nave onde se

encontra o General Grievous. Durante toda a película, é apresentado um

verdadeiro desfile de criaturas esquisitas e dróides cheios de funções

e barulhinhos. O próprio Grievous é muito bem construído – a cena na

qual ele luta com Obi-Wan, mostrando todos os treinamentos Jedi que

recebeu, é de arrepiar. Isso sem contar as roupas e acessórios que

Padmé desfila ao longo do filme: são de deixar qualquer Princesa Léia

morrendo de inveja.

 

 

 

Equilibrando muito bem o drama psicológico de seus personagens às cenas de ação que fizeram a fama de Star Wars desde a década de 70, Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith

finaliza a saga tão adorada sem decepcionar. Mais do que ser um

espetáculo aos olhos, o filme desperta no espectador a vontade de rever

os episódios IV, V e VI para relembrar como essa saga termina. Ou

começa.

 

Tetsuo38489.8832175926

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com relação à "pré-crítica" de Erico Borgo do site Omelete, uma coisa me preocupou: Foi quando ele disse que o General Grievous não "ruleia" como no desenho Clone Wars. smiley5.gif

Pô!! Eu tô ansioso pra ver o Grievous detonando com 4 sabres de luz! Lutando com os pés!! e também espero ver ele dando aquele golpe, em que ele fica rodando em torno do eixo da cintura, tão rápido, que forma um círculo laser em torno dele!!! smiley4.gif

Se ele não fizer metade disso no filme... me levanto e vou embora no meio do filme!!! smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

General Grievous não terá nem muito tempo em cena nem tanta importância no filme (será como o Darth Maul, será cultuado mesmo assim). Acho que é por isso que exploraram tanto ele no desenho, HQ e UE.

Agora o que me preocupa é a batalha espacial de abertura. Não é possível que ela não ganhe em emoção das batalhas da TC. Isso será frustrante.  

Darth Maul38489.9215972222
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A opinião desse cara do Omelete é exceção. A maioria vem aclamando a batalha espacial, e as exceções se concentram naqueles que insistem em evocar o saudosismo e dizer que "já não tem a mesma emoção". Com relação ao Grievous, é a primeira crítica que eu leio que fala mal do personagem. Lembrem-se que muitos vêm colocando a luta dele com o Obi-Wan acima da Anakin vs. Obi-Wan. 

Eis agora a crítica mais pesada que eu li, da New Yorker. É um caso interessante, porque o cara odeia Star Wars.

SPACE CASE

by ANTHONY LANE

“Star Wars: Episode III.”

Issue of 2005-05-23
Posted 2005-05-16

Sith. What kind of a word is that? Sith. It sounds to me like the noise that emerges when you block one nostril and blow through the other, but to George Lucas it is a name that trumpets evil. What is proved beyond question by “Star Wars: Episode III—Revenge of the Sith,” the latest—and, you will be shattered to hear, the last—installment of his sci-fi bonanza, is that Lucas, though his eye may be greedy for sensation, has an ear of purest cloth. All those who concoct imagined worlds must populate and name them, and the resonance of those names is a fairly accurate guide to the mettle of the imagination in question. Tolkien, earthed in Old English, had a head start that led him straight to the flinty perfection of Mordor and Orc. Here, by contrast, are some Lucas inventions: Palpatine. Sidious. Mace Windu. (Isn’t that something you spray on colicky babies?) Bail Organa. And Sith.

Lucas was not always a rootless soul. He made “American Graffiti,” which yielded with affection to the gravitational pull of the small town. Since then, he has swung out of orbit, into deep nonsense, and the new film is the apotheosis of that drift. One stab of humor and the whole conceit would pop, but I have a grim feeling that Lucas wishes us to honor the remorseless non-comedy of his galactic conflict, so here goes. Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) and his star pupil, Anakin Skywalker (Hayden Christensen), are, with the other Jedi knights, defending the Republic against the encroachments of the Sith and their allies—millions of dumb droids, led by Count Dooku (Christopher Lee) and his henchman, General Grievous, who is best described as a slaying mantis. Meanwhile, the Chancellor of the Republic, Palpatine (Ian McDiarmid), is engaged in a sly bout of Realpolitik, suspected by nobody except Anakin, Obi-Wan, and every single person watching the movie. Anakin, too, is a divided figure, wrenched between his Jedi devotion to selfless duty and a lurking hunch that, if he bides his time and trashes his best friends, he may eventually get to wear a funky black mask and start breathing like a horse.

This film is the tale of his temptation. We already know the outcome—Anakin will indeed drop the killer-monk Jedi look and become Darth Vader, the hockey goalkeeper from hell—because it forms the substance of the original “Star Wars.” One of the things that make Episode III so dismal is the time and effort expended on Anakin’s conversion. Early in the story, he enjoys a sprightly light-sabre duel with Count Dooku, which ends with the removal of the Count’s hands. (The stumps glow, like logs on a fire; there is nothing here that reeks of human blood.) Anakin prepares to scissor off the head, while the mutilated Dooku kneels for mercy. A nice setup, with Palpatine egging our hero on from the background. The trouble is that Anakin’s choice of action now will be decisive, and the remaining two hours of the film—scene after scene in which Hayden Christensen has to glower and glare, blazing his conundrum to the skies—will add nothing to the result. “Something’s happening. I’m not the Jedi I should be,” he says. This is especially worrying for his wife, Padmé (Natalie Portman), who is great with child. Correction: with children.

What can you say about a civilization where people zip from one solar system to the next as if they were changing their socks but where a woman fails to register for an ultrasound, and thus to realize that she is carrying twins until she is about to give birth? Mind you, how Padmé got pregnant is anybody’s guess, although I’m prepared to wager that it involved Anakin nipping into a broom closet with a warm glass jar and a copy of Ewok Babes. After all, the Lucasian universe is drained of all reference to bodily functions. Nobody ingests or excretes. Language remains unblue. Smoking and cursing are out of bounds, as is drunkenness, although personally I wouldn’t go near the place without a hip flask. Did Lucas learn nothing from “Alien” and “Blade Runner”—from the suggestion that other times and places might be no less rusted and septic than ours, and that the creation of a disinfected galaxy, where even the storm troopers wear bright-white outfits, looks not so much fantastical as dated? What Lucas has devised, over six movies, is a terrible puritan dream: a morality tale in which both sides are bent on moral cleansing, and where their differences can be assuaged only by a triumphant circus of violence. Judging from the whoops and crowings that greeted the opening credits, this is the only dream we are good for. We get the films we deserve.

spacer.gif

The general opinion of “Revenge of the Sith” seems to be that it marks a distinct improvement on the last two episodes, “The Phantom Menace” and “Attack of the Clones.” True, but only in the same way that dying from natural causes is preferable to crucifixion. So much here is guaranteed to cause either offense or pain, starting with the nineteen-twenties leather football helmet that Natalie Portman suddenly dons for no reason, and rising to the continual horror of Ewan McGregor’s accent. “Another happy landing”—or, to be precise, “anothah heppy lending”—he remarks, as Anakin parks the front half of a burning starcruiser on a convenient airstrip. The young Obi-Wan Kenobi is not, I hasten to add, the most nauseating figure onscreen; nor is R2-D2 or even C-3PO, although I still fail to understand why I should have been expected to waste twenty-five years of my life following the progress of a beeping trash can and a gay, gold-plated Jeeves.

No, the one who gets me is Yoda. May I take the opportunity to enter a brief plea in favor of his extermination? Any educated moviegoer would know what to do, having watched that helpful sequence in “Gremlins” when a small, sage-colored beastie is fed into an electric blender. A fittingly frantic end, I feel, for the faux-pensive stillness on which the Yoda legend has hung. At one point in the new film, he assumes the role of cosmic shrink—squatting opposite Anakin in a noirish room, where the light bleeds sideways through slatted blinds. Anakin keeps having problems with his dark side, in the way that you or I might suffer from tennis elbow, but Yoda, whose reptilian smugness we have been encouraged to mistake for wisdom, has the answer. “Train yourself to let go of everything you fear to lose,” he says. Hold on, Kermit, run that past me one more time. If you ever got laid (admittedly a long shot, unless we can dig you up some undiscerning alien hottie with a name like Jar Jar Gabor), and spawned a brood of Yodettes, are you saying that you’d leave them behind at the first sniff of danger? Also, while we’re here, what’s with the screwy syntax? Deepest mind in the galaxy, apparently, and you still express yourself like a day-tripper with a dog-eared phrase book. “I hope right you are.” Break me a f**king give.

The prize for the least speakable burst of dialogue has, over half a dozen helpings of “Star Wars,” grown into a fiercely contested tradition, but for once the winning entry is clear, shared between Anakin and Padmé for their exchange of endearments at home:

“You’re so beautiful.”
“That’s only because I’m so in love.”
“No, it’s because I’m so in love with you.”

For a moment, it looks as if they might bat this one back and forth forever, like a baseline rally on a clay court. And if you think the script is on the tacky side, get an eyeful of the décor. All of the interiors in Lucasworld are anthems to clean living, with molded furniture, the tranquillity of a morgue, and none of the clutter and quirkiness that signify the process known as existence. Illumination is provided not by daylight but by a dispiriting plastic sheen, as if Lucas were coating all private affairs—those tricky little threats to his near-fascistic rage for order—in a protective glaze. Only outside does he relax, and what he relaxes into is apocalypse. “Revenge of the Sith” is a zoo of rampant storyboards. Why show a pond when C.G.I. can deliver a lake that gleams to the far horizon? Why set a paltry house on fire when you can stage your final showdown on an entire planet that streams with ruddy, gulping lava? Whether the director is aware of John Martin, the Victorian painter who specialized in the cataclysmic, I cannot say, but he has certainly inherited that grand perversity, mobilized it in every frame of the film, and thus produced what I take to be unique: an art of flawless and irredeemable vulgarity. All movies bear a tint of it, in varying degrees, but it takes a vulgarian genius such as Lucas to create a landscape in which actions can carry vast importance but no discernible meaning, in which style is strangled at birth by design, and in which the intimate and the ironic, not the Sith, are the principal foes to be suppressed. It is a vision at once gargantuan and murderously limited, and the profits that await it are unfit for contemplation. I keep thinking of the rueful Obi-Wan Kenobi, as he surveys the holographic evidence of Anakin’s betrayal. “I can’t watch anymore,” he says. Wise words, Obi-Wan, and I shall carry them in my heart. dingbat.gif

Stalker38489.9278009259
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém bem que podia comentar por cima os textos em inglês pra quem não manja né?

E Matéria interessante (e em português humpf):

Lucas: "Star Wars tem duas bases de fãs"


George Lucas contou à SciFi Wire que não se importa com o fato de os fãs mais velhos de Star Wars não gostarem da trilogia dirigida por ele. Falando no Festival de Cannes, onde compareceu para a premiére de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, Lucas diz que vê as prequels e as sequels como um grande filme e espera que seja desta forma que todos se lembrem delas.

“Na verdade, não presto muita atenção se as pessoas gostam de um capítulo ou outro”, afirma Lucas. “Descobrimos nos últimos anos e isso vem se tornando mais evidente que temos duas bases de fãs. Um com menos de 25 anos de idade e outra com mais de 25 anos. A base de maiores de 25 é leal aos três primeiros filmes.”

Lucas acredita que a razão maior de algumas platéias não gostarem de Episódio I e II é porque os fãs acima de 25 anos estão “com 30 e 40 e poucos anos agora e estão no controle da mídia. Estão no controle da web. Então você está ouvindo muito da opinião deles. Os filmes de que não gostam, isto é, os Episódios I e II, são adorados fanaticamente pelos menores de 25. E se você entra na web e ouve as conversas, os dois grupos estão sempre se pegando pelo pescoço. A devoção de cada um deles é igual. Nunca tinha prestado atenção nisso até cerca de um ano atrás. Fico curioso para ver o que acontece daqui a 10 anos, quando o outro grupo [o de menores de 25 anos] começar a impor sua voz.”

Perguntado se planeja fazer mais três filmes de Star Wars, Lucas repetiu a ladainha: não conte com isso. “As outras seqüências são mais uma especulação da imprensa superansiosa. A intenção original era fazer só um filme. Depois viraram três e isso era mesmo o fim. Só 10 anos mais tarde me ocorreu de fazer a backstory. Esta é a tragédia de Darth Vader. Ela começa quando ele tem 9 anos de idade e termina quando ele morre. Não há mais o que acrescentar à história.”

postado por 17/5/2005 por Nadra as 3:32:06 PM
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A opinião desse cara do Omelete é exceção. A maioria vem aclamando a batalha espacial' date=' e as exceções se concentram naqueles que insistem em evocar o saudosismo e dizer que "já não tem a mesma emoção". Com relação ao Grievous, é a primeira crítica que eu leio que fala mal do personagem. Lembrem-se que muitos vêm colocando a luta dele com o Obi-Wan acima da Anakin vs. Obi-Wan. 

Eis agora a crítica mais pesada que eu li, da New Yorker. É um caso interessante, porque o cara odeia Star Wars.

SPACE CASE

by ANTHONY LANE

“Star Wars: Episode III.”

Issue of 2005-05-23
Posted 2005-05-16

Sith. What kind of a word is that? Sith. It sounds to me like the noise that emerges when you block one nostril and blow through the other, but to George Lucas it is a name that trumpets evil. What is proved beyond question by “Star Wars: Episode III—Revenge of the Sith,” the latest—and, you will be shattered to hear, the last—installment of his sci-fi bonanza, is that Lucas, though his eye may be greedy for sensation, has an ear of purest cloth. All those who concoct imagined worlds must populate and name them, and the resonance of those names is a fairly accurate guide to the mettle of the imagination in question. Tolkien, earthed in Old English, had a head start that led him straight to the flinty perfection of Mordor and Orc. Here, by contrast, are some Lucas inventions: Palpatine. Sidious. Mace Windu. (Isn’t that something you spray on colicky babies?) Bail Organa. And Sith.

Lucas was not always a rootless soul. He made “American Graffiti,” which yielded with affection to the gravitational pull of the small town. Since then, he has swung out of orbit, into deep nonsense, and the new film is the apotheosis of that drift. One stab of humor and the whole conceit would pop, but I have a grim feeling that Lucas wishes us to honor the remorseless non-comedy of his galactic conflict, so here goes. Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) and his star pupil, Anakin Skywalker (Hayden Christensen), are, with the other Jedi knights, defending the Republic against the encroachments of the Sith and their allies—millions of dumb droids, led by Count Dooku (Christopher Lee) and his henchman, General Grievous, who is best described as a slaying mantis. Meanwhile, the Chancellor of the Republic, Palpatine (Ian McDiarmid), is engaged in a sly bout of Realpolitik, suspected by nobody except Anakin, Obi-Wan, and every single person watching the movie. Anakin, too, is a divided figure, wrenched between his Jedi devotion to selfless duty and a lurking hunch that, if he bides his time and trashes his best friends, he may eventually get to wear a funky black mask and start breathing like a horse.

This film is the tale of his temptation. We already know the outcome—Anakin will indeed drop the killer-monk Jedi look and become Darth Vader, the hockey goalkeeper from hell—because it forms the substance of the original “Star Wars.” One of the things that make Episode III so dismal is the time and effort expended on Anakin’s conversion. Early in the story, he enjoys a sprightly light-sabre duel with Count Dooku, which ends with the removal of the Count’s hands. (The stumps glow, like logs on a fire; there is nothing here that reeks of human blood.) Anakin prepares to scissor off the head, while the mutilated Dooku kneels for mercy. A nice setup, with Palpatine egging our hero on from the background. The trouble is that Anakin’s choice of action now will be decisive, and the remaining two hours of the film—scene after scene in which Hayden Christensen has to glower and glare, blazing his conundrum to the skies—will add nothing to the result. “Something’s happening. I’m not the Jedi I should be,” he says. This is especially worrying for his wife, Padmé (Natalie Portman), who is great with child. Correction: with children.

What can you say about a civilization where people zip from one solar system to the next as if they were changing their socks but where a woman fails to register for an ultrasound, and thus to realize that she is carrying twins until she is about to give birth? Mind you, how Padmé got pregnant is anybody’s guess, although I’m prepared to wager that it involved Anakin nipping into a broom closet with a warm glass jar and a copy of Ewok Babes. After all, the Lucasian universe is drained of all reference to bodily functions. Nobody ingests or excretes. Language remains unblue. Smoking and cursing are out of bounds, as is drunkenness, although personally I wouldn’t go near the place without a hip flask. Did Lucas learn nothing from “Alien” and “Blade Runner”—from the suggestion that other times and places might be no less rusted and septic than ours, and that the creation of a disinfected galaxy, where even the storm troopers wear bright-white outfits, looks not so much fantastical as dated? What Lucas has devised, over six movies, is a terrible puritan dream: a morality tale in which both sides are bent on moral cleansing, and where their differences can be assuaged only by a triumphant circus of violence. Judging from the whoops and crowings that greeted the opening credits, this is the only dream we are good for. We get the films we deserve.

spacer.gif

The general opinion of “Revenge of the Sith” seems to be that it marks a distinct improvement on the last two episodes, “The Phantom Menace” and “Attack of the Clones.” True, but only in the same way that dying from natural causes is preferable to crucifixion. So much here is guaranteed to cause either offense or pain, starting with the nineteen-twenties leather football helmet that Natalie Portman suddenly dons for no reason, and rising to the continual horror of Ewan McGregor’s accent. “Another happy landing”—or, to be precise, “anothah heppy lending”—he remarks, as Anakin parks the front half of a burning starcruiser on a convenient airstrip. The young Obi-Wan Kenobi is not, I hasten to add, the most nauseating figure onscreen; nor is R2-D2 or even C-3PO, although I still fail to understand why I should have been expected to waste twenty-five years of my life following the progress of a beeping trash can and a gay, gold-plated Jeeves.

No, the one who gets me is Yoda. May I take the opportunity to enter a brief plea in favor of his extermination? Any educated moviegoer would know what to do, having watched that helpful sequence in “Gremlins” when a small, sage-colored beastie is fed into an electric blender. A fittingly frantic end, I feel, for the faux-pensive stillness on which the Yoda legend has hung. At one point in the new film, he assumes the role of cosmic shrink—squatting opposite Anakin in a noirish room, where the light bleeds sideways through slatted blinds. Anakin keeps having problems with his dark side, in the way that you or I might suffer from tennis elbow, but Yoda, whose reptilian smugness we have been encouraged to mistake for wisdom, has the answer. “Train yourself to let go of everything you fear to lose,” he says. Hold on, Kermit, run that past me one more time. If you ever got laid (admittedly a long shot, unless we can dig you up some undiscerning alien hottie with a name like Jar Jar Gabor), and spawned a brood of Yodettes, are you saying that you’d leave them behind at the first sniff of danger? Also, while we’re here, what’s with the screwy syntax? Deepest mind in the galaxy, apparently, and you still express yourself like a day-tripper with a dog-eared phrase book. “I hope right you are.” Break me a f**king give.

The prize for the least speakable burst of dialogue has, over half a dozen helpings of “Star Wars,” grown into a fiercely contested tradition, but for once the winning entry is clear, shared between Anakin and Padmé for their exchange of endearments at home:

“You’re so beautiful.”
“That’s only because I’m so in love.”
“No, it’s because I’m so in love with you.”

For a moment, it looks as if they might bat this one back and forth forever, like a baseline rally on a clay court. And if you think the script is on the tacky side, get an eyeful of the décor. All of the interiors in Lucasworld are anthems to clean living, with molded furniture, the tranquillity of a morgue, and none of the clutter and quirkiness that signify the process known as existence. Illumination is provided not by daylight but by a dispiriting plastic sheen, as if Lucas were coating all private affairs—those tricky little threats to his near-fascistic rage for order—in a protective glaze. Only outside does he relax, and what he relaxes into is apocalypse. “Revenge of the Sith” is a zoo of rampant storyboards. Why show a pond when C.G.I. can deliver a lake that gleams to the far horizon? Why set a paltry house on fire when you can stage your final showdown on an entire planet that streams with ruddy, gulping lava? Whether the director is aware of John Martin, the Victorian painter who specialized in the cataclysmic, I cannot say, but he has certainly inherited that grand perversity, mobilized it in every frame of the film, and thus produced what I take to be unique: an art of flawless and irredeemable vulgarity. All movies bear a tint of it, in varying degrees, but it takes a vulgarian genius such as Lucas to create a landscape in which actions can carry vast importance but no discernible meaning, in which style is strangled at birth by design, and in which the intimate and the ironic, not the Sith, are the principal foes to be suppressed. It is a vision at once gargantuan and murderously limited, and the profits that await it are unfit for contemplation. I keep thinking of the rueful Obi-Wan Kenobi, as he surveys the holographic evidence of Anakin’s betrayal. “I can’t watch anymore,” he says. Wise words, Obi-Wan, and I shall carry them in my heart. dingbat.gif

[/quote']

Aqui está alguns dos pontos mais engraçados dessa crítica (em português):

Se alguns críticos acabam ganhando a consideração de seus leitores, com suas avaliações, outros se destacam pela polêmica e pela fúria que provocam especialmente nos fãs. Este é o caso de Anthony Lane, crítico da revista New Yorker, que se tornou a Isabela Boscov da vez, nos EUA, ao descer o solene cacete em Vingança dos Sith. A diferença é que o tom adotado por Lane torna Boscov um docinho. Confira algumas das observações de Mr. Lane e divirta-se (rindo ou separando alguns ovos para tascar no cara).

Os nomes em Star Wars:

“Sith. Que tipo de palavra é esta? Sith. Para mim soa como o ruído que sai quando você tampa uma narina e expira pela outra, mas para Lucas é um nome que clama o mal.”

Membros decepados e nada de sangue. A dificuldade de lidar com referências ao organismo:

“E o que dizer de uma civilização em que as pessoas chispam de um sistema solar a outro como se estivessem trocando as meias e uma mulher deixa de realizar um ultra-som para só então descobrir que está carregando gêmeos no momento de dar à luz?”

Do figurino de Padmé ao sotaque de McGregor:

“Tem tanto aqui para lhe assegurar ofensa ou dor, começando por aquela capacete de couro de futebol de 1920 e poucos que Natalie Portman usa sem nenhuma razão e prolongando-se ao horror contínuo do sotaque de Ewan McGregor...O jovem Obi-Wan Kenobi não é a figura mais nauseante na tela, nem R2-D2 ou C-3PO, além disso eu ainda não consigo entender por que acham que eu deveria passar 25 anos da minha vida acompanhando o progresso de uma lata de lixo bipando e um Jeeves gay dourado.”

Morte a Yoda!!

“Não, o personagem que me pega é Yoda. Posso ter a chance de entrar com uma breve petição em favor de seu extermínio? Qualquer espectador de cinema educado saberia o que fazer, tendo assistido aquela seqüência útil em Gremlins...

...e já que chegamos aqui, o que dizer da sintaxe estranha? A mente mais absorta da galáxia, aparentemente, e ainda se expressa como um excursionista usando aqueles desgastados guias de frases."

E por fim...
...a crítica prossegue destacando os diálogos (“horríveis”) , a iluminação (“de necrotério”) , o uso de CGI e por aí vai...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não é bairrismo nenhum não....vc pediu uma opinião a todos aki e eu dei' date=' se vc não gostou, não posso fazer nada, eu apenas expressei o meu ponto de vista, um ponto o qual eu sempre defendi, se o filme tem um sub-forum especifico para ele...p/q coloca-lo em outro lugar???

Mas é claro, vcs moderadores mais o Pablo q decidam sobre isso....ou abra um tópico na parte de sugestão p/falar sobre isso...não aki nesse tópico, pq não tem nada haver essa discussão aki.

[/quote']

Não é bairrismo' date=' é coerência.[/quote']

Ok... Eis o que vamos fazer: vou mover o tópico pra sessão Em Cartaz e logo em seguida, trarei ele pra cá. Assim fica o fantasminha dele lá, direcionado pra cá. Estamos entendidos?

E vou mudar o nome do tópico para Star Wars - Episódio III para facilitar a identificação dos novos que forem postando. Depois, voltamos para o nome que está agora.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Agora o que me preocupa é a batalha espacial de abertura. Não é possível que ela não ganhe em emoção das batalhas da TC. Isso será frustrante.  

E dá pra levar a sério o cara que diz isso pra logo em seguida dizer que ficou frustrado pq Grievous não luta como luta no desenho do Cartoon??? smiley11.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com relação à "pré-crítica" de Erico Borgo do site Omelete, uma coisa me preocupou: Foi quando ele disse que o General Grievous não "ruleia" como no desenho Clone Wars. smiley5.gif

Pô!! Eu tô ansioso pra ver o Grievous detonando com 4 sabres de luz! Lutando com os pés!! e também espero ver ele dando aquele golpe, em que ele fica rodando em torno do eixo da cintura, tão rápido, que forma um círculo laser em torno dele!!! smiley4.gif

Se ele não fizer metade disso no filme... me levanto e vou embora no meio do filme!!! smiley36.gif

[/quote']

Cada um com sua interpretação. Eu achei uma simples cena do Grievous apenas caminhando no corredor de uma nave mais empolgante do que qualquer uma dele no clone wars.

Quanto à batalha, impossível ela ser mais emocionante que o final da batalha de Yavin.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A opinião desse cara do Omelete é exceção. A maioria vem aclamando a batalha espacial' date=' e as exceções se concentram naqueles que insistem em evocar o saudosismo e dizer que "já não tem a mesma emoção". Com relação ao Grievous, é a primeira crítica que eu leio que fala mal do personagem. Lembrem-se que muitos vêm colocando a luta dele com o Obi-Wan acima da Anakin vs. Obi-Wan. 

Eis agora a crítica mais pesada que eu li, da New Yorker. É um caso interessante, porque o cara odeia Star Wars.

SPACE CASE

by ANTHONY LANE

“Star Wars: Episode III.”

Issue of 2005-05-23
Posted 2005-05-16

Sith. What kind of a word is that? Sith. It sounds to me like the noise that emerges when you block one nostril and blow through the other, but to George Lucas it is a name that trumpets evil. What is proved beyond question by “Star Wars: Episode III—Revenge of the Sith,” the latest—and, you will be shattered to hear, the last—installment of his sci-fi bonanza, is that Lucas, though his eye may be greedy for sensation, has an ear of purest cloth. All those who concoct imagined worlds must populate and name them, and the resonance of those names is a fairly accurate guide to the mettle of the imagination in question. Tolkien, earthed in Old English, had a head start that led him straight to the flinty perfection of Mordor and Orc. Here, by contrast, are some Lucas inventions: Palpatine. Sidious. Mace Windu. (Isn’t that something you spray on colicky babies?) Bail Organa. And Sith.

Lucas was not always a rootless soul. He made “American Graffiti,” which yielded with affection to the gravitational pull of the small town. Since then, he has swung out of orbit, into deep nonsense, and the new film is the apotheosis of that drift. One stab of humor and the whole conceit would pop, but I have a grim feeling that Lucas wishes us to honor the remorseless non-comedy of his galactic conflict, so here goes. Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) and his star pupil, Anakin Skywalker (Hayden Christensen), are, with the other Jedi knights, defending the Republic against the encroachments of the Sith and their allies—millions of dumb droids, led by Count Dooku (Christopher Lee) and his henchman, General Grievous, who is best described as a slaying mantis. Meanwhile, the Chancellor of the Republic, Palpatine (Ian McDiarmid), is engaged in a sly bout of Realpolitik, suspected by nobody except Anakin, Obi-Wan, and every single person watching the movie. Anakin, too, is a divided figure, wrenched between his Jedi devotion to selfless duty and a lurking hunch that, if he bides his time and trashes his best friends, he may eventually get to wear a funky black mask and start breathing like a horse.

This film is the tale of his temptation. We already know the outcome—Anakin will indeed drop the killer-monk Jedi look and become Darth Vader, the hockey goalkeeper from hell—because it forms the substance of the original “Star Wars.” One of the things that make Episode III so dismal is the time and effort expended on Anakin’s conversion. Early in the story, he enjoys a sprightly light-sabre duel with Count Dooku, which ends with the removal of the Count’s hands. (The stumps glow, like logs on a fire; there is nothing here that reeks of human blood.) Anakin prepares to scissor off the head, while the mutilated Dooku kneels for mercy. A nice setup, with Palpatine egging our hero on from the background. The trouble is that Anakin’s choice of action now will be decisive, and the remaining two hours of the film—scene after scene in which Hayden Christensen has to glower and glare, blazing his conundrum to the skies—will add nothing to the result. “Something’s happening. I’m not the Jedi I should be,” he says. This is especially worrying for his wife, Padmé (Natalie Portman), who is great with child. Correction: with children.

What can you say about a civilization where people zip from one solar system to the next as if they were changing their socks but where a woman fails to register for an ultrasound, and thus to realize that she is carrying twins until she is about to give birth? Mind you, how Padmé got pregnant is anybody’s guess, although I’m prepared to wager that it involved Anakin nipping into a broom closet with a warm glass jar and a copy of Ewok Babes. After all, the Lucasian universe is drained of all reference to bodily functions. Nobody ingests or excretes. Language remains unblue. Smoking and cursing are out of bounds, as is drunkenness, although personally I wouldn’t go near the place without a hip flask. Did Lucas learn nothing from “Alien” and “Blade Runner”—from the suggestion that other times and places might be no less rusted and septic than ours, and that the creation of a disinfected galaxy, where even the storm troopers wear bright-white outfits, looks not so much fantastical as dated? What Lucas has devised, over six movies, is a terrible puritan dream: a morality tale in which both sides are bent on moral cleansing, and where their differences can be assuaged only by a triumphant circus of violence. Judging from the whoops and crowings that greeted the opening credits, this is the only dream we are good for. We get the films we deserve.

spacer.gif

The general opinion of “Revenge of the Sith” seems to be that it marks a distinct improvement on the last two episodes, “The Phantom Menace” and “Attack of the Clones.” True, but only in the same way that dying from natural causes is preferable to crucifixion. So much here is guaranteed to cause either offense or pain, starting with the nineteen-twenties leather football helmet that Natalie Portman suddenly dons for no reason, and rising to the continual horror of Ewan McGregor’s accent. “Another happy landing”—or, to be precise, “anothah heppy lending”—he remarks, as Anakin parks the front half of a burning starcruiser on a convenient airstrip. The young Obi-Wan Kenobi is not, I hasten to add, the most nauseating figure onscreen; nor is R2-D2 or even C-3PO, although I still fail to understand why I should have been expected to waste twenty-five years of my life following the progress of a beeping trash can and a gay, gold-plated Jeeves.

No, the one who gets me is Yoda. May I take the opportunity to enter a brief plea in favor of his extermination? Any educated moviegoer would know what to do, having watched that helpful sequence in “Gremlins” when a small, sage-colored beastie is fed into an electric blender. A fittingly frantic end, I feel, for the faux-pensive stillness on which the Yoda legend has hung. At one point in the new film, he assumes the role of cosmic shrink—squatting opposite Anakin in a noirish room, where the light bleeds sideways through slatted blinds. Anakin keeps having problems with his dark side, in the way that you or I might suffer from tennis elbow, but Yoda, whose reptilian smugness we have been encouraged to mistake for wisdom, has the answer. “Train yourself to let go of everything you fear to lose,” he says. Hold on, Kermit, run that past me one more time. If you ever got laid (admittedly a long shot, unless we can dig you up some undiscerning alien hottie with a name like Jar Jar Gabor), and spawned a brood of Yodettes, are you saying that you’d leave them behind at the first sniff of danger? Also, while we’re here, what’s with the screwy syntax? Deepest mind in the galaxy, apparently, and you still express yourself like a day-tripper with a dog-eared phrase book. “I hope right you are.” Break me a f**king give.

The prize for the least speakable burst of dialogue has, over half a dozen helpings of “Star Wars,” grown into a fiercely contested tradition, but for once the winning entry is clear, shared between Anakin and Padmé for their exchange of endearments at home:

“You’re so beautiful.”
“That’s only because I’m so in love.”
“No, it’s because I’m so in love with you.”

For a moment, it looks as if they might bat this one back and forth forever, like a baseline rally on a clay court. And if you think the script is on the tacky side, get an eyeful of the décor. All of the interiors in Lucasworld are anthems to clean living, with molded furniture, the tranquillity of a morgue, and none of the clutter and quirkiness that signify the process known as existence. Illumination is provided not by daylight but by a dispiriting plastic sheen, as if Lucas were coating all private affairs—those tricky little threats to his near-fascistic rage for order—in a protective glaze. Only outside does he relax, and what he relaxes into is apocalypse. “Revenge of the Sith” is a zoo of rampant storyboards. Why show a pond when C.G.I. can deliver a lake that gleams to the far horizon? Why set a paltry house on fire when you can stage your final showdown on an entire planet that streams with ruddy, gulping lava? Whether the director is aware of John Martin, the Victorian painter who specialized in the cataclysmic, I cannot say, but he has certainly inherited that grand perversity, mobilized it in every frame of the film, and thus produced what I take to be unique: an art of flawless and irredeemable vulgarity. All movies bear a tint of it, in varying degrees, but it takes a vulgarian genius such as Lucas to create a landscape in which actions can carry vast importance but no discernible meaning, in which style is strangled at birth by design, and in which the intimate and the ironic, not the Sith, are the principal foes to be suppressed. It is a vision at once gargantuan and murderously limited, and the profits that await it are unfit for contemplation. I keep thinking of the rueful Obi-Wan Kenobi, as he surveys the holographic evidence of Anakin’s betrayal. “I can’t watch anymore,” he says. Wise words, Obi-Wan, and I shall carry them in my heart. dingbat.gif

[/quote']

Aqui está alguns dos pontos mais engraçados dessa crítica (em português):

Se alguns críticos acabam ganhando a consideração de seus leitores, com suas avaliações, outros se destacam pela polêmica e pela fúria que provocam especialmente nos fãs. Este é o caso de Anthony Lane, crítico da revista New Yorker, que se tornou a Isabela Boscov da vez, nos EUA, ao descer o solene cacete em Vingança dos Sith. A diferença é que o tom adotado por Lane torna Boscov um docinho. Confira algumas das observações de Mr. Lane e divirta-se (rindo ou separando alguns ovos para tascar no cara).

Os nomes em Star Wars:

“Sith. Que tipo de palavra é esta? Sith. Para mim soa como o ruído que sai quando você tampa uma narina e expira pela outra, mas para Lucas é um nome que clama o mal.”

Membros decepados e nada de sangue. A dificuldade de lidar com referências ao organismo:

“E o que dizer de uma civilização em que as pessoas chispam de um sistema solar a outro como se estivessem trocando as meias e uma mulher deixa de realizar um ultra-som para só então descobrir que está carregando gêmeos no momento de dar à luz?”

Do figurino de Padmé ao sotaque de McGregor:

“Tem tanto aqui para lhe assegurar ofensa ou dor, começando por aquela capacete de couro de futebol de 1920 e poucos que Natalie Portman usa sem nenhuma razão e prolongando-se ao horror contínuo do sotaque de Ewan McGregor...O jovem Obi-Wan Kenobi não é a figura mais nauseante na tela, nem R2-D2 ou C-3PO, além disso eu ainda não consigo entender por que acham que eu deveria passar 25 anos da minha vida acompanhando o progresso de uma lata de lixo bipando e um Jeeves gay dourado.”

Morte a Yoda!!

“Não, o personagem que me pega é Yoda. Posso ter a chance de entrar com uma breve petição em favor de seu extermínio? Qualquer espectador de cinema educado saberia o que fazer, tendo assistido aquela seqüência útil em Gremlins...

...e já que chegamos aqui, o que dizer da sintaxe estranha? A mente mais absorta da galáxia, aparentemente, e ainda se expressa como um excursionista usando aqueles desgastados guias de frases."

E por fim...
...a crítica prossegue destacando os diálogos (“horríveis”) , a iluminação (“de necrotério”) , o uso de CGI e por aí vai...

Consegui rir... Só isso... O cara tem uma disfunção sexual séria pra ODIAR tanto assim Star Wars e ainda asistir o filme. Alguns críticos são meio masoquistas... tou começando a perceber isso...

smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Maul, eu vi esse assunto sendo comentado no millenium falcon. Parece que na cena do teatro(spoilers) Palpatine fala pra Anakin que ele e seu mestre, Darth Plagueios, alcançaram o poder de gerar vida ao manipular os midi-chlorians. Alguns acharam que ficou subentendido aí que Anakin foi criado pelos Sith. Mas parece que o mais provável é que Palpatine quis confundir Anakinfazendo-o acreditar que eles o criaram, o que não seria verdade. É uma coisa pra ser analisada com cuidado amanhã.

 

Skywalker38490.0247453704
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...